terça-feira, 20 de março de 2018

[Resenha - Coerência] Dilacerada

Postado por Ju às 21:00

Título: Dilacerada
Autora: Helô Delgado
Editora: Coerência
Número de páginas: 254


O que você faria se alguém do seu passado voltasse para a sua vida e você tivesse que enfrentar seus traumas? Uma família peculiar. Uma mãe rigorosa. Um romance. Aos 27 anos, Vivian é uma adulta marcada por seu passado e leva uma vida reservada. Não confia em quase ninguém e acredita ser incapaz de amar. Quando menos espera, depara-se com uma situação delicada, a qual evita por vários anos: a necessidade de buscar ajuda profissional para falar sobre seu passado, seus sentimentos e enfrentar seus conflitos mais profundos.


Dilacerada conta a história de Vivian. Temos cenas que se passam no presente, em que ela, aos 27 anos, tem consultas com uma psicóloga, e flashbacks que acontecem à medida que as consultas se desenvolvem e nos apresentam o passado da protagonista. Os capítulos são divididos por semanas, seguindo a rotina de encontros das duas.

A garota foi criada pela mãe de uma forma diferente, sem entender os motivos. Ela e a irmã mais nova, Valéria, não tinham a saúde perfeita (não vou entrar em detalhes sobre isso), e como o pai delas tinha falecido a situação financeira da família não era lá muito confortável, mas Vivian aos 15 anos já sabia que as duas teriam direito a estudar gratuitamente em uma escola pública.

Não lhes era permitido um contato real com o mundo. Assistiam aulas dadas por uma vizinha pela manhã e à tarde ficavam sozinhas em casa enquanto a mãe trabalhava, com a proibição de saírem de lá e com uma grande lista de tarefas para mantê-las ocupadas. E não era uma boa ideia desobedecer ou não fazer tudo o que era exigido - tinham uma mãe com pouquíssima paciência e nada compreensiva.

Ou seja, na adolescência a relação da protagonista com sua mãe era complicada, mas pelo menos ela possuía uma linda ligação com a irmã. Começa a surgir também um relacionamento improvável entre ela e um garoto que não sabemos de onde veio nem porque entrou em sua vida. No início até parece que vamos acompanhar um romance fofo, mas como ela anuncia no início que ele é uma de suas decepções fiquei o tempo todo com o pé atrás. Se havia motivo para isso? Leiam para descobrir.

Me envolvi  muito com o enredo do livro. Tanto que a ideia era apresentar apenas minhas primeiras impressões a vocês, só que quando percebi já estava finalizando a leitura. Acompanhei grande parte da história de vida da Vivian, e não é à toa que a obra tem este título. A personagem precisa enfrentar situações bem dolorosas e complicadas, mas felizmente sua vida também tem vários acontecimentos positivos. Pessoas boas cruzam seu caminho e a ajudam a enfrentar suas cicatrizes - e posso dizer que são cicatrizes tanto físicas quanto psicológicas, sendo que estas últimas fazem com que ela acredite ser incapaz de amar.

Só não me agradou muito ter descoberto algumas coisas antes da hora, o que acredito que tenha contribuído para o enredo não conseguir me destroçar completamente; mas pelo menos a maior das surpresas guardadas pela autora realmente me deixou de boca aberta. Mesmo que não tenha sido uma leitura tão tocante e tão destruidora quanto eu esperava que fosse, gostei bastante do que encontrei.

15 comentários:

  1. Oi Ju, conheço o livro, mas não li ainda. Pode ser mesmo que por descobrir algumas coisas antes, você não tenha sofrido tanto com o enredo. Espero que isso não me atrapalhe quando for ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. A dinâmica dos capítulos deve tornar a leitura bem fluída e claro que quero saber se houve motivos para a decepção de Vivian, ainda mais adorando revelações de cair o queixo, adoro um bom drama. Dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tenho lido várias resenhas sobre este livro e cada uma me deixa com mais vontade de ler. Já coloquei ele na minha listinha de desejados.
    Parabéns pela resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Nem sempre os escritores percebem que tem que manter um certo segredo em algumas verdades para estender o interesse dos leitores, porém o livro parece ser bem perturbador e cheio de mentiras que me deixam bem ansiosa pela leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, fico contente por ver Dilacerada no seu blog. entendo seu ponto de vista sobre partes que você acabou descobrindo com antecedência. sinto por ter acontecido isso, mas é inevitável quando lemos muito. Eu mesma passo por isso, é difícil encontrar livros que não descubro algo no decorrer da trama. Independente disso, fico feliz pela leitura ter fisgado sua atenção ao ponto de não conseguir parar de ler nos primeiros capítulos e fazer as primeiras impressões. Isso, pra mim, já vale muito enquanto autora, quer dizer que algo fiz certo.
    Obrigada pela resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helô, adorei sua visita por aqui, obrigada! E acho que você tem toda razão, quando lemos muito realmente acontece de prever mais acontecimentos. Talvez por isso meu gênero preferido seja fantasia, porque sai do real e aí fica mais imprevisível... Rs... Mas gostei bastante da leitura mesmo assim, sucesso pra você, vou querer ler outros livros seus. :)

      Excluir
  6. Eu só fiquei com uma dúvida: o cerne da trama é a relação da Vivian com a mãe ou com o rapaz?
    Fiquei bem interessada. Gosto desse tipo de enredo.

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso dizer que as duas relações são muito importantes no enredo. ;)

      Excluir
  7. Oi Ju lindona, saudade de você!
    Achei o enredo interessante e você passou suas impressões de forma tão tranquila que nem parece que a trama traz temas pesados como cicatrizes psicológicas e físicas mencionadas que fizeram a protagonista acreditar não ser capaz de amar, isso é dano demais para uma pessoa, mas ainda bem que muitas conseguem vencer isso.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho visto muitos comentários sobre esse livro e achei bem interessante a sua resenha. Parece ser uma obra que faz o leitor se envolver com os personagens, mas eu não me interessei pela leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Que legal saber que o livro mexeu tanto com vc. É um saco quando descobrimos as coisas antes da hora, né? Mas fico feliz que isso não tenha estrago a experiencia num todo!
    Parece ser um livro bem bacana, já adicionei na listinha!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  10. Ahhh vi algumas resenhas sobre a história e estou mega interessada pela leitura. E agora lendo a sua fiquei ainda mais curiosa rs

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu não conhecia o livro e também não fiquei muito interessado em conhecer a história. Não é o tipo de leitura que costumo fazer com frequência.
    Contudo, para quem gosta desse tipo de história, deve ser uma excelente dica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!!!
    Adorei a sua resenha.
    Achei o enredo do livro bem interessante. Sua resenha me fez querer saber qual vai ser o final da protagonista.
    Dica anotada.
    Bjks!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro, ainda não tinha ouvido falar nele e curti muito a resenha. Parece mesmo ser um livro que a leitura é bem fluida. Adorei a premissa, acho que vou curtir bastante. Dica anotada.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo