segunda-feira, 5 de maio de 2014

[Resenha - Companhia das Letras] Dias Perfeitos

Postado por Ju às 11:00
Título: Dias Perfeitos
Autor: Raphael Montes

Sinopse: Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante - e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias Perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um talento da nova literatura nacional.

Téo é um estudante de medicina que mora com sua mãe. Precisa ajudá-la bastante, uma vez que ela é paraplégica. Sua única amiga é Gertrudes - um cadáver no qual trabalha na aula de anatomia. Preciso dizer mais alguma coisa para provar que ele é doente?

Em uma festa (à qual foi praticamente obrigado a comparecer, aliás) conhece Alice. Simpatiza com a menina logo de início. Quando se despedem, ela lhe dá um selinho. É o suficiente para sua mente entrar em ação e convencê-lo de que a garota está destinada a ser dele. Descobre algumas informações sobre ela, e começa a segui-la. Quando Alice lhe conta que percebeu o que ele está fazendo e que acha que é uma atitude bem estranha e altamente apavorante, Téo decide tomar uma atitude mais drástica, que lhe permita mostrar à garota que foram feitos um para o outro.

Lentamente, Clarice se abria para ele, gostava dele. Era natural: ela não tinha mais ninguém. Ele a alimentava, dava carinho e atenção. O mínimo que podia esperar em troca era aquele afeto sutil, que logo ganharia vigor - ele tinha certeza. No fim das contas, mesmo mulheres feministas e alternativas se rendem a um homem de verdade.

Dias Perfeitos me provocou reações bem viscerais. Queria gritar com as personagens, sacudi-las e quem sabe lhes dar pelo menos um bom tapa na cara. Não desejava uma vida nada feliz para algumas delas. Tem uma cena tão absurdamente violenta no livro que tive que me forçar a respirar fundo por vários minutos para evitar vomitar. Depois dela interrompi a leitura, li dois livros leves, e só depois voltei a encarar o livro. Sem esse intervalo eu não conseguiria terminar.

Não tem como não odiar o protagonista. Téo é completamente doente, e o pior de tudo é que se acha normal; conversa consigo mesmo e se parabeniza por todas as atitudes cruéis e desumanas que toma.

Téo concluiu que ela o desprezava porque a intimidade gera desprezo. Não fazia por maldade, mas para descontar uma raiva acumulada. A raiva é o pior sentimento em uma relação. Era preciso deixar que ela extravasasse.

Confesso que também não senti muita simpatia pela Alice. Sim, ela é uma jovem de espírito livre, até demais para o meu gosto. Tenho um horror tão grande de cigarro que só o fato de ela fumar já é algo grande que tenho contra ela... rs... Acho completamente desnecessário que personagens fumem, aliás. 

O autor mostra que um ser humano pode se tornar alguém completamente diferente quando seus limites são testados. Infelizmente, vemos também como a posição social é mais importante para algumas pessoas que a verdade e o bem-estar de quem dizem amar.

A escrita do Raphael é mesmo muito boa. Eu conseguia visualizar bem as personagens, tanto fisicamente quanto psicologicamente falando. Fiquei chocada quando aconteceu a primeira reviravolta, e mais chocada ainda com todas as reviravoltas seguintes. Terminei esse livro com um pouco menos de fé na humanidade. Indico a leitura apenas para quem tem um estômago verdadeiramente forte, pois a perversidade e a crueza permeiam a narrativa. Talvez não tenha sido a leitura ideal para mim, mas é um livro realmente bem escrito e com uma história muito bem trabalhada.

16 comentários:

  1. Oi
    Sabe que olhando para a capa do livro, pensei que a história fosse algo do tipo "coisas de família, irmã que mora longe ou um romance". Me surpreendi completamente quando li a sinopse e depois a sua resenha... Já vi que é um thriller de arrepiar e você citou que a história é muito bem trabalhada... Fiquei curiosa, vou colocar ele na lista para ler ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Iniciei a leitura de "Dias Perfeitos" ontem e como gosto do tipo de história estou apreciando até o momento - infelizmente não consegui concluir a leitura ainda. Mas entendo perfeitamente o que você disse sobre ser um livro dedicado a determinadas pessoas. Isso se mostrou verdadeiro desde o início.
    O curioso é que no início estava odiando o protagonista, porém o achando muito racional para um “psicopata”, o que já mudou consideravelmente. Essa mudança apenas me deixou mais empolgado.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu tô louca para odiar este personagem também. Vi o autor no programa do Jô e fiquei morrendo de vontade de conferir o livro. Todo mundo tá falando muito bem dele, espero poder ler logo!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi.

    Desde que vi este livro a primeira vez fiquei super curiosa.
    Bom, e sua resenha foi muito esclarecedora para mim e quero ler os livros do escritor e ver o que acharei.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ju! Que saudade daqui! Fiquei uns dias fora da vida internética, com trabalho, aniversário do filho, que depois ficou doente... Até te mandei um recadinho no fb, você viu? Queria saber suas novidades e, puxa, quantos posts eu perdi!

    Este livro parece bem intenso! A capa é ótima, me chamou a atenção de cara. Mas é meio mórbido em alguns aspectos, não?! Acho que eu leria apenas para conhecer a escrita, pois o estilo não me agradou muito... Eu não tenho estômago forte não hahaha!
    bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!! Adorei a história! O cara é doido mesmo, ter uma amiga cadáver? Loucura! Um guerreiro, já que ajuda a sua mãe, deve ser muito difícil :/... Pelo o que eu entendi, o livro é um lindo romance dramático que eu quero ler sem dúvidas!!! Fiquei muito interessado!

    ResponderExcluir
  7. Oie Ju,
    Eu tenho esse livro e é um das minhas próximas leituras. Pelo que vejo das pessoas falando é um livro bem intenso e bem obscuro. Participei de um evento com o autor é pude compreender melhor o livro, então estou animada para ler. Vamos ver o que acho, mas nessa parte aterrorizante tenho certeza que vou odiar.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Estou bem ansioso para ler 'Dias Perfeitos'. Conheci o autor através da Renata Ventura (de A Arma Escarlate) e desde então só ouvi elogios a respeito do Raphael e inclusive ele deu recentemente uma entrevista no Jô que foi super divertida. Essa mala presente nesse livro até estava no lançamento do mesmo que eu acompanhei por fotos e a Renata entrou dentro dela para provar que uma pessoa cabe por lá.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do enredo do livro, gosto quando são mais reais embora esse seja obscuro e com algumas maldades rsrsrs. Gostaria de ler por completo, quem sabe leio se encontrar por aqui.

    Beijos

    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Achei bacana a história ser ambientada em locais brasileiros pouco abordados (normalmente é sp ou rio capital né). Achei que já começa triste pq ele tem q cuidar da mãe adoentada, sério.

    http://bit.ly/blogumbigosemfundo

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, mas por sua sinopse parece bem interessante. Fiquei curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu li tuas conclusões e acho que teria as mesmas reações. Pelo que vc falou o cara é um doente mesmo e a Alice tb não é lá flor que se cheire né?

    ResponderExcluir
  13. Juuuuuuuuuuuuuuu
    EU SOU UM SER CURIOSO!
    Quando vc diz: ''Dias Perfeitos me provocou reações bem viscerais. Queria gritar com as personagens, sacudi-las e quem sabe lhes dar pelo menos um bom tapa na cara. Não desejava uma vida nada feliz para algumas delas. Tem uma cena tão absurdamente violenta no livro que tive que me forçar a respirar fundo por vários minutos para evitar vomitar. Depois dela interrompi a leitura, li dois livros leves, e só depois voltei a encarar o livro.
    Sem
    esse intervalo eu não conseguiria terminar.''

    Eu penso! Caraa, tenho que ler! Me deixou muita curiosa! Não tenho problemas com estômago não! É raro! Coloquei na lista, com toda certeza!
    Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa Ju!
    Não imaginava que o livro seria tão impactante. Eu agora estou curiosa para conhecer Téo e descobrir tudo o que ele é capaz de fazer, mas já sei que tenho que ir devagar para não jogar o livro pela jan ela de raiva.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju,
    Desde que eu vi a entrevista do Raphael no Jô fiquei louca para ler os livros dele, principalmente os suicidas, mas dizem que esse é tão bom quanto.
    Estou louca para conferir, ele parecer ter uma escrita impactante e como eu adoro, romance policial, suspense e etc, acho que vou curtir o livro. Já estou acostumada com mtas doses de horror, rsrs.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!
    Gostei da resenha! E me chamou atenção, algo diferente, e eu também gosto de ser desafiado. Parece ser mesmo um livro bom! Depois eu procurarei com certeza!! E sem querer querendo... Ele me lembrou da história de uma amiga minha. kkk
    Beijos
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo