Título: Orgulho de ser
Organização: Thati Machado
Autores: Thati Machado | Delson Neto | Rafael Ribeiro | Camila Marciano | Luiz Gouveia | Mariana Jati | Leonardo Antan | Jonas Maria
Editora: Rico
Número de páginas: 112
A antologia #OrgulhoDeSer reúne 8 histórias, contadas por 8 autores diferentes que, juntos, representam a comunidade mais colorida do mundo. Nesse livro, vocês encontrarão altas doses de representatividade em histórias de diferentes gêneros. Chore, sorria, vibre, angustie-se… Não importa o sentimento que invada você: permita-se SENTIR. Escancare as portas do armário e não se esqueça de se orgulhar por ser exatamente quem é!
Orgulho de ser é uma antologia LGBT+ organizada pela Thati Machado e lançada pela Rico Editora na Bienal de São Paulo. Aliás, no lançamento foi dada a notícia de que a editora terá um selo dedicado a histórias LGBT+.
Embora eu seja uma pessoa cisgênero heterossexual, me sinto muito feliz por pessoas com outras identidades de gênero e orientações sexuais poderem se identificar mais com personagens. Porque claro que, por mais que eu tenha amigos que passam por coisas que nunca passei, não estou na pele deles e a dor que eles sentem devido ao preconceito, muitas vezes vindo da própria família, é algo de que eu não tenho uma real dimensão.
Como acontece em toda antologia, claro que alguns textos me agradaram mais que outros. Dos oito, tive dois preferidos. O primeiro, Multicor, da Thati Machado, que fala sobre jovens que estavam em situação de rua por terem sido expulsos de casa, e que recebiam uma oportunidade de ter melhores condições de vida ao serem acolhidos no Instituto Multicor, uma escola super bem conceituada que ninguém sabia que, na verdade, além de escola, era principalmente um abrigo para jovens LGBT+ que precisavam dele.
Meu segundo conto preferido foi Banho de Lua, da Mariana Jati. Ele mostra um grupo de amigos com as mais diversas identidades de gênero e orientações sexuais, inclusive com uma pequena "cota hétero", como uma das personagens brinca. Nesse conto conhecemos um casal que todo mundo sabe que vai ficar junto - as personagens envolvidas são as últimas a descobrir, claro.
Esses dois foram os que mais me fizeram torcer pelas personagens, os que me envolveram o tempo todo e que me fizeram suspirar com os finais. Nem todos os finais são felizes, mas esses sim. Embora eu não seja muito fã de contos, curti o jeito como esses me deram uma impressão maior de fechamento do enredo. Gostei da presença de mini biografias dos autores antes de cada texto, afinal, são 8 autores e a maior parte deles eu não conhecia.
Só achei que a editora pecou bastante na parte gráfica da obra. Tudo nesse sentido poderia ter sido melhor trabalhado. Por exemplo, eles dividem o texto com cinco estrelinhas, três preenchidas de preto e duas não. Parecia que estavam qualificando tudo como três estrelas... É uma referência muito presente no meio literário, poderiam ter feito outra escolha. O livro não tem orelhas, e fizeram falta. Também não achei a capa legal. Fora que um exemplar um pouco menor com um número maior de páginas também teria ficado muito mais simpático. Enfim, não acredito que a aparência da obra valoriza seu conteúdo.
Olá!
ResponderExcluirRaramente leio contos, e vi essa publicação da editora que tem investido em autores nacionais e falado de diferentes assuntos que precisam de mais atenção da sociedade. Que bom que você gostou dos contos e conheceu novos autores. Em relação a falta de orelha no livro, é algo que me incomoda também.
Bjs.
Nossa que interessante..nunca li nenhum livro nessa temática abordando esse tema, e só por isso já gostei. Estou interessada em ler...irei comprar.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, achei ótima a dica de leitura! Essa eu acho que preciso recomendar também, pois seria muito interessante para varias pessoas que conheço!
ResponderExcluiroi!
ResponderExcluirEu adorei a dica de livro :D e irei ler com certeza. Gosto de livros que fazem a sociedade pensar...
Que bacana essa antologia, gosto muito do formato contos e o enfoque na comunidade LGBT torna tudo mais interessante. É importante termos no meio literário mais obras como essa, cujo foco seja a representatividade.
ResponderExcluirEu já tinha visto o licro, mas não cheguei a me interessar tanto. Quem sabe em uma próxima ediceda editora de uma melhorada na oarpa gráfica.
ResponderExcluirBjs Rose
Acredito que eu tbm iria gostar do conto Banho de Lua <3. Eu também tenho vários amigos que sofrem preconceito e estou sempre na luta com eles, mesmo não sentindo na pele o que eles sofrem, sofro junto porque os amo demais. Mas concordo com vc em relação a parte gráfica, a editora poderia ter caprichado mais.
ResponderExcluirSai da Minha Lente
Nao conhecia o livro e nunca li literaturas com abordagem nessa temática.
ResponderExcluirEu estava muito curiosa para ler uma resenha sobre esse livro e adorei a sua opinião. Eu quero comprar, acho que vai ser uma boa leitura. Os contos que você gostou mais me deixou bem animada, acho que podem ser os meus preferidos também. Em relação à parte gráfica, uma pena, a capa está tão bonita!
ResponderExcluirConfesso que esse livro ainda não conhecia, só por essa resenha fiquei curiosa pra ler sim rsrs.
ResponderExcluirhttps://blogdajenny2014.blogspot.com/
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirAcho muito bacana existirem mais obras como essa na literatura, fazendo com que as pessoas dos mais diferentes gêneros se identifiquem com o conteúdo. Em antologias é normal nos apegarmos a algumas narrativas e não a outras, e gostei da premissa das duas que você apresentou. Uma pena que a edição tem ficado aquém do conteúdo e não tenha sido um trabalho primoroso. Bela resenha!
beijos!
Uma pena terem pecado tanto assim na parte gráfica do livro, de verdade, porque querendo ou nao, é um dos fatores que influencia na compra, ne? O namorado de uma youtuber negra que acompanho, escreveu um dos contos, tô super ansiosa para ler!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conhecia este livro, gosto de ler contos.
Parabéns pela resenha!
Abraços.
Eu já tinha ouvido falar desse livro e o mais engraçado é que as críticas se dividem bastante exatamente por terem textos muito bons e outros nem tanto. Mas acho que só pela tematica é um livro que vale a pena :)
ResponderExcluirOlá Ju, eu não conhecia esse livro, mas já quero ler, parece ter uma boa diversificação dos contos mostrando não só casais como também algumas dificuldades das pessoas LGBTQ+ *-*
ResponderExcluirEu nunca tinha visto esse livro antes, tive minhas primeiras impressões agora, com abordagem nessa temática eu raramente vejo mas contos eu leio bastante e daria sim uma chance a ler esse pq parece bom
ResponderExcluir