segunda-feira, 4 de abril de 2016

[Resenha - Galera Record] De Volta

Postado por Ju às 21:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da série. Caso você não tenha lido os outros volumes, aconselho que pule a sinopse.


Título: De Volta
Autora: Kass Morgan
Tradução: Rodrigo Abreu
Livro # 3 da trilogia The 100
Editora: Galera Record
Número de páginas: 304

Terceiro e último volume da série The 100, sucesso na MTV. Quando naves riscam o céu da Terra, os 100 sabem que mais pessoas estão deixando a colônia espacial. E esse pode ser o retorno definitivo da humanidade ao planeta. Glass sobreviveu à queda dos módulos de transporte. Ela experimenta as novas sensações de estar na Terra. Clarke, por sua vez, está comandando o resgate aos sobreviventes da colisão, mas não consegue parar de pensar em seus pais, que ainda podem estar vivos. Já Wells precisa encontrar uma forma de lidar com a nova ameaça à sua liderança. Os homens que detinham o poder na colônia estão decididos a manter a ordem na Terra segundo suas regras. Mas essa nova lei está longe de ser justa. Chegou a hora de os 100 lutarem por liberdade, em seu novo lar.

Há aproximadamente 300 anos, alguns humanos deixaram a Terra, que havia se tornado inabitável devido à presença de radiação após a Terceira Guerra Mundial, e foram morar no espaço. Lá, formaram uma colônia dividida em algumas áreas. Uma delas passou a abrigar as pessoas mais ricas, que mantiveram vários privilégios; nas outras, eram fornecidos menos recursos e as pessoas tinham apenas o necessário para sobreviver.

As leis eram muito rígidas, e depois de algum tempo ficaram ainda piores. Para um adulto que desobedecesse alguma delas, a pena habitual era a morte. Para um menor de 18 anos, a pena era o confinamento, seguido por um rejulgamento quando completasse 18 anos - que ultimamente condenava todos à morte também. Nenhuma explicação era dada para tamanho rigor. E foi também sem dar nenhuma justificativa que o Governo da colônia decidiu mandar secretamente 100 dos "criminosos" confinados para a Terra. Afinal, alguém precisava testar se o ambiente havia se tornado seguro para ser habitado, e quem melhor para essa missão que jovens que morreriam de qualquer maneira? 

De volta é o livro que encerra a trilogia The 100. Para variar, reli os dois primeiros livros antes de ler esse... rs... vocês devem ter notado que faz tempo que não sai nenhuma resenha por aqui. Não é necessária a releitura, a autora nos lembra durante a narrativa dos fatos importantes. E, na verdade, acredito que isso colaborou para que eu me decepcionasse um pouquinho com o último livro.

Não é que ele seja ruim, mas algumas coisas ficaram em aberto, e não curto muito terminar uma série com dúvidas. Apesar disso, desde o primeiro livro houve sim uma evolução muito grande tanto na história quanto nos personagens. A narração continuou sendo feita em terceira pessoa, sob o ponto de vista dos quatro protagonistas: Wells, filho do Chanceler, o governante da nave; Clarke, uma aprendiz de medicina que foi confinada antes de terminar seu treinamento; Glass, uma garota que mora no lado rico, mas que há tempos passa aperto para conseguir ter pelo menos o básico e Bellamy, o único jovem da colônia que possui uma irmã - já que as leis para reprodução são super severas, uma vez que a nave só pode abrigar determinado número de pessoas.

Isso faz a narrativa ficar bem mais rica, já que nem sempre os personagens estão juntos e assim conseguimos descobrir o que está acontecendo em vários núcleos. Este livro em especial me fez sentir muita raiva, tem gente que não tem a menor ideia do que seja manter a palavra; que não tem a menor noção de honra, respeito e humanidade. Gente que só pensa no poder, que acha que está acima de todos e não se importa em fazer tudo errado, desde que não tenha que admitir que alguém pode lidar de forma melhor com as coisas.

É muito triste ver pessoas intolerantes usando a violência para se impor. Felizmente, temos também personagens que acreditam no diálogo para resolver as coisas e em viver de forma mais livre, sem deixar de lado a ordem. Pessoas que defendem o que acreditam. Que não têm nenhum prazer em lutar contra outros seres humanos, mas que farão o que for preciso para garantir que possam continuar levando suas vidas da forma que acham correta. 

Algumas facções surgem, e pude ter o vislumbre de uma nova guerra. Existem pessoas que, aparentemente, só querem derramar sangue (para se vingar de algo que ninguém tem provas de ter acontecido), e não vão sossegar enquanto não exterminarem todos os que querem apenas coexistir com elas. Por sorte, tem gente que aprende com os acontecimentos. Infelizmente, isso não parece acontecer com todos.

Li o livro bem rapidamente, acho essa série um tanto quanto viciante e, apesar da autora ter deixado algumas pontas soltas, ainda recomendo a leitura. É uma mistura de distopia com ficção científica que nos faz refletir bastante sobre o futuro da humanidade, que mostra a importância da amizade e da convivência pacífica em sociedade para a construção de um mundo melhor.

24 comentários:

  1. Olá :)
    Infelizmente achei a série de livros muito fraca, mas acompanho a série de Tv e gosto muito, que bom que você gostou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    eu comecei a série, mas parei na primeira temporada. Porem o livro é bem mais rico quando se trata de detalhes. Então, espero muito em breve poder ler. Mas continuando, uma pena você se sentir incomodada com as pontas, sei bem como é. Mas o bom que a historia, ainda sim, fez a diferença e acabou te conquistando.
    Não sei bem o que dizer, mas quando se trata de sobrevivência qualquer ser humano perde sua dignidade e caráter. Isso acaba os tornando desprezíveis.
    Parabéns pela resenha!

    beijos Ana Zuky
    http://www.meuinfinito.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Menina eu vi tantos comentários positivos relacionado a série e a estes livros só aumentou a minha vontade de ler, fiquei bastante feliz em saber que você gostou das obras. Espero que continue fazendo sucesso.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Eu nunca tive curiosidade de ler essa trilogia tanto quanto tenho agora que li a série. Vai demorar para eu pegar ainda mais por ver que tem tantas diferenças na história em si.
    Eu não sabia que era narrado em terceira pessoa e sinceramente espero que Bell seja tão legal no livro quanto ele é na série, pois é meu personagem preferido de todos ♥
    Fiquei curiosa para ver como são as brigas e esse acontecimento que ninguém sabe se aconteceu ou não.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana!
    Acho que vc e todo mundo esperava uma conclusão melhor para o livro. Eu ainda não li e confesso que estou bem temerosa pois detesto esses finais que ficam com algo em aberto ou sem maiores explicações.
    Tentei acompanhar a série,mas não consegui (me deu um sono e acabei largando pela metade, um dia eu volto). Ainda não li o segundo livro também, mas é algo que quero fazer em breve. Apesar de não ser uma série que eu seja fã, quero ver como termina. Mas já vou despida de expectativas. Espero não me decepcionar.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não sou muito fã desse gênero, mas acabei de ler comentários sobre a série que fala do mesmo tema!
    Fiquei interessada quando você fala que o lugar tem pena de morte para quase qualquer crime e curiosa para saber o motivo disso.
    A série estão é bem real, com muita gente brigando pelo poder (e capaz de qualquer coisa por ele).
    Impressionante!
    Valeu a dica!

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não tive oportunidade de ler estes livros para poder opinar sobre a escrita mas acompanho a série de TV, assim sei que a premissa da história é boa. Também fico bem indignada com algumas atitudes, mas abemos que em ambientes inóspitos, vale tudo e leis que se danem... Talvez eu leia para comparar com a série... beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oieee, estão aí dois gêneros que não costumo ler e tenho um pé atrás :( , mas esse ano pretendo ler as 3 distopias que tenho na estante e um de ficção cientifica pra sair da minha zona de conforto e ver se realmente não curto os gêneros ou se eu que não dei uma chance ainda,hahaha.The 100 já vi por aí, mas não sabia sobre o que seria a serie e que bom que mesmo com as pontas soltas você curtiu muito toda a leitura.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    A blogosfera está repleta de resenhas desse livro, mas, pouquíssimas são sinceras como a sua! Gostei de saber que o livro termina com essas questões em aberto, pois, isso me incomoda muito...
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom, o que falar aqui? Eu me interessei demais pela série, mas não li e não vi nada dela ainda, por isso me senti meio perdida com a resenha do terceiro livro.
    Ainda que eu esteja crua com essa história, né pareceu tudo muito interessante e só reforçou a vontade de assistir. (É vou direto para a Seria, não quero ler o livro).

    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Então, eu vi anunciar a série e achei bem interessante a temática. Não assisti porque esquecia o dia rs. Mas, lendo sua resenha, fiquei bastante curiosa para ler o livro, parece ter bastante ação e também uma certa carga dramática, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Flor, li bem por cima sua resenha, pois ainda não fiz a leitura do primeiro. Claro que eu vejo a série e sei mais ou menos o que acontece, mas já me falaram que tem algumas diferenças. rs
    Eu adorei muito a trama, e nao vejo a hora de fazer a leitura. Essas pontas soltas é ruim, né? Espero que no próximo melhore.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resenha NÃO tem spoilers desse livro nem dos anteriores, você não deve ter prestado atenção no aviso logo no início da postagem. E, como eu também disse na resenha, esse volume encerra a trilogia, não vai ter próximo livro.

      Excluir
  13. Oi Ju, tudo bem?
    Gostei muito do enredo, misturar ficção científica com distopia foi uma ótima sacada, fiquei bem curiosa, o que me desanima um pouco é ser uma série, eu gosto muito de livros únicos ou duologias, ultimamente todas vem em no mínimo três volumes...
    Pena que a autora deixou brechas, mas que bom que isso não estragou o prazer da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju... gosto dessa junção dos enredos, mas não sei se ainda vou ler essa trilogia... tenho muita curiosidade, até porque tem essa suas temáticas que sou apaixonada... mas sei lá... tanto tempo já passou, mas ainda não desisti... fico também me sentindo um pouco irritadiça quando uma trilogia termina com pontas soltas, mas se ainda assim você achou a leitura legal e viciante, acredito que vale sim a pena ler... a série de TV eu gosto muito e estou acompanhando alguns capítulos pela MTV, não sei se está semelhante ao livro, mas estou gostando muito... sua resenha ficou ótima... Xero!

    ResponderExcluir
  15. Oiii, tudo bem???
    Eu não sabia que a série tinha livro. Ô mulher perdida kkkk.
    Então fiquei curiosa para ler os livros, já que faz um tempinho que eu também quero ver a série. Só falta tempo mesmo, mas uma hora dessas, eu conseguirei ver =D
    A premissa é bem legal né? Gosto de histórias assim =D
    Pena os livros ficarem com pontas soltas, mas mesmo assim, vou querer conferir :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Uma dúvida, a série é adaptada do livro ou ao contrário? Como a colega ai em cima, tbm li por cima para não ter riscos de spoilers pq sou muito coisada com isso kkkk. Gosto de ficção e fiquei mais interessada agora em assistir a série que já falam tanto. Obrigada pela dica. Beijos da Sa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, como eu disse, a resenha NÃO tem spoilers, apenas contextualizei a série, nem mencionei a história do último livro. A série de TV é uma adaptação dos livros.

      Excluir
  17. Olá,
    Não sei onde estava que nunca soube dessa série rsrs Achei bem legal a autora ter misturado o enredo com ficção científica e distopia.
    Vou procurar saber mais informação e colocar na minha lista.
    Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto de distopia e também de ficção científica, o que faz com que o enredo e temática da série me sejam atrativos, mas assumo que ainda não peguei para ler. São tantas as séries hoje em dia que não dá para começar todas e não terminar nenhuma. Então estou indo aos poucos. Mas gostei da dica.

    ResponderExcluir
  19. Eu sou muito fã da serie da CW, mas não li os livros ainda. Acabei de comprar o primeiro e já estou super ansiosa pelos outros volumes.
    Gostei da resenha, me deixou ainda mais ansiosa.

    ResponderExcluir
  20. Ai, tenho raiva de autor que deixa ponta solta! Se eu to lendo a série/trilogia quero tudo resolvido no último livro, quero ficar imaginando nada não.
    Eu achava que essa seria uma série grande mas agora que sei que é trilogia me animei a ler de novo. A série de tv você chegou a ver?
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju, tudo bem?
    The 100 eu só acompanho a série de tv, que gosto muito aliás, onde acho que não leria os livros. Seria estranho saber o que acontece na série e que não tem nos livros (pelo que percebi tem bastante diferença), mas te digo que na série de tv, não sei se você assisti, mas tem essa questão de poder. De as pessoas usarem a violência para conseguir algo, mas também tem as pessoas que acreditam no bem maior. Então, eu prefiro seguir somente com a série de tv.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  22. Ei, tudo bem?
    Eu estou bem curiosa para conferir essa trilogia, e a sua série de TV. Vi alguns comentários negativos acerca da história, mas a minha curiosidade é maior e espero poder conhecer essa história em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo