quarta-feira, 4 de junho de 2014

[Resenha - Fundamento] Rangers - Ordem dos Arqueiros: Cerco a Macindaw

Postado por Ju às 22:00
A resenha não possui spoilers sobre esse livro ou os demais da série. Caso não queira saber nada sobre o que está acontecendo na história, recomendo que pule a sinopse.

Resenhas dos livros anteriores: Livro 1 | Livro 2 | Livro 3 | Livro 4 | Livro 5


Título: Rangers - Ordem dos Arqueiros: Cerco a Macindaw
Autor: John Flanagan
Livro #6 da série
Editora: Fundamento

Mesmo conseguindo salvar a vida de Orman, herdeiro do trono de Macindaw, Will ainda está longe de cumprir sua primeira missão como arqueiro de Araluen. Afinal, o castelo se encontra sob o domínio de Keren, cavaleiro renegado que mantém Alyss como prisioneira. Nem um pouco disposto a fracassar, Will põe em prática um plano para retomar o reino de Macindaw e devolvê-lo a seu legítimo senhor. Sua estratégia tem início com a contratação de um improvável "exército invasor", formado por piratas escandinavos sobreviventes de um naufrágio. Como se a tarefa do jovem arqueiro já não fosse complicada e perigosa o bastante, a situação fica ainda pior quando uma sinistra aliança é descoberta. Uma trama secreta que almeja resultados tão grandiosos quanto terríveis, com consequências que podem chegar até Araluen. Com tantas vidas dependendo de seu sucesso e tendo o tempo como um inimigo implacável, Will parte para uma batalha que talvez não possa vencer. Sua esperança e seu espírito, entretanto, estão mais fortes do que nunca. Principalmente após o inesperado retorno de um certo Cavaleiro da Folha de Carvalho...

Como eu disse para vocês na resenha do quinto livro da série, a história iniciada nele teve continuidade neste volume. E, aparentemente, teve um fim... Exceto por um pequeno detalhe, algo que ficou inacabado, mas que já está em fase de resolução. Provavelmente, essa "pendência" será resolvida logo no início do próximo livro. =)

Confesso que, lendo Cerco a Macindaw, morri de saudades do Halt durante praticamente toda a narrativa. Ao mesmo tempo em que é muito legal ver o Will e o Horace ganhando mais espaço e amadurecendo tanto como pessoas quanto como profissionais, não consigo me envolver da mesma forma com os acontecimentos. É muito difícil me desapegar da minha personagem preferida! Espero que eu ainda possa acompanhar as aventuras do melhor arqueiro do reino mais de perto nos próximos livros. Mas preciso deixar claro que meu problema não é com a história, é apenas uma dificuldade pessoal de aceitar uma ausência que dói em mim... rs...


O livro anterior foi o que me transmitiu um clima de maior tensão, falando do clima geral da história. Nesse, a gente sente o tempo todo uma tensão mais específica, entre Horace e Will. Algo que estão vivendo acaba colocando a amizade deles em teste. Mas em nenhum momento eles deixam que isso diminua o respeito e o carinho que têm um pelo outro.

Novamente, o autor nos lembra de que julgar alguém é algo mais que complicado. Mostra que coisas como a capacidade de uma pessoa ou sua personalidade realmente não podem ser deduzidas apenas pelas aparências. Alguém pode parecer incapaz de fazer algo, mas sua sede de justiça pode ser maior que seu receio. Só conhecemos nossos limites de verdade quando eles são testados.

- A vida fica mais difícil à medida que se envelhece?
- (...) A vida sempre consegue ajeitar as coisas. É só ter paciência.

A amizade continua sendo o foco da série, e cada vez mais laços se formam. O preconceito é derrubado pela convivência, é algo bonito de se ver. É oferecida uma segunda chance a todos, mas nem sempre as pessoas estão preparadas para aceitar uma nova oportunidade. O medo do desconhecido às vezes as impede de enxergar uma boa perspectiva de recomeço.

Pense em um resultado positivo e você terá sucesso. Deixe a dúvida entrar em sua mente, e a dúvida vai se tornar realidade.

A novidade desse volume é que o autor começa a levar mais a sério a possibilidade de romances entre algumas personagens, que eu espero que se concretizem! Ele já havia insinuado algumas coisas a esse respeito, mas os envolvidos aparentavam estar indecisos. Agora, estão dispostos a fazer o que for necessário para que seus desejos se realizem. Tenho certeza que isso nunca será o foco da história, apenas um algo a mais, já que as mulheres escolhidas para protagonizar esses relacionamentos são super corajosas e se encaixariam perfeitamente em qualquer aventura que um arqueiro ou um guerreiro precisem enfrentar. Não esperem por mocinhas que desempenhem apenas o papel de espectadoras.

Pense em uma imagem agradável e positiva, Malcolm tinha instruído. Ela evocou a imagem mais agradável em que podia pensar: o rosto de Will. Sorrindo, os cabelos desgrenhados, os olhos castanho-escuros iluminados pela alegria de viver. (...) Ela se deu conta de que sempre tinha gostado daquele sorriso atrevido.

Mais uma vez, a leitura fluiu de forma maravilhosa para mim. A série tem 12 livros, e eu não sei se fico feliz ou triste por já estar na metade! Ainda tenho muitas coisas para descobrir, mas vou morrer de saudades quando tiver que me despedir.

15 comentários:

  1. Menina!!! Você já está no sexto? Caramba, então é bom mesmo, rs.
    Ele tem muitas páginas??
    Tô querendo comprar pro meu filho, mas sabe como é menino novo, não gosta de livros grandes, rsrs.

    Adorei a resenha!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lelê!

      O primeiro livro tem 240 páginas, e à medida que a série vai se desenrolando os volumes vão ficando um pouco maiores; o sexto livro tem 296 páginas. Mas se ele gostar do primeiro acho que lê os maiores sem problemas depois! rs...

      Beijo!

      Excluir
  2. Bom dia Ju,

    Sou louco por essa série, mas me falta dindin....kk...mas vou comprá-la com certeza...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem interessante apesar de ser um estilo bem diferente do que estou acostumada a ler! Fiquei interessada! Parabéns pelo belo post. Estou te seguindo! www.pimentapimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Ju. Só ouço elogios sobre essa série e realmente parece ser ótima. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha , mas confesso nunca ter ouvido falar dessa série/livro.
    Bacana a historia ;)

    Beijinhos da Leeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Li só o primeiro dessa série e fiquei encantada. Mesmo sendo livro "de menino", curti à beça. Mas cadê dinheiro pra comprar os outros 200??? o.O rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Uma coisa que me doe em séries grandes é quando vai chegando o fim e vai dando uma saudade... vc vai sofrer, vai ver! Vai sentir falta!
    Essa série é bem famosa, mas ainda não peguei pra ler, por enquanto está na espera! Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. palavra pra minha vida hj,as coisas se ajeitam basta ter paciencia rsrsrs ,como eu queria ter menina mais nao tenho rsrsrsr.a resenha foi bem legal,e o tipo de leitura que gosto...adorei bjs
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  9. eita minha amiga tá lendo esse e me recomendou!

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ah eu gosto demais desse estilo de livro.

    ResponderExcluir
  11. Gosto bastante de livros desse estilo.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Nem conhecia essa série de livros e você já está no sexto, gostei demais da história mas tenho que começar pelo primeiro néh?

    Beijos

    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, tudo bem?
    Você sabe que eu descobri essa saga aqui no seu blog e adorei!!!!! São 12 livros???? Acho que vou aguardar aquela promoção de box da série completa, pois se comprar aos poucos, não vou querer ler enquanto não tiver todos.
    Essa questão de julgar é tão difícil não é mesmo??? Que bom que a amizade deles é forte o suficiente para enfrentar tudo. Oba, e vai ter romances??? Adoro romances. Estava mais do que na hora de termos personagens femininas fortes.
    Aguardando ansiosa pelas cenas dos próximos capítulos.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa com esses livros desde a outra resenha , é ebook ?
    Gostei da resenha e amei os quotes só me deixam mais curiosa.

    Beijos da Leeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo