sexta-feira, 11 de setembro de 2015

[Resenha - Geração Editorial] Abandonado

Postado por Ju às 17:00
Título: Abandonado
Autor: Vinícius Pinheiro

No intrigante filme Dogville, do dinamarquês Lars Von Trier, habitantes de uma cidade à beira do fim do mundo se comportam como ratinhos de laboratório. O diretor nos faz ver quão ridículos somos quando vistos do alto. Em Abandonado, Vinícius Pinheiro leva seus personagens para reinar na estonteante São Paulo, cidade que centrifuga tudo o que há de bom e ruim numa força avassaladora. Todos tentam dar o melhor de si, mas parecem ridículos. Tentam se levar a sério, mas percebem que o mundo está se tornando uma grande piada. Somos nós lutando para sobreviver e viver nas poucas horas vagas, enfrentando dificuldades financeiras, chefes carrascos, a mediocridade e o imediatismo que nos impedem de ser um pouquinho originais. Tudo é produção, tudo é pra ontem, tudo é insumo. Nas pinceladas das palavras, Vinícius vai desenhando momentos de ironia, sarcasmo, e nos faz rir das próprias desgraças, das próprias fragilidades. Assim, nos sentimos mais humanos quando viramos a última página. Faz lembrar os versos de Fernando Pessoa em Poema em linha reta: “Ora, então são todos semideuses? Onde há gente neste mundo?”.

Não tenho a menor ideia do que escrever sobre este livro. Na sinopse, é dito que os personagens parecem ridículos. Confere. O protagonista, Alberto Franco, além de ser um tanto quando lerdo, ainda sofre de uma total e absoluta falta de autoestima e de independência. Simplesmente é incapaz de ficar sozinho, vai correndo de um lado para o outro atrás de companhia, sem conseguir encarar um momento sem gente em volta que o faria enxergar quem ele é e como está sua vida. Gosta de se iludir, de pensar que é um cara extraordinário em todas as facetas de sua existência. Extremamente irritante, pelo menos para mim.

Vou tentar contextualizar. O cara é um desempregado que mora com três outros caras. Um dos amigos que divide apartamento com ele o indica para um emprego no jornal que trabalha, e lá vai ele se tornar escravo por conta de um salário miserável - até aí ok, meus amigos jornalistas têm muitas vezes condições de trabalho bem parecidas. Aí surge uma mulher na vida dele, Clara, atriz e dubladora, que quer porque quer que ele escreva o roteiro adaptado de um filme do qual ela faz parte. Além disso, aparece na casa dele de mala em tempo recorde e se muda pra lá. E ele acha normal.

Realmente perdi a paciência com a história. A Clara faz o que quer com o cara e ele nunca para de correr atrás dela... faz até uma tentativa, mas não tem essa capacidade. Enfim, se não fosse pela escrita do autor que é mega fluida e envolvente, com certeza eu teria abandonado a leitura. Quando li a sinopse fiquei meio sem saber o que esperar, e o livro acabou cumprindo o prometido por ela, mas de uma forma que não me agradou. Achei algumas coisas muito inverossímeis, a maior delas algo que acontece quase no fim e que não posso contar ou seria um grande spoiler, mas senti que o autor me considerava uma idiota, ou no mínimo alguém que não presta atenção no que lê.

Adorei a capa, com essas palavras fragmentadas que me lembram as personagens, nenhuma delas uma pessoa inteira, todas se preocupando em demonstrar ser algo que não são. As folhas são brancas, mas isso não atrapalhou em nada a minha leitura, já que a fonte é de um tamanho ótimo. 

A narração é feita em primeira pessoa, e o protagonista de dirige a um interlocutor misterioso, que só bem mais para a frente é revelado. Isso foi algo que achei bem legal. Só que, no geral, não foi mesmo um livro que me conquistou, mas isso não impede que conquiste vocês.

18 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas realmente não fiquei interessada. A história não me chamou a atenção, além de ter achado o protagonista muito idiota em deixar Clara fazer essas coisas com ele. Mesmo que a escrita do autor é fluida e envolvente, não vou querer ler.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!
    Adorei a capa, não conhecia o livro e não me interessei pela história.. =/
    Acho que ia ficar super irritada com uma leitura mesmo que fluida deixe a desejar em relação aos personagens...
    Fora que vê-lo um cara lento que é feito de capacho por uma mulher ia me deixar revoltada, para entrar na historia e lhe dar um chacoalhão.. rsrsrs EI MEU FILHO ACORDA!!!
    E para terminar, algo surpreendente mas inverosímel também não ia me deixar feliz!!
    ótima resenha, Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem?

    Já tinha visto esse livro em post de lançamentos, e na época lembro que tinha achado a sinopse um tanto confusa. Nossa, não gosto de personagens que não tem vontade própria, que acham tudo normal e se contentam com tão pouco.. e acho que ficaria extremamente irritada com ele. Nossa, é péssimo quando temos essa sensação de que o autor nos fez de idiota ao longo da narrativa. Mas pelo menos teve alguns pontos que você achou positivos, e o livro não foi uma perda de tempo total.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Nossa eu me encantei por essa capa, achei muito bem sacada. MAS MEUDEUS que enredo born é esse?
    Odeio - acho que como a maioria dos leitores - personagens dessa forma :(
    Pelo menos a escrita do autor é fluída, já pensou ter que ler um livro extremamente sem graça e ainda mal escrito.
    Não vou ler e como sempre, me encantei com sua sinceridade!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Juuu sua linda!!
    Oi Ju, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, fiquei interessada. A história me chamou muito a atenção,a capa esta de encher os olhos para a leitura.so nao gostei muito poque a moça maltrata o rapaz rsrs mais mesmo assim vou ler.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ju! Tudo bem?
    Nossa, que pena que você não gostou do livro. Eu já tinha lido algumas outras resenhas sobre ele e até o momento eu só tinha visto elogios. Apesar da sua resenha ter sido na maior parte negativa, ainda me interesso pela leitura, já que a sinopse me conquistou tanto. Estou louca para iniciar a leitura e tirar minhas conclusões rs :D

    Luz e literatura!
    Beijos

    cantaremverso.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, a capa realmente é bem legal, mas pela sua resenha e pela sinopse a historia não parece ser algo que eu curta, só pelos seus comentários eu já não gostei do protagonista e sua forma de sempre esta correndo atrás de companhia, enfim por hora não pretendo ler o livro...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Ola Ju lindona, confesso que a sinopse e a capa não chamaram minha atenção, com o protagonista sem qualquer iniciativa e correndo em busca de companhia já me desanimou ainda mais,. Dessa vez vou passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Pela sinopse não me interessei. Depois de ler sua resenha, aí eu conforme mesmo as suspeitas. beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Pois é, impossível gostar de todos os livros que lemos. Sempre tem aqueles que deixam a desejar. Com certeza eu não leria esse livro. Eu odeio personagem chato.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    A capa e a sinopse do livro já não tinham me chamado a atenção, depois de ver sua resenha então... com certeza essa leitura eu passo.
    Ótima resenha, gostei da sinceridade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ler ou não ler eis a questão, acredite eu fiquei interessada lendo a sua resenha, mas achei os protagonista um pouco fora de contexto.
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, tudo bem??
    Pela capa e o título achei que fosse algo investigativo, para pelo enredo que você apresentou percebi que o livro não é pra mim... claro que devemos ler para tirar nossas próprias conclusões, mas menina... não curti mesmo ainda mais quando disse que o autor achou que pudesse ser idiota... achei a premissa bem fraca e personagens mau construídos, prefiro passar esse... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oláá
    Acho que já tinha ouvido falar do livro e parece ser interessante, diferente do que leio, que pena que o livro não te conquistou, mas sua resenha está ótima.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    detesto pessoas sem vontade própria que se deixam pisar assim, sem mais nem menos. Acho que eu também não gostaria do protagonistas e esse relacionamento dele. É uma pena que o livro não te cativou, e acho que também não me agradaria.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas também não vou colocar na lista de próximas leituras porque você citou várias coisas na resenha que muito provavelmente também me irritariam: personagem inseguro, a mulher muda para a Casa dele logo no início e ele acha normal, coisas inverossímeis... Sem contar esse final que eu já fico imaginando que também não me agradaria (mas confesso que agora fiquei curiosa para saber o que é... Rsss). Adoro resenhas sinceras!

    Beijo

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. CARAMBA! Acho que nós duas temos gostos bem diferentes. Tudo o que você destacou como irritante eu encarei de forma completamente inversa. Ou seja, eu to aqui morrendo de vontade de ler o livro! Hahaha
    Um beijo,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? O livro pode até ser interessante, mas eu não me interessei muito pela história, não leria o livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo