quarta-feira, 6 de novembro de 2013

[Resenha - Novo Século] A Profecia

Postado por Ju às 11:00
Título: A Profecia
Livro #1 da Série Merlin
Autora: M. K. Hume
Tradução: Myriam Campello
Editora: Novo Século

Sinopse: Conheça os primeiros anos e o aprendizado do mago Merlin, o mais enigmático e cativante personagem das lendas arthurianas. Tocado pela escuridão, mas protegido pelo Senhor da Luz, Myrddion Merlinus, a Semente de Demônio, se vê às voltas com as maiores batalhas de seu tempo, influenciando o destino de reis e seus povos. Com uma narrativa encantadora e embasada em profunda pesquisa, M. K. Hume apresenta sua versão deste maravilhoso profeta e curandeiro: um jovem ao mesmo tempo tocado pela magia e atento à ciência de seu tempo e de épocas anteriores, sem, contudo, se deixar limitar pelas convenções e paradigmas de seu mundo. Aqui começa a jornada de um homem cujo nome estará marcado para sempre como uma das mais belas e fantásticas lendas da História. “Esse primeiro livro da trilogia Merlin chamará atenção de todos os que se empolgaram com Guerra dos Tronos e outras histórias envolvendo linhagens nobres e suas intrincadas genealogias e intrigas.” Kirkus (retirada do site da editora)

A história de A Profecia começa antes do nascimento de Merlin, que é chamado neste livro de Myrddion Merlinus. A autora conta como era a vida da mãe dele, faz a gente se envolver com a criança que ela era aos 12 anos, e aí nos faz acompanhar seu sofrimento. Ela não consegue aceitar o filho, e é por causa dela que ele ganha o apelido de Semente do Demônio. 

- Nunca se esqueça, querido menino, de olhar abaixo da superfície e não julgar uma pessoa pelo que dizem. O que fazemos e o que somos é o que importa.

Embora Myrddion seja descendente direto de um rei, é um bastardo. Como se isso não bastasse, todas as pessoas de fora da família acreditam realmente que ele seja o filho de um demônio, e isso não torna a sua infância nem um pouco fácil.

- Precisa ter cuidado, rapaz. O rancor é um acicate terrível para algumas pessoas, e elas fazem qualquer coisa para se vingar. Os outros não são necessariamente tão honestos como você nem têm os seus bons motivos.

Felizmente, Myrddion consegue não odiar o mundo. Ele é profundamente amado por sua avó, que o cria como se fosse seu filho. Super esperto, curioso e inteligente, sabe desde pequeno que precisa encontrar uma forma de ganhar a vida, já que não terá direito a nenhuma herança. Torna-se aprendiz de uma curandeira muito boa. Devido à educação recebida, acaba por ter muito a ensinar a ela, pois a mulher guardara por bastante tempo pergaminhos valiosos de estudiosos famosos - tesouros que pertenceram a seu mestre -, sem ter a menor ideia do que eles diziam.

O poder de Myrddion é sentido por muita gente desde o seu nascimento. Ele tem o dom da profecia, apesar de não conseguir controlá-lo. Mas não se enganem... a versão da autora de Merlin não tem praticamente nada do mago famoso. O mais próximo que ela chega disso é com as profecias que ele faz, porque seu lado curandeiro é completamente ligado à ciência. Ela optou por retratar o Merlin que se tornou conselheiro de reis, e isso começa a ser mostrado nesse volume. Na verdade, confesso que eu tinha esperanças da magia começar a aparecer nos próximos livros da série, mas no final de A Profecia encontramos algumas notas da autora que deixam claro que isso não vai acontecer.

Não gostei menos do livro por causa disso. Na verdade, gostei muito de conhecer mais sobre as lendas arthurianas. Nesse volume, Arthur ainda nem nasceu. E, para ser sincera, como eu sei quem serão os seus pais, nesse momento eu queria que ele nem nascesse... nem quero saber o que vai precisar acontecer para que ele chegue ao mundo, acho que não vai ser nada legal... :/

Em A Profecia, vemos vários reis lutando pelo poder. É bem irônico o lugar onde Myrddion acaba indo parar, mas não dá para falar sobre isso sem soltar spoilers. Ah!! O livro tem mapas e também alguns diagramas de batalhas. *-* Um detalhe que me conquistou de verdade, vocês sabem que amo ilustrações.

A necessidade faz de todos os reis monstros.

Li quase 500 páginas em dois dias, a narrativa da autora me encantou. Claro que minha paixão por Merlin me ajudou a devorar o livro também... rs... Ele ainda está na adolescência no fim deste volume, mas já demostra sua sabedoria. Acredito que ainda vou me surpreender muito com essa trilogia. O segundo livro da série foi lançado no final de outubro, e espero poder resenhá-lo para vocês! =)

- Como você é muito capaz, a vida vai tentá-lo; mas, se continuar fiel a si mesmo, nunca fracassará.

12 comentários:

  1. Olá Ju!
    Adorei a sua resenha *-*
    Mas confesso que o livro não tem nada a ver com meu estilo de leitura :/ Essas histórias antigas não me conquistam... Envolvem história, e eu passo longe, rs.
    Mas para quem gosta do gênero, deve adorar o livro *-*
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Por acaso esse livro tem haver com o seriado Merlin? Porque minha amiga ama esse seriado ela chorou quando acabou não sei qual temporada. Eu não gosto desse tipo de livro, gosto de um bom livro teen ou erotico qe envolva um bom romance

    ResponderExcluir
  3. Apesar do livro ser bom, ele é completamente diferente do minha rotina de leitura, espero futuramente lelo.


    xx

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro este tipo de história, com lendas magias e batalhas. E também gosto quando o livro tem mapas pra gente se situar rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parece bom ;) eu comecei a ler livros nesse estilo recentemente então acho q vou gostar
    Realmente eh legal ver a história antes de Arthur...interessante

    ResponderExcluir
  6. Nossa Ju esse livro me deixou fascinada, porque eu também amoo o Merlim, rsrs. Achei bem legal contar a história do nascimento/infância e juventude dele. E poxa que chato que não vai mostrar ele fazendo magia, seria super interessante. Mais na frente devem começar a falarem do Arthur, rs. Já add no skoob, pq eu preciiiiso ler esse livro!!

    Beijos!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Por causa de As Brumas de Avalon, tenho preguiça de tudo que é arthuriano, ainda mais que não há magia nesse, acabou não despertando meu interesse, mas como sempre, sua resenha está excelente, Ju!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu li um livro semana passada sobre Merlin, o Rei Arthur e outros. Eu fiquei beeem curiosa para saber mais da história. Já que não á conhecia antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quero ler esse livro Ju, sempre tive curiosidade para conhecer a história de Merlin, mesmo não sendo tão apaixonada que nem você por ele rs a história sempre nos mostra um lado que nós não conhecíamos, eu tinha ficado curiosa para saber sobre a magia, pena que a autora não vai falar sobre ela.. Ainda tenho muito o que aprender sobre Arthur e Merlin rs :)

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju, tudo bem??
    Parabéns pela resenha!! Amo este tipo de livro!! Este gênero é um dos meus preferidos =)
    Vou ler com certeza!!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou uma apaixonada pelas histórias da távola redonda, rei Arthur, Merlin, enfim sobre tudo relacionado a este tema, então é lógico que gostei desta trilogia. Mesmo o tema sendo batido, cada autor sempre o mostra com um ponto de vista diferente.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  12. olhem eu li o livro e já estou no segundo apesar da capa o livro, relata muito bem a vida antes do nascimento de Myrddion até a adolescencia, o primeiro é ótimo, o segundo tá muito bom quando eu acabar posso confirmar de que o segundo livro é excelente

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo