sexta-feira, 3 de novembro de 2017

[Resenha - Rocco] O segredo dos goblins

Postado por Ju às 18:00
Título: O segredo dos goblins
Autor: William Alexander
Tradução: Waldéa Barcellos
Livro #1 da coleção Zombay
Editora: Rocco
Número de páginas: 240

Numa terra onde o teatro foi proibido, um garoto solitário entra para uma trupe teatral de goblins na esperança de encontrar seu irmão desaparecido e acaba embarcando numa aventura que o levará bem mais longe do que ele imaginou. Vencedor do National Book Awards na categoria literatura juvenil, O segredo dos Goblins é uma história de fantasia que tem como pano de fundo o universo mágico e misterioso do teatro. À medida que vai se envolvendo com a arte da representação, entre máscaras que podem esconder ou revelar segredos importantes, o jovem Rownie descobre muito sobre ele mesmo, sobre o irmão e sobre o poder das palavras para moldar o que é real.

A capa desse livro foi tudo de que precisei para decidir ler. Um garoto, um goblin e uma marionete de dragão juntos em um palco de teatro se tornaram algo irresistível para mim, e iniciei a leitura sem nem ao menos conhecer a sinopse. E adorei isso.

O autor criou um universo bem interessante, uma cidade dividida em duas partes: o lado norte, construído para ser previsível; e o lado sul, que só pode ser entendido por quem faz parte dele. Entre os dois lados, existe uma ponte: um refúgio seguro para qualquer pessoa, já que nela ninguém pode ser preso. Debaixo dessa ponte, passa um rio que pode inundar a cidade a qualquer momento. A forma de impedir a inundação é um segredo que poucos conhecem.

Rownie é um menino que não tem ninguém da família para cuidar dele, então acaba morando com Graba, uma feiticeira bem poderosa que diz que as crianças que estão sob seu teto são seus "netos", e aproveita para usar cada uma delas para cumprir tarefas em seu nome. O irmão mais velho do garoto, Rowan, desapareceu no dia em que apresentava uma peça na cidade, ao fugir quando a Guarda apareceu para prender os atores, já que em Zombay representar é proibido. Rownie quer muito achar seu irmão, mas parece que não é o único com esse objetivo. Por que será que Rowan chama a atenção de tanta gente, afinal?

Como atriz, obviamente sou louca por obras que têm teatro no enredo. E o mais legal nesse livro é que fala de uma arte que nunca vi retratada em uma obra de ficção: a arte das máscaras. Quem já usou uma máscara sabe que elas têm uma energia própria, é impressionante como mudamos ao colocá-las no rosto e é necessário certo preparo no início e no fim do trabalho com elas. O autor levou isso a outro patamar, adorei o modo como foram retratadas na história.

Embora não saibamos muito sobre as personagens me vi ligada de verdade a várias delas, inclusive ao protagonista, que é um menino corajoso, cativante e essencialmente uma criança, mesmo que não tenha uma vida nada fácil. Com o tempo ele passa a entender o poder da determinação e das palavras, é algo muito legal de acompanhar.

Só achei um pouco frustrante o fato de algumas perguntas terem ficado sem respostas. Goblins são seres transformados, já foram humanos um dia. Mas não foi dito como nem porque essa transformação acontece. O segundo volume tem outra protagonista e, por isso, não acho que esse assunto vá ser abordado. Mesmo assim a leitura valeu muito a pena, é uma fantasia juvenil diferente que gostei bastante de conhecer.

16 comentários:

  1. Olá!
    O livro parece ser realmente muito interessante. Uma pena que deixou pontas soltas, mas gostei de saber que mesmo assim, isso não alterou sua avaliação e que gostou da obra. Espero que no segundo livro haja a explicação que faltou nesse.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Vou te confessar que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Mas a capa realmente chama a atenção, é muito linda.
    Além disso, eu adoro livros de fantasia e achei a premissa muito diferente. Eu também não me lembro de ver uma obra que centrasse na arte das máscaras, mas concordo com você que elas parecem ter energia própria.
    No entanto, achei uma pena que algumas perguntas ficam sem respostas e que o próximo livro já serão outros protagonistas. Eu fico com muita raiva quando o livro deixa não amarra todos os pontos.
    Por causa disso, acho que não leria esse livro. De qualquer forma, adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Infelizmente não sou fã de fantasia então o livro não me chamou atenção então vou deixar para próxima dica,mas fico feliz que tenha gostado.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ou Ju, não conhecia o livro e acho chato ter algumas perguntas não respondidas, e mesmo que você não acredite que possa achá-las no próximo volume, vai que tenha...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Confesso que não conhecia o livro, mas fiquei curiosa pela parte do teatro, acho que nunca li um livro que tivesse isto, hehe. É uma pena que nem todas as perguntas sejam respondidas, mas ainda assim, acho que darei uma chance.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Fiquei interessada pela trama ser bem diferente, achei incrível que ela misture elementos do teatro. Trabalhei indiretamente com teatro por um longo tempo e fiquei fascinada por ele e, hoje, qualquer coisa sobre o assunto me interessa muito. Gostei de o protagonista ser uma criança, quase não leio mais livros que tenham crianças como peça central e gostaria de retomar isso. Adorei a dica! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Realmente a capa é maravilhosa! Mas não sei se leria por dois motivos não sou muito fã de fantasia e seguidamente odeio quando o livro termina com pontas soltas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gosto destas aventuras infanto juvenil, mas sempre dou preferencia para livros únicos, acho que as histórias são mais completas, enfim... Dica anotada, pois aventura nunca é demais.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, o livro não me interessou mais gostei da sua resenha dessa vez eu posso a dica

    ResponderExcluir
  10. Oláa, realmente essa capa é muito atrativa. Gostei da premissa e mesmo com alguns furos, acho que é uma boa história. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Simmm, a capa é linda! E eu AMO fantasia, então já me ganhou aí! Espero ler logo pois fiquei curiosa sobre o destino dos irmãos, e também adoro teatro! ❤

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju :)
    Está ai uma obra que não vejo ser comentada e nem divulgada. Fico feliz em ver sua resenha pois só assim para sabermos do que se trata e despertar aquela vontade de leitura!
    A capa realmente é muito bonita e me parece traduzir bastante da história que o leitor irá presenciar ao virar cada página.
    Fiquei em dúvida sobre a criação da personalidade do Rownie afinal ele é um jovem e sempre tenho medo dos autores não mostrarem como de fato é a personalidade de uma criança e o pensamento, de fizerem uma postura adulta quando não se existem num jovem, sabe.
    Me é desconhecido essa arte das máscaras, já fiquei interessado em saber a respeito. Inclusive, já estou no yt vendo shusahuash
    Parabéns pela resenha e que venha as suas impressões do segundo livro da série!
    P.S: Ficou decepcionado em saber que não é explorado a fundo a criação dos Goblins. Espero que eles sejam abordados nos próximos filhos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Uau, parece ser uma história maravilhosa! Gosto muito de fantasia, então eu leria com certeza. Achei a história muito interessante, e estou curiosa sobre o sumiço do irmão do Rownie. Poxa, pena que o autor não explica muito sobre os Goblins, agora também fiquei curiosa haha. Amei a sua resenha, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Sim de fato a capa chama bastante atenção. No momento não estou muito de ler histórias juvenis, porém vejo que este é bem interessante mesmo. Que pena que deixa algumas perguntas no ar. Gostei da sua resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá
    uau que capa mais linda, gostei muito e adorei também saber um pouco mais sobre o enredo tão criativo e essa edição esta uma graça no geral, belas palavras

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu não são muito de ler livros juvenis pois normalmente as historias não me cativam, mas tenho que admitir que esse me chamou a atenção pois parece ter elementos diferentes da que eu estou acostumada.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo