terça-feira, 29 de novembro de 2016

[Resenha - Arqueiro] Depois daquela montanha

Postado por Ju às 23:30
Título: Depois daquela montanha
Autor: Charles Martin
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 304


O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo. Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida. Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada. Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado? À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas. Publicado em mais de dez países, Depois daquela montanha chegará às telas de cinema em 2017, com Kate Winslet (de Titanic) e Idris Elba (de Mandela) escalados para os papéis principais de uma história que vai reafirmar sua crença na vida e no poder do amor.

O Dr. Ben Payne e Ashley se conhecem no aeroporto. Ele é casado há muitos anos e quer muito chegar em casa depois de um congresso, ela se casará dali a poucos dias e também não vê a hora de encontrar o noivo e a família. O destino dos dois acaba sendo virado de pernas para o ar quando todos os vôos da noite são cancelados. Ben decide alugar um avião particular e convida Ashley para ir com ele até outro aeroporto em que será possível chegar a suas cidades. Ela aceita sem nem imaginar o que a espera.

O piloto aparentemente tem um ataque cardíaco, mas de forma incrível consegue salvar seus clientes e seu cachorro da morte fazendo um pouso de emergência. Acontece que ninguém sabe que haviam decolado e eles se vêem em um local remoto, machucados, sem abrigo e com pouquíssimos suprimentos.

A narrativa já começa após o acidente, mas o autor nos fornece os detalhes do que aconteceu antes daquele momento. Ben é o narrador, e em alguns momentos acompanhamos gravações que ele faz para a esposa, o que faz com que o livro tenha uma dinâmica interessante, mostrando o Ben que todos conhecem e o Ben que só a única mulher que ele realmente amou tem a oportunidade de conhecer. Para a sorte de Ashley, ele é médico e tem como passatempo escalar montanhas, o que faz com que tenha habilidades essenciais para que os dois tenham alguma chance de sobreviver.

Achei a narrativa do autor muito sensível e tocante. Apesar de não ser aquele tipo de livro que nos deixa emocionalmente descontrolados, não tem como a gente não se comover com a situação dos protagonistas e não torcer por eles. A obra não tem grandes reviravoltas, mostra a busca de um homem e de uma mulher pela sobrevivência enquanto aprendem um com o outro, e confesso que me senti a cada página mais aflita por medo do que poderia acontecer.

É interessante ver como os dois passam a dar valor a coisas diferentes ao perceber como o outro lida com a vida; a forma de amor que vemos retratada no livro é a mais pura que se pode imaginar, mas temos também muita culpa, muita vontade de poder consertar os erros, o que nem sempre é possível fazer. A vida algumas vezes não dá segundas chances.

O final foi o que eu esperava, e desvendei algumas coisas com bastante antecedência. Mesmo assim, foi uma ótima leitura, e acredito que muitos leitores podem acabar se surpreendendo bastante com os acontecimentos. Um livro como esse, que mostra o quanto podemos ser fortes em momentos de extrema necessidade, mas ao mesmo tempo fracos ao aceitar menos do que merecemos, e que exemplifica a capacidade de superação do ser humano a cada página, com certeza merece ser lido.

22 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu estou louca para conferi-lo, pois só leio comentários positivos a respeito. A questão sobre as condições humanas é algo que me intriga bastante, e gostaria de saber como a autora trabalhou diante desse desenvolvimento. Imagino mesmo que deva ser muito sensível!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. olá, achei uma ótima resenha e fiquei bem curiosa, parece ter uma boa lição de moral no fim das contas, na hora do aperto que a gente aprende a valorizar as coisas simples da vida!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar no livro e só a capa me conquistou. Fiquei mega tensa com essa coisa do ataque cardíaco e de ainda assim, o pouso ter sido feito. Deve ser um livro empolgante e eu quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!

    Que capa linda, estou encantada! Nesse gênero eu adoro narrativas assim, tocantes! Pela capa já consegui ver que parece ser um livro bem sensível e delicado. Amei saber suas impressões, que vontade ler logo! Obrigada pela dica, está anotadíssima!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá amore,
    Já vi várias resenhas desse livro, confesso que não é um livro que eu queira ler nesse momento, mas, quem sabe mais pra frente.
    Sua resenha está uma delícia de ser lida, parabéns! Algo que me chamou muito a atenção é você ter mencionado que a narrativa do autor é sensível e tocante, quase que mudei de ideia e senti vontade de ler, parabéns!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá esse livro surgiu quase agora no fim do ano e já com a promessa de ser um dos mais marcantes dele porque as críticas no goodreads são, em sua maioria positiva. Amei saber suas impressões sobre ele e pretendo ler a obra em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante a sua resenha. Infelizemente, livros com acidente de avvião assim não é algo que eu tenha interesse em ler no momento, mas quem sabe no futuro não o leia.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, eu até tenho interesse no livro, mas não é uma prioridade. Acredito que ele traga boas reflexões a respeito da vida, até por conta do que os protagonistas passam. Fica difícil mesmo não torcer por eles diante dos acontecimentos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Estou bastante curiosa com a premissa dessa obra, creio que deve ser uma leitura que exige uma alta carga emocional do leitor, visto tudo aquilo que os protagonistas precisam passar para conseguirem sobreviver. Achei legal que o livro faz o leitor refletir e dar mais valor sobre as coisas da vida, já que nem tudo há uma segunda chance. Espero ler um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu li o livro, mas não gostei tanto quanto as outras pessoas. Achei meio fraca de emoção, não me senti conectada e nem senti algo intenso lendo, o que me decepcionou. Eu também desvendei algumas coisas sobre o final, então acbou sendo previsível. Mas de qualquer forma, foi uma leitura legal.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi querida, como está?
    Outra resenha que leio sobre esse livro e de novo fico curiosa sobre ele. Devo ler agora ou passo para a lista de futuras leituras? Decisão meio difícil essa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. AMEI teu texto sobre ele!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gosto destes livros que nos levam ao outro patamar, nos fazendo dar valor a coisas mais simples. Gostei dos personagens e como o romance entre eles, faz com que eles amadureçam e não seja mais do que aquelas paixões clichês.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que comecei a ler esse livro, mas empaquei na leitura, então basicamente eu abandonarei ele por um tempo. No entanto, eu só leio bons comentários e apesar de não ter me envolvido tão bem com a leitura ainda, eu acredito que vou gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ando vendo muitas pessoas falarem sobre essa obra e estou bem curiosa para realizar essa leitura, que parece ser simplesmente ótima! Mesmo com o final sendo um pouco previsível, acredito que seja uma trama muito interessante de acompanhar e fiquei bem curiosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bem? Eu ia solicitar esse livro e não sei por qual motivo acabei não solicitando :( ando arrependida porque só vejo críticas positivas sobre ele. Sabia que vai ter adaptação agora em 2017? <3 já quero conferir. Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Já vi várias resenhas sobre esse livro e cada vez fico mais curiosa. Desde que assisti o náufrago, adoro histórias com teor de superação, de pessoas que se veem enfrentando extremos em acidentes, tipo o que você narrou desse livro. Apesar de algumas coisas terem sido previsíveis para você, ainda quero dar uma conferida nesse livro e descobrir o desfecho, no caso, se eles se salvam ou não e como isso acontece. ótima resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Estou maluca para ler esse livro, pois acho a premissa muito interessante. O livro me faz pensar que a história é sobre como as pessoas precisam de um baque para aprender a amar e valorizar, sabe? Gostei também de termos as duas faces do personagem e estou me perguntando se, assim como você, desvendarei alguns acontecimentos.
    Adorei a resenha e vou subir esse livro na lista de leituras.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju!
    Nossa, tenho visto muito falar desse livro nas redes sociais. Ainda não tinha parado pra ler a sinopse e nem ver do que se tratava. Agora lendo a sua resenha, fiquei extremamente intrigada pra conhecer a história. Parece ter um ótimo enredo.
    É nos momentos mais difíceis que descobrimos nossas forças e, são nessas horas que mudamos a maneira de ver a vida. Quero muito ler.
    Adorei a resenha.

    Beijos!
    Jaqueline Silva - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Nossa, adorei a sinopse do livro de primeira e a resenha foi bem explícita no que diz respeito o que podemos encontrar no livro. Parece muito empolgante e bastante diferente. Estou querendo obras assim que fujam mais do clichê. Dica anotada , Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi. Tudo bem? Desde que eu vi a capa desse livro no site da arqueiro fiquei maluca para ler. Agora vendo as resenhas que estão saindo sobre ele a minha curiosidade aumentou ainda mais.
    Imagino que deva ser um livro que nos traga muitas reflexões mesmo e deve ser angustiante acompanhar a luta pela sobrevivência deles mesmo.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Amei sua resenha. Achei ela bem escrita, leve e gostosa de ler. Mesmo assim acho que não estou no momento para esse livro, mas pode ter certeza de que vou deixar ele anotadinho aqui.
    A capa é linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Uau esse livro é um achado, gostei muito do enredo e da trama, fiquei bem curiosa pela obra e também para conhecer a escrita do autor. Parece ser o tipo de obra que me deixa fascinada!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo