sábado, 3 de janeiro de 2015

[Resenha - Novo Conceito] O Grande Ivan

Postado por Ju às 15:00
Título: O Grande Ivan
Autora: Katherine Applegate
Tradução: Maurício Tamboni
Ilustrações: Patricia Castelao

Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece... Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O Grande Ivan é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

Não pretendia ler esse livro tão cedo... mas acho que ter adotado o Baco (acredito que todos já saibam que o Baco é meu gatinho... rs...) me fez ter mais vontade ler livros em que animais são protagonistas. O Grande Ivan conta a história de um gorila que vive dentro de um shopping, em uma espécie de mini circo, que abre todos os dias do ano com três sessões diárias. 

Ivan já está preso em sua jaula há 27 anos, e por isso não chama mais tanta atenção. Ele não precisa se apresentar no picadeiro, apenas fica lá, comendo, dormindo, assistindo TV, brincando em seu balanço de pneu e desenhando. O gorila é um artista. Tudo bem que a imensa maioria de seus desenhos contém apenas bananas, rs, mas é claro que o dono do circo não perde nenhuma oportunidade, e os desenhos são vendidos aos visitantes. Esse talento que ele possui é responsável pela maior reviravolta da história.

No início, não estava gostando. Sabem aquela coisa de capítulos curtos e frases curtas? A autora respeitou isso completamente. Foi difícil me adaptar ao estilo, achei meio cansativo ler algo escrito assim, mas de repente parei de reparar nisso e embarquei na leitura. E claro que esse recurso foi utilizado tendo em vista o público-alvo do livro, para facilitar o entendimento.

Fiquei completamente envolvida na narrativa, chorei e sorri com as personagens. Na maior parte do tempo, confesso que me senti revoltada e deprimida. Os animaizinhos vivem em jaulas, e pelo menos um deles é torturado com um chicote para que obedeça e aprenda truques. Me senti muito culpada por ter ido a circos com animais quando criança, só de pensar nos maus tratos senti arrepios. Essa prática, que nada mais é que escravidão pura e simples, felizmente já é proibida em muitos lugares. Se não é proibida onde você mora (ou se a lei é desrespeitada), faça sua parte: não apoie, não pague um ingresso que permite que um animal continue sendo explorado e torturado.

Os animais são retratados de uma forma muito tocante, eles conversam entre si e tentam encontrar soluções para seus problemas. Vivem em uma verdadeira comunidade. O dono do circo vive um sério conflito interior, no fundo sabe que o que faz é errado, mas aquele trabalho é basicamente toda a vida dele. Durante a leitura consegui perdoá-lo por suas atitudes, mas claro que isso não me fez considerar suas escolhas menos erradas.

A edição é em capa dura, as folhas amarelas. O livro tem algumas ilustrações bem fofas. É uma leitura que indico para pessoas de todas as idades, apesar de fazer parte do selo infantojuvenil da Novo Conceito. Ele é capaz de encantar e de fazer refletir.

13 comentários:

  1. Quero ler esse livro simplesmente por imaginar que se trata de uma leitura agradável e com uma mensagem muito especial. A sua não é a primeira resenha que ressalta as qualidades da obra, por isso acredito que vou apreciar muito a leitura. Aliás, você alertar sobre não apoiar circos com animais foi realmente muito bacana.
    Não sei a intenção, mas aparentemente se uma pessoa que ler esse livro mudar de ideia quanto a isso ele já cumpriu o seu papel.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bom minha linda??

    Confesso que depois de Marley e Eu e Água para Elefantes, fiquei meio desencantada de livros com animais. Sorri e chorei com aqueles, mas não me sinto preparada para ler outro desse tipo, apesar de ser voltado para o público infantil. Fico muito curiosa, mas me conheço. Vou sofrer quando acabá-lo. Parabéns pela resenha, adorei. Apesar de começar meio desanimado com os capítulos curtos. Eu leria para os meus alunos. Gosto desse selo da NC para a idade deles. Feliz 2015 <3

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju!
    Sempre que vejo uma resenha desse livro penso logo no meu filho. Ele ainda não tem idade pra ler, mas seria um boa pedida para ele ler mais tarde. As resenhas que vejo desse livro são sempre positivas. E eu adorei a sua.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Então... também não costumo ler livros assim, não me ganharia de cara, mas com essa resenha eu até fiquei animada com a leitura. Quem sabe.
    Eu detesto ver, ler ou assistir qualquer tipo de maldade com animais ou crianças.
    E a parte em que você cita os circos que usavam animais em apresentações me lembrou um pouco o filme que assisti, Àguas para elefente, que trata um pouco desse tema também. Enfim, acho muito cruel essa prática.

    Adorei sua resenha, Ju.
    Beijoss.
    Jaqueline - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Ju, sempre que vejo algo desse livro já fico triste.. saber que os animaizinhos estão sofrendo me deixa um estado meio melancólico rs.
    Pela temática abordada eu já imaginava que ele pudesse emocionar, mas é bom saber que agrada perfeitamente a todas as idades. Sou louca pra ler um livro do selo irado só por conta da capa dura haah

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio de 'O Grande Ivan' e minha vontade de lê-lo só aumenta! Não costumo ler obras que retratam a crueldade com animais, sou bem sensivel quando é esse o assunto. Mas sinto que nesse livro as coisas, pelo menos em determinado momento, ficam diferentes e melhoram. Ivan parece ser um personagem muito cativante, que nos faz refletir sobre tudo.

    Mil beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem???

    Menina do céu livro fofo ein... fiquei tentada em comprar para a Nicole... porque ela ama os animais e ler livros em que eles são os personagens já virou mania rsrsr. Eu não sou amantes dos animais... mas adoro gatinhos... e acho eles bonitos na tv nada de ter em casa se tivesse que ter seria um gatinho preto que adoro... maltratar os animais é como se tivesse maltratando uma criança... e ninguém merece isso nem eles que dependendo podem parecer indefesos, mas não são... Adorei a resenha e já indiquei para a Nica e claro que ela quer né... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju, ainda não li nenhum livro que tenha como protagonista algum animal, mas esse parece ser muito bom e mostra a realidade dos animais no circo de uma forma tocante <3 Necessito lê-lo em breve.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem?

    Eu também estou com este livro para ler, mas não pensava que seria uma leitura para agora. Porém eu gostei da sua resenha e me interessei. Que bom que a narrativa melhorou e que você tenha gostado do livro.

    Eu nunca gostei de circos, fui uma vez quando criança mas chorei o espetáculo todo. Eu já li uns dois livros que falam sobre o circo, sobre os maus tratos e fiquei revoltada. Me recuso a ir num circo novamente e não levo meus primos também. Enfim, coitadinho dos animais.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  10. Tô precisando de um animalzinho pra me incentivar a leitura. rs! Adorei a qualidade gráfica do livro, ainda mais com aquele marcador em formato de banana, e está na minha fila. Gostei da proposta de trazer o bicho como protagonista. E assim que vc falou sobre a estrutura da escrita, percebi que seria por causa do público-alvo. Tomara que eu goste.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee, Juu, quanto tempo!
    Esse é um livro que leria, me parece fofo e bem gosto desse gênero infanto. Não gostei de sabe que a capa é dura, porém quero ele na minha estante, apesar de não me lembrar de ter lido algo focado em animais, e fiquei curiosa.
    Feliz 2015 e Beliscões da Máh♥
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Oooi, no lançamento, este livro não me chamou atenção, mas lendo tua resenha, ele conseguiu, de alguma forma, me tocar.
    Amooo livros com ilustrações e isso é um ponto bastante positivo. Capa dura? *----*
    Vou esperar uma promoção bacana e ver se mantinho o foco. Quero esse livro.

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju
    Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, mas confesso que não me interessei tanto pelo livro. Parece ser fofo e envolvente mas não é algo que eu começaria a ler agora ou sairia correndo para comprar o livro. Mas fico feliz que tenha curtido a leitura. Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo