quinta-feira, 13 de julho de 2017

[Resenha - Rocco] Herança

Postado por Ju às 16:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da série.

Título: Herança
Autor: Christopher Paolini
Tradução: Ana Deiró
Livro #4 do Ciclo A Herança
Editora: Rocco
Número de páginas: 792

Até bem pouco tempo, Eragon nada mais era do que um pobre garoto da fazenda, e seu dragão, Saphira, apenas uma pedra azul na floresta. Em Herança, o destino de toda uma civilização está sobre seus ombros. Fortalecidos por longos treinamentos e incontáveis batalhas, Eragon e Saphira somam muitas vitórias, mas também colecionam as dores de perdas muito difíceis. Agora, a derradeira batalha está para começar. O Cavaleiro e seu dragão chegaram mais longe do que qualquer um ousou imaginar.Mas será que eles serão capazes de derrubar o poderoso tirano Galbatorix e restaurar a justiça no reino da Alagaësia? E se conseguirem, qual será o custo da vitória?

Em Herança, temos o desfecho da história de Eragon, um simples camponês que um dia viu sua vida mudar completamente ao achar uma pedra que acabou se revelando um ovo de dragão. Ele se torna um Cavaleiro de Dragão ao ser escolhido por Saphira, que depois de um longo tempo dentro do ovo decide unir sua existência a ele. Só que os Cavaleiros na verdade tinham sido extintos há muito tempo, por um homem que um dia havia sido um deles e que após derrotá-los tornou-se o Rei da Alagaësia. Este homem é Galbatorix, o inimigo que Eragon precisa vencer para que a paz reine entre todas as raças.

Li esse livro bem devagar. Sim, ele é enorme, mas o principal motivo para a leitura ter demorado tanto foi que economizei as páginas o quanto pude. Neste quarto e último volume, conhecemos alguns lugares a que ainda não tínhamos sido apresentados, e houve um momento em especial em que fiquei completamente de boca aberta, achei que não daria conta de tanta emoção. As personagens desta história são muito queridas para mim, e com certeza vão deixar muita saudade.

O universo criado pelo Christopher é riquíssimo, e fiquei feliz quando li nos agradecimentos que o autor um dia pretende retornar a ele. O que espero que não demore muito a acontecer, já que algumas coisas foram deixadas em aberto. Embora o desfecho tenha sido satisfatório, há espaço para trabalhar tanto o passado quanto o futuro da Alagaësia. Uma das minhas personagens preferidas, por exemplo, ainda permanece um enorme mistério. Não sabemos quem exatamente ela é nem o porquê de saber tanto sobre tudo.

Temos muitas batalhas nesta obra, e a principal delas, pela qual nós leitores esperamos ansiosamente desde o primeiro livro, foi decidida de uma maneira que me surpreendeu demais. Me lembrei de uma frase da Socorro Acioli que ouvi no final de semana passado: "dê ao leitor o que ele quer, mas não da forma que ele espera".

O futuro será o que tiver de ser, e se preocupar só fará com que seus temores tenham mais probabilidade de se tornar realidade.

Nem tudo terminou como eu queria, mas as coisas fizeram sentido. O final não poderia ser outro, foi bem coerente com o que aconteceu durante toda a narrativa. Nem tudo é bonitinho, nem tudo é feliz. Algumas reflexões importantes são propostas, como o efeito que o poder tem em quem o exerce. Mais uma vez, foi uma leitura que valeu muito a pena, e espero que o Christopher Paolini lance muitos e muitos livros, que pertençam ou não a esse universo. Com certeza vou querer ler todos.

O medo é bom em pequenas quantidades, mas, quando é um companheiro constante e imperioso, afasta-o de quem você é e torna difícil fazer o que você sabe que é correto.

13 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Achei esse livro bem parecido com Game of thrones. Eu gosto muito de GOT e com certeza adoraria ler esse livro. Sua resenha foi bem leve e deu pra entender muito bem a essência do livro. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Achei esse universo criado pelo autor muito diferente dos que já li e até gostei, embora não seja fã do gênero fantasia. Vou adicionar a listinha e espero ler em breve.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ju tudo bem?
    Fiquei apaixonada pela sua resenha menina, faz tanto tempo que não leio um livro com dragão na cena que fiquei bem animada pra ler, ótima resenha e acho linda essa capa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Heiii, tudo bem?
    Sou doida pra ler essa serie do Christopher Paolini. Acho as capas tao lindas e o enredo com dragões me deixa bem curiosa.
    Adorei saber mais sobre o quarto livro, vejo que mta coisa aconteceu e acho que vou gostar mto da serie.
    Valeu pela dica de leitura.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Olá, nunca me interessei muito em ler esses livros, não sei, a capa não me chama atenção ou talvez o gênero não me atraia. Pela sua resenha também não achei que a história tenha algo de arrebatador para que eu quisesse ler. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia a série nem o autor, mas amo livros de fantasia, esses em que o autor cria um novo universo e nos surpreende com personagens incríveis. Algo que me chamou bastante atenção, é o fato de você ter citado que teve muitas batalhas, sério, amo! E gostei muito do que você deixou no final da resenha, sobre o fato de o livro nos levar a refletir sobre algumas coisas. ótima resenha ♥ Beijos!

    www.aventurasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Tenho a série na minha estante só esperando para ser lida.
    Fiz a leitura de Eragon já a muito tempo e não me lembro de muita coisa, dessa forma pretendo fazer a releitura.
    Fiquei muito animada com a sua resenha e estou pensando seriamente em tentar fazer o mais breve possível a leitura. É muito bom quando a leitura nos surpreende mesmo que não da maneira que esperamos. Torço também para que o autor lance ainda muitos livros, pois lembro de gostar muito da escrita dele em Eragon.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  8. Já havia visto a capa por aí, mas nunca quis saber muito sobre o livro.
    Adorei sua resenha, parece ser um livro maravilhoso!
    Apesar de não ser meu estilo de leitura, fiquei curiosa.
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha ficou ótima, estou louca para ler esse livro. É bem meu estilo de leitura.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amo livros com muitas páginas, me deixa mais empolgada para ler haha, ainda mais por eu gostar muito do gênero. Eu já tinha visto o filme, mas não tinha curtido muito. Sua resenha está incrível e me deixou curiosa em relação aos livros. A história parece ser muito envolvente e cheia de ação. Obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  11. Um livro para ser bom não precisa terminar sempre como queremos não é mesmo? Eu conheço a série, mas não comecei a ler ainda.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. nossa, o livro é gigantesco mesmo... não li nenhum da série mas cheguei a ver o filme Eragon... achei bacaninha mas naaaao aquela coisa toda,a ponto de partir para os livros...
    bom que o desfecho foi coerente...
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Sou completamente apaixonada por essa série e Christopher Paolini demorou anos para colocar um ponto final em tudo. Também li o livro devagar pq queria aproveitar! Concordo que nem tudo terminou como esperávamos, mas nenhuma ponta ficou solta!! :D
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo