quarta-feira, 15 de agosto de 2018

[Resenha - Gutenberg] A garota no gelo

Postado por Ju às 19:00
Título: A garota no gelo
Autor: Robert Bryndza
Tradução: Marcelo Hauck
Livro #1 da série Detetive Erika Foster
Editora: Gutenberg

Seus olhos estão arregalados... Seus lábios estão entreabertos... Seu corpo está congelado... Mas ela não é a única. Quando um jovem rapaz encontra o corpo de uma mulher debaixo de uma grossa placa de gelo em um parque ao sul de Londres, a detetive Erika Foster é chamada para liderar a investigação de assassinato. A vítima, uma jovem e bela socialite, parecia ter a vida perfeita. Mas quando Erika começa a cavar mais fundo, vai ligando os pontos entre esse crime e a morte de três prostitutas, todas encontradas estranguladas, com as mãos amarradas, em águas geladas nos arredores de Londres. Que segredos obscuros a garota no gelo esconde? Quanto mais Erika está perto de descobrir a verdade, mais o assassino se aproxima dela. Com a carreira pendurada por um fio depois da morte de seu marido em sua última investigação, Erika deve agora confrontar seus próprios demônios, bem como um assassino mais letal do que qualquer outro que já enfrentou antes.

Solicitei o terceiro livro dessa série através da parceria com o Grupo Autêntica, mas claro que não consegui começar a leitura por ele. Como normalmente acontece em séries policiais, em cada volume um caso é retratado. Só que uma das coisas que eu mais gosto nessas séries é acompanhar a vida dos detetives que as protagonizam, por isso sempre leio os livros na ordem.

Em A garota no gelo conhecemos a Detetive Inspetora Chefe Erika Foster, que está retornando à polícia após ficar afastada de suas atividades por vários meses devido a algo extremamente perturbador que aconteceu com ela. Acreditava que a colocariam em trabalhos administrativos por um tempo, mas chega em um momento crítico e acaba sendo designada como a chefe de investigação de um assassinato que tem de tudo para ser acompanhada de perto pela mídia.

Andrea Douglas-Brown, a filha de 23 anos de um nobre importante, foi encontrada morta em um lago congelado. Erika percebe que desvendar aquele crime não será nada fácil, já que também há muita politicagem envolvida e os poderosos consideram mais importante manter uma excelente imagem da garota e de sua família do que descobrir a verdade. Mas claro que a detetive não concorda com isso, e está disposta a fazer todo o necessário para que o assassino pague por seu crime.

Acho que é impossível a gente não se afeiçoar à Erika. É uma mulher extremamente forte, que passou por algo difícil demais que a fez desmoronar. Mas está retomando sua vida e não lhe faltam coragem e determinação. Tem até umas atitudes inconsequentes, mas só porque não deixaria obstáculos burocráticos se colocarem entre ela e a solução do crime.

Apesar de já conhecer seu chefe direto, trabalhava em outra parte do país, e a equipe que vai comandar lhe é desconhecida. Então, ao mesmo tempo que acompanhamos a investigação, acompanhamos também relacionamentos que começam a ser construídos. Podemos conhecer bem não só a protagonista, mas também várias das personagens secundárias.

Confesso que descobri facilmente o culpado, mas nunca conseguiria desvendar tudo o que me foi revelado. E, mesmo sabendo quem tinha feito aquilo (e muitas outras coisas que vão sendo reveladas durante a narrativa), quase morri de agonia enquanto lia. Sabem aquele tipo de assassino que está sempre de olho em quem o investiga? É esse o caso. Tem várias cenas que ele narra enquanto observa a detetive e isso quase me matou de agonia.

Foi uma leitura que fiz muito rapidamente, pois ao mesmo tempo em que tinha muito medo do que aconteceria em seguida não conseguia largar o livro. Mal vejo a hora de ler os outros dois volumes já lançados, logo trarei minha opinião a respeito deles para vocês.

11 comentários:

  1. Que resenha ótima, parabéns mesmo viu, eu confesso que já li várias resenhas sobre o livro mas não é um gênero que me atraia em nada então deixarei a dica passar, quem sabe mais a frente eu tente a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Um bom livro é isso, mesmo quando matamos a charada, ainda ficamos atentas a todo o desenrolar da história. Louca para ler, Ju!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, eu já estou com os 3 livros desta série e estou louca para ler, mesmo que a ordem não interfira, também sempre gosto de começar pelo primeiro, para acompanhar a vida dos detetives, mas eu, diferente de ti, nunca descubro o assassino. E essas cenas que o assassino observa e narra, sempre me gelam o sangue. Adorei tua resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ju

    Eu também não me surpreendi com o culpado, mas gostei de descobrir as motivações e tb os vários eventos finais que foram cheios de adrenalina, além disso curti a personalidade da Erika, ela é mordaz e4 sarcástica quando precisa, achei que deu leveza à trama. Quero em rbeve ler os volumes seguints da série.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    Tive a oportunidade de ler esse livro e gostei muito dele. Assim como você, eu desvendei quem cometeu o crime, mas não toda a história por trás dele. Também simpatizei muito com a Erika.
    Também li o terceiro volume dessa série e gostei demais. Preciso ler o segundo agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu li um dos livros com a detetive, mas sinceramente não gostei tanto da Erika, quem sabe se eu ler mais um né? Não tenho problemas com essas coisas de descobrir o culpado, não ligo muito, gosto de me afeiçoar aos personagens mesmo e descobrir os detalhes pouco a pouco. Como gostei da escrita do autor talvez eu leia este!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Quando vejo essas séries que podem ser lidas separadamente, me dá uma coisinha no peito que me vejo obrigada a começar pelo primeiro livro hahaha mania de leitor né? Cada qual com a sua. Essa é uma séri que vejo muitos comentarios positivos e pra ser sincera é o que me deixa curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Mulher que ganhei esse livro num sorteio ano passado, sou mega curiosa com ele e sua resenha só aumentou a vontade mas cadê que tenho tempo?
    Adoro obras que trazem mulheres fortes ainda mais nesse gênero

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Ahhh que ótimo que esse livro é tão envolvente, está na minha lista de compra e logo vou comprar, e já quero iniciar assim que chegar.Li um livro em que acontece isso, o assassino esta narrando a cena e o investigador está ali e eu fico falando "meu Deus olha pra trás, ele esta ali te olhando,,"kkkkkk,
    Adorei a dica e claro está anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros com esse suspense de tirar o fôlego. Mesmo com o assassino fácil de descobrir, tem essas outras questões de motivação para tais atos, o fato de querer saber o que se passa na mente de um serial killer. É bem a minha cara esse tipo de leitura. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  11. livros envolventes sao maravilhosos, esse sem duvidas deve prender muito a atençao! adorei a resenha e gostei muito da dica de livro, vou anotar na lista para ler!, espero que goste dos outros tbm!

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo