sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

[Resenha - Galera Record] O Bosque Selvagem

Postado por Ju às 16:00

Título: O Bosque Selvagem
Autor: Colin Meloy
Tradução: Rodrigo Abreu
Ilustrações: Carson Ellis
Livro #1 da trilogia As crônicas do Bosque Selvagem
Editora: Galera Record
Número de páginas: 488


A vida de Prue McKeel é bem normal. Quer dizer, era até seu irmãozinho ser sequestrado por um bando de corvos. E foi então que as coisas ficaram realmente estranhas. Nos mapas de Portland, no Oregon, existe uma imensa área verde às margens da cidade conhecida como “F.I.”, ou “Floresta Impassável”. Ninguém nunca cruzou seus limites ou pelo menos nunca voltou de lá para contar. É exatamente a esse lugar que os corvos levam o irmão de Prue. E é onde começa a aventura que levará a menina e seu amigo, Curtis, até o coração da Floresta Impassável, com seus perigos e maravilhas. Sim, um mundo secreto se esconde em meio à agitação da natureza. Um mundo de criaturas valentes, místicos serenos e alguns poderosos com as piores e mais sombrias intenções. E o que começa como uma missão de resgate se transforma em algo muito maior à medida que os amigos se veem envolvidos em uma luta pela libertação daquela imensidão verde. Uma imensidão que seus habitantes chamam de Bosque Selvagem.


Prue é uma menina de 12 anos que vive em Portland. Até onde ela sabe, a cidade tem um limite: uma ribanceira, penhascos que se estendem por uns cinco quilômetros e são ocupados pela Zona de Resíduos Industriais. Além dela, há apenas uma extensão de montanhas muito arborizadas, região sinalizada nos mapas como apenas F.I. - que Prue sabia ser a Floresta Impassável, já que o pai havia lhe dado uma longa explicação a respeito do local quando questionado.

Há lugares no mundo em que as pessoas simplesmente não vão morar. Talvez seja muito frio, ou haja árvores demais, ou as montanhas sejam íngremes demais para escalar. Mas qualquer que seja a razão, ninguém pensou em construir uma estrada lá e, sem estradas, não há casas e, sem casas, não há cidades. (...) O lugar, com o tempo, apenas ficou mais coberto de vegetação e mais inóspito. (...) Não quero nunca, nunca mesmo, que você entre lá.

Prue não planejava desobedecer, até que algo beirando o inacreditável aconteceu. Enquanto ela cuidava do irmãozinho de um ano, Mac, no parque, ele foi simplesmente levado por cinco corvos, que se dirigiram à floresta. A garota se vê sem saída, simplesmente precisa ir atrás dele. Um colega da escola acaba seguindo a menina, e os dois passam por muitas aventuras em sua jornada.


O que Prue realmente não esperava era descobrir que naquela floresta viviam sim muitas pessoas, além de animais falantes, organizados em sociedade. A verdade é que existiam diversas regiões naquele bosque, cada uma com seu governo e seu modo de vida. A garota conhece várias pessoas em seu caminho, ouve várias versões dos fatos. Mas em quem ela poderia confiar? Quem poderia ajudá-la a encontrar Mac? 

Sou louca por fantasia, então claro que um mundo escondido por uma floresta aparentemente impenetrável me encantou. E o mais legal é que conhecemos personagens que se relacionam de formas bem diferentes com a floresta, vemos desde os que transformaram a região em que vivem em populosas cidades, até os que interagem da forma mais harmônica possível com a natureza, inclusive se comunicando com ela de certa maneira.

Dessa posição, pensou Prue, era Portland que parecia o país mágico e estranho - não o mundo em que ela estava naquele momento, com seus bosques imponentes de árvores altas e habitantes ocupados, cuidando das próprias vidas.

A leitura fluiu muito bem para mim, o livro tem quase 500 páginas mas me prendeu durante todo o decorrer da narrativa. A obra possui um número bem grande de ilustrações em preto e branco de diversos tamanhos, o que permitiu que eu me sentisse ainda mais dentro da história. E, no final do livro, o leitor ainda é presenteado com ilustrações coloridas que retratam momentos importantes da trama.

Temos algumas batalhas que deram muito mais agilidade ao enredo. Fiquei tensa demais em alguns momentos, temi pelo destino de personagens que se tornaram queridos para mim. Os personagens, aliás, são muitos, mas foram todos bem trabalhados e em nenhum momento me perdi. 

Quando descobri o que havia realmente acontecido com o irmão de Prue, fiquei horrorizada, indignada e de coração partido. Não dá para acreditar a que ponto as pessoas chegam simplesmente pela possibilidade de ter mais poder, ou simplesmente para sentir o gosto da vingança. Felizmente, o livro não mostra só maldades, pelo contrário, os protagonistas acabam encontrando várias pessoas dispostas a ajudá-los em seu caminho.

Este é o primeiro livro de uma série, mas tem um desfecho bem trabalhado e, caso alguém decidisse não fazer a leitura dos outros volumes, ainda assim se sentiria satisfeito com o final. Não é o meu caso, já estou com o segundo volume em mãos e logo trarei para vocês minha opinião sobre ele.

Há tantos benefícios em querer parar o mundo quanto há em exigir que um botão floresça. (...) É melhor viver no presente. Assim, talvez possamos aprender a compreender a natureza dessa frágil coexistência que compartilhamos com o mundo à nossa volta.

23 comentários:

  1. Pela capa eu jurava que era um livro bem infantil, mas pelo jeito o conteúdo é bem jovem e tem bastante desenvolvimento. E nossa, quase 500 páginas! :O Que bom saber que a leitura é rápida, ainda mais com cenas de batalhas, fiquei empolgada para conferir!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa! Muito interessada por lê-lo! Amo fantasia e amo coleções (principalmente, como você já me assegurou, as bem construídas!).
    Amei a capa e amei saber que há imagens no final de acordo com o livro!
    Dica anotada, muito obrigada!!!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, fiquei bem curiosa pra saber o que aconteceu com o irmão. Será que terei as mesmas impressões que você? E que bom que o livro é bem encerrado, as vezes acho que isso que dá animo pra seguir qualquer série.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu não gosto muito de fantasia, mas esse é um livro que eu estou querendo ler. Saber que a leitura conseguiu te prender mesmo sendo um livro grande (é bem difícil um livro extenso não ser cansativo, né?) me deixou ainda mais animada. Espero que o segundo livro também seja muito bom :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  5. Que legal, adorei a resenha. Me descobri esse ano lendo e gostando de fantasia.
    Fiquei curiosa, o que aconteceu a Mac, ele morreu? Como? E pq uma batalha, que tipo de poder? Enfim preciso descobrir e gostei pq tem um final fechado que mesmo sendo série, posso parar por aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Tudo bom?
    Nossa fiquei encantada pela história, como adoro fantasia, fiquei aqui vidrada, doida para saber como ela vai recuperar seu irmão e como serão essas aventuras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei sua sugestão Mara! Não conhecia o livro, mas também adoro fantasia e o enredo desse livro me deixou bastante curiosa. Estou curiosa também para saber o que acontece com o irmãozinho da Prue, já que você diz estar de coração partido pelo que acontece.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju!
    Eu já vi esse livro, mas não sabia a respeito da história. Gostei muito das suas impressões e fiquei bem animada para conhecer um pouco mais dessa fantasia. Fico feliz em saber que o livro é ilustrado e que a leitura fluiu bem para você. Espero poder ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem por aí?

    Confesso que não conhecia a obra e nem o autor. Eu jurava que era um livro infantil, quando li o título e vi a capa. Hahaha. Olha, assim como você, eu também adoro fantasias. A premissa dessa história chamou bastante a minha atenção e sua resenha contribuiu fortemente para isso. Eu vou dar mais uma pesquisada sobre e talvez colocá-lo na minha listinha. Parabéns pela resenha, ficou muito boa!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Socorro nessa fantasia com toques de drama, acho que eu piraria lendo a cena em que o menininho é levado pelos corvos! Adoro livros com ilustrações, mesmo que em preto e branco, ainda mais com leitura fluida e que "funciona" para o leitor. A resenha ficou ótima. Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro me ganhou pela capa que é muito fofa e parece retratar bem o que você falou que é a história. Por falar nisso, história é o que não falta pois são 500 páginas rsrs.... Gostaria de ver um pouco mais das figuras que tem no texto e a diagramação que deve estar linda também. Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Esse livro deve dividir nossos sentimentos, pois ao mesmo tempo que é uma aventura, pois nunca ninguém foi à floresta, e ela descobriu tanta coisa, tantas pessoas- é também uma viagem contra o tempo, ela precisa encontrar o irmão e não sabe o motivo pelo qual o levaram e o que querem fazer com ele, deve ser angustiante. E já vi que irei me emocionar, já que as intenções são cruéis e de partir nossos coração. Não conhecia essa série, mas agora não vejo a hora de ler!!!!! Adorei sua resenha!!!

    P.S. Achei a capa um amorzinho!!!!

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Helloo, Ju! Tudo numa nice?!
    Ah, eu não sabia que tu curtia fantasia. Eu AMO fantasia e high fantasy - meu gênero favorito ever. Eu vi essa obra no goodreads e sai correndo para procurar aqui no skoob também e fiquei feliz por saber que tinha a obra traduzida. Eu achei mô fofura esse livro e eu pretendo ler, mas não sei quando ainda. Gosto de estórias de mundos escondidos na floresta - dá uma vibe de contos de fadas quando éramos crianças. Enfim, a resenha me animou mais para fazer a leitura.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  14. Adorei saber que o livro possui otimas batalhas, daquelas que ficamos ansiando com o que pode acontecer com os personagens que amamos. 500 páginass, não me assustam, sendo que vem acompanhadas dessa incriveil fantasia. A capa é muito linda, e saber das ilustrações durante o enredo me deixou ainda mais apaixonado.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Diferente de você não curto muito fantasia, apesar de as experiências que tive até hoje terem sido agradáveis.
    Fiquei intrigada para saber o que realmente existe na FI e como a protagonista pode ajudar o irmão - ou não, como a impressão que fiquei ao saber que o que aconteceu com ele te deixou de coração partido.
    Vou anotar essa dica, pois acho que pode valer a pena a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia o livro ainda, mas com certeza não teria deixado essa capa passar em branco, achei muito fofa. Gostei da premissa, estava mesmo atrás de uma fantasia diferente do que vemos por aí. Obrigada pela dica!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  17. Esse realmente é o tipo de livro que eu adoro, fantasias, floresta, lutas e mistérios e com personagens crianças, vai ser uma aventura e tanto na certa.
    não penso duas vezes quando vejo um livro desse gênero, dica mais do que anotada, aposto quue nem irei ver as 500 páginas paassar, ainda mais quando tem ilusstrações, já sei o que quero de presente de natal

    ResponderExcluir
  18. Quando vi a capa e o título, acreditei que se tratava de uma narrativa infantil. De certa forma, talvez seja, já que os protagonistas não passam de crianças. Mas a sua resenha me diz o contrário.
    Sou apaixonada por Fantasia e claro que não vou deixar esse livro escapar. Ainda mais depois das pequenas pulgas que você colocou atrás da minha orelha. Minha curiosidade está a mil.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Caramba, nunca ouvi falar desse livro e nem de seu autor, mas estou completamente encantada pela trama. Eu também amo fantasias e só por isso já leria o livros, mas por sorte seus comentários sobre o enredo são bem interessante e me encontro curiosa para saber mais da trama. Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu estou com o segundo livro dessa trilogia para ler e me disseram que não precisa ler o primeiro para ter um entendimento. Mesmo assim me interessei bastante e pretendo lê-lo em breve, adorei conhecer mais dos personagens e sua resenha está muito boa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu amo livros juvenis e esse parece ser uma leitura maravilhosa. Eu gostei muito da premissa e da capa. Saber que tem um final satisfatório me deixa com mais vontade ainda de lê-lo.

    ResponderExcluir
  22. JU, não sou muito fã de fantasia, mas fiquei bem curiosa com a relação com a floresta e como será esta interação no enredo. Acredito que a leitura fluiria bem para mim também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Estou fugindo de séries, mas gostei muito de você ter destacado que o final desse livro vai satisfazer até quem não decidir continuar acompanhando o enredo. Isso serviu para eu adicionar o livro entre as leituras que desejo fazer, pois adoro fantasia e, como você, curti esse lance de existir uma sociedade "secreta" no meio de uma floresta impenetrável. Só espero não ter meu coração partido com o que aconteceu ao irmão da protagonista...

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo