segunda-feira, 19 de setembro de 2016

[Resenha - Intrínseca] Belgravia

Postado por Ju às 11:00
Título: Belgravia
Autor: Julian Fellowes
Consultora editorial: Imogen Edwards-Jones
Consultora histórica: Lindy Woodhead
Tradução: Rachel Agavino
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 432

Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington. Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala. No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square.

Belgravia é um romance histórico que se passa durante o século XIX. Tudo começa em 1815, com várias famílias de Londres residindo em Bruxelas, onde é iminente um conflito com Napoleão. A sociedade não podia parar com todos os seus rituais habituais, porém nem todos estavam dispostos a seguir suas regras. 

Um casal improvável se forma: Sophia, filha de um comerciante, apaixona-se por Edmund, o visconde de Bellasis, e aparentemente é correspondida. A garota convence seu amado a lhe conseguir convites para o baile de sua tia, baile que acaba ficando famoso já que alguns oficiais saíram de lá diretamente para a luta contra o inimigo na Batalha de Waterloo - Edmund estava entre eles.

1841. Muita coisa mudou nas famílias de Edmund e Sophia e os membros delas terão que encarar muitas reviravoltas, além de traições e desafios para conseguirem vislumbrar um final feliz depois de passarem por bastante sofrimento. Agora, os acontecimentos se passam em Belgravia, elegante bairro de Londres que o pai de Sophia ajudou a tornar realidade.

Sei que já disse isso no início da resenha, mas vou repetir apenas para esclarecer: trata-se de um romance histórico. E não, isso não quer dizer que é um romance de época, com destaque para a história dos mocinhos. São gêneros diferentes, e o foco está na retratação dos costumes de uma época, recriando um período histórico utilizando inclusive pessoas que realmente viveram durante aqueles anos, mas contando uma história fictícia. Aliás, a ambientação histórica foi muito bem feita. Como podem ver no cabeçalho da resenha, o autor contou até mesmo com uma consultora histórica para escrever a obra.

Foram incluídos fatos curiosos na narrativa, como a popularização do famoso chá das cinco inglês. Sim, fui verificar para ver se era a história real, e pelo que encontrei, é. Claro que nunca tinha pensado sobre isso, mas esse tipo de detalhe do cotidiano da sociedade da época torna a leitura bem mais gostosa.

A editora caprichou na parte gráfica. A capa é daquela aveludada, soft touch, meu tipo preferido. O título e o nome do autor têm brilho e um pouco de alto relevo. As orelhas são maiores que o habitual, as folhas amarelas e a fonte de um tamanho ótimo. A leitura foi bem tranquila e confortável, e não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

A narrativa pode parecer um pouco lenta para quem está acostumado com livros repletos de ação, mas o autor desenvolve muito bem o enredo, revelando os fatos importantes nas horas certas. Há muita mágoa a ser superada, muitas coisas a serem esclarecidas, e ele trabalha tudo isso em detalhes, sem deixar pontas soltas.

São muitos personagens e grande parte deles ganha espaço na trama, mas em nenhum momento o leitor fica confuso, já que todas as personalidades e conflitos são bem desenvolvidos. Os acontecimentos finais acabaram surpreendendo bastante alguns desses personagens - e a mim também.

Na últimas 30 páginas achei que o autor estava realmente testando meu coração, porque as coisas aconteceram num ritmo muito diferente do restante. E eram fatos realmente delicados que me deixaram enlouquecida para conhecer o desfecho. Quando terminei de ler, fiquei bem feliz por ter conhecido este enredo. É uma leitura que com certeza recomendo; que nos causa sofrimento em alguns momentos, sim, mas que é capaz de deixar qualquer leitor com um sorriso no rosto no final.

21 comentários:

  1. eu adorei a trama, Londres vivida com uma realidade profunda, mostrando todos os ângulos da sociedade. delicioso acompanhar e desvendar os segredos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Fico muito feliz em saber que os personagens, mesmo sendo muitos, são bem desenvolvidos e isso não deixa que o leitor fique confuso.
    Gosto muito de romances históricos e achei bem legal a obra tratar sobre a popularização do chá das cinco.
    Adorei suas impressões sobre a obra e só fiquei com mais vontade de me aventurar nela.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá amore,
    Apesar de não curtir muito romance de épocas... esse parece dos que talvez eu leria.
    Fiquei bem curiosa por conta de sua resenha... Gostei do fato de no final o livro surpreender o leitor.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não curto romance de época mas, como eu disse, esse é um romance histórico, são gêneros diferentes. Leia sim. ;)

      Excluir
  4. Eu achei que não ia conseguir resenhar essa obra, mas consegui! Estou encantada pela escrita do autor, mesmo estando acostumada realmente com livros de mais ação, não achei a leitura muito lenta. Foi uma leitura muito agradável e surpreendente!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tem tanta gente falando bem desse livro, que acho que ele vai não apenas entrar em minha lista de leitura, como furar a fila! Adoro romances históricos e adorei saber que esse tem detalhes da cultura de Londres, como essa curiosidade do chá das 5! Gosto muito de enredos fortes e bem escritos, bem como de livros repletos de dramas e mágoas a serem superadas. Essas histórias que são "testes para cardíacos" são as que eu mais gosto.
    Vou ler em breve!

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu nunca soube a diferença entre romance histórico e romance de época, achei bacana você mencionar isso na resenha.

    Gosto do gênero, mesmo que a história seja contada de forma mais lenta...o que me incomoda um pouco é quando os autores começam lentamente e no final correm com o enredo e desfecho acaba sendo pobre, você lê todo o livro e fica com aquela sensação de "Mas era só isso?"

    Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, uma amiga minha leu e disse que não sabia bem como classificar, se era romance de época ou histórico, pelas informações que ela me passou eu fiquei em dúvida mas julguei que pendesse mais para o primeiro termo e resolvi não ler, pois já tenho uma lista imensa de romances de época para ler, agora vou mudar isso imediatamente. Pois lendo sua resenha percebi meu equivoco e fiquei curiosa com a obra. Obrigada pela dica!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Não tenho muito - para não dizer nenhum - hábito com leituras de época e, principalmente, históricas, então eu inicialmente não acho que leria o livro por si só se não fossem, porém, resenhas positivas como a sua que tenho lido com cada vez mais frequência e que vejo que começam a mudar meu interesse na obra. Ainda que definitivamente não seja uma leitura para tão cedo, acredito que, um dia, posso fazê-la, sim, pois realmente bateu um certo interesse em descobrir como se desenrolou a história e trajetória dessas famílias, ainda mais por você citar o desfecho ser tão bom também! Parabéns pela ótima resenha e vou anotar a dica para assim que me sentir à vontade para me aventurar no gênero, obrigada mesmo!
    Beijos!


    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi JU, que bonito esse livro. E bem interessante o fato desse o autor ter colocado fatos e costumes reais na história. Achei bem legal você esclarecer a diferença entre romance de época e romance histórico. Ainda não li um livro desse gênero mas já gostei bastante desse e já anotei a dica.
    Super bju!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Eu amei Belgravia! Estava esperando uma trama bem diferente e fui surpreendida pela história. Gostei dos personagens, de como ele desenvolveu a trama e de como inseriu várias informações no decorrer da leitura.
    Não achei a leitura lenta, mas tinham tantas informações que coloquei como meta ler um capítulo por dia e deu super certo. Aproveitei a história muito melhor do que lendo de vez.
    Fico feliz que tenha gostado também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. So leio elogios sobre esse livro,o que me deixa mais curiosa ainda. Te entendo quando cita a diferenca entre historico e de epoca, a maioria da galera confunde na hora de classificar um livro,apesar de que romance historico se nao me engano, e um sub genero do proprio romance de epoca. Enfim, o que gosto nos historicos e justamente isso,veracidade dos fatos. Espero conseguir ler essa lindeza em breve. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!
    Começo dizendo que eu nem sabia da diferença entre romance de época e romance histórico, muito obrigada por mais este ensinamento! Amei a capa desse livro e achei que sua história deve estar muito bem montada, especialmente por apresentar os costumes da época, só por isso me pareceu muito mais interessante que qualquer romance de época (gosto desse contexto histórico e pouca ênfase no romance). Obrigada também pela dica! Foi p lista! bj!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju, sou fã de romance de época e de romances históricos. Realmente as pessoas adoram confundir, mas a trama parte pra lados completamente diferente. Que pena que a leitura demora a engrenar já que é lenta, mas acho que isso nos faz conectar mais com a história as vezes. Adorei saber que o autor nos surpreende nas últimas 30 páginas, isso faz com que fiquemos com altas expectativas. Adorei sua resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Ainda não tinha lido resenha sobre esse livro, mas depois da resenha já adicionei ele no skoob. Amo livros com um acontecimento histórico como pano de fundo, e certamente que fiquei desejando a obra.
    Por mais que alguns trechos possam ser lentos, esses livros sempre valem a pena. Gostei de saber que aprovou e que se surpreendeu assim no final. Quero muito. Ótima resenha!

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Eu tenho um sentimento dualístico com esse livro por causa de tantas resenhas que já li dele.
    Tenho uma curiosidade insana para saber do enredo e tudo mais, porém as resenhas negativas acabaram dando um receio em mim, mas vou dar uma chance porque adoro esse gênero.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Menina nós recebemos esse livro por causa de uma ação da intrínseca e a Ana que leu ficou completamente alucinada pela leitura.
    Adorei a sua resenha e minha nossa... agora quem precisa ler esse livro sou eu kk

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olha MEU DEUS QUE LIVRO LINDO, SOOOOCOOOORROOOO.
    Bom, agora que passou:
    Eu não leria, leio poucos romances históricos e esse não seria um deles, apesar de acha-lo lindo. Hahahaha. Gostei muito da sua postagem e sinceridade. Beeeeijos. Aaaah, talvez eu leia o primeiro capítulo e as últimas 30 páginas hahahaha. Só pra sentir o que você sentiu.

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Estava louca para ler uma resenha desse livro e fiquei bem animada. Adorei o esclarecimento de romance de época e história.
    Achei a premissa bem interessante, mesmo a narrativa sendo um pouco lenta acho que vou curtir. Anotei a dica. ótima resenha

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju!
    Adoro Romances Históricos e achei super importante você esclarecer as diferenças com o Romance de Época. Muita gente confunde os dois e são estilos bem diferentes.
    Estou super curiosa para ler esse livro, tenho lido muitos elogios, e agora que li sua resenha fiquei com muito mais vontade de ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Eu gostei muito da resenha e da premissa do livro.
    Eu gosto de romances históricos justamente por trazer muitas informações da época e costumes.
    E se esse romance vem com uma linda história de amor, aí pronto torna-se o livro perfeito.
    E realmente a capa do livro é mesmo muito linda. Já anotei a dica de livro e curti muito a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo