quarta-feira, 2 de setembro de 2015

[Resenha - Gutenberg] Sombra e Ossos

Postado por Ju às 17:00
Título: Sombra e Ossos
Autora: Leigh Bardugo
Tradução: Eric Novello
Livro #1 da Trilogia Grisha
Editora: Gutenberg

Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Alina é orfã e foi criada junto com Maly e muitas outras crianças que perderam seus pais em uma guerra que já acontece há mais de 100 anos. Os dois acabam em regimentos militares: ela como cartógrafa, ele como rastreador. Um dia precisam atravessar a Dobra das Sombras - uma área de completa escuridão que divide o país e abriga animais muito perigosos - e o pior acontece: eles são descobertos pelos terríveis predadores e sua sobrevivência não parece ser possível.

Só que em um momento de desespero, em que Alina tenta usar o próprio corpo para proteger o amigo, ela faz algo inconscientemente que permite que todos sejam salvos. Isso causa uma grande mudança em sua vida, não pode mais ser considerada uma pessoa comum. É levada para viver com outros Grishas - seres que lidam com vários tipos de magia - e aprender a usar seu poder recém-descoberto. Mas nem entre os Grishas é considerada comum: seu dom é único, alguém como ela é esperada há muito tempo, e acredita-se que será capaz de acabar com a faixa de escuridão e permitir novamente a união de sua nação. Mas nada é tão simples quanto parece. Ela precisará enfrentar muita coisa e, pela primeira vez, sozinha.

Fazia tempo que queria ler essa trilogia e aproveitei a presença da autora no Brasil para encaixá-la na fila de leitura. Ela estará em São Paulo no dia 08/09 para bate-papo e sessão de autógrafos, Para mais informações sobre o evento, é só clicar aqui.

No início, a leitura fluiu muito bem para mim. Tão bem que por aproximadamente 70 páginas nem notei algo que costuma me enlouquecer: os diálogos não são sinalizados com travessões, e sim com aspas. Claro que a partir do momento em que percebi isso minha leitura se tornou muito mais lenta, até conseguir me acostumar. E bem, coincidentemente (ou não), percebi quando Alina e Maly foram separados, e para falar a verdade o início da vida da garota como Grisha me deu um pouco de sono... rs... Mas algum tempo depois notei que estava completamente envolvida pelo universo criado pela autora.

O livro tem algumas reviravoltas que me deixaram um tanto quanto pasma, não esperava por certas coisas de jeito nenhum, acabei sofrendo bastante junto com a Alina. Ela é ingênua e confia em todos com facilidade, e isso acaba complicando sua vida.

O problema em querer algo é que isso nos deixa fracos.

O trabalho da editora está muito bom. A diagramação ficou linda, no inicio do livro temos um mapa que consultei várias vezes. As folhas são amareladas e mais grossas que o normal, e a fonte tem um tamanho ótimo. Temos detalhes no início dos capítulos e também no rodapé de todas as páginas.

Leigh não terminou tudo no momento mais tenso de todos, mas mesmo assim o final foi meio enlouquecedor. Estou muito curiosa para saber o rumo que as coisas tomarão no segundo volume, e me sinto bem feliz por já tê-lo aqui comigo. Logo trarei minha opinião sobre ele para vocês.

11 comentários:

  1. Oi Ju!

    Não posso deixar de comentar que o nome da minha bisa era Aline e eu AMO esse nome... Mas enfim. Se tem uma coisa que eu também odeio na face da Terra são diálogos sinalizados com aspas, sem or. Sem dúvida faz a leitura ficar mais lenta (pelo menos para nós, né? hahaha). Acho bem complicado personagens que confiam em todo mundo... Principalmente quando é obvio que o cara não é confiável.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana, tudo bom? Parabéns pelo blog! Não conhecia o livro, gostei bastante da sinopse. Realmente, acho que a falta de travessão nos diálogos iam me confundir também rsrs. E gosto muito dessa temática sobrenatural, dá um up a mais na história. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ju. ^^

    Desde o lançamento desse livro que vejo gente falando bem. Vou ler ele em breve (embora também não seja muito adepto aos diálogos sinalizados com aspas...)
    O livro é curtinho, o que me fez pensar que provavelmente as letras seriam pequenas. Fico contente em sabem que não. Hahah

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,

    Otima resenha, porém o livros não me atraiu não e meu tipo, eu tbm não fui a bienal (pausa dramática) e estou tentando me adiantar nas leituras.
    Parabéns pelo trabalho.

    Bjs
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Você é malvada, não me disse nada, que poder é esse que ela tem, que predadores são esses, que guerra é essa. Só para me deixar curiosa, e conseguiu, risos.. Faz tempo que quero ler essa trilogia também, já tenho o primeiro livro, mas só vou ler quando tiver os três. Apesar da leitura ter sido um pouco cansativa, ainda assim acho que vale a pena. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju! Sempre achei essa capa linda e só por isso já tinha vontade de ler o livro; Confesso que fiquei um pouco surpresa pelo que se trata a obra mas mesmo assim acho que fiquei mais curiosa - principalmente para saber como é o treinamento de Alina.
    Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, eu quase solicitei esse livro na parceria, pois a capa me chamou a atenção, mas não sabia que o livro tinha tantas coisas assim, e parece ser aquele livro com ação, mistério, e gosto muito disso. Bem, na próxima eu solicito hehe. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem???

    Adorei a sua resenha... achei a premissa desse livro ótima e já o quero para a leitura... claro que eu já conhecia alguma coisa pois a sua resenha é a segunda que eu leio... essa questão da menina descobrir os poderes, parece meio clichê, mas fiquei sabendo que a muita coisa boa acontece no decorrer da leitura... quanto as aspas quando li a primeira vez um livro assim me incomodei, mas depois terminei me acostumando.... grande parte dos livros da editora tem esse tipo de pontuação na narrativa... enfim... curti e fiquei mais curiosa ainda pela leitura... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Juh, estive em um bate papo da autora na bienal e, que pessoa simpática! Da até mais vontade de ler hahha
    A história parece bem legal! Meio profética com isso de estarem esperando alguém como ela, não? rsrs
    Bem, só sei que gostei e que vou acrescentar a lista de interesses =D

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  10. Oieeee!
    Este livro está na minha wishlist a bastante tempo.. fico louca p poder ler a cada resenha q leio, acho q os diálogos com aspas iam me incomodar tb, acho q ia ficar confusa hahahaha.
    E deve da vontade de bater na Alina né? Sacudir e dizer acorda p vida minha filha hahahaha, bem meu tipinho..
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Juliana tudo bem, a história desse livro me fascina, a tempos que quero ler essa trilogia, vi de longe a autora, e todos com quem encontrei na Bienal indicou de olhos fechados, adorei a resenha! Bjkas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo