terça-feira, 21 de agosto de 2018

[Resenha - Gutenberg] Sob águas escuras

Postado por Ju às 21:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da série.


Título: Sob águas escuras
Autor: Robert Bryndza
Tradução: Marcelo Hauck
Livro #3 da série Detetive Erika Foster
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 320

Quando a Detetive Erika Foster vasculha, com sua equipe, um lago artificial nos arredores de Londres em busca de uma valiosa pista de um caso de narcóticos, ela encontra muito mais do que eles estavam procurando. Do fundo do lago são recuperados dois pacotes: um deles contém 4 milhões de libras em heroína. O outro… o esqueleto de uma criança. Os restos mortais são de Jessica Collins, uma garota desaparecida há 26 anos e que foi a principal manchete de todos os noticiários da época. Erika, então, precisa revirar o passado e desenterrar os traumas da família Collins para descobrir mais sobre o trabalho de Amanda Baker, a detetive original do caso – uma mulher torturada pelo seu fracasso na busca por Jessica. Muitos mistérios envolvem esse crime, e alguém que não quer que o caso seja resolvido fará de tudo para impedir que Erika Foster descubra a verdade. O autor de A garota no gelo e Uma sombra na escuridão nos presenteia com outra eletrizante aventura da Detetive Erika Foster.

Em Sob águas escuras, o terceiro volume da série Detetive Erika Foster, nossa protagonista mudou bastante sua rotina. Escolheu trabalhar em outro lugar, e está envolvida em uma operação muito importante que lhe permitirá condenar um traficante. Só que, ao realizar a busca de uma enorme quantidade de drogas em um lago, a equipe responsável encontra também um corpo, que parece pertencer a uma criança. Logo em seguida se descobre tratar-se de uma menininha que teve seu desaparecimento comunicado há bastante tempo, Jessica Collins. O caso nunca foi solucionado.

Tem um probleminha nesse livro que eu não sei se teria algo a ver com erro de continuidade ou de tradução. Segundo informação na página 15, a detetive Erika Foster começou a trabalhar nessa outra unidade da polícia há 3 anos (e isso aconteceu depois do final do segundo volume), já na página 35 é dito que ela só trocou de departamento há dois meses, o que inclusive para mim faz mais sentido por causa de todo o restante do enredo. Também existem dados divergentes a respeito de há quanto tempo o marido dela morreu (o que aconteceu antes do início do primeiro volume da série). Acredito que poucas pessoas reparam nisso, mesmo porque os livros podem ser lidos individualmente, mas não conseguir me localizar com certeza no tempo é algo que me irrita um bocado.

E sobre poderem ser lidos individualmente, quem ler esse livro primeiro vai pegar spoilers dos outros casos, já que há comentários a respeito deles durante a narrativa. No segundo não houve spoilers do primeiro, mas agora, mais que nunca, recomendo que leiam mesmo na ordem, não só pelo motivo de acompanhar a vida dos detetives, mas também para não estragar a experiência de leitura dos outros volumes.

Surgem personagens novas nesse livro, já que a Erika foi trabalhar em outra delegacia, e peguei uma antipatia imensa de algumas delas. Felizmente, as personagens secundárias mais importantes dos livros anteriores continuam aparecendo. O desenvolvimento da história é mais lento, o que tem tudo a ver com o caso investigado, que é o desaparecimento e a morte de uma garotinha de 7 anos que aconteceu há 26 anos atrás. Claro que não é simples conseguir fatos novos a respeito de um crime tão antigo.

Quando se vive uma mentira, ela fica tão enraizada que você quase acredita mesmo que ela é verdade.

Este volume é muito diferente dos outros. Tem menos tensão, e durante menos tempo. A polícia está muito perdida e ficamos tão perdidos quanto os policiais. Apesar de eu ter desconfiado de uma pessoa ter algo a ver com a morte da Jessica, nunca que ia imaginar como e porque as coisas realmente aconteceram. Mas quando tudo foi esclarecido, fez total sentido. O autor não deixou pontas soltas.

Achei o livro bom, mas não chegou a ser excelente como os outros. Mesmo assim, quero muito ler o restante da série. Até agora ela tem seis volumes publicados no exterior, mas no Brasil só os três primeiros estão disponíveis, então no momento só me resta aguardar pelos demais.

13 comentários:

  1. oi!
    Eu gostei da resenha :D adoro livros com essa temática, são bem interessantes. Irei ler com certeza ;)

    ResponderExcluir
  2. Livros de suspense que nos instigam a realizar o mistério que os cerca são sempre os melhores, pelo que entendi posso ler individualmente e vou começar por esse mesmo rsrs Por envolver criança que seja ainda mais emocionante!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é o ideal, mas pode sim começar por esse. ;)

      Excluir
  3. Eu gostei de sua indicação de leitura.Gostei de conhecer o livro através de seu olhar! Nao conhecia esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Vou ver se compro agora mesmo no Amazon, me despertou muito interesse pela resenha e tema abordado.
    quero muito.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, gosto muito de livros sobre mistério com uma pegada policial. A capa é bem sugestiva e chama a atenção do leitor. Já quero ler tbm.

    ResponderExcluir
  6. A resenha ficou super convidativa. Ainda não li nada desse autor, mas parece ser muito bom. Preciso pegar e ler desde o primeiro, me interessei demais.

    ResponderExcluir
  7. Parece muito interessante, fiquei curiosa só com a sinopse, admito que sou do tipo que julga pela capa e não curti essa capa, mas a história parece ser tão boa que esse meu julgamento bobo deve ser deixado pra lá haha ótima resenha by the way

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário de você achei a capa linda, mas não é adequada... Afinal, o caso que está sendo investigado é de uma garotinha. De repente um dia sai uma edição com uma capa que te agrade mais. ;)

      Excluir
  8. Oi Ju, tudo bem?

    Já tinha lido as suas resenhas dos volumes anteriores e ficado muito curiosa com a série, pois adoro narrativas neste estilo, por sempre conseguirem me prender do início ao fim. O fato dos dados cronológicos não baterem, também iria me incomodar, pois adoro quando posso me situar no tempo sem preocupação. Uma pena que não seja tão espetacular quanto os outros. Espero ler todos em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Algumas pessoas já sabem que amo livros que tem continuação, acho as séries muito mais divertidas de se ler.
    E esse fiquei bem curiosa para ler pq não conheço nem a editora e nem o autor.
    Agora sobre os erros, tenho lido alguns títulos adolescentes e visto vários erros desses e fico bem triste por a revisão não ter percebido.

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Esse é um dos gêneros que mais gosto. Suspense/policial. Vi esse livro algumas vezes pela internet e me chamou atenção ter uma personagem com meu nome. Ele já está na minha lista. Não sabia que era uma série já vou me programar para ler os lançados no Brasil. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Essa é a segunda resenha sobre esse livro que eu leio. Embora eu esteja me aventurando nesse gênero, confesso que ainda sinto uma preguicinha de ler hahahahah mas eu adorei a sua resenha, me deixou curiosa pra saber o desfecho desse mistério

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo