quarta-feira, 16 de novembro de 2016

[Resenha - Rocco] Dartana

Postado por Ju às 14:00
Título: Dartana
Autor: André Vianco
Livro #1 da trilogia
Editora: Rocco
(Selo Fábrica231)
Número de páginas: 784

Novo livro do escritor e roteirista André Vianco, um dos maiores nomes da literatura de fantasia nacional, Dartana apresenta um mundo retalhado entre vida e morte, fé e descrença, mitologias e mentiras. No romance, o primeiro de uma trilogia, Dartana é um planeta castigado por uma maldição da qual somente as feiticeiras escapam. Quando um novo deus da guerra surge, muitos habitantes daquele mundo sombrio marcham com ele rumo ao Combatheon, uma plataforma de guerra que representa sua única chance de se libertar da terrível maldição. Esbanjando criatividade e domínio narrativo, André Vianco constrói uma obra surpreendente em que deuses guerreiros, feiticeiras, soldados e construtores se unem para forjar um novo mundo.

Dartana é um mundo amaldiçoado. Seus habitantes não conseguem reter o conhecimento, não aprendem nada e claro que assim é impossível evoluir intelectualmente. Mas há esperança de que as coisas sejam diferentes.

Os únicos seres que habitam o planeta que são capazes de fazer coisas úteis para todos, apesar de simples, são as feiticeiras. Também são elas as responsáveis por explicar ao povo o porquê daquela situação e como podem conseguir viver de outra maneira. Dartana não é o único lugar em que a maldição impera.

Vários mundos enfrentam o mesmo problema. Para se verem livres dele, só há uma saída: vencer a guerra no Combatheon, que é um lugar que eles não têm comprovação de que existe, já que de lá ninguém nunca volta, mas em que são ensinados a crer desde sempre. De tempos em tempos, cada planeta é abençoado com um deus, e esse deus deve marchar com os habitantes que estiverem em condições de segui-lo - e quiserem fazer isso - com destino à guerra.

E é uma guerra que só tem dois finais possíveis: a morte ou a vitória. Deuses de vários mundos combatem e apenas um deles pode sobreviver para ter direito a atravessar o Portão da Vitória - que ninguém sabe para onde leva, mas é a garantia de que os povos de origem dos guerreiros vencedores serão libertados da escuridão e poderão adquirir conhecimento. Todos creem que isso vale qualquer sacrifício. Para vencer, cada povo precisa construir suas próprias armas. Cada deus tem a capacidade de ver através dos olhos de habitantes de outros planetas, planetas que já se livraram da maldição - e é assim que habitantes da Terra passam a ser importantes para o destino de Dartana.

Faz muito tempo que queria ler algo do André Vianco. Até tenho Os sete aqui, mas achei que não seria indicado começar por ele, já que não sou muito fã de vampiros - pelo menos não sou fã da parte sangrenta que normalmente está presente nas histórias desses seres. Quando vi o lançamento de Dartana e li a sinopse, fiquei fascinada e achei que seria o livro ideal para conhecer a escrita do autor. E eu estava certa.

Obviamente, como a guerra está presente em grande parte do enredo, temos sangue. Mas sangue durante batalhas não é algo que me incomoda normalmente - só tive um probleminha com um curto momento de canibalismo. Achei fascinante a forma como a história foi construída. O livro tem quase 800 páginas e todas foram necessárias e bem aproveitadas. A leitura fluiu muito facilmente.

Cada povo que guerreia no Combatheon tem características próprias e adorei conhecê-los. Os personagens têm vida, conseguimos acreditar em todos eles. Torci muito pelos que conquistaram minha afeição e desejei mortes dolorosas para outros.

É interessante a forma como Vianco nos mostra que o progresso nem sempre é benéfico - afinal, alguém acha legal que a Terra seja considerada uma excelente fonte de conhecimento para ensinar a matar, a destruir os semelhantes? Adorei ver que foi demonstrado como o poder cega as pessoas, como a arrogância pode ter um preço altíssimo. E o livro não deixou de mostrar que sim, é possível manter a bondade no coração e fazer o que é certo.

O final deixa um ótimo gancho para o próximo volume, mas pelo menos não é desesperador. Confesso que achei que o autor terminaria sua narrativa um pouquinho antes, o que teria me deixado completamente enlouquecida por respostas, mas felizmente ele foi legal e diminuiu consideravelmente meu sofrimento. Mesmo assim, claro que estou bem curiosa para saber como a história vai terminar. Acredito que ainda serei muito surpreendida.

20 comentários:

  1. Olá,
    Acredita que ainda não li nada do autor?!
    Pois é, e olha que já vi excelentes críticas acerca de suas obras.
    Desde que vi o lançamento de Dartana, fiquei super curiosa para ler, afinal sou apaixonada pelo gênero.
    Me deixou bem intrigada esse levantamento feito em relação ao poder e como ele pode cegar uma pessoa. Quero muito conferir como a guerra terminará.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    André Vianco é um autor que eu tenho muita vontade de conhecer por conta da excelente fama de suas obras. Quando vi esse livro pela primeira vez fiquei encantada com a capa, que é belíssima, e mesmo sem saber qual era a sinopse já o adicionei à minha lista de leitura, o que foi muito acertado pois pela sua resenha Dartana é um livro incrível. Adorei a ideia de mundo criado pelo autor, me pareceu ser um enredo bastante criativo e original e estou bastante curiosa pra saber como tudo se desenrola e como acontece essa cena de canibalismo que te incomodou.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Tenho muita vontade de ler algo do André tenho a sensação de que suas historias são muito boas.
    Essa da resenha por exemplo parece ser incrível
    Adorei a resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Tenho vontade de ler algo do Vianco, tive o prazer de conhecê-lo num evento e ele é muito simpático! Esse parece ser uma ótima pedida, já que não curto muito vampiros.

    ResponderExcluir
  5. Oi!!

    Tudo bom?

    O primeiro paragrafo da sua resenha me lembrou muito o Brasil, rs.... Maldade à parte, nunca li nada do autor embora o conheça e saiba o quanto é conceituado. Pelo visto ele sabe se expressar e cativar os leitores, pq 800 páginas e com continuação não é para qualquer um. Obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Você sabe que surtei com a sinopse. E essa é a primeira resenha que leio, que emoção!!! Acredito que o progresso não é o problemas Juju, é a forma como ele é conduzido pelo homem que nos leva à destruição. Essa ganância desenfreada está nos levando ao fim. Achei super original esse enredo, imagine, poder ter a visão de um povo e dele tirar o conhecimento para vencer uma guerra? Concordo com você, não gostaria de ser a fonte de consulta de como vencer matando, exterminando. Já está na minha lista e estou louca para ler!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que incrível esse livo, não o conhecia mas adorei essa história e essa pegada distópica dele! A capa então nem se fala, adorei e achei linda, totalmente quero ler quando tiver a oportunidade. Você escreveu muito bem sua resenha, soube mostrar bem o que iremos esperar do livro e isso me agradou bastante, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do autor, mas já entrou pra minha lista, tanto o Dartana (que capa linda) quanto Os sete (ao contrário de vc, eu adoro vampiros). Vc desejou morte dolorosa para os inimigos?! kkk medooooo Brincadeirinha, adorei a resenha e as indicações.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  9. Fico impressionado como existe gente com tanta criatividade como esse autor, a história de um mundo amaldiçoado onde ninguém aprende mais já é interessante e pode render muitas histórias boas, e ainda tem uma guerra pra complicar tudo, genial!

    ResponderExcluir
  10. Menina, confesso que eu fiquei muito interessada na trama, mas desanimei quando vi que eram 800 páginas. Achei que ia ser uma leitura demorada e tal. Pelo jeito que você falou, não é, e me arrependo de não ter solicitado, ainda mais conferindo sua resenha. Gostei muiiito de saber mais sobre a história e leitura, e em uma próxima oportunidade irei ler o livro.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu adorei a sua resenha. Eu ainda não li nenhuma obra do autor mas estou cada vez mais interessada. Eu não conhecia a série e fiquei muito curiosa para ler esse livro, seus comentários me deixaram interessada e espero que eu goste pois a premissa me deixou animada.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ju! Tudo bem?
    Mais uma vez amei a sua resenha, achei que deu muito bem para compreender um pouco da estoria e deixar aquele desejo de querer saber mais. Eu já li um livro do André Viaco, sobre vampiros e gostei muito - acredito, depois desta resenha, que esse talvez seja um livro que eu também gostaria :D

    Luz e literatura!

    cantaremvers.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não li nada do André Vianco, mas já conhecia algumas de suas obras, que foram citadas em vários blogs. Dartana me parece algo bem diferente, cheio de ação e eu gosto disso, gosto dessa dinâmica nas histórias. Faz com que eu queira ler cada vez mais.
    Sem dúvida esse livro será uma das minha próximas leituras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Otimo perceber como o autor trouxe a demonstração do poder que pode destruir. eE de como os seres humanos destroem muito ao seu redor em busca desse poder. Sua resenha, deixou claro como o livro retrata temas atuais e reais que precisamos estar atentos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju!
    Tenho visto amigas falando e falando desse livro e eu nunca dei bola, afinal, nunca li nada do autor. Mas agora lendo essa resenha acabo de chegar a conclusão que eu necessito desesperadamente desse livro!
    Eu achei a ideia dessa guerra genial! E usar a Terra como exemplo, boa sacada, porque a Terra ta uma merda UAHSUAHS A capa é maravilhosa e só as quase 800 páginas que assustam um pouco né, mas fiquei com muita vontade de ler mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Ainda não li nada do autor, mas fiquei super curiosa com sua obra quando ele foi citado aqui no Clube do Livro de BH, todos falaram muito bem da escrita do autor.Vi muitos blogueiros recebendo esse livro, mas não fazia ideia do que se tratava.Fiquei empolgada com a premissa, não sou muito chegada a livros de guerra, mas por algum motivo esse me chamou atenção. O livro é bem Grosso, mas parece ser uma leitura fluida assim que você se envolve com o livro.Pretendo em breve poder fazer a leitura desse livro e de outros do autor.Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bastante interessada, parece ser uma história completamente diferente. Achei muito interessante essa questão dos habitantes não conseguirem evoluir intelectualmente, muito curioso. Já anotei a dica, obrigada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom? Eu realmente não conhecia esse livro, mas despertou uma curiosidade, a pesar de eu não ler livros que apontam muito esse tema. Enfim, resenha maravilhosa. Parabéns!!

    bjs

    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  19. Estou na situação que você estava, sem conhecer a escrita do autor e morrendo de curiosidade em conhecer. Este eu ainda não tinha ouvido falar, mas pelo que li, acho que vou fazer como você é começar por este livro. Espero gostar como você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oiii!
    Eu nunca li nada do André Vianco. Todo mundo fala super bem dos livros dele. Achei essa história interessante, e fiquei impressionada com o tamanho do livro kkkk. Fiquei curiosa para ler e entender melhor por que as pessoas não conseguem aprender. Me lembra um pouco nossa realidade atual.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo