terça-feira, 11 de março de 2014

[Resenha - Geração Editorial] Os Judeus do Papa

Postado por Ju às 19:00
Título: Os Judeus do Papa
Autor: Gordon Thomas
Tradução: Marco Schaumloeffel

Sinopse: A II Guerra Mundial eclodiu na Europa. O exército nazista avança pelo continente anexando e massacrando, deixando o rastro de sangue que marcou o século XX. No Vaticano, o papa Pio XII observa os horrores dos combates e tem que definir a posição da Igreja perante o mundo. Mas ele não declara repúdio a Hitler nem se coloca ao lado dos Aliados — simplesmente silencia e a História lhe confere o título de papa omisso. Por trás do silêncio havia um segredo agora revelado por documentos oficiais secretos. Pio XII organizou uma ampla rede de ajuda humanitária para os judeus de toda a Europa. Sob orientação dele, padres e freiras arriscaram a vida fornecendo abrigo nos mosteiros e conventos a milhares de judeus. Pio XII doou ouro do próprio Vaticano para ajudar os judeus romanos e escondeu milhares deles em sua residência de verão, enquanto Roma era ocupada e bombardeada pelos alemães. Os judeus do papa é um dos melhores livros históricos já escritos. Baseado em uma rica pesquisa documental, é uma obra indispensável aos leitores que querem entender o que realmente aconteceu em Roma sob a liderança do injustiçado papa Pio XII.

O autor de Os Judeus do Papa é escritor e jornalista investigativo. Só de ler a lista de pesquisadores e a bibliografia selecionada já dá para perceber que houve um extenso trabalho por trás do livro. O resultado me encantou. 

Não sou uma pessoa apaixonada por história. O único período que me chama mais a atenção é a Segunda Guerra Mundial, e foi por isso que me interessei pela leitura. Eu nem sabia que o papa Pio XII tinha uma péssima imagem, que era considerado omisso e até "o papa de Hitler". Estava bem curiosa para conhecer um pouco mais sobre ele. O autor começa sua narrativa antes mesmo de Pio ser papa, e termina bem depois do fim da guerra. Vemos o destino de alguns dos alemães que tiveram papéis de destaque na ocupação da Itália pela Alemanha.

Gordon Thomas mescla momentos mais centrados em fatos históricos, e outros mais centrados em depoimentos. Chega a ser cruel o modo como ele nos apresenta à comunidade judaica, a famílias inteiras muitas vezes. Acompanhamos a jornada dessas pessoas; vemos suas rotinas antes da guerra, as mudanças que tiveram que enfrentar quando ela chegou e, por fim, nos deparamos com o momento em que todas elas são caçadas. Algumas conseguem escapar, mas mais de 1000 são enviadas para um campo de concentração. 80% delas são assassinadas assim que chegam ao destino. Só 17 sobrevivem. É revoltante, e de partir o coração.

O livro mostra o plano do papa para tentar proteger os judeus. O melhor caminho que Pio encontrou foi criar uma rede secreta de auxílio, que trabalhou de diversas formas: fornecendo abrigos aos judeus no Vaticano e em muitas propriedades da Igreja na Europa; auxiliando com certidões de batismo falsas e com vistos para que eles fossem morar em países neutros. Claro que isso teve um preço. Padres e freiras se arriscavam bastante, e alguns acabaram sendo enviados para campos de concentração. Além deles, soldados aliados também compartilhavam do destino dos judeus.

São contadas histórias inacreditavelmente odiosas, mas também há histórias bonitas no livro. Como a do diretor de um hospital e sua equipe que criaram uma doença imaginária, a Síndrome de K, que classificaram como altamente mortal e contagiosa. Ela foi usada como desculpa para abrigar judeus em toda uma ala do hospital. Os "doentes" eram ensinados a tossir constantemente, para que ninguém suspeitasse do  falso diagnóstico.

No final de Os Judeus do Papa, o autor frisa que o Vaticano só libera seus documentos mais secretos depois de 75 anos dos acontecimentos. Está próximo o momento em que os documentos cruciais poderão ser acessados, e aí todas as dúvidas sobre o que Pio fez ou não poderão ser definitivamente esclarecidas. Não tenho conhecimento suficiente sobre o assunto, mas acredito muito na versão mostrada por esse livro. Ele é rico e bem escrito, as fontes são respeitáveis. Cheguei a me emocionar várias vezes. Tem alguns trechos bem fortes, que me deixaram super angustiada. Indico bastante a leitura, mas preparem-se para o impacto que ela com certeza vai causar em vocês.

Resenha postada no skoob.

16 comentários:

  1. Adoro história e este livro parece ser fascinante. Quando li a sinopse não me interessei muito, mas sua resenha me deixou curiosa e com vontade de ler também, parece ser um livro cheio de conhecimento e mesmo com você ter comentado que também há muitas histórias angustiantes, eu leria! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Oiee =)
    Como você também não sou apaixonada por estória, mas gosto de ler quando envolve a segunda guerra mundia, que bom que o livro conseguiu te emocionar, espero ficar assim se tiver a oportunidade de ler.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Assim como você também não sabia dessa péssima imagem do papa e gosto bastante de ler sobre esse período da 2ª Guerra Mundial, apesar de não ser fã de livros históricos. Esse livro parece ser ótimo mesmo. Pretndo lê-lo assim que der.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Sou louca por historia, e então amei muito esse livro, e quero muito ler, a Segunda Guerra Mundial, é um dos livros que eu quero muito lê-lo, não sabia dessa historia do Papa, mas gostei de saber que os médicos, inventaram essa doença, para salvar os Judeus.

    ResponderExcluir
  5. Interessantíssimo!! Lembrei de imediato de meu pai, que adorava história, principalmente a relativa a guerras. Infelizmente ele já faleceu, mas adoraria este livro como presente.
    O massacre sofrido pelos judeus tb me chama muito a atenção. Sempre que um livro retrata esse assunto ficou curiosa. Bem inteligente a tal Síndrome de K, cada ideia que as pessoas na época precisavam criar para darem um jeito de ajudar as pessoas a fugir daquele horror...
    E nossa, nem imagino o que os outros documentos secretos podem revelar. Dá até medo!

    PS: ADOREI sua visita ao meu blog!! Tenho ele há anos já. Antes era mais voltado à maternidade, mas já há algum tempo abri o leque para outros assuntos. Um deles são minhas leituras, que destaco com a tag "Projeto Leitura". Quando tiver um tempo passa lá pra conhecer, vou adorar! :)

    ResponderExcluir
  6. Oieee, eu assisti a menina que roubava livros hoje e lembrei do filme ao ler a sinopse do livro, esta temática de guerra e judeus foi muito abordada no filme e eu achei triste e emocionante. Enfim, sobre o livro eu acho que não leria rsrs, apesar de ter me interessado nos judeus, na guerra e tal acho que não leria rs, Parabéns pelo blog e Abraços :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,
    tudo bem?
    Eu juro que não esperava nada disso pela sinopse do livro. Você sabe que eu gosto muito das suas resenhas, mas essa me deixou toda arrepiada, esse tema mexe muito comigo. Fiquei impressionada com as histórias que você citou. Gostaria muito de ter a oportunidade de ler esse livro.
    E não sabia que os documentos seriam liberados depois de 75 anos do acontecimento.
    Beijinhos.
    cilaleitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nooossa Ju, nunca tinha parado pra ler a sinopse desse livro e nenhuma resenha, mas fiquei aqui boquiaberta e louca pra ler o livro, que parece ser incrível, não sabia nada sobre o Papa Pio XII, que ele tinha feito tudo isso. E nooossa acredito que esse livros é capaz de nos fazer derramar muitas lágrimas mesmo. Creio que o autor pesquisou bastante!!!
    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  9. Olá Jú!!!Realmente parabéns pela resenha e pela iniciativa de mudar o gênero de leitura isto sempre é super valioso...E acabamos sendo "beneficiados" por você a conhecer este livro super diferente, que confesso não me interessaria somente de ler a sinopse,mas depois desta sua resenha fiquei realmente bastante interessada na leitura!!

    ResponderExcluir
  10. Oie Ju
    Bem, eu tinha visto esse lançamento da Geração, mas não tinha prestado tanta atenção. Já eu sou apaixonada por história, era um das minhas matérias preferidas da escola, mas a segunda guerra é um das minhas favoritas também. Se antes eu não leria esse livro, depois de sua resenha adicionei na minha lista de desejados. Também não sabia sobre o Papa Pio XII e tudo que ele fez. Possivelmente nas partes tristes eu choraria, agora é comprar o livro e ler para saber mais detalhe.

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Tudo que envolva essa parte mais obscura da nossa história me interessa e mais ainda quando livros explicam um pouco desse período, não sabia da história do Papa Pio XII, em nenhum livro que estudei algo por menor que seja é mencionado sobre ele e sobre a ajuda da igreja para com os judeus, os relatos e depoimentos devem tornar a história mais forte e real, conheço pessoas que tiveram parentes mortos nos campos de concentração, com certeza procurarei mais sobre o livro e pretendo ler também em breve, saber mais sobre a síndrome K, o que o médico fazia para salvar os judeus, e sobre a divulgação dos documentos do Vaticano, acredito que não será tudo divulgado, a própria igreja tem seus segredos e fará de tudo para os manter afastados de todos.

    ResponderExcluir
  12. Oii Ju, tudo bem?
    Eu sei que estes livros de histórias são legais, mas acho que eu não conseguiria ler um livro assim =(
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Esse livro é um que esta me chamando, desde que eu soube sobre o que ele era, eu quis ler! Adorei sua resenha foi esclarecedora! Eu gosto muito da temática segundo guerra, nazismo e Hitler! Logo vou ler! Parabéns flor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju,
    Não sou muito fã de livros nesse estilo.
    Não gosto de história, mas gosto sempre de entende tudo que já se passou pelo mundo, assim como você gosto de descobri e sabe assuntos envolvido com a segunda guerra, na epoca que estudei vi e li muita coisa.
    Pretendo ler esse livro, por se trata de algo que mexe conosco, nos emocionam, temos aqui talvez um visão diferente do que estudei.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Não gosto de livros nesse estilo, mas curti a resenha e esses segredos do Vaticanos.... só consigo pensar em Anjos e Demônios, do Dan Brown.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!
    Tudo bom?
    Pela capa e sinopse do livro, já não estava atraída pela leitura e mesmo sua resenha estar ótima, não fiquei com interesse em conhecer melhor o livro, acho que é porque não faz meu estilo literário.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo