terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

[Resenha - Martin Claret] Emma

Postado por Ju às 18:00
Título: Emma
Autora: Jane Austen
Tradução: Adriana Sales Zardini
Editora: Martin Claret
Número de páginas: 600

Emma Woodhouse é uma mulher rica e aparentemente esnobe, mas no fundo, sua maior ambição na vida é ver os outros felizes. Quando decide que tem o talento para formar novos casais, passa a trabalhar de cupido na pequena aldeia inglesa de Hartfield. Emma foca suas atenções em Harriet Smith e em meio à busca de pretendentes para a amiga se mete em diversas confusões, sempre resgatada pelo amigo, o cavalheiro sr. Knightley.


Na contracapa do livro há a informação de que Jane Austen disse que Emma Woodhouse é o tipo de “heroína que ninguém, além dela própria, iria gostar muito”. E bem, no início desse livro fui obrigada a concordar. Emma disse e fez algumas coisas que me causaram certa antipatia. 

Foi difícil encarar sua quase aversão às classes inferiores à dela; o modo como visitava algumas pessoas completamente por obrigação, pensando que estava fazendo uma grande coisa; sua birra com pessoas reservadas e seu intrometimento na vida alheia por considerar que estava sempre certa e que seu instinto casamenteiro era infalível. Vocês não têm ideia de como me irritei.

Mas toda a imaturidade da personagem a fez sofrer e, felizmente, ela reconhece seus erros, aprende com eles e amadurece muito. Nem parece a mesma Emma no início e no fim da narrativa, e claro que com o decorrer do tempo acabei me afeiçoando a ela. É uma garota que não pensa em se casar já que não pretende perder sua liberdade e tem plenas condições de se manter com os rendimentos de suas propriedades. É muito independente e dedicada à família. Pode até ser irritante, mas fica muito claro desde o começo que tem um bom coração.

Esse livro me mostrou que eu teria bastante dificuldade de me encaixar a essa época. Não daria conta dessa coisa de visitar e receber visitas o tempo todo, acho muito louco isso de ter que estar sempre arrumada, bem disposta e bem humorada. Talvez seja apenas meu lado pouco sociável falando aqui… rs…

Pela primeira vez em um livro da autora, a leitura não fluiu bem o tempo todo. Nada a ver com a linguagem empregada, desde muito nova me apaixonei por clássicos e não tenho nenhuma dificuldade com isso. O que aconteceu foi que Emma não foi a única personagem com quem tive problemas, e isso sempre faz com que a leitura seja mais difícil para mim.

Existem mistérios que só são solucionados no final da narrativa, mas descobri tudo o que estava acontecendo bem antes. Fiquei feliz pela autora ter planejado bons destinos para todas as personagens, sem esquecer de absolutamente ninguém. Dos quatro livros da Jane Austen que li, esse foi o que menos me encantou, mas mesmo assim não me arrependo de ter lido, já que é sempre bom revisitar uma época que ela retrata tão bem.

15 comentários:

  1. Eu li nada da Jane Austen, não sei como é a sua escrita. Mas seus livros são bem famosos, né. Vejo por todo canto. Não achei esse ruim, mas tb não fiquei ansiosa para ter em casa sabe? Normal xD haha

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Nossa que pena que o livro não te agradou tanto assim. Eu particularmente amei a leitura. Apesar de pouco romance os mistérios me prenderam muito a história. Fico feliz em saber que você curtiu os outros livros da autora. Beijos

    ResponderExcluir

  3. Oie amore,
    Adoro essa autora só pelos elogios que vejo a respeito dela.
    Não conhecia esse livro, mas já quero ler e anotei a dica. Apesar de ter uma capa que não é muito atrativa, confesso que sua resenha me fez ficar curiosa pela leitura.
    Adoro mistérios, e amei saber que só são revelados no fim do livro, dá ainda mais vontade de ler.
    Beijoka!

    ResponderExcluir
  4. pena que a leitura não fluiu como voce esperava...ainda não li Emma, mas pretendo.Espero que comigo a história funcione melhor...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Oiee, ainda não conhecia esse livro da Jane, para falar a verdade, nunca li nada da autora, e mesmo a leitura desse não tendo fluida muito bem pra voce, eu fiquei super curiosa para saber mais sobre Emma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar de Emma, mas não por conta de ser um livro da Jane Austen, descobri por conta de uma webserie, Emma Approved, conhece?
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler algo da Jane Austen, inclusive tenho um livro dela na edição da Martin que contêm a história de 3 livros da autora. Acho que também teria problemas com a Emma, visto que ela é muito diferente das mocinhas que gosto e me identifico. Também não teria saco para viver em uma época que é necessário estar sempre arrumada e com cara de paisagem. Não faz o meu estilo em nada! Adorei sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem???
    Que pena que desta vez a história não tenha te pegado como os livros anteriores, mas é assim mesmo... apesar de suas ressalvas confesso que até fiquei curiosa com a história e o grande crescimento da personagem. Xero!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    eu ainda não cheguei a ler nada da a autora mas não foi por falta de curiosidade, espero com certeza ler algo dela ainda esse ano e esse enredo está bem curioso e interessante, parabéns pela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Adoro clássicos, mas confesso que não curto Jane Austen, não sei por que, talvez tenha a ver com o fato de que, além de não curtir romances de época, a leitura de Orgulho e Preconceito não fluiu pra mim...

    ResponderExcluir
  11. olá Ju! Também não me adaptaria nesse período, seria considerada uma ovelha negra e desonra da família. Legal saber que a protagonista amadurece na trama. Tenho curiosidade em ler outras obras da Jane, parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu só li "Orgulho e preconceito" da Jane e apesar de ter achado maravilhoso, eu não tenho tanta curiosidade de ler outras obras dela pois sempre falam que são bem inferiores ao citado antes. Enfim, gostei da sua resenha mas "Emma" não me conquistou.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    O único livro que li da autora foi Orgulho e Preconceito e foi uma leitura e tanto. Tenho muita vontade de ler outros livros dela, principalmente, Emma, que parece ser ótimo. É uma pena, entretanto, que você não tenha seguido um ritmo bom, mas é legal que você tenha percebido que não viveria na época. Eu me sinto vivendo lá e achando errado aqui rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Também acho difícil está sem bem arrumada, disposta e humorada. Acho que também teria dificuldade de viver nessa época. Pode ser o nosso lado sociável falado, ou pode ser por que nascemos em uma época e com uma cultura diferente e nos acostumamos com ela. Pena que a leitura não fluiu bem. Mas que bom que a autora pensou no destino de cada personagem. Beijos'

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Acho que concordo com vc de que eu não daria certo naquela época. Primeiro que não sei se seria rica ou pobre (sinceramente não sei qual dos dois é pior); depois toda essa chatice de sociedade, vestimenta, visitas.. E a obrigação que as mulheres tinham de casar e ter filhos, de obedecer ao marido, casamentos arranjados etc.. Sou como a personagem: amo minha liberdade. Hahaha
    Amo romance de época, mas ainda não tive oportunidade de ler nada de Austen, mas ela está lá, firme e forte na minha lista. Kkkkk

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo