sábado, 1 de novembro de 2014

[Resenha - Petit Editora] Um mundo de ilusões

Postado por Ju às 23:30
Título: Um mundo de ilusões
Sarah Kilimanjaro | Wera

Rússia, final do século 19. Em pleno regime czarista, o desenrolar de uma história dramática e cheia de surpresas. Sasha não sabe, mas é filho de uma rica baronesa russa. Depois de viver durante vinte e oito anos no campo, ele é convocado a comparecer em São Petersburgo para receber uma herança desconhecida. Na capital, Sasha descobre que fora raptado ao nascer por sua tia Wolga e entregue a um casal de camponeses. Sua raptora, agora no leito de morte, convoca o sobrinho e toda a verdade é revelada... um mundo de ilusões desvenda-se. Sasha então passa a usufruir de sua nova condição social, entra em contato com a tradicional sociedade russa, conhece Conde Yuri – viúvo de sua mãe – e Natasha – a única filha do falido nobre, que desperta no jovem um amor não correspondido. Além das novas descobertas, Sasha passa a vivenciar fenômenos espirituais, como a visão de sua falecida mãe, Nadja, ao piano.

Em Um mundo de ilusões, conhecemos Sasha, que foi criado por uma família de camponeses. Aos 28 anos, é chamado a São Petersburgo para assumir uma herança que nunca imaginou receber. Aos poucos, conhece a verdade sobre o destino de seus pais, o que o deixa extremamente revoltado com o mundo. De rapaz alegre e bondoso, acaba se transformando em uma pessoa bem diferente, alguém que não mede esforços para conseguir o que quer, mesmo que machuque pessoas no processo.

A leitura desse livro foi um tanto quanto complicada para mim. Primeiro, a narrativa é excessivamente lenta. Só para vocês terem uma ideia, para chegar ao ponto em que a sinopse chega, são necessárias quase duzentas páginas. Coisa demais, na minha opinião. Tudo bem que a intenção tenha sido mostrar o antes e o depois do personagem, mas não acho que tenha sido legal ele demorar tanto tempo para conhecer suas origens.  Segundo, a linguagem é bem complexa. Além de tudo ser bem formal, o que é plenamente justificável pela época, ainda temos termos russos que dificultam um pouco o entendimento. 

Em terceiro lugar, não consegui gostar do Sasha. Essa foi a parte mais difícil de lidar, aliás. Quem acompanha o blog sabe que é muito difícil para mim gostar de um livro em que eu não goste das personagens. Infelizmente, me deparei com isso. E, apesar de saber que o que o fez contar sua história foi ele não ter gostado dele mesmo, ainda ficou complicado conseguir seguir em frente. Sasha começa como uma pessoa boa; se transforma em uma pessoa ruim, que chega a se assustar com suas próprias atitudes cruéis, embora ainda consiga fazer um pouco de bem; e depois acaba por se redimir.

O que mais me irritou nele foi sua obsessão por um "amor" não correspondido. Ele não percebe, mas do fascínio inicial que sente por uma moça, passa a querê-la a qualquer preço. Qualquer preço mesmo. No início ele a encara como uma pessoa, mas depois ela se torna um objeto de seu desejo doentio. E ele não percebe isso. Deu vontade de sacudi-lo. O que, aliás, é um ponto positivo. Embora eu não tenha gostado das personagens, elas me causaram reações. Outro ponto positivo é que a história não ficou com pontas soltas, tudo foi bem explicado.

O livro deixa claro o quanto é importante nos mantermos equilibrados para sintonizarmos com o bem, e não com o mal. Porque, quando o mal está à espreita, dependendo de nosso estado vibratório fica muito fácil sermos atingidos. Mostra que o amor não é algo possessivo, que quando ele é verdadeiro torcemos pela felicidade das pessoas amadas e fazemos o que estiver a nosso alcance para que elas a atinjam.

Senti um pouco de falta de ouvir falar de Deus durante a história, apesar de termos a presença da oração. Foi uma leitura válida, mas que não atingiu minhas expectativas.

13 comentários:

  1. Olá, moça.
    Seu eu me deparasse com esse livro na livraria, confesso que nunca pararia para olhar a sinopse, mas até que fiquei curioso para lê-lo. Sua premissa, apesar de demorar parar desenvolver (como você disse), me parece muito boa e instigante. Esse livro tem todos os elementos para me me conquistar, é de época e se passa na Rússia e é cheio de descrições, mas não sei se irei gostar por conta das personagens, assim como você fica complicado lidar com certos tipos de personagnes.
    Enfim, eu adorei a resenha e o livro.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O que me chamou atenção foi o fato de o livro ser ambientado na Rússia. Acho importante conhecermos novos cenários.

    Essa questão do bem e do mal que existe em nós e que devemos equilibrar, me lembra sempre o provérbio indígena: "Dentro de mim, existem dois lobos:
    O lobo do ódio e o lobo do amor.Ambos disputam o poder sobre mim. E quando me perguntam qual lobo é vencedor, respondo: O que eu alimento"

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    Já não me interessei pelo livro lendo a sinopse e vendo essa capa; Quando você deixou sua opinião ai que o barco desandou para mim. Já sei que é o tipo de livro que eu devo passar longe.

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu já havia visto uma resenha desse livro em outro blog e não tinha me interessado pelo seu estilo e mesmo depois da sua ótima resenha não me despertou interesse, mas mesmo assim o livro parece ter bons pontos para quem gosta do gênero e eu gostei da ideia de mostrar o antes e o depois do protagonista. É mesmo ruim quando não consegui desenvolver um afeto pelo protagonista na hora de ler...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju... eu não me interessei pela leitura... a capa não me chama atenção e a premissa da sinopse não me cativa... Sua resenha só mostrou que é o tipo de leitura que não me chama mesmo para ler... Não sei não tem aquela pegada que eu estou acostumada... é uma pena que não tenha suprido as suas expectativas, mas pelo menos teve um final fechado... Xero!!!

    ResponderExcluir
  6. Ju adoro os livros da Petit, que pena que a leitura ficou lenta ai não flui, isso mais o personagem que não a cativou que pena. Vamos esperar a próxima resenha. Quando o livro demora muito a mostrar os fatos fica uma leitura pesada demais. beijos lindona
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Ju, quando li a sinopse, até achei o livro interessante, mas ao ler a resenha, me pareceu muito cansativo, o que é agravado pelo fato de não gostar do protagonista.
    Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  8. Não é o meu estilo de livro, mas sua resenha está incrível!!!
    Parabéns!
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju, tudo bem?
    Pela capa jamais iria para para ler, e confesso que com sua resenha tão boa e sincera não fiquei com vontade de ler.
    http://www.blogsemprebelas.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Juh,

    Realmente acho demais ter que ler 200 capítulos para se chegar no ponto da sinopse, deve ter sido bem cansativo, sem falar na linguagem complexa. É engraçado notar que sua resenha está mais curta que outras, será por conta dos pontos negativos? Mas, independente disso e para varias ela é muito boa, sensata de verdadeira. Talvez o que tenha prendido você até o final foram alguns mensagens e ensinamentos, tais como: a importância de mantermos o equilíbrio e o foco no bem e achei legal que não deixou pontas soltas, assim o leitor fica com a sensação de que a autora cumpriu objetivo de fechar o ciclo da obra.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogaspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Juju, tudo bem?
    Ele parece ser um personagem complexo, o livro tinha tudo para ser bom, explorando a mudança de comportamento dele, a redenção, que pena isso não ter acontecido. Sempre falo que para um livro ganhar os leitores, tem que prender a atenção desde o início, eu entendo que o início é crucial. E esse começa com uma narrativa arrastada. Por isso não leria.
    Mas gostei muito da sua sinceridade e da sua análise, como sempre. Adoro suas resenhas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem? Achei a sinopse do livro até bastante interessante. Gosto desse tipo de leitura em que o personagem descobre a verdadeira história da sua vida e como passa a lidar com isso, mas o que você falou sobre isso demorar muito a acontecer me desanima um pouco. Quanto as atitudes do Sasha não sei exatamente o que eu iria achar, mas é realmente muito ruim quando a gente não gosta do protagonista. Mas pelo menos foi um livro que te causou reações.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Oieee, tudo bem? Não achei o livro interessante, primeiramente porquê não gosto de livros espiritas, e segundo por causa dos pontos que vc acrescentou: leitura lenta e escrita complexa. A capa é bonita, mas a história não me interessou, eu não leria, mesmo assim muito obrigado pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo