domingo, 31 de março de 2013

[Resenha] A Seleção

Postado por Ju às 21:30
Título: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Tradução: Cristian Clemente
Editora: Seguinte

Sinopse: Para 35 garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar. (retirada da contracapa do livro)

A Seleção trata de um país que se formou após a 3ª Guerra Mundial, na região que era ocupada pelos Estados Unidos - Illéa. É uma monarquia, e há regras rígidas para todos, como o toque de recolher e a proibição do sexo antes do casamento. As pessoas são divididas em 8 castas, sendo a casta Um a da nobreza e a Oito, a composta pelos mendigos.

America tem 17 anos, e é uma Cinco. De acordo com a lei, todas as pessoas desta casta precisam se tornar artistas. Por sorte, a garota tem aptidão para isso - possui uma linda voz e toca alguns instrumentos. E é feliz assim, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas por sua família. Uma pessoa extremamente generosa e corajosa. Mas não está disposta a sacrificar toda a vida que imaginou viver.

Havia coisas - coisas importantes - que eu amava. E aquela folha de papel se erguia como um muro entre mim e o que eu queria. Talvez eu quisesse coisas idiotas. Ou que não conseguiria alcançar. Mesmo assim, eram coisas minhas. Não estava a fim de sacrificar meus sonhos, independentemente do quanto minha família fosse importante para mim. Além do mais, já tinha feito bastante por eles.

America é apaixonada por Aspen Leger, um garoto da casta Seis. É um relacionamento que já nasce complicado, um casamento entre castas é sempre cercado por mais burocracia. E Aspen não ajuda muito com seu orgulho. Mesmo assim, tudo o que America deseja é passar o resto da vida ao lado dele.

- Pai, se quisesse casar com um um Seis ou um Sete
 e o amasse muito, você ia deixar?
- America, se você amasse um Oito, eu deixaria que se casasse com ele. Mas você precisa saber que o amor às vezes acaba com o peso da vida de casado. E ia ser ainda pior se você não pudesse sustentar seus filhos. O amor nem sempre sobrevive nessas circunstâncias.


Do outro lado, temos o príncipe Maxon. Ele atingirá a maioridade e precisa escolher uma esposa. Pela tradição, ela deve ser uma legítima filha de Illéa, e é por isso que existe a Seleção.

E o que é a Seleção? Illéa é composta de 35 províncias, e uma garota de cada uma delas é "sorteada" para ir ao castelo e ficar por lá até que o príncipe tome sua decisão. Enquanto isso acontece, cada família recebe, semanalmente, ajuda financeira. É um atrativo e tanto para as pessoas das castas menos privilegiadas. 

- Espero que encontre uma pessoa sem a qual não possa viver. Espero muito. E desejo que nunca precise saber como é tentar viver sem ela.

Acho que a autora pode ter se inspirado em The Bachelor, alguém conhece? É um programa em que 25 garotas são colocadas em uma casa para lutar pelo coração de um solteirão bem cobiçado. Eu amava assistir, e A Seleção o trouxe de volta pra mim! rs...

Voltando ao livro... O enredo é super bem construído, todas as personagens são vivas, a gente quer esbofetear algumas pessoas e abraçar outras. 

Amei a May, irmã mais nova da America. Ela realmente acredita em príncipe encantado, e tem fé que a irmã encontrará o seu. E eu odiei profundamente o Aspen. Idiota. (me desculpem, as emoções ainda estão muito fortes... rs...)

Olha que o Aspen me enganou... eu cheguei a gostar dele... até que se tornou um imbecil. (eu não consigo MESMO evitar xingá-lo)

- Se você tivesse a oportunidade de melhorar de vida e não a aproveitasse por minha causa, eu nunca ia me perdoar. (...) Só quero que você participe, que tente. (...) E se me ama, vai fazer isso, para que eu não fique louco de tanto pensar no que poderia ter acontecido.

Agora o Maxon... ah, Maxon... (suspiros profundos)... Ele é um verdadeiro príncipe. Com a presença de America, passa a conhecer melhor a realidade além dos muros do castelo e, além de já ser lindo, gentil e atencioso, ele mostra a ela o quanto é também generoso e preocupado com o povo. 

Eu ainda não acredito que me apaixonei tanto por esse livro!!! *-* Estou completamente encantada com a escrita da Kiera, eu ria, ficava engasgada com o choro, ou acabava chorando mesmo... Os sentimentos simplesmente apareciam e me tomavam.

Só tenho mais uma coisa a dizer: leiam, e logo! O e-book de O Príncipe foi liberado pela editora há alguns dias (é um conto, para ser lido entre o primeiro e o segundo livro), e a continuação, A Elite, chega às livrarias no dia 23 de abril. E vejam o recado da autora para os leitores brasileiros. Ela é bem simpática! =)

20 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Ju! Já li A Seleção e curti bastante, tanto que estou relendo novamente. A única coisa que não me atraiu muito na história foram os personagens masculinos. Estou ansiosa para ler A Elite! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a Seleção! Antes queria ler só pela capa, ja tinha lido resenhas falando super bem, mas nem maginei que fosse gostar tanto <3
    Tb li O Principe e achei ótimo saber a visão do Maxon sobre essa bendita Seleção

    Bjos
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  3. uashuasuahsa, adorei a sua resenha... super engraçada... também sou do time Maxon o/

    Beijos
    http://www.mybookshelf.com.br/

    ResponderExcluir
  4. carambaaaaaaaaaaaaaa
    quase chorei só com a resenha... Eu quero esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Tipo vi muita gente dizer que amou esse livro e que estão loucos pela a continuação e, sempre achei a capa muito linda, linda mesmo. Mas nunca tinha procurado ler nem a sinopse, porém, sempre leio suas resenhas (puro hábito rs), realmente to querendo ler, tipo: AGORA. 3ª guerra mundial, tipo voltando o tempo de príncipes e plebeias... Adorei mesmo, se pintar algum desconto em alguns do site que eu compro, vou adquiri-lo. *_*

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste livro. Agora quero ver a continuação.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. eu quero tanto ler esse livro ;w;
    baixei o e-book do principe e vou ler esses dias, é uma pena que eu ainda não tenha esse livro. mas assim que der vou comprar

    ResponderExcluir
  8. Eu amo essa capa!! :O (só apreciando) Eu PRECISO deste livro! Anem, Ju eu ja tava desejando ele ai vem vc e me faz desejar ainda mais com essa resenha maravilhosa e falando que se apaixonou por ele :( Maas tudo tem seu tempo ;) Eu vi que ja divulgou a capa de A Elite (capa muito linda com o vestido vermelho, mas eu prefiro a capa de A Seleção!
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa resenha e também o fato de você não conseguir evitar xingar o Aspen hihi
    Já tem um tempinho que estou vendo esse livro rolando nas resenhas de algumas blogueiras, e confesso que não havia nem me interessado em dar uma olhada, por estar com preguiça de ler a resenha e achar que se tratava de um livro estilo 'diário de princesa'... Mas já me interessei por ele... agora vou ter que comprar... Os outros personagens também tem nomes de lugares? Tipo a America e o Aspen ? Fiquei tão interessada que acho que vou ter que largar As Crônicas de Narnia e começar logo 'A Seleção' ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu estou louca pra ler esse livro, ainda mais agora que descobri que também vai ter série. Amei sua resenha e meu deu mais vontade de ler

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Menina eu li logo quando foi lançado e revivi cada emoção lendo sua resenha, concordo com você, Aspen é muito idiota, um completo mala e eu queria tanto que America desse lodo um chega pra lá nele.

    Um lindo livro.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Ameeeeeeeei este livro! Recomendo muito a todos!

    ResponderExcluir
  13. Fiquei super curiosa, esse livro parece muito bom e a capa é linda, gosto muito de distopias, e de livros que fazem a gente amar ou querer surrar os personagens, pq significa que conseguiu me envolver.

    ResponderExcluir
  14. esse livro é espetaacular, tem uma capa perfeita, adorei demais, gostei dos detalhes e da narrativa!

    ResponderExcluir
  15. Eu não estava muito interessada por esse livro, mas assisti ao um vídeo/resenha em um vlog sobre o livro e me apaixonei.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu tava na dúvida se queria ler mesmo, mas agora quero ler AGORA (já tá na lista de futuras aquisições) :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu amei a capa e até gostei da idéia, mas não me apaixonei pela idéia de lê-lo, futuramente, quem sabe? Não gosto muito dessa histórias de várias garotas disputando um cara =/

    ResponderExcluir
  18. Parece ser muito bom. Simplesmente incrível. Você abordou de uma forma tão interessante que quero que ele faça parte da minha coleção de livros.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, realmente, é muito The Bachelor! Mas a diferença é que tem um pano de fundo diferente e o ponto de vista é de uma das participantes.
    Fiquei com medo das fãs da Seleção no dia do evento, sério, foi histeria pura e isso me fez perder um pouco de vontade de ler a história. Sei que parece bobo, mas é inevitável. Eu amo de paixão muitas coisas, histórias e livros, mas, pelo menos eu acho, que nada chega a ser doentio.
    De qualquer forma, pretendo dar uma chance a série quando ela estiver completa! Espero que criem um box, daí eu já compro a trilogia inteira, até lá já não vou ter esquecido a histeria das fãs.
    Também gostei muito da resenha, apesar de ser uma distopia, já está começando a minguar minha resistência a lê-las, são livros que despertam emoções muito fortes, mas que nos levam a reflexão, por isso um dia leio essa série.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha! Já li A Seleção e adorei, porém não gostei muito da America nem do Aspen. Quando terminei o segundo, A Elite, estava completamente apaixonada pelos dois, me deixando cada vez mais ansiosa pelo terceiro!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo