segunda-feira, 17 de setembro de 2018

[Resenha - Astral Cultural] Todo o tempo do mundo

Postado por Ju às 08:00
Título: Todo o tempo do mundo
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Astral Cultural
Número de páginas: 352

OK, você já leu muitas histórias assim, mas garanto que todas não passam disto mesmo: histórias. No meu caso, por inacreditável que pareça, é tudo verdade. Eu realmente viajo no tempo. As viagens duram segundos, minutos ou, no máximo, poucas horas. Se fico insanamente feliz, volto ao passado; se absurdamente triste, vou para o futuro. Isso me criou tantos problemas, que a única saída foi me isolar num canto do mundo e passar meus dias tentando nunca mais ser feliz nem triste. A causa? Amanda. Por que eu? Não sei. Um dia vai acabar? Não faço ideia. Mas hoje de manhã chegou um convite. E acho que finalmente poderei descobrir se o que me acontece é dádiva ou maldição...

Vitor Pickett viaja no tempo, mas de um jeito peculiar. Quando se sente muito feliz, volta no tempo por minutos ou até por vários dias... Quando precisa enfrentar uma grande tristeza, tem períodos de ausência e avança no tempo por um período também indefinido. Tudo começou aos 14 anos, quando ele finalmente conseguiu se aproximar da garota de quem gostava...

Amanda, depois de um ano na escola em Brasília, um dos lugares em que morou devido ao emprego de seu pai, ganhou um beijo do garoto por quem estava apaixonada... Só que no dia seguinte se mudou para o Quênia e nunca mais teve contato com ele. Agora ela é a esposa (bem infeliz) de um famoso deputado argentino. Recebe um convite inesperado para a reunião de 20 anos de formandos de sua turma... Será que aquele garoto, que nunca saiu completamente da sua cabeça, estaria presente?

Para quem tem birra com histórias que envolvem traição (como eu) aviso que não, não acontece nenhuma traição nessa obra. Você pode pensar que sim pela Amanda ter um marido e sempre ter sido apaixonada pelo Vítor, mas pode acreditar em mim quando digo que ela faz de tudo para agir direito com o senhor deputado, seu marido detestável.

Várias vezes eu quis gritar enquanto lia esse livro. Na verdade, cheguei a dar um pequeno grito lendo em um lugar público (que era a rodoviária na volta do feriado, a propósito) e passei vergonha. Mas gente, o Maurício já estava me enlouquecendo com os desencontros que arrumou para os protagonistas. Sempre amei viagens no tempo, mas o Vitor quase me fez mudar de ideia. Porque olha, as ausências dele faziam muita diferença na vida.

Me envolvi demais com o enredo, apesar desse não ter se tornado meu livro preferido do autor. Admiro demais o Maurício, tanto pela escrita quanto por todo o carinho e atenção que ele dedica a seus leitores, mas claro que alguns livros dele me agradam mais que outros. E os que me agradam mais são os que destroçam meu coração, coisa que esse livro não conseguiu fazer. 

E olha que as personagens precisam enfrentar problemas bem sérios, incluindo algumas perdas... mas não sei porque, não cheguei a derramar nenhuma lágrima, embora tenha ficado super agoniada em certos momentos.

De qualquer maneira, a história me colocou para refletir e adoro livros que me causam esse efeito. O Vitor tem o hábito de questionar as pessoas importantes em sua vida sobre a definição do que é felicidade e isso traz momentos incríveis à obra. Já parou para pensar sobre isso? O que é felicidade para você? O que é realmente essencial na sua vida? Espero que seja algo que tenha real valor.

13 comentários:

  1. A premissa desse livro é bem interessante, li Surpreendente do autor e amei muito, já quero ler esse também. Amei sua resenha!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :)

    Que bom que o enredo te conseguiu cativar, para alem de que a historia te levou a refletir.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu li esse livro há poucos dias e simplesmente amei... Que final foi aquele? Menina, achei que só eu tivesse ficado P da vida com os desencontros dos personagens, hahaha, que agonia! Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Já me fiz essa pergunta várias vezes, e já refleti sobre ela sob pontos de vistas diferentes também. Mas individualmente, pequenos momentos me fazem feliz. Por isso acredito que a felicidade é um estado. Você fica feliz em um momento seja por uma palavra, por uma conquista, por uma pessoa, por acordar de bom humor e se sentir conectada com a vida. Por uma benção recebida. Acho que o livro irá me tocar nesse ponto. Também não aceito traição, fico feliz(risos) por não ter acontecido, iria quebrar meu coração. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou muito curiosa com o livro, a premissa dele me atraiu demais e acredito que a leitura vai me agradar também. Eu estou esperando o meu exemplar chegar e assim que ele chegar eu já vou começar a ler. A sua resenha me deixou ainda mais animada para a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Acompanhei o lançamento do autor por meio de uma live no instagram, ele parece ser um amorzão! Eu não fazia ideia do assunto do livro, mas assim como você, sinto birra de livros com traição, que bom que isso não acontece na obra, já vou mais aliviada iniciar essa leitura haha

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Eu amei a sua resenha e quero muito ler esse livro, li Surpreendente do Maurício e se tornou um dos meus livros preferidos da vida! A escrita dele é bem fácil e gostosa de ler, e tenho visto muitos elogios quanto a essa obra, a questão das viagens no tempo por fatores emocionais me instigam demais!


    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Acho que já aconteceu isso comigo, de não sentir muito sobre o que o personagem está sentindo. Tem aquilo de você realmente não se importam com o personagem, isso atrapalha bastante. Já li algo do autor porém este ainda não conheço.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai?
    Eu adoro livros com viagens no tempo, mas sou realmente chata com isso, porque é preciso me convencer mais do que apenas me entreter. Gostei demais do enredo dessa história e fiquei curiosa para saber como as coisas irão acontecer. Espero ter a chance de ler em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu amo a escrita desse autor, já fiz a leitura de um livro dele pelo wattpad, tenho outros dois na lista de compras.Infelizmente, ainda não consegui comprar minha edição desse livro porque, gostaria de comprar e já realizar a leitura coisa que não poderei fazer agora, pois tenho muitas leituras atrasadas da faculdade.

    Todos os livros desse autor chamam a minha atenção mas, esse me deixou mais curiosa por falar de viagens no tempo, que para mim é um tema incrível e muito complexo, o autor precisa criar uma teoria muito convincente para que o leitores "comprem sua ideia". Então, quando eu realizava a leitura da sua resenha percebi o quanto gostou do livro e tive certeza quanto a história é emocionante e reflexiva.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Acompanho o Maurício nas redes e, apesar de já ter lido dois livros dele, ele ainda não conseguiu me conquistar. Mas, assim que li a sinopse dessa nova obra dele, fiquei com vontade de conferir. Já li um livro que também trata de um homem viajante no tempo ("A mulher do viajante no tempo") e um dos meus filmes preferidos da vida inteira também tem essa temática ("About time"/"Questão de tempo"), então é um tema que gosto e que aceito bem de boa. Acho que deve ser uma história bem sensível e acho que vou gostar bastante! Que bom que a leitura te agradou :)))

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?

    Eu amo tramas com viagens no tempo, mas a premissa não me atraiu muito.
    Acho que esses desencontros dos personagens iriam me deixar louca.
    Olha, entendo muito essa vontade de gritar lendo um livro, tenho isso sempre kkkkkk

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  13. Oi! Olha,gosto bastante de viagem no tempo, mas sempre me trás um ar meio triste desde que vi um filme que não consigo lembrar o nome,que o cara viajava no tempo e engravidava uma mulher e o bebê viajava no tempo e isso acabava causando abortos. :s
    Enfim, mas sobre a sua resenha, fiquei curiosa para saber o que acontece com o casal. Assim como você, não gosto quando romantizam a traição, mas também é ruim ver personagens em situações infelizes em casamentos...
    É um livro que eu não conhecia, mas que parece ter uma escrita leve e gostaria de ler assim que tiver uma oportunidade.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo