segunda-feira, 8 de setembro de 2014

[Livro x Filme] Se eu ficar

Postado por Ju às 21:00
Se eu ficar (If I Stay)
Diretor: R.J. Cutler
Roteirista: Shauna Cross
Autora da obra original: Gayle Forman
Elenco: Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Joshua Leonard, Jamie Blackley, e outros
Lançamento: 04 de setembro de 2014
Duração: 1h46m

Sinopse: Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.

Já contei para vocês que vi Se eu ficar na pré-estreia, mas estava até agora pensando em como falar do filme. A adaptação ficou muito boa, embora tenham alterado algumas coisinhas. Essas alterações é que serão abordadas nessa postagem, mas vou deixar de lado a maioria das que foram feitas nos acontecimentos, e me focar só no que não for atrapalhar a experiência de ninguém.

Se você achou a Mia insegura no livro, se prepare: no filme ela é ainda mais insegura, e acrescentaram o ciúme na personalidade dela. A garota duvida muito mais de si mesma, precisa de muito mais apoio para tomar atitudes importantes.




Os pais dela já começam sendo diferentes pelo visual: no livro são todos loiros na família, menos ela, e esse é um dos fatores que a faz sentir deslocada; além do amor pela música clássica, enquanto os pais gostam mesmo é de rock. Eles também são bem mais intrometidos e inconvenientes no filme. Não que deixem de dar apoio à filha, mas também a fazem passar por situações constrangedoras. Embora a família ainda se dê bem e se ame, foi criado entre eles um conflito leve que não existe no livro.




O primeiro encontro do casal principal, o jeito como se relacionam, a forma como a Mia em determinado momento passa a ver o violoncelo de outra forma, tudo foi alterado. O resultado acabou sendo praticamente o mesmo, mas fatos foram omitidos ou mudados. Algumas coisas, provavelmente porque deu para economizar bastante com elenco. Outras, para aumentar a carga dramática da história. Para outras não encontrei justificativa, mas não acho que tenham atrapalhado em nada.

O que importa mesmo para mim é que a história continuou encantadora. Chorei só a metade do filme, rs, na outra metade consegui sorrir ou até mesmo rir um pouquinho. 

Gostei das atuações também, exceto por alguns momentos em que parecia que a Mia (Chloë Grace Moretz) queria chorar e a atriz não conseguia fazer isso. Achei que a personalidade do Adam mudou um bocado, e preparem-se para um pouco mais de sofrimento (falei sério quando disse que chorei horrores).

A trilha sonora também está fantástica, e ninguém espera menos de um filme em que os personagens principais são músicos, não é mesmo?


Recomendo muito até mesmo para quem não curtiu a leitura. A mensagem foi mantida, mas ler e assistir para mim foram experiências bem diferentes. 

19 comentários:

  1. Ju estou com uma tremenda dificuldade de fazer um post comparativo de Se eu Ficar porque, apesar de terem mudado diversas coisas, o resultado foi o mesmo.
    Não cheguei a chorar, mas na hora dos depoimentos da amiga e do avo da Mia eu quase me rendi.
    A história foi bem mais tensa, não há duvidas. Eu venho recomendando a todos que assistam ao filme ao invés de ler rs.
    Só não curti aquele pequeno spoiler no fim do filme.. pelo primeiro capitulo da continuação eu já imaginava mas.. não entendo a necessidade que os produtores tem de contar mais do que lhe cabe hahahaha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju, estou muito triste, o filme não entrará em cartaz na minha região. Adoraria assisti-lo no cinema, mas terei de aguardar chegar em DVD. Li o livro antes, me preparei, e agora a decepção. Gostei muito da sua postagem, sem spoilers, as explicando as diferenças e os pontos positivos e negativos da adaptação. Não sei se vou curtir os pais da Mia assim intrometidos, porque gostei tanto deles no livro. Espero que não demore para chegar em DVD. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Eu quero muito ler o livro e ver o filme, mesmo sabendo que muita gente não gostou ou se decepcionou.
    Confesso que me arrepiei com o trailer desde a primeira vez que vi e espero me emocionar com o filme também.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Ju, eu tô com um problema grandão em mãos, porque o livro e o filme já se fundiram na minha mente. Lembro que não gostei do livro, mas chorei e tudo no filme. Não consigo mais distinguir essas partes diferentes que vc citou porque já virou uma coisa só na minha cabeça, sendo que o filme é muito mais interessante. Tenho que parar pra escrever essa resenha logo, porque tá complicado. =/ Mas de fato, o filme vale muito mais a pena, inclusive pra quem não curtiu a leitura.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Você acabou não dizendo se o filme é melhor do que o livro, pois eu sei que você adorou o livro, então, estava aguardando sua opinião. Eu não li (eu sei, não me bate) e nem vi o filme, mas quer saber??? Acho que irei chorar nos dois e como você disse e algumas resenhas também estão dizendo, é possível rir também, um pouco com essa história. Enfim, um drama do qual acho que ninguém gostaria de ser protagonista.
    Posso falar??? Sua crítica ficou excelente, sua análise comparativa me surpreendeu, você também é muito boa fazendo crítica de filmes. Pronto falei, risos..
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não cheguei a nenhuma conclusão, por isso não falei... rs... amei os dois!! E obrigada pelo elogio, Cila, mas eu não acho que eu mereça... hehe... Ainda estou engatinhando aqui e nunca vou fazer uma real crítica de um filme. Mas vou continuar me arriscando a comparar livros e suas adaptações eventualmente. =)

      Excluir
  6. Olá Ju

    Acho que vou acabar assistindo o filme, mas não me interessei muito pela leitura do livro ainda, se eu gostar do filme quem sabe eu leia. Estou, aos poucos, separando cada vez mais as duas mídias e entendendo que será impossível fazer tudo exatamente igual. Eu, como quero trabalhar com roteiros e etc, colocando-me nesse lugar, devemos tentar observar coisas que agradem os leitores, mas que se sustentem sem a obra literária no cinema.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju.
    Eu tive um problema sério com a Mia do livro, e pelo visto terei ainda mais no filme.
    Mas como já era de se esperar, mudanças sempre são feitas né,eu só espero me emocionar e conseguir me envolver por completo nesse drama, coisa que com o livro não aconteceu.
    Ah, você não falou da Kim, ela aparece?

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparece sim, Paty! Mas tem uma relação um pouco diferente com a Mia e bem diferente com o Adam.

      Excluir
  8. Eu estou numa expectativa graaaande pro filme, não curti tanto assim o livro, mas não o odiei, fiquei animada com a sua resenha sobre o filme porque parece que as coisas foram dosadas de forma mais coerente. Uma pena existir esse conflito com os pais, uma das coisas que eu gostei do livro foi a relação de sincero amor e apoio da família como um todo. Eu não me importo muito com mudanças de cenas desde que o sentido seja mantido, até porque o filme é uma mídia diferente e não tem como ficar exatamente igual. Gostei de ler, fiquei masi animada ainda!

    ResponderExcluir
  9. Oi ju!!!
    Ainda não li esse livro, mas já li opiniões que divergem bastante. Também não assisti ao filme, mas fico feliz em saber que a história continuou encantadora. Pretendo ler e assistir a adaptação em breve.

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Eu li o livro e achei encantador. Suave, tocante e interessante. Não me emocionei lendo mas fiquei pensando na trama por um bom tempinho. Imagino que o filme seja mais emocionante porque envolve toda questão musical, luminosidade, sonoridade e expressões do autor que contribuem para abalar o espectador.
    Uma pena que tenham mudado, no próprio trailer percebemos umas diferenças! rs

    Adorei o comparativo e vou esperar o filme ser lançado na net, para eu ver :P

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou com tres pés atrás com esse filme e livro haha! Teve tanta propaganda, e qd fui ler a sinopse, nao pareceu algo realmente diferencial. Mas ainda assim, com sua resenha, fiquei mais curiosa, normalmente as pessoas nao gostam das adaptações por causa das mudanças,mas parece q elas, mesmo q algumas vezes desnecessárias, fizeram o filme bom, da forma q um filme deve ser bom, e n so uma adaptação. Acho q vou ter q dar uma chance ao menos ao filme para criar uma opinião! Dai, quem sabe, vou ao livro? Haha

    ResponderExcluir
  12. Oi, Flor! Tudo bom?
    Li muitas resenhas sobre o livros, algumas positivas, outras negativas, mas cheguei a conclusão que vai de cada pessoa. Com as resenhas, sinopses e tudo o mais, eu já gostei do livro mesmo antes de ler, quero ter essa oportunidade o quanto antes e ter minha própria opinião com relação a isso.
    Todos vamos preparados sabendo que SEMPRE tem alguma modificação, mas não gostei muito do fato da personalidade dela ter mudado tanto, e ainda para a pior. Um casting que sabe representar é a chave de ouro para seu filme dar certo. Você escolher uma atriz para representar alguém que passa por algo EXTREMAMENTE trágico e ela não consegue transmitir nem metade disso? Ai ai ai..
    A trilha sonora é tudo de bom, acredito que é isso que nos faz chorar mais ainda, as vezes acho que só choro por causa das músicas, sabia? Mas fiquei feliz ao ler que o filme, apesar de tudo ainda é bom, e podemos nos emocionar e até mesmo rir um pouco no meio de tanta tragédia!
    Gostei MUITO da sua resenha e principalmente do seu blog, parabéns, você acaba de ter uma nova seguidora e que ainda pretende voltar bastante por aqui!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  13. Ai mds, o filme ainda não está nos cinemas daqui e estou pra surtar com tanto comentário positivo. Não aguento mais essa espera.
    Sinceramente não tenho muita vontade de ler o livro, mas como sou chorona tenho certeza que vou me derreter também com o filme haha. Beeijos

    Que nerdisse Alice!

    ResponderExcluir
  14. Olá Ju!
    Ainda não li o livro e nem vi o filme. E acho que essa foi a primeira crítica não tão positiva. Todas que li falavam que filme era bom até o ponto de ser melhor que o livro.
    Estou louca pra tirar minhas próprias conclusões.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, bom saber que apesar das mudanças o filme não perdeu sua dramaticidade e ainda nos emociona. Li este livro tem uns 3 anos e adorei, por isso com certeza quero ver como ficou o filme.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, mas posso dizer que estou ansioso, entre outras coisas, pela trilha sonora. Realmente espero que as referências sejam as mesmas, porque foi um detalhe que gostei muito do livro.
    Até o momento vi muitas pessoas fazendo comentários positivos sobre o longa, até mesmo dizendo que o filme é melhor que o livro, então espero ser surpreendido por esse trabalho. Uma pena que não saiba quando vou conseguir assistir. :/

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Ju tudo bem ?
    Bom eu estou me retorcendo de vontade de ler o seu post, mas vou ser sincero com você, não li. Comprei o livro essa semana e o que eu sei sobre é menos do que a sinopse diz, isso porque também não li a sinopse. Quero me surpreender, que seja para melhor ou pra pior. Quero ler o livro sem saber muito sobre, assim que acabar a leitura venho compartilho minha opinião com você.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo