quinta-feira, 12 de junho de 2014

[Resenha - Petit Editora] O preço de uma traição

Postado por Ju às 18:30

Título: O preço de uma traição
Autores: Katia Eli Pereira | João Fernandes da Silva Júnior


Obra vencedora do Concurso Literário Petit 30 Anos de Literatura Espírita, "O preço de uma traição" é o emocionante relato de um jovem e bem-sucedido advogado, Richard Pamplona. Com o casamento em ruínas em virtude da depressão da esposa, Richard contrata uma babá para as duas filhas. A jovem Anita vê no emprego uma oportunidade de ascensão e seduz o patrão. Richard, por sua vez, cede aos desejos e envolve-se com Anita, tomando-a como amante. Mas que Richard não esperava é que perigosos acontecimentos estavam por vir...

O preço de uma traição começa nos apresentando um Richard diferente do da sinopse. Um advogado de 43 anos completamente infeliz, que vive sozinho e cercado por fenômenos misteriosos. Com o tempo, os autores nos mostram como ele chegou àquela situação.

Richard tinha uma vida repleta de felicidade, com uma esposa por quem sempre foi apaixonado e duas filhas lindas e amorosas. Mas tudo começa a dar errado quando a mulher com quem ele sempre pensou que passaria o resto da vida passa a dar sinais de uma depressão grave. Não vê outra saída a não ser contratar uma babá para cuidar das crianças, e pede que sua secretária cuide disso. Nunca poderia imaginar que isso só pioraria a situação.

Anita, a babá, é uma garota de 19 anos extremamente ambiciosa. Nunca se contentou com sua realidade. Cresceu em uma família que sempre se dedicou a ela, mas que não podia satisfazer todos os seus desejos. Ao se mudar para a mansão dos Pamplona e começar a conviver com todo aquele luxo, o pior de sua personalidade aflora. Embora realmente goste das crianças e se dedique a cuidar delas da melhor forma possível, planos nada louváveis começam a se delinear em sua mente.

Richard é um homem que se dedica ao trabalho e à família. Mas, devido à fase de carência afetiva em que se encontra, acaba se deixando encantar pela garota linda e gentil que colocou dentro de sua casa. Ninguém é inocente nessa história. Erros se acumulam e fazem a situação se tornar cada vez pior. Sua vida e as vidas de toda a sua família começam a desmoronar.

De nada adianta esconder os erros cometidos, principalmente os que ferem outros corações, porque a vida sempre cobra reparos pelos danos causados a si mesmo e a outrem.

Gostei bastante do enredo, mas achei que algumas coisas aconteceram rápido demais. A história tem um final bem legal, só que não consegui ver aquele final se formando. Gostaria de um pouco mais de contato com os pensamentos e sentimentos das personagens.

Um trecho específico me lembrou de um ensinamento que recebi há algum tempo, a história das três peneiras. Antes de dizer algo, é importante ter certeza de que a informação passou em três testes: 1º) é realmente verdade?; 2º) você gostaria que alguém dissesse algo do tipo a seu respeito?; 3º) você realmente precisa divulgar essa informação?. Às vezes algo que vamos dizer causa mais mal do que bem, então que tal pensar em outra alternativa?

Mais uma vez, como em todos os livros da editora, Deus está em destaque. A história demonstra bastante o poder da oração e a importância de manter bons pensamentos. Mostra que sempre é possível ter uma segunda chance, desde que reconheçamos nossos erros e estejamos dispostos a evoluir como pessoas. 

Às vezes as escolhas não são as melhores, mas o importante é que são nossas escolhas e assim arcamos com as consequências.

16 comentários:

  1. Ju, querida, lembrei do filme A Mao que balança o berço, quando a baba toma o marido e a familia, rsrs. Mas sei que Petit aborda o lado espiritual, os valores morais e as consequencias de escolhas irresponsaveis.
    Acho ruim quando uma trama se desenrola rápido demais, não dando tempo para aprofundar os sentimentos e a construção dos personagens. Mas ainda vale aqui pelas reflexoes, sao assuntos e situaçoes tão corriqueiros que precisamos prestar
    atençao.
    Beijo!

    Nova resenha:
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros espíritas porque sempre passam mensagens edificantes. Esse em especial traz um tema bem corriqueiro na nossa sociedade... fiquei louca pra ler! Parabéns pelo belo post. www.pimentapimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei este enredo. este eu leio com certeza. Obrigada pela dica!

    Beijos

    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito deste tipo de livro, mas eu acho que arriscaria uma leitura.
    Achei muito inteligente e bacana esses quotes, passam uma mensagem bonita para os leitores.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Não curti a premissa do livro. :(
    Na verdade, os livros dessa editora em nada me agradam. Não curto livros religiosos.
    Eu acho realmente danoso quando uma trama desenvolve-se rápida demais. Não torna a leitura, por vezes, coesa.
    Enfim, gostei de saber tua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Não sei se gosto de livros assim.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. para tudo que eu quero saber qual é esse batom que a moça tá usando na capa do livro! hahahaha que vermelho liiindo!

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro bem interessante flor, só fiquei em duvida quanto a narração pois vc não falou muito, porém pela distancia que vc sentiu, imagino que ela seja feita em terceira pessoa, é isso? Ou algum dos personagens a narra em primeira pessoa?

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee Ju tudo bem flor?? :D
    Às vezes acontece isso do autor não detalhar muito as sensações e pensamentos dos personagens né? Sempre sinto mt falta quando acontece isso, acho que é uma parte importante do enredo :)
    Ahhh que bom q gosto do Ed *-* Ele é um fofo e super talentoso, fico feliz que tenha gostado flor ^^
    Bjinhos
    /closettgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa que forte, eu vi a capa achei que era uma coisa e li sua resenha e gostei bastante , acho que seria um livro que eu gostaria de ler.
    Fiquei curiosa.

    De verdade, amei bastante !
    Beijos <3
    Gostei muito :)

    ResponderExcluir
  11. Amei a capa, e o livro me chamou atenção, só não gosto de livros que independente do tema coloca Deus no meio, sei lá as vezes acaba perdendo o rumo da historia e pelo jeito isso não acontece no livro, eu arriscaria ler ;)
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já assisti filmes que abordam temáticas semelhantes, exceto pelo lado espiritual... Achei a premissa interessante, apesar de estar meio de saturada desse gênero, parece ser um enredo interessante.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Eu sei como é aquela impressão de que as cenas passaram rápido demais :(
    Que pena que você sentiu falta de mais detalhes sobre as personagens, gosto daquelas histórias que sabemos absolutamente tudo sobre o protagonista!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju! Sabe uma coisa engraçada! Pela capa achei que era um livro Hot! Pela resenha vi que não. Gostei bastante das mensagens e reflexão! As vezes acontece de o livro ir rápido demais e a gente ficar pra traz, depois se habitua!
    Boa resenha! <3
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo