terça-feira, 7 de março de 2017

[Resenha - Rocco] O clube de leitura de Jane Austen

Postado por Ju às 21:30
Título: O clube de leitura de Jane Austen
Autora: Karen Joy Fowler
Tradução: Angela Pessôa
Editora: Rocco
Número de páginas: 320
Skoob


Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos.


Jocelyn teve a ideia de criar um clube de leitura com uma regra bem específica: apenas livros de Jane Austen seriam lidos. Como seriam seis livros, convidou mais cinco pessoas para participar. Uma vez por mês, os integrantes se reuniriam na casa de um deles para discutir uma das obras. 

O anfitrião da vez se torna o destaque do capítulo, o que permite que possamos conhecer aos poucos a vida de cada uma das personagens. Muitas coisas acontecem, algumas vezes surgem lembranças dolorosas mas que podem ajudar a lidar com a vida; outras vezes o pensamento é despertado e pessoas atentam para aquela velha colocação, de que é muito mais fácil ver os defeitos dos outros que os nossos... Seria tão difícil assim perdoar? É um livro que gera bastante reflexão. Ao discutir as atitudes e os perfis das personagens dos livros da Jane, as pessoas que acompanhamos passam a se conhecer melhor.

O que os livros tinham de bom era a resistência da palavra escrita. A pessoa podia mudar, e sua leitura talvez mudasse como resultado disso, mas o livro permanecia o que sempre havia sido.

Tentei ler as obras de Jane Austen que ainda não conhecia para aproveitar melhor a leitura desse livro, por isso semana passada apareceram duas resenhas de livros dela por aqui… infelizmente uma das obras, A abadia de Northanger, não consegui nem começar, e achei que fez falta quando acompanhei a discussão dela. Fora que é inevitável saber alguns detalhes da história, mas eu já me havia me preparado psicologicamente para isso.

Com certeza indico que leiam os livros da Jane antes de ler esta obra. Os capítulos que abordavam os livros de que eu mais me lembrava de detalhes foram com certeza os meus favoritos. Fiquei desolada por descobrir que a adaptação de Mansfield Park é horrenda, que vários fatos foram mudados e a personalidade de várias personagens alterada ao extremo. Esse se tornou um dos meus livros preferidos da autora e estava empolgada para assistir à adaptação, mas mudei de ideia.

Apenas uma coisa realmente me incomodou. O fato de em alguns momentos serem citadas expressões ou até ditas frases inteiras em outras línguas e essas partes não terem sido traduzidas nem mesmo em uma nota de rodapé. Me sinto excluída quando isso acontece em uma obra, mas o que me consolou foi que houve personagens que se sentiram exatamente como eu, tem até um trecho que diz: “Se ao menos parasse de falar francês. Ou fosse para a França, onde isso seria menos perceptível”. Ou seja, o incômodo que senti era mesmo para ser sentido. E a personagem responsável por isso ter acontecido mais vezes, Prudie, é uma professora de francês e se tornou a minha favorita, então acabei superando a irritação.

Logo no início do livro, temos o aviso de que sinopses dos seis romances de Jane Austen podem ser encontradas no final da obra. Preciso avisar que elas são o resumo de todo o enredo, então se vocês não tiverem lido os livros da autora obviamente vão se deparar com spoilers, saberão inclusive como tudo termina. Então se abominarem spoilers como eu abomino, é só não ler (não que isso possa evitar todos os spoilers, tem bastante nas discussões).

Essas sinopses pertencem a uma parte chamada Guia do leitor, que oferece um conteúdo extra bem diversificado. Temos opiniões reunidas de familiares e amigos da própria autora sobre algumas obras dela, uma enorme quantidade de comentários feitos entre 1812 e 2003 a respeito da obra da Jane ou em que pelo menos algo sobre ela é citado e questões para discussões elaboradas pelas próprias personagens, inclusive tem uma da Prudie em francês…. Rs… Isso me provou que a não tradução foi completamente planejada.

Por fim, caso não saibam (e não tenham lido a sinopse), existe um filme com o mesmo nome do livro, que foi o que me fez querer ler. Quando assisti amei, mas não me lembro de detalhes para chegar a alguma conclusão sobre qual dos dois prefiro. Agora pretendo revê-lo e, quem sabe, trazer uma comparação dele com o livro por aqui.

18 comentários:

  1. Ju, gosto de tudo sobre o universo da Austen, mas este livro aqui eu ainda não li e a cada resenha que leio dele, me interesso mais. Acho que me incomodaria também essa coisa de ter frases em outro idioma, sem tradução e me sentiria excluida também.
    Amei sua resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie
    ai essa capa é tão fofa e parece ser um livro muito interessante e gostoso de ler, eu nunca li nada da Jane austen mas leria esse livro mesmo assim

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Já conhecia o livro e o filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler/ver nenhum. Achei muito interessante seu ponto de vista sobre o livro, pois estes dias li uma resenha do mesmo onde a leitora não havia gostado da leitura. É sempre bom ter mais de uma opinião. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem??

    Nossa, eu sempre achei a capa desse livro linda e tive muita curiosidade pra ler! Não sabia que tinha um filme com o mesmo nome :o
    Outra coisa que me chamou atenção foi o sentimendo de exclusão durante a leitura ser proposital, fiquei curiosa pra ver como isso funciona

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Morro de vontade de conhecer as obras de Jane Austen, em especial a sua mais popular, Orgulho e Preconceito. Não fazia ideia de que era necessário ler algumas obras da autora para aproveitar esse livro, já que os personagens realmente discutem cada um deles. Como pretendo ler os livros da autora, anotei a dica para uma futura leitura. :)

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Tinha ouvido falar do livro já, mas não sabia que existia um filme baseado nele. Achei bem legal a premissa, de como o grupo buscara entender como os romances parecem com suas vidas reais. Fiquei bem curioso, apesar de nunca ter lido nada da autora até agora, mas já anotei.

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei a capa do livro
    Fique bastante curiosa para ler esse livros e apesar de nunca ter lido um livro da Jane e só uma das adaptações dos filmes,de tanto uma amiga minha falar eu a adoro, quero muito ler um dos seus livros.
    Beijos!!!
    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os livros dela e depois leia essa obra, que não é dela mas permite que a gente sinta o gostinho dos livros de novo.

      Excluir
  8. Oie, tudo bom?
    Já vi mesmo um filme sobre, e sempre quis ler o livro antes pra ver depois! Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de conferir essa obra! AMO Jane Austen!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tuudo bem? Espero que sim...
    Eu tenho uma grande admiração pelas obras de Jane Austen, mas confesso que não tenho o hábito de ler muitos livros dela.
    Sua resenha, no entanto, instigou minha curiosidade. Dica anotada #comcerteza. haha
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que o livro não é da Jane, no enredo tem um Clube do Livro em que falam das obras dela.

      Excluir
  10. Oi, Ju!
    Adorei sua resenha!
    O livro até parece ser interessante, mas, como você mesmo disse, acho que é necessário ler os livros da Jane Austen primeiro, e como ainda não os li, vou ter que adiar a leitura. Mas, realmente gostei da premissa e quem sabe quando ler a coleção da Jane eu o leia...
    A minha única ressalva é que esses trechos sem tradução iria me incomodar também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Lembro de ter visto o trailer da adaptação desse livro, mas não achei a assistir o filme. Fiquei muito curiosa quando soube que o livro seria publicado e pretendo ler antes de ver o filme.
    Achei muito importante você falar na sua resenha sobre os spoilers sobre os livros da Jane Austen. Eu já li os seis livros dela, mas muitas pessoas não leram e deveriam ser avisadas antes né?
    Parabéns pela pela sua resenha! Ficou muito boa mesmo <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiee!!
    Nunca li nada da Jane Austen, mas sempre tive interesse... Semana passada, pela primeira vez, assisti ao filme Orgulho e Preconceito, e após terminar, corri para comprar o livro.
    Adorei a sinopse e a sua resenha e a capa, porém acho que vou ler os livros da autora antes de me aventurar nesse, porque odeio spoilers hehehe
    Também já procurei o filme para assistir.
    Obrigada pela dica!
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju!
    Tenho certa curiosidade nesse livro depois de ver uma resenha ou outra dele por aí, ainda mais agora com a sua, apesar de que não li nada ainda da autora, mas tenho Orgulho e Preconceito aqui na estante me esperando para lê-lo desde 2015... Quem sabe não resolvo dar uma chance ao livro esse ano para, então, ler esse outro já inteirada ao menos de uma das obras da autora? Mas particularmente é interessante mesmo essas discussões com cada capítulo centralizado em um personagem. E bem interessante essa decisão proposital da autora sobre as passagens em francês e um personagem igualmente incomodado com elas no livro, hahaha.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Acho que deve ser uma leitura muito agradável para os fãs da obra de Jane Austen. Eu até agora só li um livro dela, então tenho de ficar longe desse por enquanto haha.
    Mas deve ser um máximo participar de um clube do livro ne? Morro de vontade *-*
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Hey!

    Tudo bom?

    Eu já tinha ouvido falar do livro, não sou muito fã da obra da Jane, mas fiquei com uma pulguinha atrás da orelha depois da resenha e acredito que devo dar uma nova chance para a leitura.

    Sucesso.
    Fonte Literária

    ResponderExcluir
  16. oi, eu estou com vontade de ler esse livro desde que foi lançado, e achei o máximo essa história de guia do leitor falando sobre a jane, parece que é muito interessante, apesar de que eu fico preocupada com os spoilers já que ainda não li todas as obras. Acho que eu me incomodaria com essas frases sem tradução, mas como quero muito ler, espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo