sábado, 16 de abril de 2016

[Resenha - Planeta] O Pulo da Gata

Postado por Ju às 20:00
Título: O Pulo da Gata
Autora: Fernanda França
Editora: Planeta
Número de páginas: 288

A paulistana Maggie May ama os animais e exerce sua profissão de veterinária com paixão. Mas seu maior sonho é casar com tudo que uma mulher romântica tem direito: vestido branco, cerimônia religiosa, festa com todos os seus amigos e parentes, lua de mel... O noivo nem importa muito, desde que seja alto. O que mais interessa a ela é o evento. Apesar de jovem – tem 23 anos –, ela faz de tudo para se casar e age como se fosse uma solteirona desiludida. Não é a toa que está na sua quinta tentativa, mas Maggie é confiante de que Felipe, que ela conheceu num site de encontros, a tornará, enfim, feliz. Só que as estrelas, que tudo veem lá de cima, não têm tanta certeza assim. Nem Eric, o comediante gato que ela conhece por acaso, no dia do seu primeiro encontro físico com Felipe. O Pulo da Gata é uma comédia romântica cheia de reviravoltas, algumas trágicas, outras curiosas e divertidas, que prende e emociona a cada capítulo. Impossível não rir ou chorar.

Maggie May é uma mulher que tem uma vida cheia de coisas boas: faz parte de uma enorme família, formada por sua mãe, o pai, a madrasta (que na verdade é considerada mãe também) e cinco irmãs, além dos maridos e filhos de algumas delas; tem duas melhores amigas sempre presentes; convive com um casal de idosos que moram numa casinha nos fundos da sua casa, e que se tornaram avós postiços - e ainda têm um gato e um cachorro que são parte da família também; possui sua própria clínica veterinária, e é feliz em sua profissão. Mas mesmo com amor vindo de todos os lados não se sente satisfeita - Maggie simplesmente precisa de um marido.

Aos 23 anos, já ficou noiva quatro vezes - pelo menos considera assim. Está há algum tempo conversando com um rapaz que conheceu em um site de encontros, e os dois decidem que finalmente se encontrarão pessoalmente. Pelo que ela sabe, Felipe gosta de tudo o que ela gosta, e tem a única característica que considera essencial: é alto. Ao chegar no bar em que marcaram de se encontrar, é abordada por um cara de camisa verde e calça que deveria ser preta mas é cinza, só que não se prende a esse detalhe... homens têm problemas com cores, certo? 

Os dois começam a conversar e as coisas fluem maravilhosamente, até que ela descobre que não se trata de Felipe. Sai do bar indignada por ter sido enganada (como se o cara tivesse falado que era quem a maluca imaginou que ele fosse), disposta a entender porque não encontrou aquele que já considerava o amor de sua vida sem nunca ter visto - e, obviamente, a corrigir isso o mais rápido possível. E assim começa a quinta obsessão por um homem da vida dela, que a faz enxergar apenas o que quer ver.

Vou dizer para vocês que morri de raiva da Maggie May. Não é sempre que conhecemos uma personagem tão lerda e completamente cega. Mas o pior é que existem mulheres desse jeito. Mulheres que fecham os olhos para tudo só para colocarem uma aliança no dedo. Não estou dizendo que é ruim ter o sonho de se casar... Apenas que não é nada saudável a pessoa esquecer quem ela é e fazer de tudo para acreditar que um homem é quem ela quer que seja só para realizar esse sonho. Isso nunca dá certo.

Então, por uma boa parte do livro, quis constantemente esganar a protagonista. Eu sabia que ela estava vacilando, as amigas dela sabiam, até o narrador do livro sabia... mas a garota insistia na cegueira. Até que acontece uma reviravolta que a faz abrir os olhos e foi aí que a leitura se tornou mais interessante. De qualquer maneira, mesmo antes disso, me deparei com vários momentos super divertidos. A Maggie tem umas ideias muito malucas, e compartilha todas as suas teorias sem o menor constrangimento... rs...

As personagens secundárias são muito legais e importantes para a história. As amigas dela me lembraram algumas das minhas, a família é super unida e se reúne com bastante frequência, e os avós postiços são mega fofos. Isso sem falar do cara que ela conheceu no bar, que é mais que perfeito. O que só me fazia querer dar uma sacudida na Maggie para ver se ela pegava no tranco - porque o cérebro dela em alguns momentos realmente foi deixado de lado.

Mesmo assim, a leitura fluiu muito bem para mim. Felizmente, a protagonista melhora com o tempo, e mais para o final do livro eu já torcia bastante para que ela tivesse um final de conto de fadas. Acho a capa de O Pulo da Gata linda demais, e a lua e as estrelas têm uma participação essencial na história. A mulher da foto retrata bem a Maggie, só o gatinho que não se parece com o do livro - mas sei que muito pouca gente vai reparar que o Chacrinha é preto e branco e colocaram um gato tigrado na capa.

Não encontrei erros de revisão, e no fim acabei considerando uma boa leitura, mesmo com toda a revolta que senti. Talvez, também por causa dessa revolta, já que prova que a autora conseguiu mexer comigo. É um livro leve, que pode ser facilmente lido em um dia ou dois.

19 comentários:

  1. Oie, tenho esse livro há tempos na estante para ser lido e ele me parece bom. Gostei muito do fato de que a Maggie tem uma família enorme, adoro esse tipo de livro e acho que também teria vontade de sacudi-la por que ela não vê que o eric é um cara bacana para ela ficar. Se a personagem é engraçada me atrai mais ainda o livro e espero que nele possamos acompanhar o evento, o casamento, tão desejado pela Maggie.

    ResponderExcluir
  2. Eu também já li esse livro e considerei uma boa leitura sim. E concordo com você sobre dizer que é uma leitura leve, mas ao mesmo tempo também é marcante por causa dos sentimentos inseridos em cena. Pena que a leitura não fluiu muito bem para você :( de qualquer maneira, tenho que confessar que a protagonista desperta sentimentos de irritação em alguns momentos mesmo...
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Vi esse livro pela primeira vez na última Bienal do Rio e me encantei pela capa,mas desde então não vi mais nada sobre ele. Fiquei irritada com a protagonista logo na sinopse, mas conforme eu lia sua resenha, fui me convencendo de que, apesar de sentir raiva da protagonista assim de cara,a história parece ser bem interessante e merece uma chance, além do fato de ter um gato na história e na capa(eu amo gatos haha).
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Sou mega fã da Fernanda e acho a escrita dela leve e ao mesmo tempo, reflexiva. Comprei este livro na época do lançamento e ainda não consegui ler, mas acho que a sua resenha é a primeira que leio dele. Você descreveu na resenha uma impressão que tenho de outros livros dela: as amigas dela são tão naturais e criveis, que parecem nossas... rs
    ótima resenha Ju
    MEU AMOR PELOS LIVROS Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Kkkk menina super te entendo, meus pais vivem me dizendo "Quando você casar você faz isso..." e esses dias eu surtei e quase gritei "Vocês nem sabem se vou casar e ficam falando isso, eu saindo de casa a vida é minha e ponto!", uma pena ainda vivermos numa sociedade tão concentrada no matrimônio, e não desmereço a ação, eu quero casar, é lindo compartilhar sua vida assim, mas acho que num relacionamento isso não é o mais importante sabe? É um rótulo para muitos... Kkkk, parece ser interessante e a capa me encanta a semanas na livraria.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oi, achei a capa linda e a sinopse divertida. eu gostei da sua resenha, pois transmitiu os pontos importantes da historia. Achei pela sinopse e pela sua resenha a Magggie meio lerda e sonhadora demais, mas acho que isso só deve deixar a historia mais divertida, e é bom saber que os personagens secundarios tem voz e importante participações na historia. Adorei a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Ju não sabia muito do enredo mas sempre adorei a capa. O problema todo foi essa personagem cega, como você mesmo disse tem mulher que faz de tudo para ter um relacionamento e é uma pena que isso aconteça.
    Pelo menos ela foi crescendo e melhorando durante a obra, isso é sensacional.
    A resenha está ótima!
    Não sei se vou ler no momento, mas não descarte a leitura.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda bem que a protagonista vai melhorando conforme a leitura flui e que não é uma leitura devagar, isso é bom. Entretanto, fiquei com um receio sobre a leitura, pois acho que me irritaria com a protagonista e isso me faria sentir a leitura enfadonha e ruim :/
    Devo concordar contigo que essa capa é linda de doer, dá vontade de ter o livro apenas por ela.
    Vou deixar a anotação do nome por aqui e deixarei em stand by.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem??
    A capa do livro é realmente muito bonita... fiquei aqui divagando nela... pela história que contou aqui não me interessaria muito, mas não posso deixar de falar sobre a protagonista... parece que ela é uma romântica sonhadora... e faz de tudo para se casar... sem pensar nas consequências... isso é ruim pra própria pessoa... porque quando ela acordar para vida vai se perguntar o que fez... ou não rs... sua resenha ficou ótima... os pontos que você levantou foram bons para se ter uma ideia do que esperar... xero!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Essa capa está delicada, transmite bem essa ideia do sonho da personagem em se casar. Como romântica incurável, eu não acredito em casamento sem amor, por isso também acho muito triste se casar com qualquer um, ou aceitar tudo, só para se casar. Que bom que a história acabou ganhando seu rumo, a personagem cresceu e dá para se divertir. Parece ser aqueles livros leves, bons para acabar com uma ressaca, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser daqueles que ou a pessoa ama, ou odeia. Essa personagem tapada desse jeito deve dar uma agonia enorme, uma vontade de entrar na história de dá na cara dela. Eu fiquei muito interessada no livro, na verdade, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bom?
    Tenho muita curiosidade em ler os livros da Fernanda França, tenho alguns em casa, mas ainda não tive a oportunidade de começá-los. Esse me pareceu ser bem legal e fico feliz que a personagem melhore no decorrer da história. Parabéns pela resenha, ficou fantástica como sempre! Você sempre me deixando curiosa pelas resenhas, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju sua linda!
    Então, eu adoro livro que tenha essa trajetória de amadurecimento do personagem, aliás os bons livros sempre tem essa técnica chamada: trajetória do herói. A capa é realmente linda, a autora é doce, fiquei com muita vontade de conhecer a escrita dela.
    Vou com certeza colocar em minha lista de futuras leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Muito bom seus comentários sobre a cegueira da protagonista, acabei rindo bastante. Mas fico feliz que haja um arco narrativo para ela, com um amadurecimento no final.
    Foi realmente uma boa resenha!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Essa capa está linda, e transmite bem a ideia do sonho da personagem em se casar.
    Amei a resenha, e fiquei bastante curioso, quando tiver um tempo livre, vou dar um jeito de ler rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas achei achei a história bem interessante. Se a personagem mexeu com sua paciência, então a autora conseguiu o que queria.
    Amei a capa, achei linda!!!
    Personagem assim, ficamos com vontade de sacudir e mandar acordar rsrs
    beijos e obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  17. Acho que sou a única que não gostou da capa. Achei tão clichê, e não gostei da mistura de elementos, mas anyway, é só minha opinião. Se você teve vontade de sacudir a personagem eu acho que irir querer morrer com essas atitudes. Personagens assim me irritam terrivelmente. No geral o enredo não me despertou interesse.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Olá! Essa é a segunda resenha que leio desse livro e tanto você quanto a outra menina que resenhou disseram a mesma coisa da protagonista, realmente essa cegueira pelo casamento não é saudável, já acompanhei isso de perto e sei como é. Contudo, a história parece muito com um chick-lit, fiquei imaginando a protagonista se metendo em muitas encrencas kkkkk deve ser uma leitura proveitosa no final das contas. Também sou desses que nota a diferença entre os personagens descritos no livro e os que estão nas capas kkkk acho que tenho toque com isso.
    Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adorei tua resenha! Acho que é a primeira que leio sobre esse livro, e fiquei encantada. Gosto muito de comédias românticas e essa estória me pareceu divertidíssima. Fora que essa capa é linda demais <3
    Enfim, já quero ler!
    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo