domingo, 27 de dezembro de 2015

[Resenha - Rocco] Deixe a neve cair

Postado por Ju às 23:30
Título: Deixe a neve cair
Autores: Maureen Johnson | John Green | Lauren Myracle
Tradução: Mariana Kohnert
Editora: Rocco
(Selo Rocco Jovens Leitores)
Número de páginas: 336

Uma nevasca durante o Natal é o pano de fundo para três histórias de amor que se entrelaçam. Os contos que compõem Deixe a neve cair, escritos por três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson, provam que o amor verdadeiro pode acontecer quando e onde menos se espera. Maureen Johnson, escritora de sucesso e roteirista do videogame de Harry Potter e o enigma do Príncipe, abre Deixe a neve cair com “O Expresso Jubileu”. Na história, uma menina chamada Jubileu acaba presa, durante uma nevasca, em um trem que a levaria para Miami. Entre passar a noite confinada com um grupo de cheerleaders narcisistas ou enfrentar a neve para chegar a uma Waffle House perto da linha do trem, ela escolhe a segunda opção. Sua decisão muda o rumo de sua noite de Natal e de sua vida amorosa. A mesma lanchonete que abriga Jubileu é o motivo por trás de toda a ação que ocorre na história de John Green, “O Milagre da Torcida de Natal”. Os diálogos rápidos e mordazes de Green, um dos autores mais queridos pelo público jovem-adulto, dão o tom ao conto que acompanha a aventura de três amigos pela cidade coberta de neve para chegar à Waffle House. Em Gracetown, onde todos se encontram na manhã de Natal, os fios que unem os personagens são revelados. Na terceira e última narrativa, “O Santo Padroeiro dos Porcos”, de Lauren Myracle, conhecemos Addie, outra vítima da maior nevasca dos últimos cinquenta anos, que tem que superar uma manhã de trabalho na Starbucks, mesmo com o coração partido. A parceria de Green, Johnson e Myracle, que entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e já teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Paramount, traz para os trópicos um pouco da irresistível magia de um Natal nevado.

Antes de começar a resenha, preciso dizer que não pretendia desaparecer do blog todo esse tempo... mas viajei para duas cidades diferentes e, apesar de ter levado livros e o computador, quase não tive nem como olhar para eles. Li o primeiro conto desse livro no dia 25, e metade do segundo no dia 26, mas só hoje consegui terminar. Mas pelo menos esse ano ele foi lido, ainda que com atraso... já estava aqui desde 2013 esperando a sua vez. Espero que tenham tido um Natal excelente, com muitas pessoas queridas por perto! :)

Não sou muito chegada em livros de contos, mas esse me interessou pelas histórias serem interligadas. Mas confesso que não esperava que fossem tão interligadas assim! Essa surpresa foi ótima, porque me pareceu que estava lendo uma única história, mesmo que tenha sido escrita por três autores diferentes. Tudo o que eu queria era uma leitura natalina, mas encontrei um enredo tocante em alguns momentos e divertido em vários... principalmente no último conto, que reúne todos os protagonistas.

No primeiro conto, O Expresso Jubileu, escrito por Maureen Johnson, conhecemos uma garota que tem os pais presos na véspera de Natal, e precisa embarcar em um trem de última hora para ficar com os avós enquanto tudo se resolve. Ela acaba ficando presa numa nevasca e descobre que não chegará a seu destino tão cedo, então tem tempo de sobra para conhecer algumas pessoas e repensar a própria vida. Percebe que está muito próxima de uma Waffle House, e isso dá origem ao segundo conto... O Milagre da Torcida de Natal, escrito por John Green.

Nele, um garoto acredita que o fato da nevasca ter parado um trem e feito com que 14 líderes de torcida se abrigassem em seu local de trabalho só pode ser mesmo um milagre de Natal. Ele e os outros funcionários do lugar entram em contato com seus amigos, mas decidem que somente os amigos de um deles poderão entrar, o que dá início a uma espécie de corrida. Mas o tema principal deste conto é um amor que acaba se revelando que, a propósito, não tem nada a ver com as líderes de torcida.

No terceiro conto, O Santo Padroeiro dos Porcos, escrito por Lauren Myracle, uma garota que fez uma grande besteira (ou várias) tenta se redimir com o ex-namorado e com suas melhores amigas. Todos a acusam de egoísmo. Será que Addie vai conseguir colocar os interesses dos outros em primeiro lugar?

A leitura foi realmente uma delícia, achei que o primeiro conto seria o meu preferido até chegar quase no final do terceiro. Aí soltei vários "owns" e quase morri com a fofura, então ele acabou conquistando o primeiro lugar no meu coração. O título tem razão de ser, temos um porquinho na história, que ainda por cima é cor-de-rosa e cabe numa xícara... tem como não se apaixonar? rs... Fora que a Addie foi a protagonista que mais teve a oportunidade de crescer, mesmo que a narrativa seja curta. 

As folhas são brancas, mas não me incomodaram. O tamanho da fonte é ótimo, e não encontrei erros de revisão. Flocos de neve estão presentes no início dos contos e de cada um dos capítulos, adorei esse detalhe especial da diagramação. Acho a capa muito fofa, e como a nevasca é essencial no enredo ela tem tudo a ver com a história. Recomendo o livro para pessoas de todas as idades.

11 comentários:

  1. Oiee..
    Assim como você não sou muito chegada a livros de contos..
    Mesmo assim fiquei interessada ao saber que os contos são interligados, assim posso ler sem medo de ficar frustrada querendo mais..
    Ótima resenha..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. :O eu não fazia ideia de que era um livro de contos, estou louca para ler já faz algum tempo. Ainda não tinha visto enhuma sinopse sobre ele e fiquei muito surpresa com a sua. Também acho essa capa fofa =D

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    O primeiro conto foi o que eu mais gostei, não consegui gostar da Addie...haha'
    Também não imaginava que as histórias estivessem tão ligadas assim até ler o livro, e foi uma baita de uma surpresa boa ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/mar-da-tranquilidade.html

    ResponderExcluir
  4. Eu também não sabia que os contos desse livro eram interligados. Que legal! Eu gosto de contos. Do John Green só li o A culpa é das estrelas e adorei a escrita dele.
    Ótima dica para ler agora no clima de fim de ano e no inverno também :)
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa, você resenhou o livro que estou lendo neste exato momento hahahaha
    Gostei muito da sua resenha, não contou absolutamente nada pra estragar a história e me deixou com mais vontade ainda de terminá-lo logo haha
    Já terminei o primeiro conto e me apaixonei, mas se você diz que o terceiro é mais amorzinho ainda, então vou acreditar e continuar devorando o livro haha
    Adorei o seu blog!
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, até já indicamos no blog para leitura de Natal. Já vi alguma resenhas negativas e não me tiraram a vontade de ler, sua resenha está bem feita e clara, parabéns.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nesse natal eu li o livro O Presente do Meu Grande amor que também é um livro de contos natalinos e adorei!
    Ainda não li Deixe a Neve Cair, mas com certeza quero realizar essa leitura em 2016, de preferência no natal.
    Que bom que você gostou dos contos, fiquei curiosa para conhecer as histórias e ver como elas se ligarão.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    O pessoal agarrou esse livro nesse Natal, eu ainda não li, e também não li nenhum dos autores do livro, gostei bastante dessa coisa dos contos serem interligados e de certa forma uma continuação um do outro, quem sabe não pego ele ano que vem.
    Beijos
    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Minhas experiências com Jonh Green foram tão frustrantes que apesar de ter curiosidade sobre esse livro e de ter mais dois autores fico com o pé atrás para a leitura.
    Mas vi que você gostou e disse que é tão fofo que acho que vou deixar meu preconceito de lado e dar uma chance a esse livro.
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. Olá :)
    Apesar de não gostar da escrita do John Green talvez de uma chance ao livro, a parte que não gostei foi o fato das folhas brancas, mas quando um livro é bom isso não é empecilho!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Ju! Estou ansiosa para ler Deixe a Neve Cair! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo