Título: Ao meu redor
Autora: Elysanna Louzada
Editora: Astral Cultural
Número de páginas: 224
São Paulo, 1923. Depois de passar anos escondida na Europa, Maria Antônia regressa ao Brasil para atender ao pedido desesperado de sua melhor amiga, Sophia. A partir desse momento, a vida que ela criou em Paris começa a desmoronar. Ao chegar a São Paulo, ela começa a reviver seu passado e os piores momentos de sua vida, onde ela e Sophia foram mantidas em cativeiro por anos. As marcas e as cicatrizes do passado que ela esconde por trás dos vestidos e saias longas, estão mais vivas do que nunca. Dessa vez, porém, ela terá que encarar um contexto totalmente diferente: uma paixão inesperada e, ao mesmo tempo, o reencontro com o seu carrasco.
Quando comecei a ler este livro, fiz isso com um misto de medo e expectativa. Primeiro vi a divulgação dele como romance histórico (que amo), depois como romance de época (que normalmente não me agrada). Sinceramente, sei que tem gente que considera a mesma coisa e nem sei como é exatamente a diferenciação oficial. Considero como romance de época aqueles livros mais cheios de cenas sensuais e em que sem o romance a história não funciona tão bem, e como romance histórico aqueles em que o romance acontece em paralelo com o restante do enredo e, caso seja retirado, conseguimos ter uma história significativa mesmo assim. Este entra na categoria dos históricos para mim (embora esteja escrito na capa que é um romance de época... rs...).
O romance ganha espaço? Sim. Mas são pouquíssimas cenas sensuais e, quando aparecem, são curtinhas e não incomodam nem um pouco - nem mesmo uma pessoa chata como eu que tem muita preguiça desse tipo de cena. A história se inicia em maio de 1911, quando a protagonista, Maria Antônia, tem apenas 15 anos. É uma menina extremamente ingênua, que perdeu os pais e passou a ser criada pela tia, que não parece fazer a menor questão da presença dela em sua vida - pelo contrário, considera a sobrinha um estorvo e só cuida dela por considerar que não há escolha.
Assim, quando um homem muito rico faz um convite para que a garota deixe a fazenda em que mora e vá para São Paulo com ele, ela considera que viverá um conto de fadas. Mas não é nem de longe o que acontece quando o verdadeiro Álvaro, bem diferente do que se apresentou a ela antes, se revela.
Outra parte da história da protagonista é contada apenas 12 anos depois. Maria Antônia é uma mulher de 27 anos que não tem a menor vontade de se relacionar romanticamente com um homem. Acredita que é melhor se manter sozinha que arriscar passar por um sofrimento parecido novamente. Sua pele e sua alma foram marcadas muito profundamente pelo que viveu.
Eu havia ficado longe dos homens tempo suficiente para ganhar imunidade. Não precisava deles para me divertir ou mesmo para ter sexo, já que sabia satisfazer a mim mesma. A única coisa de que sentia falta era da paz de espírito. E isso nenhum deles poderia me dar.
Mudou-se para a Europa, está bem de vida e não pretende regressar ao Brasil. Até que sua única amiga daqueles tempos sombrios entra em contato e lhe pede socorro. Seu melhor amigo, Joseph, com quem inclusive mora, se dispõe a acompanhá-la. Isso lhe dá mais coragem para enfrentar seus fantasmas no Brasil.
Pouco antes de embarcar no navio que lhe levará a seu destino ela conhece Miguel. Qual não é sua surpresa ao reencontrá-lo na embarcação... Embora eles não comecem muito bem sua convivência, com o tempo percebem que todos temos nossas defesas, e sim, as pessoas podem ser piores do que parecem, mas também podem ser muito melhores do que aparentam à primeira vista.
Nunca tinha lido nada da autora e me encantei pela obra. A Elysanna escreve de um jeito que me manteve entretida e curiosa todo o tempo. A história é previsível, mas nem por isso deixa de ser encantadora. É aquele tipo de livro em que, embora consigamos prever grande parte dos acontecimentos, ainda assim ficamos ansiosos para saber como as coisas vão se desenrolar.
As personagens são apaixonantes, o livro é curtinho e fiquei com muita vontade de ler outros volumes. Mas não volumes que abordassem a continuação da história de Maria Antônia e Miguel, e sim livros com foco em Joseph e em Sophia - que vem a ser a filha da amiga que fez com que a protagonista retornasse ao Brasil. Fica meu pedido para a autora, torço muito para ser atendida. Espero ter a oportunidade de ler muitas outras obras dela.
Oii! :)
ResponderExcluirNão conhecia a autora nem o livro, mas gostei bastante da história. Apesar dos poucos detalhes, parece ser o tipo de livro que traz uma protagonista forte e com personalidade marcante. Posso estar errada, mas foi a impressão que eu tive, rs.
Beijos