sexta-feira, 20 de novembro de 2015

[Resenha - Novo Conceito] O Bangalô

Postado por Ju às 14:00
Título: O Bangalô
Autora: Sarah Jio
Tradução: Ana Paula Costa Doherty
Número de páginas: 320
Editora: Novo Conceito

Verão de 1942. Anne tem tudo o que uma garota de sua idade almeja: família e noivo bem-sucedidos. No entanto, ela não se sente feliz com o rumo que sua vida está tomando. Recém-formada em enfermagem e vivendo em um mundo devastado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Anne, juntamente com sua melhor amiga, decide se alistar para servir seu país como enfermeira em Bora Bora. Lá ela se depara com outra realidade, uma vida simples e responsabilidades que não estava acostumada. Mas, também, conhece o verdadeiro amor nos braços de Westry, um soldado sensível e carinhoso. O esconderijo de amor de Anne e Westry é um bangalô abandonado, e eles vivem os melhores momentos de suas vidas... Até testemunharem um assassinato brutal nos arredores do bangalô que mudará o rumo desta história. A ilha, de alguma forma, transforma a vida das pessoas, e este livro certamente transformará você.

Jennifer encontra uma carta que a avó aparentemente jogou no lixo sem perceber. É uma carta que vem do Taiti, e a garota fica muito curiosa para saber quem a avó pode conhecer naquele lugar. Ao abrir a carta, Anne vê seu passado bater à porta - uma pessoa de quem ela nunca ouviu falar lhe pede ajuda para desvendar um terrível assassinato que aconteceu em 1943. Infelizmente, ela se lembra de cada detalhe daquele dia... e decide contar à neta tudo o que viveu quando serviu como enfermeira durante a 2ª Guerra Mundial.

A partir daí voltamos à época em que ela ainda era chamada de Anne Calloway, uma garota de família rica e prestes a se casar. Mas, quando a melhor amiga de Anne lhe diz que decidiu se alistar para ser enviada a Bora Bora, ela resolve que irá com ela... sem nem imaginar o quanto essa decisão pode mudar seu destino.

É o terceiro livro da Sarah Jio que leio, e o terceiro de que gosto muito. As histórias que ela cria são sempre comoventes, nem sei quantas vezes fiquei engasgada enquanto lia... lágrimas mesmo, derramei bem poucas, mas o aperto no coração aconteceu inúmeras vezes. As personagens têm vida, algumas amei, outras odiei, não consegui me manter indiferente a nenhuma delas.

Acompanhamos o amor de vários tipos no livro, tanto aquele amor repleto de paixão, quanto o amor mais tranquilo, e também o amor que vem da amizade. Uma pessoa específica muda muito no decorrer do enredo, mas devido às circunstâncias que precisa encarar a mudança foi compreensível. A autora não nos poupa de conhecer a maldade humana, e não só através dos acontecimentos ligados diretamente à guerra. Algumas personagens sofrem de depressão, e lidam com ela de maneiras diferentes. Várias coisas doeram profundamente em mim, inclusive alguns desencontros que partiram o meu coração.

A autora brinca com nossa mente, não dá para ter certeza de tudo o que está acontecendo, e acabei desconfiando até de quem não merecia. Agora, quanto ao assassinato, desde o início eu soube quem era o culpado. Isso ficou muito claro para mim devido às atitudes das outras pessoas. Mas outras coisas só consegui entender quase no fim do livro. Foi bom ver várias personagens conseguindo se perdoar e seguir em frente.

Como em todos os livros da editora, as folhas são amarelas e a letra de um tamanho bom. Encontrei alguns erros de revisão, mas foram poucos. A narrativa não é muito ágil, mas mesmo assim a leitura foi bem fluida. Embora não seja o meu livro preferido da autora, é um livro que recomendo para quem gosta de um romance recheado de drama e mistério.

19 comentários:

  1. Oi Ju, Lindona!!!

    Nossa Amiga querida para variar só um pouco amei a sua resenha e como ainda não li nada da autora, por sua resenha, certamente gostarei da forma como ela escreve. Ela que mostra a maldade que habita na essência de boa parte dos humanos e mesmo quando achamos que já vimos tudo, nos deparamos com perversidades ainda não imaginadas, se bem que para mim quando estão no livro, podem muito bem existirem na realidade.
    Já vi que vou sofrer muito com os desencontros que você mencionou, tentarei me preparar. Então, vai já para minha listinha que aguarda a black Friday!!!!

    Beijos
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju.
    Eu deixei esse livro para ler por ultimo dos lançamentos da editora que chegou. Por ter gostado muito de Neve na Primavera, eu estou com as expectativas um pouco altas em relação a ele e estou com medo de me decepcionar. Pelo que pude ver na resenha, a autora usou a mesma formula de alternar passado e presente, coisa que gosto muito. Já vi que vou sofrer com a história. Mas quando ela é boa, é impossível ficar indiferente. Espero gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei bastante da história, ainda não li nada da autora mas gostaria de conhecer a escrita dela, que legal que tenha um mistério, mesmo que ele seja previsivel já me agrada.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii, Ju!
    Adorei sua resenha, está muito boa! Esse não é meu tipo de livro favorito mas,se disse que sentiu angustia quando leu, acho que irei ter a mesma sensação. É muito bom quando um autor consegue transmitir tantos sentimentos.

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou o tipo de pessoa que ama ler romances com uma pitada de drama e mistério, então acho que o livro vai cair bem na minha estante. O último livro que li que se assemelha muito a esse foi "Reparação" do Ian Mcewan que é um dos meus favoritos. Uma das situações que eu adoro são esses desencontros que você disse que também acontecem no livro, ou seja, outro ponto que já me deixou mais interessada. Obrigada pela dica!

    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu estou doida para ler esse livro, a sua resenha é a primeira que leio sobre ele e fiquei completamente interessada, menina, parece ser algo muito intenso e que nos deixa com os nervos aflorados.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha! Você trabalhou bem todos os aspectos do livro. Não conhecia autora nem a história do livro, o que foi habilmente suplantado pelas suas palavras elucidativas. Traduzindo, fiquei interessada após a leitura da resenha... XD
    Abraços!
    Nu. - As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha.A editora Novo Conceito tem livros TÃO bons *_*

    :)

    beeijão
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante dessa temática de Segunda guerra mundial. Esse livro parece ser bem interessante, por trabalhar também presente e passado, e ter além de romance, um mistério.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Esse livro está sendo super elogiado na blogosfera, não a toa, já adicionei na minha lista de desejados! A premissa é linda e estou muito curiosa pra conhecer a escrita da Sarah.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Você citou 2GM e lembrei do filme "Invencível" e eu sempre leio ou vejo filme com essa temática. Imagino como era cena e tudo mais e acabo chorando. Diferentemente de você, me desabaria no livro! Sou muito sentimental, e me parece que essa história é bem comovente.

    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  12. Recebi esse livro nesta semana e achei lindo atrás da capa o casal <3 Em breve vou ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Vi este livro hoje em outro blog e estava louca para ler algo mais sobre ele. Então, acho que sua resenha só confirmou minhas expectativas. gostei de saber um pouco mais da história. parece bem envolvente. E sua resenha está muito bacana! Adorei!

    Beijinhos!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para começar a ler este livro!
    Gosto dos jogos de mente de Jio faz com o leitor.
    Bom saber que o livro agradou!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    Esse livro chegou para mim, mas ainda não li. A história parece ser bem bonita e estou bem curiosa para saber mais sobre ela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju! Sua resenha ficou ótima. Ainda não li este livro, mas séra uma de minhas próximas leituras. Como amei o primeiro livro que li da autora estou bem curiosa a respeito deste e sua resenha apenas me atiçou um pouco mais

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  17. Amiga eu nem imaginava que a estória desse livro fosse assim, pois eu pensei que era um romance mesmo sabe? Vi tanta gente falando bem dele que até pensei que fosse isso, mas vai mais além, porque tem ai uma investigação sobre o passado e ainda duas personagens que com certeza irão se entrelaçar no fim...Enfim...eu gosto desse tipo de livro. Mas eu não sei quando irei ler. Vou ver quando eu puder viu?!

    Outra coisa, menina os livros da Novo Conceito acabaram de chegar, como tu consegue ler tão rapido ?? O.O

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/luz-camera-e-acao-11.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consigo de uma forma simples, na verdade... faz anos que a TV da minha casa não é nem sequer ligada! Hahaha... sobra muito tempo! Rs

      Excluir
  18. Oiee!!
    Esse livro já esta aqui na minha pilha de leitura =/
    Nunca li nada da autora, mas pela sua resenha e por tantas outras que tenho lido de obras dela me parece que vou adorar, pois gosto muito de romances cheios de trama e mistério!!
    Fora que essa capa é muito linda *-*
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo