domingo, 6 de julho de 2014

[Resenha - Intrínseca] A Culpa é das Estrelas

Postado por Ju às 11:00
Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Tradução: Renata Pettengill
Editora: Intrínseca

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Esse foi o primeiro livro que li do John Green (finalmente tomei vergonha na cara). Amei tanto que não sei o que escrever nessa resenha. Estou me sentindo exatamente como o Gus.

Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações.

Hazel é uma garota de 16 anos que é paciente terminal há três - desde que foi diagnosticada. Seu câncer começou na tireoide, mas atingiu os pulmões, e os médicos não têm como curá-la. Graças a um medicamento experimental, conseguiu sobreviver todo esse tempo. Decidiram também que Hazel estava passando por uma depressão, e a garota foi obrigada a começar a frequentar um grupo de apoio (de que não gosta nem um pouco), uma vez por semana. Era algo que ela tentava evitar com todas as suas forças, até que um dia apareceu um novo garoto em uma reunião: Augustus Waters.

Augustus - ou Gus - teve um câncer que lhe cobrou uma perna, mas no momento está SEC (sem evidência de câncer). Comparece ao encontro para acompanhar um amigo que está vivendo uma situação mais que dolorosa. Ele e Hazel percebem uma ligação entre eles instantaneamente, mas não pensem que as coisas acontecem rápido demais. Esse não é um casal adolescente comum e não será tão simples assim eles assumirem o que sentem um pelo outro.

- Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada. (...) Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá?

No início da história, eu ri bastante. Cheguei a dar gargalhadas em vários pontos. Hazel e Gus são extremamente inteligentes e bem-humorados, e lidam com as provas que a vida lhes apresenta de uma forma resignada e madura. Aceitam o que não podem mudar, mas não deixam de tentar viver suas vidas da melhor maneira possível. Claro que não acham legal ter que lidar com a doença e suas consequências, só que isso não pode ser negociado.

Achei a escrita do John Green mágica. De repente comecei a me sentir engasgada, a ter uma sensação de angústia; e depois acabei chorando bastante. Parecia que eu estava dentro do livro e que tinha um relacionamento próximo com todas as personagens. Senti toda a empolgação, felicidade, tristeza ou dor que elas sentiram.

- Às vezes as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem. (...)

- Tá, tem razão. Mas você cumpre a promessa mesmo assim. Amar é isso. Amar é cumprir a promessa mesmo assim. Você não acredita em amor verdadeiro?

Já perdi pessoas amadas para o câncer, acredito que por isso eu tenha adiado tanto essa leitura - por medo das lembranças e do que encontraria nesse livro. Mas a narrativa do John Green é tão leve quanto é possível ser, e consegui lidar com meus sentimentos de uma forma até tranquila.

Se já não estivesse me dedicando à leitura dos livros da Cassandra Clare, faria uma maratona pessoal para ler as obras do autor. Achei A Culpa é das Estrelas tão maravilhoso que queria muito mais. Mas vou tentar ter um pouco de paciência devido à fila de leituras que não posso deixar para depois, apesar de me doer fundo no coração ter que me despedir do John Green por enquanto. Meu consolo é que nos próximos dias assistirei ao filme, espero que a adaptação tenha ficado tão fantástica quanto o livro!

16 comentários:

  1. Oi ju!
    Que bom que você gostou tanto do livro! Minha experiência não foi tãããão gostosa quanto a sua, mas tenho que admitir, a escrita de John é incrível!
    Meus sentimentos por quem você perdeu para o câncer, também sei o quão horrivel isso é!
    Achei o filme maravilhoso, espero que você curta muuuuito!

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ju, como assim você nunca tinha lido John Green??? Morri! Vá pro filme tranquila, porque toda a essência de ACEDE está lá. Claro que tem cenas cortadas ou modificadas, mas você vai perceber que é bem fiel.
    Eu já li O Teorema Katherine (achei bem legal, mas é super nerd) e Cidades de Papel (não curti), essa semana ganhei Quem é você, Alasca? de aniversário! *pula, sai do chão*
    ACEDE é isso aí que vc falou... trata de um assunto pesado de maneira leve, com um humor negro e muitas tiradas inteligentes. Por isso que tio João Verde conquistou nossos corações! ♥
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju, tudo bem?

    Te entendo totalmente. Sei bem como é curtir um livro e não conseguir resenhá-lo, já passei por isso. Reli ACEDE esse ano e o impossível aconteceu: consegui gostar ainda mais que da primeira vez huahuahua. Juro =P. Esse livro é lindo demais

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. cara esse livro é simplesmente incrível e triste ao mesmo tempo
    demorei muito para ler ele tbm, mas quando li fiquei apaixonada.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Antes tarde do que nunca né Ju? Ainda não vi o filme, acho que verei esta semana.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! Li em outro blog uma resenha desse livro que praticamente falava muito mal dessa obra. Então nem me animei a ler. Agora com sua resenha fiquei louca pra ler e tirar minhas próprias conclusões! Obrigada pela bela postagem! Bjos e seu blog é lindo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju
    Assim como você perdi uma pessoa muito importante na minha vida para o câncer, o meu querido avô, mas eu por curiosidade com a leitura enfrentei esse receio que tive, tenho que concordar com você com relação ao início do livro, pois eles são bem humorados, mesmo estando com uma doença terrível, mas do meio pro final do livro eu só sabia chorar.
    Você descreveu como me senti lendo o livro.
    Ótima resenha!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    A Hazel e o Gus são engraçados mesmo, os dois são tão perfeitos, super combinam um com o outro!
    Também fiquei encantada com a narrativa do John Green quando eu li o livro, nossa super leve.
    Já assisti o filme e ele ficou muito perfeito, foi uma das adaptações mais fiéis que eu vi.
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Quando vi que vc tinha resenhado A Culpa é das Estrelas vim correndo conferir. Este foi o primeiro de John Green que li e, sem dúvida, é o melhor. Também adorei, achei incrível como ele conseguiu deixar leve um contexto tão difícil. E ele trata os adolescentes com inteligência, né?!

    Dele já li também O Teorema Katherine e Quem é você, Alasca?. Gostei mais de Alasca do que de Katherine... mas Culpa ganha disparado! :)
    bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,

    que linda sua resenha, trouxe como você se emocionou e refletiu sobre a leitura.
    Estou com ele aqui em casa, mas ainda não criei coragem, pois sei que vou chorar e entrar em deprê e isso não é muito bom!

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O filme é LINDO, com certeza que você vai gostar.
    mas cara, cada vez mais me sinto um ET por nao curtir John Green. Eu li ACEDE e gostei, mas nem me emocionei, estou lendo Quem é voce Alasca agora e simplesmente nao ta fluindo!

    Não é pra mim...
    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!
    Eu amei esse livro.
    A história é comovente e nos emociona. Eu chorei com o final desse livro. O autor acertou em cheio ao escrever essa história.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiee, eu fiquei com raiva e decidi não ler este livro por agora. A história é a seguinte: estava todo feliz com o lançamento do filme, quando descubro que na minha cidade não vai passar o filme, acredita???? Eu todo feliz para começar a ler o livro e depois assistir ao filme e me acontece uma coisa dessas kkkk, fiquei revoltado e decidi não ler, não acredito que vou ter que esperar o filme sair na sky :( não quero assistir online kkkkk, e gosto de ler o livro apenas um dia antes de assistir ao filme, para depois os dois estarem frescos na mente para assim eu poder fazer uma critica bem comparativa kkk, enfim, não faço a minima ideia de quando assistirei ao filme e quando lerei o livro :( rsrs, Abraços

    ResponderExcluir
  14. Hei Ju, nossa cedeu finalmente a leitura. Parabéns para você, por que eu decidi só ler quando a euforia passar, tenho medo de pegar ele e me decepcionar, por causa da euforia e afobação.
    Contudo a historia em si parece linda, impactante e bastante emocionante, e não vejo a hora de poder sentir tudo isso quando o ler. Mas para isso acontecer darei mais um tempo ai quem sabe ate no final de agosto eu me entregue e assim como você.
    Flor eu amei sua resenha e imagino quanto foi difícil fazer a resenha. Parabéns!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju tudo bem ?
    Assim como você eu gostei demais do livro, achei a narrativa do autor muito leve e gostosa ele te prende e te envolve cada vez mais. Os sentimentos ficam a flor da pele e o final é muito emocionante. Eu gosto muito do casal HAzel e Gus e a maneira deles de lidar com as coisas que não podem mudar e tentar viver da melhor maneira possível, acho todos nós deveríamos ser assim. É um ótimo livro se você não focar apenas no romance mas também nas lições que ele tem a nos oferecer.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!
    Que alegria ler essa sua resenha! Ele é magico mesmo! Eu me senti como vc lendo! Eu ri, eu entrei de cabeça, eu me emocionei muito, eu me lembro de trechos do livro e do Guss e me dá um aperto na garganta! Espero que ame o filme também, eu sou 10 vezes mil mais o livro! Mais é que o livro é muito especial!
    Ótima resenha! Que difícil estar entre Tia Cassandra e nosso John que eu também leria até a lista de compras! hahahahhahaa
    Boa Sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo