segunda-feira, 4 de março de 2019

[Resenha - Editora Suma] O Tempo Desconjuntado

Postado por Ju às 18:00
Título: O tempo desconjuntado
Autor: Philip K. Dick
Tradução: Braulio Tavares
Editora: Suma
Número de páginas: 274

Com edição especial em capa dura e projeto gráfico arrojado, uma obra inédita de Philip K. Dick chega ao Brasil, trazendo um retrato único da construção do medo, da desconfiança e da própria realidade. Ragle Gumm tem um trabalho bastante peculiar: ele sempre acerta a resposta para um concurso diário do jornal local. E quando ele não está consultando seus gráficos e tabelas para o trabalho, ele aproveita a vida tranquila em uma pequena cidade americana em 1959. Pelo menos, é isso que ele acha. Mas coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, Ragle encontra uma lista telefônica e todos os números parecem ter sido desconectados. Depois, uma revista sobre famosos traz na capa uma mulher belíssima que ele nunca tinha visto antes, Marilyn Monroe. E para piorar, objetos do dia a dia começam a desaparecer e são substituídos por pedaços de papel com palavras escritas, como “vaso de flores” e “barraca de refrigerante”. A única alternativa que Ragle encontra para descobrir o que está acontecendo é fugir da cidade e de todos esses acontecimentos bizarros, contudo, nem a fuga nem a descoberta serão tão fáceis quanto ele imaginava.

Como uma pessoa que ama ficção científica, sempre ouvi elogios a respeito de Philip K. Dick e queria muito ler algo do autor. Comecei por O Tempo Desconjuntado e já quero ler tudo que ele escreveu! Foi uma leitura muito divertida.

Nos anos 1950, Ragle Gumm tem uma rotina diferente de todos que conhece. Há dois anos está no topo da lista dos vencedores de um concurso de jornal, "Onde o homenzinho verde vai aparecer agora?". É um desafio que ele responde diariamente. Passa muitas horas de todos os seus dias dedicado a encontrar a resposta, que posta no correio. Recebe um pagamento pelos acertos, e esse dinheiro é grande parte da renda da casa. Mora com a irmã, o marido dela e o filho deles, e a vida segue normalmente, até que coisas estranhas começam a acontecer com ele e com as pessoas ao seu redor.

Parece que eles têm algumas lembranças que não deveriam estar presentes. Além disso, aparentemente parte da cidade de Ragle não é lá muito real - algumas coisas parecem ser apenas figurativas... intrigado com os acontecimentos, nosso protagonista decide que precisa entender porque parece ser tão essencial que ele não deixe de viver exatamente aquela vida, e planeja sair da cidade e descobrir mais sobre o restante do mundo - só que isso não é nada simples de fazer, e surgem obstáculos bem curiosos.

Este foi um livro que me encantou. Embora as personagens parecessem ter uma vida bem comum, ao mesmo tempo fiquei cismada desde o começo, sabendo que devia ter algo por trás daquilo. A propósito, eu não havia lido a sinopse, na maior parte das vezes gosto de saber o mínimo possível a respeito da história antes de conhecê-la.

Confesso que no início da leitura fiquei meio desorientada, tentando entender como a ficção científica entraria no enredo. E preciso dizer que fui muito surpreendida pelo autor. Sim, ele dá pistas; o protagonista percebe que há algo errado acontecendo; mas em momento algum desconfiei do que era realmente. A cada informação nova ficava mais chocada e admirada com o universo criado. Claro que não vou contar absolutamente nada a respeito disso para vocês, mas espero que leiam e curtam a história como eu curti. Logo trarei a resenha de mais um livro do autor.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo