sábado, 14 de setembro de 2013

[Resenha - Novo Conceito] Tipo Destino

Postado por Ju às 14:30
Título: Tipo Destino
Autora: Susane Colasanti
Tradução: Ana Lucia Guilherme Rodrigues
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason... Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão... (retirada do site da editora)

Eu me tornei fã da Susane quando li Esperando por você. Tinha uma vontade imensa de ler mais alguma coisa da autora. Então, superei meu pressentimento de que ia tomar birra da Lani, pressentimento gerado pela capa e pela última frase da sinopse. Vendo essas duas coisas, parece que a Lani e o Jason fazem tudo pelas costas da Erin... mas não é bem assim que as coisas acontecem nessa história.

Pelo contrário... me parece que desde o início quem tentou dissimular algumas coisas foi a Erin. Não que ela tenha feito por mal, mas acho que percebeu logo de cara que a verdadeira alma gêmea do cara que ainda nem era seu namorado era a sua melhor amiga. Mas quem pode culpar uma garota por não querer enxergar o óbvio, se esse óbvio parece que vai tirar a chance de felicidade que ela tem nas mãos?

Lani e Erin estão no penúltimo ano do ensino médio. Conhecem-se há muitos anos, e se consideram "irmãs de alma". Viveram uma experiência bem forte juntas, e acreditam que nada poderá separá-las. Lani está passando por uma fase em que acabou se afastando de várias pessoas, porque essas pessoas não entenderam que ela precisava de algum tempo longe delas. Ela pertencia a uma daquelas turmas que precisam fazer tudo junto, e seus amigos não conseguiram compreender a necessidade que ela sentia de fazer algumas coisas sozinha, ou com outras pessoas.


E se quero que as coisas mudem, não posso simplesmente ficar parada aqui esperando. Preciso fazer com que mudem.

A Susane realmente tem o dom de escrever para adolescentes. O livro tem uma linguagem super acessível para eles, e trata de vários problemas que precisam ser enfrentados nessa idade, como se conhecer e se aceitar; e entender que ninguém é perfeito, que todos temos nossos limites, nossas qualidades e defeitos. A Lani tenta, com todas as suas forças, se manter afastada do Jason para não machucar sua amiga. Mas o destino nem sempre pode ser contrariado.


Nada vai deter a minha jornada em busca de você.

O destino, aliás, tem um papel primordial nessa história. Lani e Erin são completamente obcecadas por ele. A Lani precisa ler seu horóscopo semanal toda segunda-feira pela manhã para se sentir preparada para enfrentar a semana... rs... 


O negócio é que se você sabe o que procurar, pode estar preparado para o que der e vier. Bem, talvez não para tudo, mas pode estar preparado para coisas para as quais não estaria preparado se não soubesse delas.

Meu personagem preferido foi o Connor. Um amigo da Lani que é muito importante para que ela perceba que não pode abandonar sua vida, por mais que ame Erin e a queira do seu lado. Ela não pode de forma alguma imaginar não ter a companhia de Erin, mas também não consegue mandar no seu coração.


Seu coração sempre sabe, mesmo quando é difícil demais admitir.

O Jason poderia ter sido o meu preferido se não fosse, na minha opinião, o culpado por toda a confusão. Desde o início ele sabia o que sentia, mas acabou se envolvendo com a Erin apenas para se envolver com alguém. Nunca vou entender esse jeito de pensar.

Gostei menos de Tipo Destino que de Esperando por você, simplesmente porque achei que ele precisava de mais algumas páginas... Depois de tantos conflitos, acredito que as personagens (e os leitores) mereciam uma recompensa. Tudo terminou muito de repente. Sempre acho que os autores precisam nos deixar sentir o gostinho do final, antes de finalizar realmente uma obra. A Susane não fez isso, e eu fiquei um pouquinho decepcionada. Mesmo assim, o livro vale a leitura. 


Algumas diferenças são importantes em um relacionamento. (...) Mas poucas e grandes semelhanças são mais importantes do que várias pequenas diferenças. É preciso pensar no que é mais importante para você. Se essas coisas também forem o mais importante para a pessoa com quem está, então você tem a base para um relacionamento forte.




12 comentários:

  1. Parece ser um livro muito legal, mas, não sei, não faz o meu tipo literário - por mais que meu tipo literário seja todos. Já ouvi várias críticas positivas sobre a autora e algumas raras negativas. Parece ser um ótimo livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não li nada ainda da Susane, esse livro por exemplo quando vi a divulgação, não me interessei muito porque achei que fosse muiiito adolescente, tipo falando sobre aquelas garotas superpopulares e que se acham demais. Mas me enganei, rsrsrs, sua resenha ficou ótima e despertou minha curiosidade para lê-lo, me identifiquei um pouquinho com a Lani, porque eu amo ficar em casa, apesar de não acreditar em horoscopo. E concordo com você Ju sobre os autores que muitas vezes não nos deixam apreciar a vitória!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada da autora, mas tenho curiosidade. Vi comentários ruins do outro livro, mas imaginava que ele tivesse um lado positivo. Essa é a primeira resenha que leio desse, e eu esperava muito dele, me pareceu uma confusão muito grande kkk mas eu ainda quero ler.
    Abraços, Raquel.
    viajandoclivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. susane tem estilo d escrita para adolescente q vou te contar, me senti com os hormônios todos doidos ashuasuhauh
    eu gostei do livro, muito legal, não foi excelente para mim, foi bom sabe

    ResponderExcluir
  5. Então Ju, nunca li livros da Susane, e até então não conhecia a autora, e quando vi a divulgação dos lançamentos da novo conceito não despertei grande interesse pela leitura. Assim, lendo a sinopse e pela capa do livro, eu também tive a mesma impressão que você, de que Lani e Jason fariam tudo pelas costas da Erin. Se eu me encontrasse em uma situação dessas, provavelmente eu iria obscurecer meus sentimentos e tentar seguir em frente, acho que mesmo que estivesse colocando minha felicidade em jogo, minha amiga é como uma irmã pra mim e não iria deixá-la infeliz de forma alguma. Mas enfim, o livro parece ser legalzinho de ler, no entanto a observação que você fez ao final me desestimulou um pouco, pois não gosto muito de livros meio bobinhos voltados apenas para adolescentes, com aquela velha história do triângulo amoroso, sei lá, apesar de eu ainda ser adolescente mas... enfim não sei explicar, só não despertou meu total interesse.. Adorei a resenha Ju :)

    ResponderExcluir
  6. Achei bem legal sua resenha, principalmente pela sinceridade no final. O book trailer tb é bacana. E a capa do Tipo Destino é boa, do tipo que se destaca numa estante... Mas este livro não me interessou muito. Engraçado que o Esperando por você tb me parece melhor (apesar de ainda não ter lido). Se vir a conhecer as obras da autora, acredito que eu vá começar por ele.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Quando vi a capa desse livro, remeteu-me imediatamente ao livro da Emily Giffin, O Noivo da Minha Melhor Amiga, por isso achei pouco original da Suzane, só os pontos que você destacou já se assemelham muito. É tipo a versão adolescente dele. Eu amo O Noivo da Minha Melhor Amiga, tanto que por causa de você (obrigada mais uma vez <3) e mais uma amiga, sou orgulhosa detentora de um exemplar autografado, em tese era para eu ter me interessado pelo livro, mas perdi a vontade, pois o enredo dá a impressão de ser muito parecido, com certeza haverá muitas diferenças, pois são contextos diferentes, mas perdi a vontade. Quando você ler O Noivo da Minha Melhor Amiga, conte-me se essa impressão é verdadeira, por favor? Não quero ficar com essa imagem da Suzane Colasanti, pois nem li nada dela ainda.
    De qualquer forma, amei a resenha, apesar de não ter lido o livro, entendo por que você culpa o Jason, a decisão dele teria evitado muito sofrimento, mas acredito que fez com que os personagens encarassem seus próprios destinos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não é um livro que está entre as minhas prioridades de leituras e compras. A história não me chamou muito a atenção e embora eu também nunca ter lido Esperando Por Você ele me parece ser melhor (como você escreveu).

    ;)

    ResponderExcluir
  9. Não conheço nada da autora, mas também vejo mais elogios do que críticas. Este livro tem uma história interessante, mas pelo jeito que você escreveu a resenha, parece que faltou um quê a mais...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha, me deu uma pequena ponta de de querer ler, mas pequena ):
    Sei lá, a capa me instigou meio que uma historia da trama da Malhação :s
    A resenha me fez gostar um pouco da historia dizendo que eles não fazem as coisas pelas costas...

    E fiquei com um pouquinho de raiva de Erin em saber que ela é meio que a vilão, ou total.
    Acho que a parte da astrologia me fez não gostar da mocinha da historia, é, não sou fã desse assunto.
    Bem, como a Ju mesmo mencionou, não é um livro pra ser chamado de favorito, sei lá né, não dá pra se gostar de tudo. ):

    ResponderExcluir
  11. Já comprei esse livro e não posso negar as grandes semelhanças que ele tem com um filme que eu assisti 'O noivo da minha melhor amiga',que também é um livro, tirando algumas diferenças o conteúdo é bem similar.
    Confesso que não gostei do filme, mas mesmo assim comprei 'Tipo destino' para ver se eu mudava de opinião em relação a esse tipo de traição com a amiga. Ainda não comecei a ler, mas segundo sua resenha, parece que é algo bem parecido com a obra cinematográfica que citei a pouco tempo e por isso não sei se vou curti a leitura.
    Lani e Erin parecem ter uma relação de amizade muito especial e antiga e não sei se irei continuar gostando de Lani depois da mesma ficar com o Jason. Acho que existe um limite até quando se trata de ficar com ex-namorado de uma amiga, imagina ficar com o namorado da melhor amiga...Pelo que deu a entender, ela e Jason tiveram um oportunidade de ficarem juntos antes do mesmo namorar a Erin e se não rolou naquele momento, provavelmente não irá ser uma boa ideia rolar alguma coisa entre os dois quando Jason tem uma namorada e essa namorada é a 'irmã de alma' de Lani. Sei não, espero sinceramente que a autora me convença de seu ponto de vista, mas só lendo para saber...

    ResponderExcluir
  12. Ju! Adorei o livro! Lembro da sua resenha do "Esperando por você" e achei ele super legal, quase cheguei a comprar, mas depois acabei levando outro, o "Tipo Destino" parece ser bem interessante, apesar de clichê pois já existem vááários livros e filmes com esse tema, mas apesar de tudo eu tenho vontade de ler, o porque eu não sei rsrs. Resenha boa :) Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo