segunda-feira, 5 de setembro de 2016

[Resenha - Arqueiro] Quando o amor bater à sua porta

Postado por Ju às 11:00
Resenha Quando o amor bater à sua porta
Autora: Samanta Holtz
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 304

Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.

Malu Rocha é uma escritora de sucesso. Aos 29 anos tem sete livros publicados e o oitavo está a caminho - se ela conseguir terminá-lo. Pela primeira vez, a autora está com dificuldade para finalizar uma obra. Ela escreve romances, mas não quer se render a um “felizes para sempre” bobo e clichê. Quer algo mais real, já que não acredita que histórias de amor perfeitas existam fora dos livros.

Um dia, um completo estranho bate à sua porta. Alega que perdeu a memória, e o único documento que tem consigo é um papel que mostra o agendamento de uma reunião com Malu, há duas semanas atrás. Só que não é ela quem organiza sua agenda, e sim sua atrapalhada assessora Rebeca, e não é incomum que acabe perdendo um compromisso. Para completar, o computador de Rebeca precisou ser formatado, então ninguém consegue descobrir qual seria o assunto da reunião.

Mas o que mais espanta Malu é o nome daquele homem, Luiz Otávio, o mesmo nome de um dos mocinhos de seu livro não terminado. Existiria alguma misteriosa ligação entre o Luiz da ficção e o da vida real? Ela acredita que não, mas isso não a impede de fazer tudo o que estiver a seu alcance para ajudá-lo a descobrir quem é - e, de quebra, mergulhar numa jornada de autoconhecimento e encarar de frente o passado que fez de tudo para esconder.

Se não me engano, quando criei o blog, em 2012, a Samanta foi uma das primeiras autoras nacionais de que tomei conhecimento. Foi o ano em que ela publicou seu primeiro livro, O Pássaro. Comprei o meu, autografei na Bienal de 2012, ganhei brinde fofo e virei fã incondicional da autora mesmo sem ter lido. São poucos os autores que tratam seus leitores com tanto carinho e simpatia.

Incrivelmente, O Pássaro continuou esses quatro anos na estante, intocado. O blog foi crescendo, as parcerias aumentando, e os livros comprados por mim sempre indo para o final da fila. Vocês não têm ideia de quantos livros tenho na mesma situação por aqui.

Então, quando ganhei da Arqueiro um exemplar desta nova obra da autora na Bienal desse ano, passei na frente de todos os outros livros. Com todos esses anos de espera para conhecer sua escrita, não aguentaria adiar a leitura nem por um minuto. E mesmo com toda a expectativa gerada durante esse tempo não me decepcionei nem um pouco. Já admirava a pessoa que escreve, agora também admiro profundamente sua escrita. Me apaixonei completamente pela história da Malu.

Sabem quando um livro te envolve desde a primeira linha? Quando te dá a sensação de que alguém muito querido está te contando uma história de que você não pode perder nenhum detalhe? E aí você não consegue comer, não consegue dormir, não consegue fazer mais nada a não ser ler ininterruptamente para conhecer o desfecho? Pois é, foi isso o que aconteceu.

Fiquei realmente encantada com cada acontecimento e deliciada com as descobertas que ia fazendo. Exceto mais para o final, em que eu quis primeiro matar a autora e depois bater com a cabeça da Malu da parede pra ver se ela conseguia pensar direito. Mas, no fim, percebi que tudo que aconteceu foi necessário para criar um dos finais mais lindos que já li. 

A narrativa é muito fluida e a Samanta entrelaça muito bem os acontecimentos. Só teve uma coisa que confesso que não entendi bem, uma dúvida que uma personagem plantou na minha cabeça e na dos protagonistas que não sei bem de onde veio… dá para presumir, mas saber se pensei certo ou não, aí é outra história. Mas esse pequeno detalhe não diminuiu o valor do enredo para mim.

Quando o amor bater à sua porta é uma leitura que com certeza recomendo, um livro que conta uma bonita história e que tem muito a ensinar; que nos mostra que “o infinito não pertence ao futuro”, e sim ao presente; que faz o leitor perceber que cada escolha pode ter enormes consequências e que cada um é completamente responsável pelo rumo de sua própria vida.

27 comentários:

  1. Oie, nossa, primeira resenha que vejo desse livro e já estou morrendo de vontade de ler. Gostei de saber que a samanta mais uma vez caprichou nos personagens e trouxe uma lição para o livro, e que bom que teve uma reviravolta daquelas que nos deixa agoniados para depois tudo se acertar. O pássaro também é um livro lindo e super vale a pena ser lido.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju
    Eu já conheço a escrita da autora e sei o quanto sua escrita é envolvente e repleta de emoção. Eu já conhecia a capa desse livro, mas a sua resenha é a primeira que leio a respeito e gostei bastante dos comentários. Com certeza gostaria de ler e já anotei o título aqui como desejado.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Essa também é minha primeira resenha sobre esse livro. Eu já vi que a escrita da Samanta continua muito boa. Não fui muito com o livro por isso u não solicitei ele, mas quem sabe eu não mude de idéia e leia a obra em breve. Eu também não gosto quando você sente que sua lógica a cerca de coisas do livro pode não está certa rses, como você falou; isso nos nunca iremos saber. Adorei o trabalho gráfico da capa, faz muito jus as outras da autora que também são belas. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, ainda não li nada da autora, mas já ouvi muitos elogios. Achei a premissa deste livro aqui bem, original, essa coisa do desmemoriado ir bater na porta dela e ter o nome de um dos seus personagens é intrigante. Quero muito ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá more...
    Já adoreiii a Malu – fora clichês – e pela sua resenha parece se tratar de um livro maravilhoso... já estou aqui anotando a dica!
    Não conhecia a autora ainda.
    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu não conhecia a autora ate ve um vlog da bienal que a menina foi ao encontro de parceiros da Arqueiro e a autora falou um pouco sobre a obra e eu fiquei tipo " Eu quero esse livro" Ai comecei a ler sua resenha e pensei eu desejo esse livro, adorei a maneira que você conduziu a resenha.Confesso que estou muito curiosa para saber se tem ou não ligação o cara que bateu na porta dela com o seu personagem.A leitura parece ser algo bem fluído ainda mais para quem curte o gênero. A premissa e muito convidativa e a capa está linda.Beijos e parabéns mais uma vez pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Fiquei super curiosa para saber o motivo da vontade de bater a cabeça da Malu na parece kkkk
    E mais ainda para saber o final da trama que você diz ser um dos mais belos que já leu.
    A premissa é bem interessante e gosto de livros do gênero e ainda desconheço a escrita da autora, mas já anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem? Fico feliz em saber que todos esses anos de espera para conhecer a obra da autora valeram a pena quando finalmente mergulhou na sua escrita. Fiquei curiosa para saber se a Malu consegue descobrir quem é esse Luis e se ele realmente tem algo a ver com o livro não terminado dela.
    Adorei sua resenha
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    A tua é a primeira resenha que eu leio desde livro e tu me fez querer lê-lo eu já achava a capa extremamente bonita agora tenho a certeza é que o enredo é tanto quanto.
    Entendo perfeitamente o lance da pilha de livros comprados encostada, padeço do mesmo mal, mas vez ou outro passo um que quero muito na frente, pra o blog não se tornar uma obrigação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu ainda não li o livro, e estou com ele aqui na minha pilha para iniciar a leitura. Espero gostar bastante desse livro, assim como a narrativa da autora. Eu ainda não conheço, mas me indicaram o outro que ela escreveu e diseram que é muito bom também.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Terminei esse livro há dois dias e ainda to pensando nele. Foi uma leitura incrível, deliciosa, envolvente... Samanta soube mesmo como envolver seu leitor, fiquei muito feliz com isso. Adorei o Luiz Otávio e a descoberta dele, mas amei mesmo a evolução da Malu. <3

    Adorei sua resenha!

    bj

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Conhecia a autora, mas nunca li nenhuma de suas obras. Esse romance parece ser uma fofura e me deixou bem curiosa se Luiz Otávio está ligado coma ficção. Que ótimo que a leitura tenha te agrado, certamente é uma fofura a obra e assim que tiver oportunidade pretendo lê-la.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Vi esse livro várias vezes na internet, mas não sabia ao certo do que se tratava. Essa questão de livros que compramos e que sempre fica ara depois não é só com você :/
    Adorei a premissa desse livro e achei legal o nome do misterioso homem ser o mesmo do personagem do livro da protagonista. Espero ler em breve, pois acho que vou curtir muito.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    É a primeira vez que leio a resenha dessa obra e espero que me perdoe por isso, mas por causa do sobrenome eu pensava que a autora era internacional! haha
    Pelo que percebi na sua resenha, esse livro teve um significado para você e não somente pelo seu ótimo conteúdo, mas porque você leu uma outra obra dela e a encontrou em outra Bienal.
    Eu não tinha ideia do que a história se tratava, e ao ler sua resenha fiquei bem animada para conhecer a obra! Adoro personagens escritores e tô super curiosa para saber como a protagonista irá lidar com esse cara que tem o mesmo nome de um dos seus personagens. Com certeza está na minha lista de desejados!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Ju acabei de ler esse livro e fiquei com a mesma sensação de encantamento com a escrita da Samantha, é uma delicadeza regada a muitas emoções e descobertas, todo o enredo foi muito bem amarrado com o intuito de surpreender o leitor, e ela acertou em cheio. Entrou para a minha lista de favoritos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!
    Eu não conhecia a autora nem seus livros, mas primeiramente esse não tinha me chamado muito a atenção.
    Porém ao ler sua resenha, fiquei com mais vontade de descobrir quem é Luiz Otávio e o final.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Querida Ju,

    Que delícia deparar-me com essa resenha tãããão linda de "Quando o amor bater à sua porta"!!! Li cada palavra com um sorriso no rosto, e confesso que ri alto quando li que você "sentiu vontade de bater a cabeça da Malu na parede" kkkkkkkkkk!!! (eu mesma sentia isso ao escrever, mas tudo faz sentido no final, né?)

    Obrigada por dividir suas impressões sobre a história aqui em seu blog de forma tão carinhosa! E que lindo saber que você já tinha uma impressão tão positiva sobre mim após nosso encontro em minha primeeeeeeira Bienal, lá em 2012!! :)

    PS: Entendo PERFEITAMENTE essa história de "livros encalhados" kkkkkk! Eu também tenho livros de anos e anos atrás ainda intocados, e não é por falta de vontade de lê-los, mas sei lá... vai acumulando, de algum jeito! rs! Espero que você também ame "O Pássaro" e meus outros títulos também :) Quando ler, vou amar saber sua opinião!

    Beijo enorme e tudo de bom, querida!

    Sam :*

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju,
    Amo a capa desse livro, as cores em combinação perfeita.
    Meninas, sem muito bem o que é essa vida de comprar livros e deixá-los ir para o final da fila, confesso que às vezes bate um desespero de conseguir ler toda a minha pilha. Só quero ter vida e vista para isso.
    Sobre o enredo achei bem legal, só gosto da proposta de um autora com bloqueio de escrita, e nada melhor do que viver uma história/romance para deixar fluir os sentimentos no papel com mais naturalidade. Apesar de que nesse caso, minha curiosidade maior é com Luiz Otávio. Espero matar minha curiosidade em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Conheci a Samanta na bienal desse ano e, assim como você, mesmo sem nunca ter lido nada dela já virei fã incondicional e estou louca pra pôr as mãos em algo que ela tenha escrito. Tenho ouvido tantos elogios a esse lançamento que com certeza esse será o escolhido, ainda mais por que estou curiosa pra saber o porquê de você querer bater a cabeça da protagonista na parede haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Não sou muito fã do gênero, mas gostei bastante desse plot, achei bem interessante. E caraca, pelo que você fala, o livro deve ser fantástico. Eu amos livros que me deixem totalmente envolvida, e esse parece ser bem assim, né? Nem imagino quando poderei lê-lo, porque tenho uma pilha enorme por aqui na fila, mas adorei a dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Que resenha incrível!!! Eu não estou bajulando você. Sabe quando a gente lê uma resenha de alguém e se sente sendo levado para onde a resenhista quer? Pois, foi assim. O livro é otimo, mas, mesmo se fosse ruim, eu só compraria pela sua resenha. Parabéns! E acho que devo os parabéns a autora, afinal, segundo você, a escrita dela é maravilhosa. Dica anotada, viu!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá! Ainda não li o livro mas conheço a autora de uma bienal também. E ela também foi super simpática! Achei bastante delicada e dedicada a sua resenha, e imagino que ela reflete as lindezas desse livro também! Fico feliz quando vejo a Literatura nacional exaltada assim! Desejo sucesso pra você e para a Samanta!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá =) O livro parece ser muito bom. Adorei a história que se passa. E você me deixou curiosa em saber qual foi a dúvida que foi plantada e sua mente. Haha' Beijos'

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu tenho uma sorte enorme em ser da mesma cidade da autora, pois por esse motivo consegui conhecer a mesma e conversar com ela. A Samanta é simplesmente incrível, uma autora muito simpática e amorosa mesmo. Bom, sobre esse livro, assim que o vi pedi para a Arqueiro, ainda não li, mas estou bem animada. Até agora não tinha lido nada sobre a história, por isso fiquei bem animada com sua resenha, pois agora sei o que vou encontrar no livro e parece ser uma bela história mesmo. Enfim, gostei bastante da sua resenha e espero gostar tanto do livro quanto você.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Gosto de livros que mostrem pessoas que são escritores, ainda mais quando a ficção se mistura com o mundo real, esse enredo já me encantou e estou curiosa para saber o remetente do documento. É muito bom quando já temos um carinho enorme pela autora, que pelo que percebo é gentil e carinhosa, minhas expectativas estão altas e espero que sejam atendidas

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Então fiquei horas namorando esse livro enquanto fazia "compras" no submarino acabei deixando ele guardado para depois e depois de ler sua resenha me arrepeni eu sei que é um romance lindo pois também conheço a escrita da autora e sou apaixonada porém eram tantos :(. Assim que tiver a chance vou fazer a leitura.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  27. Olá...
    Confesso que ando vendo esse livro com grande frequência por aí, porém, nunca tinha parado pra ler alguma resenha... Infelizmente. Senti uma atração imediata pela premissa da obra e agora mais que depressa quero o meu exemplar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo