sexta-feira, 26 de agosto de 2016

[Resenha - Planeta] A garota perfeita

Postado por Ju às 11:00
Título: A garota perfeita
Autora: Mary Kubica
Tradução: Fal Azevedo
Editora: Planeta
Número de páginas: 336

Mia, uma professora de arte de 25 anos, é a filha-problemado juiz James Dennett, de Chicago. Quando ela resolve passar a noite com o desconhecido Colin Thatcher, após levar mais um bolo do seu namorado, uma sucessão de fatos transforma sua vida. Colin, o interessante homem que ela conhece num bar, a sequestra e a confina numa cabana isolada, em meio a uma gelada fazenda do Minnesota. O detetive Gabe Hoffman se ocupa do caso e não mede esforços para encontrá-la. E, quando ele a encontra, Mia, em choque, não consegue se lembrar de nada do período em que esteve na cabana. Mas sua mãe, a socialite Eve, e Gabe pressentem que algo muito terrível aconteceu lá. Será que Mia conseguirá superar o trauma e se lembrar?

Mia é uma garota de 25 anos que nunca se encaixou muito na rica família em que nasceu. Na adolescência chegou a cometer alguns delitos, que sempre foram encobertos pelo pai, um juiz, que não poderia permitir que sua reputação fosse manchada devido aos erros de sua filha. Mia era apaixonada por arte, mas ao comunicar aos pais a decisão de não estudar Direito, como era esperado dela, recebe a resposta de que essa não é uma opção aceitável. Passa, então, a contar os dias para fazer 18 anos e poder sair de casa. Estuda arte por conta própria e torna-se professora de uma escola alternativa, em que garotos e garotas que não se adequaram ao ensino tradicional vão parar.

Mia tem um namorado bastante ausente, Jason. Um dia, marcam de se encontrar, e quando ela já está no bar em que isso aconteceria recebe uma ligação dele avisando que terá que trabalhar até tarde e não poderá comparecer. Um estranho acaba se aproximando dela, e por saber um pouco de sua vida é capaz de fazê-la sentir-se especial. A garota decide ir para a casa daquele homem, sem ter a menor ideia de que havia sido contratado para sequestrá-la e entregá-la a alguém infinitamente pior que ele.

Ao colocar Mia no carro e começar a dirigir para passar aquele problema para frente, Colin tem uma crise de consciência. Sabe que a chance de Mia sobreviver é remota, sendo ou não pago o pedido de resgate e, mesmo que ela sobrevivesse, com certeza seria estuprada e torturada antes. Em um impulso, muda todo o destino dos dois quando resolve escondê-la em uma cabana gelada em um lugar distante. E é aí que os dois começam a conhecer um ao outro de verdade.

Desde o início do livro, sabemos que Mia voltou para casa após aproximadamente três meses de cativeiro. O problema é que ela perdeu a memória, então o caso está longe de ser resolvido. Gostei da forma como o enredo foi construído, e as personagens são do melhor tipo, imperfeitas. Quem parece ser extremamente ruim acaba revelando seu lado bom, e quem parece bonzinho demais acaba mostrando que é um ser humano ao cometer falhas.

A ideia da capa é ótima, mas eu acharia melhor se nela estivesse uma garota de 25 anos, e não uma que parece ser bem mais nova que isso. As folhas são amareladas, a letra é de um tamanho bom para a leitura. Antes do início de cada capítulo temos o nome de quem está narrando, já que eles são alternados entre Eve, a mãe de Mia, Colin, seu sequestrador e Gabe, o detetive. Eles não são numerados, e além do nome de quem narra possuem apenas a indicação de “antes” ou “depois”. E o acontecimento utilizado para definir o antes e o depois é a amnésia de Mia, só não posso contar o que foi demais para o cérebro dela suportar e a gerou. Apenas no epílogo temos a narrativa feita pela protagonista.

Não duvido que o final tenha sido supreendente para a maior parte das pessoas, mas para mim não foi tanto assim. Eu havia desconfiado que aquilo poderia ter acontecido. Mas alguns fatos do enredo me surpreenderam bastante, então foi uma leitura que não deixou de ser interessante, sempre com alguma reviravolta, alguma novidade. Como acompanhamos o antes basicamente ao mesmo tempo que o depois, algumas coisas descobrimos antes do detetive. Outras nos pegam desprevenidos e só temos a explicação para aquilo depois. Foi uma leitura que fluiu bem e que me prendeu desde o início, embora não tenha atingido completamente minhas expectativas, pois eu esperava muito mais ação. Mesmo assim, recomendo a leitura.

15 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Eu vi esse livro em alguns blogs e algumas pessoas falando dele, mas é a primeira resenha que leio do mesmo. Eu gostei da premissa de A Garota Perfeita, gostei de saber que a leitura te prendeu desde o início, mesmo que ele não tenha atingido suas expectativas.
    Vou adicionar a dica e quando for ler não vou com sede ao pote, mas espero gostar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oieee, duas amigas leram e amaram, ficaram mortas ao chegarem no final.Mesmo você não tendo sido surpreendida, ainda quero ler pra ver o que acharei realmente, só estou meio com um pé atrás porque não gosto muito de ler livros que andam entre o presente e o passado. Mas bora lá né?Espero curtir a leitura também e não me decepcionar.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Vi esse livro na Bienal mas não me chamou tanta atenção assim. Mas vou pesquisar mais algumas resenhas pra ter uma melhor opinião. A capa é bem bonita.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ju, como vai?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, confesso que me surpreendi e achei a capa bem longe do que a história em si trata. Dica super anotada <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu sempre via esse livro por aí, mas não estava muito interessada. Depois dessa sua resenha fiquei. Gosto de livros com bastante ação, mas apesar dos seus comentários sobre a falta dela é um livro que eu vou querer ler, pois adoro histórias que envolvam falta de memória :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Acredita que ainda não tinha lido nada a respeito desse livro? Não fazia ideia do que se tratava, a capa não tinha me atraído o suficiente nem para ler a sinopse e me surpreendi ao saber qual era a temática através da sua resenha. A capa não condiz com o conteúdo.
    Eu gosto de narrativas cheias de suspense e que alternam passado e presente. Fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre o que aconteceu com a protagonista e como ela perdeu a memória.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju! Eu fiquei bem interessada para ler esse livro. Gosto de histórias nesse estilo,só lendo sua resenha já fiquei presa no enredo, imaginando tudo. Espero ler em breve, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Pela sua resenha me pareceu que o livro é realmente incrível e que só falta mesmo um pouquinho mais de ação. Eu tinha lido a sinopse, e até fiquei interessada em ler o livro, mas saber alguns detalhes a mais da premissa me deixou ainda mais empolgada e querendo muito ler...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá! A capa não me chamou atenção, eu jamais imaginaria pela capa e pelo título que o livro tivesse esse enredo. Mas o enredo em si me chamou atenção e despertou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Tá um burburinho a respeito desse livro. Confesso que não tinha ficado muito curiosa quando vi, mas bastou pipocarem as primeiras resenhas para bater aquela vontade de ler.
    Eu adoro thrillers psicológicos e acabo ficando vidrada, tecendo mil teorias. Hahahaha Ultimamente tenho tido boas surpresas em relação ao gênero e por mais que algumas pessoas, assim como vc, tenham achado o final não tão surpreendente, a história parece ser tão boa que supera facilmente isso.
    Tá nos desejados, espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Parabéns pela resenha, ficou ótima! Eu já tinha uma certa curiosidade por esse livro, agora então estou morrendo de vontade de ler. Gosto muito desse estilo de histórias e não duvido que o final tenha sido surpreendente.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse na resenha, o final não foi surpreendente para mim, mas acredito que tenha sido para muita gente.

      Excluir
  12. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Quando você falou que ele iria sequestrá-la eu só prestei atenção, mas confesso que quando disse tudo o que iriam fazer com ela, eu fiquei com medo. Mas se ele se arrependeu, porque a manteve em cativeiro por três meses? E o que novamente me deu medo foi o que originou sua amnésia e você não quis contar (malvada, risos...). Estou louca para ler esse livro, mas já vi que irei sofrer. Sua resenha resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Ju!

    Eu não li esse livro e mesmo conhecendo a capa, nunca li profundamente sobre o que se tratava. Gostei. Parece ser bem curioso, mesmo não tendo um final surpreendente para você, acho que para mim, pode ser diferente, já que sou bem lenta HAHAAHAHA.
    Gostei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ju!! Nossa, parece ser um livro bastante interessante. Fiquei super curiosa.

    Um beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo