sábado, 21 de março de 2015

[Resenha - Galera Record] Dois garotos se beijando

Postado por Ju às 23:15
Título: Dois garotos se beijando
Autor: David Levithan
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Galera Record

Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso. Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real. Mas quando seus pais descobrem seu passatempo proibido, o mundo dele desaba. Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Alguns contam com o apoio incondicional da família, outros não. Alguns sofrem com o bullying na escola, outros, com o coração partido. Mas bem no centro de todas essas histórias paralelas está o amor. E, através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.

Na primeira vez que tentei ler o livro, assim que ele chegou aqui, não consegui passar da página 30. Ele começa com muitas histórias paralelas, e eu simplesmente não conseguia acompanhar os acontecimentos. Me perdi no meio de tantas personagens. Mas isso não foi culpa do autor, e sim da minha vida corrida. Meu cérebro estava cansado demais para conseguir processar qualquer coisa.

Aí veio o fim de semana, aproveitei para dormir basicamente a manhã inteira para me recuperar, e depois peguei o livro para ler. O resultado disso foi que não parei até terminar, e em seguida liguei o computador para dividir minhas impressões sobre ele com vocês.

Com uma história totalmente fora da minha zona de conforto, Dois garotos se beijando conseguiu entrar para os meus favoritos. O enredo é muito envolvente. A escrita do David é mágica, e achei genial a forma que ele escolheu para narrar a história: segundo o próprio autor explica em nota no final do livro, a geração de homens gays que veio antes dele conta a história da geração de homens gays que veio depois dele. 

Se você se livrar de toda a merda idiota e arbitrária com a qual a sociedade controla a gente, vai se sentir mais livre e, se você se sentir mais livre, vai se sentir mais feliz.

A primeira geração foi a que conviveu com a Aids muito de perto, numa época em que as pessoas preferiam fechar os olhos e fingir que nada acontecia do que batalhar por algo que pelo menos melhorasse a vida de quem tinha a doença. A segunda, é uma geração guiada pela tecnologia, e que já consegue se aceitar e se assumir algumas vezes de forma mais tranquila, embora o preconceito ainda seja muito presente na sociedade.

Que sensação horrível é essa a de saber que, se a doença tivesse afetado primeiramente presidentes de associações de pais e mestres, ou padres, ou garotas brancas adolescentes, a epidemia teria acabado anos antes e dezenas de milhares, se não centenas de milhares de vidas seriam salvas. Não escolhemos nossa identidade, mas fomos escolhidos para morrer por meio dela.

Não vou apresentar as personagens, a sinopse faz isso de um jeito perfeito. São extremamente reais, consegui sentir o que elas sentiam, e torci absurdamente para que todas encontrassem seu final feliz. 

É um dos segredos da força: temos muito mais chance de encontrá-la no serviço aos outros do que no serviço a nós mesmos.

Um garoto gay foi agredido e, como forma de protesto, Craig teve a ideia de quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Ele e seu ex-namorado e atual melhor amigo, Harry, vão precisar encarar mais de 32 horas se beijando para atingir esse objetivo.

Ele odiava se sentir assim. Odiava se sentir impotente. (...) Tinha que haver alguma forma de mostrar ao mundo que ele era um ser humano, um ser humano igual.

Fiquei muito aflita por eles... imaginem, 32 horas sem comer, bebendo o mínimo possível para evitar a vontade de ir ao banheiro, sem poder descansar as pernas nem por um segundo, porque precisam ficar de pé (é uma das regras que precisam respeitar para que o recorde seja aceito). Os garotos decidem fazer isso em frente à escola, e claro que não conseguem o apoio de todas as pessoas. Muita gente se revolta com a "ousadia" deles, considera um escândalo que eles se beijem em um local público. 

Pega o celular e olha a lista de contatos. É o que todos parecem ser para ele, contatos. Pessoas com quem ele tem contato. Contato na aula. Contato no corredor ou no almoço. Não amigos. Não de verdade. Não se ser amigo de alguém quer dizer não ser falso.

Foi até difícil selecionar quotes para vocês, marquei muita coisa. O livro traz ótimas reflexões e belas mensagens,  foi uma leitura que amei fazer. Espero ler logo outros livros do David, porque realmente virei fã.

Sabemos que alguns de vocês ainda sentem medo. Sabemos que alguns de vocês ainda estão em silêncio. Só porque algo está melhor agora não quer dizer que é sempre bom.

18 comentários:

  1. cara tudo que esse autor escreve é mt lindo. sou completamente suspeita pra falar pq sou muito fã haha.
    estou bem empolgada com a leitura e pelo que li na resenha com certeza não vai me decepcionar :)
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Estou interessantíssima em ler essa história, principalmente porque sai da minha zona de conforto. o booktrailer liberado pela Galera Record ficou ótimo!

    xx,
    Julie.

    http://www.feitasdepapel.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ju!

    Tenho muita vontade de ler esse livro. Já li grande parte das publicações do Levithan no Brasil e me considero um fã do autor. Me identifico com seus livros e suas mensagens. Enfim, adorei a resenha, me deixou ainda mais curioso <3

    Ate mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Eu li Dois Garotos e gostei, apesar de algumas ressalvas. Também saí totalmente da minha zona de conforto, mas valeu a pena. Minha resenha ficou enorme e também marquei um monte de quotes. Foi o 2º livro do Levithan que li e em ambos adorei a narrativa mesmo não curtindo tanto o final.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju

    Em termos de YA, Levithan é vida, Levithan é amor. Só li dois livros dele e pretendo ler todos os outros que ele já publicou. Essa trama de histórias paralelas me chama bastante a atenção até porque eu sou vidrado nessas coisas. O livro já tá na minha lista e pretendo ler em breve.

    PS: Recentemente assisti a The Normal Heart, filme sobre essa primeira geração que o autor se refere. Confesso que chorei em determinado momento.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Nossa Ju, estou toda arrepiada com os quotes que você colocou aqui, parece que estão na minha frente, gritando comigo. Não esperava por algo tão forte, não imaginei a intensidade e agressividade desse livro. Agressividade no sentido de libertação. Adorei sua resenha, eu sei que quando fala assim, é porque o livro realmente é muito bom. Preciso conhecer esse autor.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Eu quero muuuito ler esse livro, pela resenha já sei que vou precisar de tempo para poder me envolver com a leitura totalmente.
    Adorei a coragem dos personagens e fiquei extremamente curiosa para saber se eles conseguiram ou não. Sei que a escrita do David é incrivel por todos os livros que já vi resenhados.

    Parabéns pela resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. David Levithan ♥ sério, sou apaixonada por ele e pelos livros que ele escreve. E claro, quero muito ler "Dois Garotos se Beijando", quero muito conhecer as histórias dos personagens. Adoro como o autor nos faz refletir com a simplicidade das suas palavras. Amei os quotes!! Linda resenha *-*

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!!!

    Quero muito ler esse livro, depois de toda a propaganda envolvendo os leitores a Galera conseguiu reunir uma legião de fãs (inclusive eu). Estou bem curiosa para lê-lo, apesar de não ter achado a capa bonita :( Ainda não li nada do David, mas espero em breve conhecer a escrita dele. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ola Ju preciso ler esse livro, engraçado como nossa mente as vezes cansada não deixa a leitura fluir , a capa está linda e o tema abordado da maneira como colocou na resenha , me deixou curiosa a acompanhar essa evolução do antes e depois. Já estou com o livro para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju, eu já queria ler este livro e agora com a sua resenha eu estou desesperada para lê-lo, parece ser muito bom e com boas reflexões.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!
    Este é um dos livros que tenho muita curiosidade. Queria saber como foi que o autor abordou o tema, já que eu nunca li nada assim :D
    Acho que deve ser um livro extremamente verdadeiro. Hoje em dia o preconceito ainda existe :/
    Bjs

    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju!
    Caraca, 32 horas dedicadas a beijos. É pura aflição, fico me perguntando se eles conseguiram. Como sempre, suas palavras são perfeitas ao descrever o livro. Mas a minha maior curiosidade é saber como o David lida com o assunto.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ju, ainda não fiz essa leitura. Sei que também estarei fora da minha zona de conforto, mas pretendo ler em breve. Quero conhecer esse amor lindo e as reflexões que tanto são citados nas resenhas deste livro.
    Sua resenha só me deixou mais confiante de que valerá a pena me arriscar.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju... tudo bem???
    Eu adoro a escrita do David... apesar de ter só lido um livro dele, mas quero muito ler este... eu estou com Garoto encontra garoto aqui para ler.. a escrita dele é leve e traz muitas reflexões... de modo que você fica presa na escrita até o fim da história... que bom que gostou fiquei mais curiosa ainda com toda a sua empolgação... Xero!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Juliana,

    nossa, acabei de terminar a resenha desse livro. E ele também me surpreendeu DEMAIS. Achei que seria uma leitura rapidinha, mas é tão denso e intenso... não tenho nem palavras direito para definir o livro, apenas que eu amei.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, Ju!
    Eu ainda não li nada de David Levithan, ele é um dos autores que eu preciso desesperadamente ler. O primeiro que espero começar será Todo dia, muita gente já expressou o quanto esse livro é bom e o quanto a escrita de David Levithan é incrível. Nunca tinha lido uma resenha sobre esse livro e fiquei impressionada. Acredito que faltam livros sobre esse tema no mercado, principalmente aqui no Brasil, onde as pessoas tem um pensamento tão fechado quando o assunto é o respeito e o direto dos homossexuais. E fico feliz que exista um escritor fazendo com que as pessoas reflitam sobre isso, deveriam existir mais igual a ele.
    Parabéns pela resenha!

    Luz e literatura!
    Beijos

    https://cantaremverso.wordpress.com/2015/03/17/resenhas-a-arma-escarlate/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro ja começou com a polemica da capa né? Haha! Alem disso, David escreve muito bem, so li um livro dele, mas a sensibilidade e a habilidade de falar temas tao complicados me alcançou totalmente, e por isso tenho tanta vontade de ler esse livro! nao sabia a motivação deles, para quebrar o record, e achei muito interessante, so me deixou com mais vontade da leitura! Vou esperar um fim de semana sossegado e me jogar nessa historia =]

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo