quinta-feira, 25 de setembro de 2014

[Resenha - Galera Record] Confesso que menti

Postado por Ju às 08:00
Título: Confesso que menti
Autora: Justine Larbalestier
Tradução: Alice Mello
Editora: Galera Record

Micah Wilkins é uma mentirosa compulsiva. Mentir é tão natural para ela quanto respirar. Desde que nasceu com a doença da família, ela criou um labirinto de mentiras, para manter todos afastados de uma verdade indizível. Um segredo envolve o outro. Nenhum relato seu é confiável. Mas quando o seu namorado é encontrado morto em circunstâncias violentas e misteriosas, ela decide provar a sua inocência – e promete contar apenas a verdade. 

Ok, gente, é o seguinte. Nem sei como começar a falar sobre esse livro para vocês. Vou deixar só a sinopse dizer alguma coisa sobre a história, simplesmente porque é impossível definir se alguma coisa que a Micah fala é verdade. Quem sabe? Até o que está na sinopse pode ter sido inventado na cabecinha doente dela.

- Por que iria querer que as pessoas pensassem que sou uma aberração?
Porque queria que prestassem atenção em mim. Algo do tipo. Mas, principalmente, pela emoção que sinto ao convencer alguém de que algo irreal é real. É difícil de explicar.

Sabem aquela pessoa que mente tanto, mas tanto, que a gente tem a impressão que nem ela sabe mais se o que está dizendo é real? Então, a protagonista desse livro é assim. Está acostumada a mentir desde que nasceu (bom, segundo ela, ela começou a mentir, na verdade, desde que começou a andar. Pode não fazer sentido essa afirmação, mas depois de ler vocês vão entender). Sabe que uma mentira leva a outra, e que precisa pensar nos mínimos detalhes e estar sempre atenta para que ninguém perceba que ela está distorcendo os fatos, ou inventando algo completamente novo. E é essa pessoa, essa mentirosa compulsiva, que narra a história. 

Já fui pega numa mentira centenas de vezes, milhares de vezes, talvez até um milhão de vezes. (...) No entanto, também não é a parte mais perigosa de ser uma mentirosa. Ah, não. Muito pior do que a descoberta e a sensação de traição que os outros sentem, é quando você começa a acreditar nas próprias mentiras. (...) Quando se perde a noção do que é real e o que não é. (...) Uma vez que começa a acreditar, a compulsão para e a patologia entra em ação.

Achei o livro muito bem escrito. A gente se envolve na narrativa, mesmo com toda essa loucura. O texto é bem ágil, os diálogos são bem construídos. Mas não é um estilo de leitura que me agrade. Não vou dizer que o final fica completamente aberto, na verdade a história toda fica completamente aberta, cada um escolhe acreditar ou não no que é contado. 

- Quando se tem um grande segredo, é melhor mascará-lo com um monte de segredos pequenos.

Não acreditei em nada, achei tudo muito absurdo. Mas tenho certeza que tem gente que vai conseguir acreditar na Micah, pelo menos em algumas coisas. E vai se divertir muito mais do que eu com a leitura, porque vai colocar todo seu faro investigativo para funcionar para tentar identificar o que é mentira e o que é verdade. 

Segundo os terapeutas, eu sinto raiva de todo mundo o tempo todo. Especialmente deles. Sou pura raiva e ressentimento o tempo todo. Nenhum deles nunca sugeriu que talvez eu minta porque o mundo fica melhor da maneira que eu conto.

A capa é linda, mas não tem nada a ver com a forma como a protagonista se descreve. Segundo ela, mantém o cabelo bem curto, rente à cabeça, e não usa nenhuma maquiagem. Mas, bem, não dá pra saber qual é a verdadeira Micah - a da capa ou a que é descrita no livro.

Realmente não foi leitura para mim, mas pesquisem mais opiniões a respeito da história. Cada leitor tem uma percepção diferente, não é porque eu não curti a leitura que vocês não vão curtir também.

19 comentários:

  1. Oiii Ju,

    Já vi duas resenhas negativas sobre o livro. Não me interessei pela sinopse nem pela capa. Mesmo todos achando linda, eu achei meio sem graça.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju =)
    Acho que eu leria esse livro. Só para aguçar meu sentido de desconfiança hahah...
    (ou apenas confirmar, que sou bobinha e acredito em tudo:P hahah..)
    Falando sério, também não faz meu tipo de leitura... Mas as vezes é bom ler algo diferente do que estamos acostumados.
    Gostei muito da sua resenha! Porque mesmo você não curtindo o livro falou de forma tão legal que me deu até vontade de ler.

    Beijos lindona!
    http://umacertajovem.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, pela sua descrição do livro acho que é daqueles que deixam um parafuso solto na cabeça da gente. Acreditar ou não? Mas o que me fez refletir é que realmente existem pessoas assim que contam mentiras atrás de mentiras, e elas estão por ai convivendo com a gente todos os dias, chega a dar medo. Talvez o livro ajude a entender um pouco como funciona a mente de um mentiroso.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  4. Hey,
    Engraçado, você não curtiu o livro, no entanto, através de seus comentários eu consegui sentir interessem em ler essa história que parece mexer muito com nosso psicologo. Como você ficou sem saber se o que leu era realmente verdade ou não (dentro da ficção), eu acho que ficaria do mesmo jeito. Mas pensando bem, não sei se iria gostar de me sentir assim no final de um livro, iria me sentir enganado, sei lá. kk Que confusão.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju.

    Pelo seus comentários eu tive a impressão de que a historia acaba sendo confusa, diante de tantas mentiras e duvida que o leitor fica se é mentira ou verdade.
    Eu sou péssima com desvendar mistérios, acho que por isso raramente leio livros que exige isso do leitor.

    E pensa que um dia eu já pensei em ser investigadora na policia IUHEAOUHAEUIHEUIAEHUAEHI :(

    ~ Cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?

    Nossa, que livro louco... eu tenho curiosidade em ler, mas ao mesmo tempo, acho que não vai ser o meu tipo de leitura. Não tenho o faro investigativo e fico completamente perdida nessa situação de descobrir se uma coisa ou não é verdade, mas deve ser engraçado algumas situações que a protagonista se mete por causa dessas mentiras. Enfim, é difícil ler um livro em que não se sabe se o que está acontecendo é mentira ou não.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem?

    Nem todos os livros nos agradam, é super normal. É dificil quando você não consegue se identificar com a história, mas é assim mesmo. O livro não me chamou a atenção, confesso. Então acho que eu não leria

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju.
    Quando eu terminei de ler sua resenha, minha opinião bateu com a sua: achei tudo um absurdo, uma história bem estranha, a menina vive de mentiras, que doença é essa?
    E ao contrário de você, eu não gostei da capa, não é uma leitura que eu faria, já li outras resenhas sobre esse livro, e ele realmente não me interessou.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju

    Achei bem interessante a protagonista ser uma grande mentirosa, com certeza vai enganar muitos leitores. Acredito que a história também não seja pra mim mesmo com essa trama bem curiosa.Não gostei muito da capa também, então é uma leitura que dispenso sem culpa haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Ju esse livro parece ser muito absurdo!
    Ta, eu sabia que ela mentia e tudo mais.. só que agora sabendo que em nenhum momento eles vão contar ao leitor o que pode ser certo, o que não.. cara, que loucura! hahaha
    Eu com certeza ia ficar muito frustada quando terminasse. Eu curti a capa, mas esse livro está riscado da minha lista.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,

    É a primeira resenha que leio do livro e confesso que ele não me chamou atenção, e depois do seu ponto de vista do livro, percebo que não iria gostar da leitura! A capa é bonita, mas não me agradou! Como vou conseguir ler um livro, que eu não sei se o que está sendo contado verdade ou não, eu iria ficar maluca!

    Mayla

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju,
    olha não concordo com você sobre a capa, eu não gostei dela, achei muito nada a ver com a sinopse e com a historia agora. Parece aquelas capas de quem esta criando historias e faz uma qualquer.
    Agora sobre a historia, menina que é isso, uma mentirosa compulsiva, e que tudo fica vago. Há, não é comigo isso não. Gosto sim de historias que me façam trabalhar e pensar um pouco, mas este livro sei não, parece uma furada. rs
    Como você disse, haverá pessoas que irão adorar, mas pra mim não é a minha escolha. Vou deixar passar desta vez.
    Parabéns pela resenha e pela sua sinceridade!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  13. Ju, a sua não é a primeira opinião negativa qjr li sobre esse livro. A capa é linda, mas odeio quando não tem a ver com a história e/ou personagem. Não curti esse disse-desmenti-menti de novo que a história apresenta, mesmo assim fiquei curiosa pra ler e ter a minha opinião.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Ju,
    Já li uma resenha com o posicionamento parecido com o teu. Defendia como o livro consegue ser absurdo. hahahah
    Eu fiquei instigado, confesso. Ver uma protagonista tão mentirosa e ardilosa assim é uma raridade para mim. Mas tambem tenho certo receio se seria uma estória para mim. Odeio mentiras com todas as minhas forças e não sei se gostaria de ler isso nos livros :s
    Estou confuso. Vou ler mais sobre o livro e vejo se é um livro pra mim ou não.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eita Ju, que protagonista diferente!! Confesso que eu não tenho um pingo de faro investigativo, acho que iria ficar morrendo de raiva no final por não descobrir a "verdadeira verdade".
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  16. Esse livro definitivamente não me interessa.
    Toda essa mentira não me agradou e a trama realmente parece meio absurda.
    E que ruim essa capa que não tem nada a ver com a personagem... enfim, não leria esse livro.

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  17. Ju lindona a premissa do livro rodeada em mentiras não me chamou atenção, mesmo que me deixou curiosa o fato de uma mentirosa nata como irá se livrar da acusação falando só mentiras . beijos lindona

    ResponderExcluir
  18. A história parece ser interessante e chamou minha atenção, mas a sua crítica me deixou com um pé atrás! Acho que não terei muita paciência para esse livro! haha
    E achei a capa muito feia :(

    Beijos,

    Gabi

    Mundo Platônico

    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Ju!
    Eu não curti a história. Se lesse iria ficar com uma dúvida danada se ela estaria falando verdade ou não e me confundiria. Já não tinha me interessado pelo título e nem a capa, agora com a sua resenha me desanimei total.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo