quinta-feira, 19 de maio de 2016

[Resenha - Globo Alt] O Amor nos Tempos do Ouro

Postado por Ju às 16:00
Título: O Amor nos Tempos do Ouro
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Livros

Ambientado no século XVIII, o novo livro da mineira Marina Carvalho é uma história de amor ousada e tocante que se passa durante o período colonial no Brasil, resultado de meses de pesquisa por parte da autora, que se declara fã de História. Cécile Lavigne é uma jovem que nasceu em uma família de nobres, filha de uma portuguesa de Coimbra, pertencente à Casa de Bragança, e de Antoine Lavigne, aristocrata francês de mente liberal e dono de uma riqueza imensurável. Após um acidente, a garota perde os pais e os dois irmãos e, antes de completar 20 anos, é enviada ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com um latifundiário de Minas Gerais. Depois de desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile sente-se angustiada pela falta da família e teme o futuro que terá ao lado de um homem que tem idade para ser seu pai e é conhecido por suas crueldades com seus escravos. Porém, o trajeto entre o Rio e Minas promete mudar o destino da garota: o explorador Fernão, contratado pelo seu futuro marido para acompanhá-la na viagem, despertará nela sentimentos de aversão e de desejo. Enquanto aguarda o temido casamento arranjado, Cécile vai descobrir os encantos e perigos que existem na nova terra e os sentimentos mais nobres que vivem dentro de si. Com o cuidado precioso com a linguagem, que é característico dos romances de Marina Carvalho, e construindo de forma detalhada cada um dos personagens, bem como o cenário e o contexto social da época, O amor nos tempos do ouro apresenta um enredo sedutor, cativante e que serve como espelho para os anseios dos jovens contemporâneos que estão prestes a chegar à fase adulta.

Cécile sempre foi uma jovem de sorte. Nasceu em uma família bem rica de nobres, e vivia feliz com os pais e os irmãos na França. Seu pai, inclusive, afirmava que ela poderia se casar com quem quisesse, que respeitaria o desejo de seu coração. Só que a garota perde de repente todos os seus parentes mais próximos; e um tio com quem nunca conviveu, o irmão de sua mãe que vive no Brasil, é nomeado seu tutor. É um ser sem escrúpulos que vê a sobrinha apenas como um objeto de troca que pode deixá-lo rico, e exige que ela se mude. 

Enquanto Cécile enfrenta uma terrível viagem pelo mar, ele aproveita para negociar seu destino. Antes que chegue ao Brasil, é prometida a um velho sem caráter e que ainda acredita que faz tudo conforme a vontade de Deus - inclusive quanto à parte de manter escravos em sua propriedade e castigá-los com muita frequência. Um homem é contratado para acompanhá-la do Rio a Minas e entregá-la a seu noivo. O que eles não esperavam era descobrir que tinham impressões tão errôneas um sobre o outro. 

Cécile é uma mocinha muito interessante. A liberdade com que foi criada faz dela uma garota completamente sem limites, que não vê nada de errado em emitir sua opinião sem que alguém lhe peça, que não se intimida com ameaças e que acha impossível deixar de lutar por algo em que acredita. Durante a maior parte do livro, gostei muito dela. Mas algumas vezes tive que interromper a leitura de tanta vontade de esganar a criatura por causa de uma atitude imprudente (para não dizer tapada). Quando a pessoa sai sozinha uma vez e algo dá errado é compreensível, mas quando ela insiste nessa atitude já sabendo do risco, aí chega a ser burrice e extremamente irritante... mas felizmente ela acaba entendendo isso.

Amei vários dos personagens secundários - e odiei outros, como o noivo, obviamente. A maior parte deles é essencial para o enredo, e mesmo com pequenas participações tornam-se marcantes. Ainda que a autora tenha optado por uma história com muitos personagens, todos são fáceis de identificar por terem sido bem trabalhados.

Se eu tinha algum receio, era com relação à parte histórica. Preciso confessar, com muita vergonha de mim mesma, que não me interesso muito pelo tema. Mas a Marina soube trabalhar isso de uma forma que aumentou bastante meu interesse no enredo; contou vários fatos que eu desconhecia e coisas que podem até ser consideradas curiosidades foram incluídas também - eu, por exemplo, não sabia da existência da expressão negros da terra, que se referia aos nativos que não eram brancos como os europeus e lembravam os africanos.

Se o livro tem algum erro, não percebi. A história me envolveu completamente e a diagramação, o tamanho da fonte e as páginas amarelas tornaram minha leitura ainda mais agradável. Fiquei encantada pelo enredo, torci muito para que Cécile tivesse seu final feliz. Senti muita raiva em alguns momentos e suspirei com frequência. 

O fim do livro me deixou bem satisfeita, a história da protagonista teve um ótimo fechamento. A Marina deixou algumas coisas em aberto sobre outros personagens, e já está escrevendo o segundo livro, que acredito que terá protagonistas diferentes, apesar de não ter encontrado nenhuma informação sobre o assunto. Que venham muitos outros romances históricos dessa autora que me fez ter vontade de conhecer mais sobre a parte que considero a mais vergonhosa da nossa história. 

21 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Tenho lido resenhas bem positivas em relação ao livro O Amor nos tempos de Ouros, sempre mencionam que a pesquisa realizada pela autora foi realmente incrível. Fiquei feliz em saber que é possível gostar da Cécile a maior parte do tempo e que os personagens secundários são bem construídos. O enredo parece ser muito bom e gostei do fato de ser ambientado no Brasil colônia. Também já não gosto do tio dela, rsrsrs.
    Acredito que a edição seja realmente incrível, a capa está linda! Dica anotada, espero poder comprá-lo em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns muito boa sua resenha! Não conhecia nem o livro, nem sua autora. A premissa é maravilhosa, gosto muito de histórias ambientadas nos séculos passados, estou curiosa. Já está na minha lista de leitura. Obrigada pela dica!
    Estou seguindo suas redes, querendo, gostando, seja bem-vind@ ao meu cantinho.
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu já havia visto a capa do livro por aí mas não sabia do que se tratava. Depois de ler sua resenha, é uma leitura que quero fazer, pois sou curiosíssima para ler livros nacionais de autores contemporâneos que falem sobre a nossa história.

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Gostar de um personagem quase o tempo todo, e odiá-lo quando ele faz burrice, quem nunca? haha' é irritante mesmo quando a protagonista sabe que vai dar errado e mesmo assim faz, né? Estou doida para ler este livro já faz um tempão, adoro romances históricos e sou doida para conhecer a escrita da autora ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a capa linda e mesmo não fazendo o meu estilo de livros, esse com certeza eu leria, pois sua premissa e sua resenha me encantou tanto que quero saber como se desenrola a vinda da Cecile e como termina a sua trajetoria. Amei o livro e com certeza entrou na minha lista de desejados.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Estou maluca para ler este livro e até já comprei, só esperando chegar para devorar logo, imagino que irei adorar capa página lida. Só não gosto da ideia de ter continuação, estou meio cansada de livros com ganchos para outros... Mas ainda assim quero ler muuuito pois, adoro a escrita da autora.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro romances históricos e esse parece muito bom, não o conhecia ainda, a capa é maravilhosa! ❤️
    Gostei muito da resenha, já quero saber o que acontece com a protagonista!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá! Me parece uma história cheia de altos e baixos e de novidades que chegam ao leitor de forma leve. Que pena que teve vontade de esganar a personagem em alguns momentos. Significa que a autora realmente passou o sentimento que queria. Quanto ao noivo, só pelo que você disse, não tem como deixar de ter raiva dele. Vou procurar para leitura, fiquei curiosa com esse final satisfatório de que você falou.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie
    que bom que curtiu o livro e o final, a pior coisa é aquele final que nos deixa totalmente insatisfeita, bela dica para quem curte o gênero e a capa está uma graça, gostei muito

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana!
    Eu amo romances históricos e estou louca para ler esse livro da Marina. Semana retrasada ela esteve aqui em Salvador para fazer o lançamento desse livro e tivemos um bate papo super legal onde ela contou sobre suas inspirações, sobre a criação dos personagens... foi muito bom e fiquei ainda mais curiosa para ler! Marina é incrível demais!
    Fico feliz em saber que gostou da história. Sei que ela tem passagens bem fortes e que muita gente anda querendo matar o Euclides. Já estou me preparando para fortes emoções.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Parabéns pela resenha e por ter me deixado ainda mais curiosa sobre esse livro.kkkk.
    Não li muitos livros históricos que se passem aqui e estou louca para pôr as mãos nesse. Parece ser ótimo e muito bem escrito, dado as coisas positivas que ouvi sobre ele.
    Obrigada pela dica.
    Beijo!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma paixão forte com livros desse enredo, sério. Não conhecia essa autora ainda, mas ela acabou de entrar pra lista de desejados.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  13. A capa desse livro ficou linda, e me interessei muito pela história, ainda mais que me falaram que a autora amadureceu bastante. Vou anotar a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Não costumo ler romances de época. Mas confesso que pela capa bate uma vontade e ler sim! Nãoé um livro que eu faria questão,mas se eu tivesse que ler acho que eu também não me decepcionaria.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. não sou chegada a romances históricos, e ele me parece ter a mesma formula de alguns outros títulos do gênero que andei vendo nos últimos tempos... a capa dele é bem bonita, mas com relação ao enredo, não me cativou...
    bjs...

    ResponderExcluir
  16. Oie, Ju, tudo bem? O livro não faz muito o meu estilo, não sou muito fã de romance assim de época/histórico, mas gostei bastante da sua resenha.

    ResponderExcluir
  17. É a primeira resenha que leio a respeito desse livro e gostei muito por ter sido justamente a sua opinião. :) Interessei-me pelo enredo. Eu acho que também me sentiria frustrada com a repetição do erro da mocinha de enfrentar perigos mesmo sabendo dos riscos, mas acho legal que ela seja alguém sem medo de impor o que pensa num momento histórico em que mulheres eram usadas como moedas de troca. Quero ler!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, não conhecia essa obra...mas também, eu não sou muito de ler esse tipo de livro, comecei com romances de época faz pouco tempo, tenho gostado da temática e dos enredos que encontro. Gostei muito da sua resenha e já vou anotar a dica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Olaa! Tudo bem por aqui? Somos duas então, não sou chegada ao tema romances de época, mas de vez em quando leio alguns. Estou com este livro na estante mas ainda não li, justamente por causa do gênero haah. Contudo, gostei da premissa e pode ser que leia ele em breve haha!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Como já li algo da autora confesso que não tenho vontade de ler outros, ainda mais por se tratar de uma história de época, coisa que não gosto muito.

    euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii,
    esse é um dos gêneros que menos me atrai, então estou passando a dica :(

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo