sábado, 21 de abril de 2012

[DL 2012] Resenha - Mil Tsurus

Postado por Ju às 13:46

Abril - Tema: Escritor (a) Oriental


Título: Mil Tsurus
Autor: Yasunari Kawabata
Tradução: Drik Sada
Editora: Estação Liberdade


Sinopse: Kikuji Mitani é um jovem que, durante uma cerimônia do chá, reencontra duas antigas amantes de seu falecido pai, Chikako Kurimoto e a viúva Ota, e de repente se vê profundamente envolvido com elas. Enquanto Chikako tenta arranjar um casamento para Kikuji, este inicia um inesperado romance com a senhora Ota, que por sua vez tem uma filha chamada Fumiko, de quem Kikuji também irá se aproximar. Mas há ainda Yukiko, a delicada jovem pretendente a se casar com Kikuji, personagem que representa serenidade num ambiente repleto de ressentimentos e intrigas. Não é por acaso que a moça é descrita usando um lenço de seda ilustrado com tsurus, ave que simboliza nobreza e felicidade na tradição japonesa. No Brasil, o livro foi traduzido com os títulos Mil Tsurus (pela Estação Liberdade) e Nuvens de Pássaros Brancos (pela Nova Fronteira).
Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/3638/

Esse não é o livro que eu havia escolhido ler para o desafio. Mas ao chegar na biblioteca dei de cara com ele. A capa me chamou atenção. Eu ainda não a entendi, mas mesmo assim gosto dela. Só sei que tem um tsuru no alto. Fora isso, realmente não consegui decifrar. Até o fato de ser um tsuru no alto eu tive que confirmar, porque o único tsuru que eu conhecia era aquele origami em formato de passarinho que acho que todo mundo já viu um dia, né? Bem, depois de ver um tsuru estampado na capa só me vem um pensamento à mente: ok, aquele origami é uma representação, mas uma representação um tanto quanto injusta. Vou considerar que o que vale é a intenção, já que ele é um símbolo de nobreza e felicidade. Por isso o gesto de dá-lo a alguém é muito bonito.

Eu realmente não tenho como falar muito do livro. A cultura japonesa é muito diferente da nossa e eu não conheço quase nada dela. Então realmente não consegui compreendê-lo. Gostei dele enquanto lia, ele tem um ritmo diferente, usa a cerimônia do chá (que eu absolutamente não conheço) em vários momentos e deixa transparecer a serenidade e a calmaria que acredito que essa cerimônia contém.

É um jeito diferente de contar a história. O autor pula momentos da vida das personagens que parece considerar muito íntimos para serem divididos. Ficamos sabendo o que aconteceu porque ele nos conta muito superficialmente ao iniciar um novo capítulo.

Vou parar por aqui porque realmente não me sinto capacitada pra falar mais. O desafio cumpriu sua função ao me apresentar uma literatura que dificilmente eu conheceria de outra forma.

13 comentários:

  1. Nunca tinha escutado sobre esse livro, mas ele continua no rau do que eu não me sinto muito tentada a ler. :P
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine! Pois é, não sei se leria outro livro do autor também não... rs... Mas gostei de ter tido a experiência. Beijo e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  2. Oiiiiiiiiiiii, tem preente para vc lá no blog....corre lá...beijoooooooooooosssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli!!! Eu ganhei seu livro!?! Nem acredito!! Obrigada!!! Beijos!!!

      Excluir
  3. Fiquei curioso!

    Eu também conheço relativamente pouco da cultura nipônica mas a acho fascinante em sua complexidade!

    Gostei muito do seu post e principalmente da forma sincera com que você disse que não iria se estender sobre o assunto.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Oi JU!
    Menina, estou enrolada com o desafio desse mês, ainda nem comecei a ler... Ainda bem que você conseguiu e não foi desagradável, apenas um pouco incompreensível talvez, nada mais natural...
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  5. Ah Ju bom ver que você tá firme no desafio, eu já desisti,esse mês foi a gota d´água pra mim rsrsrs, essa literatura oriental não me agrada rsrsr. Beijos.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Interessante leitura por apresentar perspectivas narrativas distintas dos meus gostos habituais de leitura. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo TSURU *--* eu sei fazer (com muito esforço eu aprendi haha) mas acho que tirando a capa o livro n tem nada haver comigo kkk :P

    ResponderExcluir
  8. É realmente diferente ler uma obra japonesa, pois os próprios são um tanto reservados, mas gostei do Tsuru, já consegui fazer cem origamis de Tsuru, mas não cheguei aos mil para poder fazer os meus desejos, mas recomendo tentar é bem gostoso de fazer ^^

    ResponderExcluir
  9. Eu não leria porque não é meu tipo de leitura, embora eu goste de ler quase tudo. No entanto gostei muito de Memórias de uma Gueixa e adoraria ler mais livros sobre o tema, embora esse, o Memórias não servisse para o desafio, já que não é de autor oriental ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei esse livro; a história me deixou curiosa - eu não conheço tsurus - e a capa é muito linda. Adorei a combinação das cores.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. achei bem legal, acho interessante conhecer um pouco sobre outras culturas, interessante! parabens pela resenha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo