quinta-feira, 17 de setembro de 2015

[Resenha - Petit Editora] A Aprendiz do Amor

Postado por Ju às 19:30
Título: A Aprendiz do Amor
Autor: Ricardo Orestes Forni

Numa época medieval, Angélica é uma princesa que vive rodeada de luxo e riqueza, porém, pouco se importa com o conforto do qual desfruta em seu castelo. Sua maior preocupação é com os pobres que vivem nas redondezas. Ao conhecer o humilde jardineiro Antônio, Angélica passa a questionar seus privilégios em relação ao povo humilde. Porém, seu pai, um rei poderoso e egoísta, não se conforma com as atitudes humanistas da filha. Ajudado por uma serviçal gananciosa, muito próxima de Angélica, o rei se vinga, mandando prender o jardineiro e expulsando a filha do palácio. Todos pagarão um preço por suas decisões. O que será que o destino reservará a cada um deles?

Angélica é uma princesa que, aos 16 anos, começa a se questionar porque sua vida é rodeada de luxo enquanto outras pessoas só conhecem a miséria e o sofrimento. Ao dividir suas dúvidas com o pai, é repreendida, já que ele acredita que é Rei devido à vontade de Deus, e não acha que é parte de sua função se preocupar com a forma como seus súditos vivem.

A garota começa a ter sonhos que parecem muito reais, em que tem contato com uma mulher, Joanna, que lhe parece extremamente sábia, e promete lhe esclarecer como estiver ao seu alcance. Recomenda que ela procure o jardineiro do castelo, Antônio, segundo ela uma pessoa muito boa e iluminada. Assim, Angélica passa a receber ensinamentos de Joanna durante o repouso noturno e de Antônio sempre que consegue encontrá-lo, mesmo contra a vontade do pai. 

O Criador lembra-se dos necessitados por intermédio de nossas mãos, princesa! Ele não pode vir pessoalmente até aqui trazer o auxílio que essa família necessita, mas podemos e devemos ser os embaixadores Dele.

Angélica realmente nos ensina a resignação e a renúncia, a confiança e a fé em Deus, e o amor e a caridade, que devem ser praticados tanto quanto possível. Nem por um momento se revolta com nenhum dos acontecimentos de sua vida, seu maior desejo é servir e fazer pelo próximo tudo o que puder. Nasceu princesa, com um pai completamente vaidoso, orgulhoso e egoísta, mas não deixou que essas características fizessem parte dela. 

Os esclarecimentos de que necessita chegam aos poucos, então mesmo um leitor que não tenha nenhum conhecimento da doutrina espírita consegue acompanhar tudo com facilidade. Na verdade, o espiritismo não é sequer citado, já que nem existia na época em que a história se passa. 

Se tem algo que não gostei nesse livro, foi da sinopse. Ela conta quase a história inteira, e isso estraga algumas surpresas. Felizmente, já tinha me esquecido do que ela dizia quando iniciei a leitura, então pude aproveitar o livro completamente. Fora isso, não tenho nada negativo a relatar. Achei o enredo envolvente e muito bem trabalhado, gostei do desenvolvimento das personagens.

As folhas são brancas, mas mesmo assim achei a leitura confortável, a letra e o espaçamento com certeza ajudaram muito nisso. Adorei a capa e ela tem muita ligação com a história. É uma leitura que recomendo para todos, já que transmite belas lições.

A opção pelo bem é sempre o caminho correto. Contudo, não se esqueça de que essa escolha nem sempre é bem compreendida. Podemos incomodar as pessoas que não desejam ver o bem vencendo o mal. Essas pessoas podem tentar nos atingir. Nessas ocasiões, Angélica, precisamos perdoá-las da mesma forma como precisamos ser perdoadas nas ocasiões em que caímos em erro. (...) Procure sempre lembrar-se de Jesus, que, por amar-nos incondicionalmente, pagou um preço muito alto, embora diante da maioria dos homens continue sendo um vencedor como o consideramos em nossos corações.

14 comentários:

  1. Preciso dizer que fiquei com muita vontade de ler este livro. Sério! Curto muito livros que se passam em cenários medievais, com princesas etc. Curti sua resenha!
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?
    Quando vi esse lançamento em alguns blogs logo fiquei interessada por ter uma premissa que gosto e se passar numa época medieval, agora leio sua resenha é fiquei ainda mais ansiosa.
    Não sou de ler sinopse, mas desta eu li e realmente ela conta muita coisa, uma pena. Quando eu ler esse livro, provavelmente também não vou me lembrar muito dela. Gosto de livros que me trazem lições, então espero ler assim que possível.
    Parabéns pela resenha :D

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Ju eu não pedi esse livro mas já estou me arrependendo, gosto muito do tema em questão do livro, mesmo com toda riqueza a princesa não se deixou abalar com sentimentos mesquinhos. A capa está linda . Beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Como tem livros legais e a gente nem imagina né!? Pela capa eu não compraria,mas gostei muito da premissa e da sua resenha positiva.
    Vou colocar nos meus desejados.
    Bju
    www.lelendolido.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju! Esse livro parece ter uma história muito bonita e que passa uma mensagem ao leitor no meio de toda a história. Não vou mentir dizendo que a premissa me interessa mas não negaria a leitura se tivesse uma oportunidade.
    Não sou de ler sinopses também e é uma pena que a editora nao sou trabalhar muito bem na sinopse deste livro.

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem??
    Eu acho as capas da Petit, super lindas e parecem que refletem mesmo o enredo proposto nos livros... eu achei a premissa deste bem interessante por sinal... uma princesa bem diferente de seu pai e que pensa no próximo da forma como você retratou deve ser mesmo uma boa história... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Tarde demais, eu já li a sinopse, risos... Ju, já percebeu, que os filmes que retratam essa época são os que nos ensinam valores esquecidos pela nossa sociedade atual? Por isso gosto tanto deles e quando vejo um livro escrito com esse cenário, sou atraída naturalmente. O espiritismo não existia, mas a religião sempre foi forte. Tenho certeza de que o livro levantará vários questionamentos e vou me emocionar com essas mensagens.
    Sua resenha ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Sua resenha ficou ótima mas o livro não chama a minha atenção e nem desperta a curiosidade, espero quem quem for ler, goste.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito interessada em ler esse livro, sobre a sinopse as vezes nem leio por conta disso, ás vezes elas falam demais, sorte que não interferiu muito na sua leitura né!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju! =)
    Este livro parece ser de uma riqueza! Amei a capa e parece mesmo que tem mto da história nela.
    Adorei a forma que a garota pensa e vai aprendendo as coisas da vida, fiquei curiosa p saber se o pai dela vai melhorar esta visão egoísta!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  11. Destesto sinopses que falam demais sobre os livros. Acaba estragando toda a graça da história. Não sou tão chata assim com as folhas brancas não. Acho que já acostumei com os livros da Kinsella. Sem dúvida a mensagem do livro é bem bonita, mas eu não leria.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Parece ser um livro bem interessante, principalmente por causa das lições na história. Nem li a sinopse por causa dos spoilers...rs. Nunca li nada da Petit, mas tenho vontade de conhecer os livros da editora.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? :) Sendo sincera com você, não pretendo ler o livro. Achei esse dilema da Angélica muito bom, sobre a riqueza incontestável da realeza. Mas fiquei com a impressão de que isso não foi muito bem desenvolvido. Estou errada?
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li nenhum livro desta editora e não conheço muito sobre a doutrina espírita, mas gostei da premissa do livro. Gosto muito de livros que me ensinam coisas e que me fazem refletir sobre a vida.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo