segunda-feira, 16 de novembro de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Todos os Nossos Ontens

Postado por Ju às 18:00
Título: Todos os Nossos Ontens
Autora: Cristin Terrill
Tradução: Bárbara Menezes de Azevedo Belamoglie
Editora: Novo Conceito

O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo? Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse? Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem? Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo...

Todos os Nossos Ontens foi uma leitura bem diferente do que eu esperava. O livro conseguiu me envolver de verdade e, enquanto eu lia, amei tudo. A narrativa é extremamente ágil e repleta de ação, então mal dá tempo de piscar. Mas, infelizmente, quando terminei a leitura e parei para pensar sobre o que tinha lido, não consegui me sentir satisfeita com a história.

É até difícil contextualizar, vocês vão precisar ler a sinopse mesmo dessa vez. O que acontece é que não encontrei o que ela descreve no enredo. Achei que fosse acompanhar o governo usando um mecanismo para viajar no tempo meio que para dominar o mundo... não foi bem isso que a autora me mostrou. Esse mundo citado na sinopse, em que o governo usa viagens no tempo para controlar o povo e os acontecimentos históricos, é apenas vagamente citado. Os protagonistas precisam a todo custo destruir a pessoa que tornou a viagem no tempo possível. Dizem várias vezes que a vida se tornou insuportável... mas isso não é demonstrado.

Então, embora o enredo seja sim consistente e tenha a capacidade de prender o leitor à história, no fim o que ficou para mim foi o fato de ler sobre pessoas correndo umas atrás das outras usando a viagem no tempo. Senti as dores que elas sentiram, vivi seus conflitos internos, mas uma contextualização fez sim muita falta. Eu realmente precisava ter vivenciado a versão do mundo que a autora tentou me convencer que existia para entender a motivação deles - mas não aconteceu. 

É uma pena, porque a premissa é algo que achei mega diferente, e quem não gosta de histórias inovadoras? Achei o final do livro bem fechado, mas mesmo assim fui pesquisar sobre a existência de alguma continuação. Descobri que a autora tentou escrever uma sequência, mas não conseguiu fazer com que ficasse como ela queria, então desistiu. Mas resolveu não deixar o universo completamente de lado, e escrever algumas histórias curtas. Encontrei essas informações neste link, de um ano atrás, porém não encontrei nada a respeito de algo que chegou a ser escrito.

A diagramação é simples, com folhas amarelas e a fonte de um tamanho ideal. Não percebi erros de ortografia. Gosto muito da capa, ela aguçou minha curiosidade desde o início. O final é realmente surpreendente, por alguns acontecimentos eu nunca esperaria. Mas gostaria que a autora escrevesse algo mais, principalmente coisas que se passassem na época em que as pessoas decidem que precisam voltar no tempo para fazer com que viagens no tempo nunca fossem possíveis. Acredito que, assim, eu conseguiria gostar muito mais do livro, pois não ficaria com essa sensação de que faltou algo. De qualquer maneira, aconselho que leiam para tirar suas próprias conclusões, já que o livro tem ótimas avaliações tanto no Skoob quanto no Goodreads.

16 comentários:

  1. To com esse livro para resenhar no blog, e quem vai ler é a Ana paula, confesso que eu quase não deixei ela escolher pq queria muitoooo ler, mas sua resenha me ajudou a me conformar um pouquinho. Tb esperava várias viagens no tempo, acontecimentos ao estilo Continuum. Espero que tenha ao menos um pouco.
    Beijão, Mari Scotti
    Blog Coração de Papel
    www.mariscotti.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Ju,

    Então a premissa do livro não me despertou nem um pouco a curiosidade para ler, e ler um livro e no final não ficar satisfeito, e frustante, acho que para qualquer um, mas de qualquer forma, parabéns pela resenha.

    Kah Fernandes
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não conhecia o livro e gostei bastante da premissa! Achei bastante legal da sua parte pesquisar sobre uma provável continuação e ter colocado o link em que a própria autora conta sobre suas tentativas de escrever uma.
    Por fim dei uma "passeada" pelo seu blog e amei! Parabéns!
    Abraços,
    Elaine M. Escovedo
    www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Foram poucos os livros que li sobre viagem no tempo. Pena que esse tenha ficado faltando informações, ainda mais se tratando de um mundo novo a autora teria que descrever melhor como era. Não fiquei muito interessada na leitura.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii Ju,

    Sabe a premissa do livro não me despertou nem um pouco a curiosidade para ler, ainda mais quando o fim não deixa o leitor satisfeito rs

    Beeijos

    Amantes da Leitura


    ResponderExcluir
  6. Não gostei muito da premissa do livro... E a capa não me chamou a atenção!
    É horrível acabar um livro com a sensação de que falta alguma coisa...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ju.
    Eu não devia ter lido sua resenha hehe. Eu comecei esse livro hoje no almoço e estou gostando bastante. Mas agora fiquei com um pé atras por não cumprir o que promete na sinopse. Mas ainda assim espero gostar. Já gostei de ser livro único, que achei que já era série hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Ai, a primeira coisa que pensei foi: vai ter uma continuação então isso pode explicar o que talvez você sentiu no final do livro. Mas aí você disse que ela não fez isso e só alguns contos. Poxa, acho que isso meio que desestimula. Eu já tinha ficado com o pé atrás porque fantasias assim pode faltar algo, mas quero ver como vai ser quando eu ler. :)

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor.
    Que peeeeeena. D: Ontem li as primeiras impressões de uma blogueira sobre essa história e me senti tão empolgada. Fiquei infeliz agora, sabendo que o enredo não foi realmente aproveitado ou esclarecido como deveria. Fico em dúvida se devo ou não investir na leitura. Acho que vou esperar outras resenhas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Nossa, agora fiquei receosa de ler o livro. Confesso que imaginei que o livro seria top, e pelo que vejo, falta algo na trama. Ainda não desisti da trama, e vou conferir para ter as minhas próprias conclusões sobre o enredo. Apenas fiquei triste por não ser aquilo que imaginou.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu admito que fiquei curiosa com o livro e estava com algumas expectativas, porém vou ler esperando bem menos para não correr o risco de me decepcionar. Gostei da resenha e da sua opinião que ficou bem claro.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  12. Oi flor, tudo bem? Bom, li a sinopse como você sugeriu e me senti um tanto quanto confusa, achei a sinopse meio complicada, meio bagunçada. Lendo a sua resenha eu me convenci ainda mais de que o livro não me desperta a curiosidade, ficar um pouco satisfeita apenas com o final da história não me deixaria feliz.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju! Ultimamente não tenho lido as sinopses, pelo fato de falarem uma coisa e no livro ser outra. Confesso que desse livro eu li, e por causa das descrições fiquei super empolgada. Depois de ler sua resenha, a empolgação foi embora, porque eu esperava o mesmo que você: viagens no tempo, conspirações governamentais e mais um pouco...Mesmo você falando que o final é surpreendente, perdi a vontade mesmo. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. É ruim quando a premissa tem tudo para deixar o livro maravilhoso, mas não é bem desenvolvida né? Apesar de tudo, quero muito ler essa obra, a história realmente me atraiu!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Juzinha!!! Eu to mega CURIOSA com essa leitura, achei bem envolvente mesmo o inicio da história, a degustação que li me deixou pirada! Vou ler e espero gostar da leitura e terminar satisfeita depois, que loucura suas conclusões, tomara que a autora escreva mais livros! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Hey!!
    Fiquei tão curiosa com o lançamento desse livro,não li nenhum livro com esse tema,então esperava uma coisa surpreendente até mesmo devido a sinopse que passa isso pra o leitor,pelo menos pra mim! Fiquei um pouco triste de saber que não é tudo que se parece ser a história. Mas quem sabe não é? :/
    bjos ^^

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo