segunda-feira, 7 de novembro de 2016

[Resenha - Planeta] Nem tudo será esquecido

Postado por Ju às 11:00
Título: Nem tudo será esquecido
Autora: Wendy Walker
Tradução: Maryanne Linz
Editora: Planeta
Número de páginas: 288

Um dos suspenses psicológicos mais elogiados nos Estados Unidos. Tudo parece perfeito na pequena Fairview, em Connecticut, até a noite em que a adolescente Jenny Kramer é violentada durante uma festa. Nas horas posteriores, ela é medicada com uma droga controversa para que as memórias da violência sejam apagadas. Mas, nas semanas que se seguem, enquanto se cura das dores físicas, Jenny percebe que guardou nuances daquela noite. O pai, obcecado por sua incapacidade de descobrir quem abusou de sua filha, busca justiça, enquanto a mãe tenta fazer de conta de que o crime não abalou seu mundo cuidadosamente construído. Segredos da família e do círculo próximo começam a vir à tona durante a busca incessante pelo monstro que invadiu a comunidade – ou que talvez sempre tenha estado lá –, guiando este thriller psicológico para um fim chocante e inesperado.

Nem tudo será esquecido conta a história de Jenny Kramer, uma garota de 15 anos estuprada em uma mata ao deixar uma festa depois de ter seu coração partido. Seus pais, ao saberem do acontecido, tomam rapidamente uma decisão: apagar as memórias da filha a respeito do episódio. Essa era uma possibilidade devido a um tratamento experimental, que aparentemente tinha mais chances de eficácia quanto antes fosse aplicado.

Acontece que não é como se Jenny não soubesse o que aconteceu. Contaram a ela, o tratamento apenas a poupou dos detalhes. E o corpo dela não havia esquecido, havia uma pequena cicatriz em suas costas que confirmava o ocorrido de forma física. Além disso, algumas emoções ficaram retidas e ela não sabia como lidar com elas. A garota não conseguia mais se controlar, e chegaram à conclusão de que só existia uma coisa que poderia ajudá-la realmente: lembrar o que aconteceu e, assim, poder trabalhar emocionalmente os fatos e seguir com a vida de uma forma mais saudável. E assim começou um longo processo para tentar reverter o que havia sido feito.
 
Eu esperava algo diferente quando comecei a ler esse livro. Antes de tudo, senti falta do ponto de vista da própria Jenny. Em thrillers psicológicos é importante para mim entrar dentro da cabeça da protagonista. Só que eu apenas esperava que a adolescente fosse a protagonista, isso não acontece de verdade. A narrativa é feita em primeira pessoa por um outro personagem, alguém que só se identifica depois de um tempo mas que eu já havia adivinhado de quem se tratava. É essencial para o enredo que esse personagem seja o narrador.

O tipo de relato que recebemos é bem característico. É uma pessoa que tem acesso a todos os participantes do enredo e que algumas vezes nos diz exatamente o que ouviu dessas outras pessoas. E acho importante dizer que o livro tem pouquíssimos diálogos. Isso tornou a leitura cansativa para mim no início, até que eu me adaptasse ao estilo da autora. Depois consegui me envolver e a leitura fluiu mais, mas devido ao tipo de narração, mais distanciada dos acontecimentos, não foi aquele envolvimento completo, em que a gente sente tudo o que os personagens sentem também.

Não me afeiçoei a ninguém. É claro que senti um ódio profundo pelo estuprador, mas como sua identidade só foi revelada quase no fim da narrativa não consegui direcionar esse ódio a ele no decorrer do enredo. Quanto ao final, bem, a autora soube finalizar a história sem deixar pontas soltas, mas achei a explicação um pouco decepcionante, apesar de plausível. 
 
Gosto bastante da capa, mas não sei se é a mais adequada. Essa garota com olhar vazio, de que vemos apenas fragmentos, remete muito à Jenny. Mas, como já disse, ela não tem a importância que imaginei que teria no enredo. De qualquer maneira, talvez usar outro aspecto da história na capa pudesse revelar demais. A fonte tem um tamanho confortável para leitura e as páginas são amarelas.

Achei o livro bem forte. Ele aborda o quanto a mente humana é delicada, o quanto precisa ser tratada com cuidado. E também mostra que manipular as pessoas não é algo difícil quando se tem o conhecimento necessário. Demonstra que alguém precisa ter uma estrutura emocional muito bem formada para conseguir resistir a sugestões de outras pessoas em quem confia. Fala da importância de termos cuidado com o tipo de informação que compartilhamos, e com quem compartilhamos. Foi uma leitura realmente bem diferente do que imaginei que seria, mas mesmo não sendo tudo que eu esperava ainda valeu a pena.

24 comentários:

  1. Ola Ju
    Nossa, deve ser um livro bem forte e fiquei curiosa para saber mais detalhes. E que loucura essa questão de apagar a memória.. acho que envolve decisões bem sérias e definitivas. Eu não conhecia o titulo, mas vou procurar mais a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, juh, recentemente li e resenhei esse livro e tivemos impressões parecidas. Quando li a sinopse também esperava ter o ponto de vista da jenni, ou ao menos algo em terceira pessoa que me possibilidade sentir por ela, mas aqui com esse narrador, que ao contrário de você não adivinhei quem era, eu vi apenas alguém me contando a história de outra pessoa, sem emoção o que não me intrigou. E assim como você também achei o desfecho bastante decepcionante.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e fiquei bem interessada. Achei a atitude dos pais bem interessante e justificável e essa coisa da manipulação, também me chamou a atenção. Deve ser bem instigante. Quero ler!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de suspense, thrillers psicológicos, e estou surpresa por não conhecer esse livro, achei a história muito interessante. Parece ser um daqueles livros que não largamos desde a primeira página. Apesar de concordar que a narrativa em primeira pessoa de Jenny seria essencial, achei interessante essa abordagem diferente. Que pena que o livro não é tão envolvente, jurava que seria uma história sensacional.

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Ultimamente ando surpresa com as publicações da Editora Planeta, pois, muitas delas vem me agradando cada vez mais. Achei a temática desse livro em questão bastante denso e inclusive estou precisando de uns livros assim em minha estante.
    Tenho certeza absoluta que também irei sentir ódio do estuprador...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei muito interessada pela história no começo. até chegar no ponto de sua resenha em que fala que o livro tem poucos diálogos. Isso me cansa muito e eu não consigo fluir com a leitura, já abandonei muitos livros por causa disso. Outra coisa que achei estranho é o fato da personagem principal não ser realmente a principal, meio sem lógica. Não sei se leria por esses motivos.
    Beijos,
    Nay

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de livros com a temática do estupro, mas ele deve ser bom para ser aclamado nos Estados Unidos. Não me interessei em Ler apesar de amar trillers, acho que os pontos negativos apresentados e essa capa que achei feia não colaboraram. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu gosto muito de thriller psicológico mas esse tema não me agrada e procuro não ler nada que explore esse assunto, então eu não tenho pretensões de ler o livro. Achei o enredo muito forte sim e certamente eu não teria estômago para ler até o final

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu não conhecia nada a respeito deste livro, achei bem intenso né ?! Parece ser tão profundo que prende do começo ao final. Achei interessante a proposta de ser um narrador e você ter adivinhado quem era, porque normalmente isso não acontece antes do final.
    Dica anotada.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    Eu estava muito curiosa para realizar a leitura desse livro, porque adoro thrillers psicológicos, eles me fascinam bastante. É uma pena que o livro não tenha alcançado totalmente as suas expectativas.
    Fiquei curiosa sobre quem seria o outro narrador da história, que é vital para que ela funcione. Imagino que seja um livro que cause bastante aflição no leitor por conta da questão do estupro, e com certeza leria até o final só para saber quem é. Espero ler um dia e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Nossa eu só espero que o narrador não seja o estuprador porque acho que chegaria no fim di livro com omum ódio bem grande se fosse esse o caso.
    Achei a premissa interessante por ludat com a mente humana e por abordar um assunto tão sério quanto forte como o estupro. Acho que qualquer mulher que passasse por isso ia querer ter a mente apagada ao passar por uma situação dessas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Nossa que premissa instigante.Acho que nunca li nada parecido até por que estou entrando nesse gênero agora.A ideia do narrador não ser a garota que foi estuprada foi uma jogada bacana da autora.Fiquei só um pouco incomodada ao saber que o livro tem poucos diálogos.É um livro que parece te prender do início ao fim.A leitura so parece ficar fluida depois que você se acostuma com a narrativa da autora.Gostei bastante da dica vou anotar.Beijos.

    ResponderExcluir
  13. O Ju,

    Assim que li a sinopse, já imaginei que o livro sereia mais forte e denso. A mente humana tem um poder incrível e é muito sensível. Fiquei bem curiosa com o enredo e sua resenha me instigou a conhecer mais a fundo a obra. Com certeza anotei a dica. Parabéns pela resenha!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    O livro me pareceu bastante triste e intrigante ao mesmo tempo. Achei bem diferente a narrativa não ser feita pela protagonista e fiquei curiosa para ler. Adorei a resenha!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Poxa, é uma pena que algumas partes do livro tenham sido decepcionantes. Eu não gosto muito do gênero, apesar de ter lido alguns livros do mesmo e gostado, então esse não é bem um livro que eu estou mega ansiosa para ler. Tenho curiosidade de conhecer, pois a premissa é diferente de tudo o que eu já li, mas não chega a ser prioridade. E eu gosto de "entrar" na cabeça dos protagonistas *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  16. Olá Ju,
    Essa história parece ser muito forte, mas é uma pena que seja debilitada. Também tenho dificuldade em ler livros com poucos diálogos e costumo levar um bom tempo para me adaptar a leituras assim. Apesar da explicação ter sido plausível, como você disse, é uma pena que você a tenha achado decepcionante.
    Além disso, também não gostei do fato de você não ter se afeiçoado a ninguém. Apesar de ter apreciado o tema abordado no livro, vou deixar a dica passar, pois, com certeza, não é o que preciso agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Nossa, uma leitura que você não consegue se afeiçoar a ninguém??? Caramba, nem consigo me ver lendo um livro desses. Eu até achei o plot interessante e suas impressões também, mas esse fato me desanimou bastante.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Poxa, quando li a sinopse pensei que seria diferente, acho importante colocar o ponto de vista da personagem principal e sentiria falta disso ao ler esse livro, a história tem tudo para ser uma narrativa forte, mas pelo seu ponto de vista nao foi digna de 5 estrelas ne? Uma pena.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ju

    Nossa, que tema forte, hein? Eu não curti muito essa capa não, mas já gostei do enredo como um todo. Só achei meio sem propósito essa coisa de fazê-la esquecer para depois fazê-la lembrar, mas acho que só vou conseguir compreender o sentido disso ao ler o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Acho que seria legal se a protagonista narrasse, daria para ver melhor o seu ponto de vista e o que ela sentia com toda a situação que passou. Não gosto muito desse gênero e depois de sua opinião tenho certeza que não leria. Vou deixar a dica passar. Amei a sua resenha, você soube explicar o seu ponto de vista.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Oi
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e gostei muito das suas sinceras impressões.
    Gosto de livros que abordam o aspecto humano e o funcionamento da mente. Esse me pareceu ir direto ao ponto e um cunho forte.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e nunca tinha visto nenhuma resenha sobre ele parece ter sido uma leitura bem difícil o tema é indigesto mais no todo é um tipo de livro que eu gosto. Não gosto muito de livro com poucos diálogos pois dificilmente consigo engatar leitura tem alguns autores que conseguem me prender mais como eu disse é dificil. Amei a dica adorei a resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  23. Desde que ouvi falar sobre esse livro, me interessei. A história promete chocar. E claro, é algo que ninguém nunca abordou. Apagar as memórias de uma vítima de estupro? Bem, nunca li nada em livro algum.
    Mas a gente sempre acha que apagar as memórias é a melhor saída. Esse livro é a prova que não.
    Mesmo que você não tenha gostado tanto, e que tenha levantado pontos que talvez me irritem no decorrer da história, ainda me sinto tentada a ler.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e devo dizer que já chamou minha atenção, eu gosto de obras fortes que tratam de assuntos sérios e mexem com o psicológico do leitor, estou bem curiosa para ler ele e com toda certeza tentarei fazer o mais breve possível. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo