Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da trilogia. Caso não tenha lido os outros volumes, aconselho que pule a sinopse.
Título: A Escola do Bem e do Mal 3: Infelizes para sempre
Autor: Soman Chainani
Tradução: Alice Klesck
Ilustrações: Iacopo Bruno
Livro #3 da trilogia
Editora: Gutenberg
(Grupo Autêntica)
Número de páginas: 416
Sophie e Agatha estão lutando contra o passado para conseguir mudar o futuro, em busca de um final perfeito para seu conto de fadas. Elas acreditavam que sua história havia chegado ao FIM no minuto em que se separaram, quando Agatha foi levada de volta para Gavaldon com Tedros, e Sophie ficou para trás com o lindo e renascido Diretor da Escola. Mas nada no mundo dos contos de fadas é tão simples. Agora inimigas, elas tentam se acostumar com suas novas vidas, mas a história das duas pede para ser reescrita… E isso pode afetar quem elas menos imaginam. Com as garotas separadas, o Mal assume o poder e os vilões do passado ressurgem das trevas em busca de vingança, sedentos por uma segunda chance de transformar o mundo do Bem e do Mal em um reino de escuridão, com Sophie como rainha. Agora, apenas Agatha e Tedros podem apelar ao poder da amizade e do amor do Bem para impedir a dominação do Mal e evitar que todos sejam infelizes para sempre. Mas… qual é a linha tênue que separa o Bem e o Mal?
A Escola do Bem e do Mal é o lugar em que os descendentes de heróis e de vilões das histórias já escritas se preparam para protagonizar - ou não - seus próprios contos de fadas. Existe uma caneta mágica - o Storian - que se concentra apenas em um enredo de cada vez, então nem todos terão a oportunidade de serem eternizados por ela. Além disso, dependendo do rendimento escolar, alguns alunos nunca serão os protagonistas - se tornarão capangas do mal, auxiliares do bem, ou até mesmo animais ou plantas necessários para os enredos (Tipo, o pé de feijão do João? Com certeza um ex-aluno).
Sophie e Agatha não têm ligação com esse mundo. São Leitoras. Na vila em que cresceram, a cada quatro anos são raptados dois adolescentes pelo Diretor da Escola, e eles nunca retornam. Um deles é deixado na Escola do Bem, outro na Escola do Mal. No caso delas, Sophie, que sempre sonhou em ser uma princesa, vai parar no Mal; e Agatha, que sempre foi uma garota considerada esquisita, é colocada no Bem. No momento do rapto, as duas eram melhores amigas. Mas será possível manter a amizade entre uma bruxa e uma princesa?
Claro que essa não é a regra, e a história das meninas vai causar muitas confusões. Já no primeiro volume, por algum motivo que ninguém entende, o Storian as escolhe para protagonizar um enredo e começa a escrever sobre elas quando ainda são alunas - algo também nada normal de acontecer. A cada novo livro, o autor nos apresenta o mesmo universo, mas ao mesmo tempo encontramos situações completamente diferentes. As escolas mudam sozinhas para tentar manter o equilíbrio entre o bem e o mal, algo essencial para que aquele mundo continue existindo.
Neste último livro da trilogia, descobrimos que um final nem sempre é um final. As histórias que haviam sido fechadas há muitos e muitos anos estão sendo reabertas e tudo pode acontecer. A história de Agatha e Sophie já acontece há muito tempo e nunca chega a um fim definitivo, e isso enfraquece a cada dia mais o mundo em que as garotas estão vivendo, já que normalmente vários enredos são escritos a cada ano e o delas já está ocupando a caneta pelo terceiro ano consecutivo. Sem histórias e sem equilíbrio entre o bem e o mal, aquele mundo vai chegar ao fim. Será que as duas garotas conseguirão ter os finais felizes de seus sonhos? E fazer com que todos ao seu redor também tenham chance de alcançar os seus?
Esse foi o volume que mais demorei para ler. Digamos que, durante parte do enredo, tem uma espécie de triângulo amoroso. Diferente do normal, já que não há dúvidas sobre qual o casal que vai terminar junto; só que, mesmo assim, fiquei enlouquecida com a pessoa que sobrava. Mas eu me irrito demais com triângulos. Se você não liga, a situação não vai te incomodar em nada.
O livro mostra que não há só um tipo de final feliz. Nem todo mundo vai ter uma vida ao lado de um príncipe encantado. Cada pessoa precisa de uma coisa específica em cada momento de sua existência. E preciso confessar: o autor não me deu tudo o que eu queria no final. Mas me deu muita coisa. Me surpreendeu, não fez o que seria mais óbvio. Destacou vários tipos de amor. Juntou as pontas soltas que foi deixando no decorrer do enredo, exceto por uma. Quer dizer, a única coisa sobre a qual fiquei em dúvida foi abordada, sim, só que pela boca de uma personagem nada confiável, então não tenho certeza de que a revelação feita era para ser levada a sério.
A boa notícia é que, como o autor estará na Bienal de SP esse ano, talvez eu tenha a chance de perguntar pessoalmente. Mas, mesmo que eu não consiga, ainda assim amei a leitura da série. Sou muito apaixonada por fantasia e por contos de fadas, e ver a forma como ele criou uma ligação entre tantas personagens que estavam no meu coração há muito tempo e outras completamente novas foi incrível. É uma trilogia que com certeza recomendo.
Achei a capa tão linda, mas pelo género e a sinopse eu talvez deixaria passar a leitura, mas ainda sim me parece uma ótima leitura Para quem gosta do gênero
ResponderExcluirOii!
ResponderExcluirAinda não li essa trilogia e é a primeira vez que leio uma resenha de algum dos livros e o "mundo" que o autor criou me surpreendeu bastante! Como amante de fantasia com certeza fiquei curiosa ♥ E também odeio triângulos amorosos kkkk
bjs
https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/
Oi Ju, e estou louca para ler esta trilogia, a cada resenha que leio, fico mais empolgada.
ResponderExcluirQue dia tu vai na Bienal, eu vou dias 11 e 12.
Bjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com.br/
Vivi, ainda não resolvi que dias irei... Rs... Mas provavelmente nos dois finais de semana. :)
ExcluirOi,
ResponderExcluirEu já ouvi falar por alto da trilogia, mas nunca tinha lido nenhuma resenha. Fiquei bem interessada em conhecer mais desses personagens. Gostei das lições que o livro traz, mais de uma forma de final feliz, afinal felicidade é algo bem subjetivo cada um tem o seu conceito. Outro ponto que me agrada bastante é o autor fugir do óbvio e ainda conseguir juntar grande parte das pontas, mesmo que ele não tenha te oferecido todas as respostas, percebo que seu saldo final foi bem positivo.
Dica anotada! Espero ter a oportunidade de ler em breve.
Beijos
Eu estou muito curiosa com os livros dessa série, a premissa me agrada muito e adorei a sua resenha desse terceiro volume, parece ser um excelente livro. Fiquei bem intrigada com essa revelação e ainda mais por ela ter sido dada por alguém não confiável, espero que você consiga tirar essa dúvida com o autor.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? É uma trilogia que quero conhecer tem tempos, mas como mal tinha ouvido falar, esqueci. Agora com a vinda do autor, bastante gente está resenhando e cada vez mais me vejo interessada. Gosto quando o autor sai do óbvio no final. Acho que será uma ótima leitura. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBeijos,
https://diariasleituras.blogspot.com/
Ahh torcendo para vc conseguir perguntar para o autor pessoalmente <3
ResponderExcluirSempre que leio sobre essa caneta mágica me lembro da série Once Upom a Time rs.. Quero muito ler essa trilogia *_* e espero conseguir fazer isso em breve.
Sai da Minha Lente
Olá, gostei muito da sua resenha. Toda vez que leio algo sobre esse livro fico tanto com muita vontade de ler quanto com pé atrás de não gostar tanto da história.. Mas confesso que o enredobparece interessante e nem falo da capa que é linda néé! Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBeijos,
Conta-se um Livro
Já estou imaginando voce tirando suas duvidas com o autor na bienal hahahaa. Eu nao li nadinha dessa história ainda e apesar da capa nao me chamar a atenção, todo o enredo me parece tão satisfatório que é impossível resistir, vou esperar alguma promoção e fazer de tudo para comprar ao menos o primeiro livro.
ResponderExcluirEstou bem curiosa para ler essa trilogia, gosto da proposta dos livros e fiquei roendo as unhas ao saber quem sobra neste triangulo amoroso, mas respiro aliviada ao saber que não há só um final feliz e que todas as pontas foram juntadas. A dica já está anotada e espero que você consiga tirar suas dúvidas com o autor na Bienal, se conseguir nos conte.
ResponderExcluirAbraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu conheço o autor de longe, porque minha prima de 13 anos leu a trilogia e adorou. Eu adorei as capas, são bem chamativas, mas não é o meu tipo de leitura. Mas obrigada pela dica e parabéns pela resenha!
Bjs
Blog Tell Me a Book
Já vi esse livro em alguns sites, mas não sabia que a história era tão interessante nem que se tratava de uma trilogia.
ResponderExcluirGosto desse gênero e já vou colocar na lista de desejados.
A premissa é diferente e tenho certeza que a leitura vai me agradar.
Abraço!
Olá Ju,
ResponderExcluirAinda não li o primeiro livro dessa série, mas vou ler esse mês. Pelas pesquisas que fiz, esse ano teremos o lançamento do quarto volume, então, não acho que a história tenha terminado. Sobre essas tramas encerradas sendo abertas, confesso que isso me preocupou bastante e espero que eu não me decepcione com esse terceiro volume.
Adorei sua resenha e sinceridade.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Gentee, que história maravilhosaa! Essa escola parece ser incrível, pena que as amigas são separadas. Fiquei curiosa para conferir o desenrolar dessa história. Amei a sua resenha, irei anotar a sua dica. Bjss!
ResponderExcluirOi Ju, soube da ida do autor a bienal e achei muito legal, ainda mais pela quantidade de fãs que esta série tem.
ResponderExcluirEu não li ainda, mas tenho interesse.
Bjs, Rose
Oie
ResponderExcluira série parece ser muito legal, já tinha ouvido muito falar mas não sei se é o que procuro para o momento, ainda assim muito legal sua resenha, bao indicação
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Olá, mesmo você dizendo que não haveria spoiler dos outros livros da série nessa resenha, resolvi dar uma relembrada..rs! Fico feliz que você tenha chegado no final da trilogia e gostado dela no geral, eu tenho me decepcionado muito ultimamente com as continuações, fico até com receio de iniciar novas histórias por causa disso.
ResponderExcluirInfelizmente, não estarei na Bienal desse ano mas, gostaria muito de conhecer o autor.
Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane