segunda-feira, 30 de setembro de 2013

[Resenha - Novo Conceito] Aconteceu em Paris

Postado por Ju às 11:00
Título: Aconteceu em Paris
Autora: Molly Hopkins
Tradução: Maria Ângela Amorim de Paschoal | Adriana Amback
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Evie Dexter quer fazer carreira como guia de turismo. Determinada como é, e cheia de coragem por causa de um ou outro drink, ela logo começa a “melhorar” seu currículo. E consegue um ótimo emprego: acompanhar turistas por toda Paris. Agora é só uma questão de se firmar como profissional demonstrando o seu melhor. Mas os vinhos franceses são tão gostosos... E seu tutor, Rob, é bonito demais! O primeiro romance de Molly Hopkins é um livro que todo mundo gostaria de ler. É verdade que você pode se incomodar com o comportamento de Evie quando ela descobre que Rob é muito rico, e pode até ser que você ache que Rob é exageradamente controlador. Mas nada é maior que as gargalhadas que você dará quanto mais conhecer a garota descomedida, apaixonada e com um imenso coração que é Evie. Uma moça como muitas que conhecemos. (Fonte: site da editora)

Aconteceu em Paris conta a história de Evie. Ela acaba de ficar desempregada e está completamente endividada. De repente, tem uma das melhores ideias de sua vida: a solução de seus problemas é ser guia de turismo. Assim, além de poder conhecer lugares muito legais, não precisará de dinheiro para fazer isso. E ainda será paga!

Só tem um pequeno detalhe: Evie não tem nenhuma experiência ou conhecimento nessa área. Mas, surpreendentemente, após praticamente engolir guias de viagem, ela é aprovada em uma entrevista. Claro que a garota não tem a menor ideia da responsabilidade que vem com o trabalho - ela será sempre a responsável pelo grupo que viajar com ela, tendo que resolver quaisquer problemas que surjam nas vidas dessas pessoas.

A narrativa do livro até que é legal. Mas a leitura foi muito decepcionante para mim. Motivo: expectativa errada. Pela imagem da capa, e pela frase que foi escolhida para ilustrá-la, "Se você procura por romance, só há um lugar para onde possa ir", vocês imaginam que encontrarão o que? Eu imaginei um romance daqueles bem fofos e melosos. E não foi o que encontrei. 

Sinceramente, não acreditei no casal. Me pareceu que estava lendo um livro erótico, e não um romance. Não conseguia ver amor entre esses dois. Olha que eles veem, e todos os que os conhecem também. Mas não adianta. Para mim, a relação deles foi, por bastante tempo, puramente física. Não entendi como foi que eles foram terminar tão absurdamente apaixonados. Simplesmente não vi esse amor ser construído.  

Não gostei da Evie. É difícil encontrar um ser humano que minta tanto quanto ela. Ok, não são super mentiras prejudiciais a toda a humanidade. Todas as mentiras que ela conta têm como objetivo ganhar dinheiro e atingem um número limitado de pessoas. Não que eu ache que isso justifique o que ela faz. Além do mais, a Evie é mais consumista do que eu posso suportar e bebe de forma assustadora. 

Ela tem um lado bom, claro. Quando tem um objetivo batalha por ele; é mega dedicada e busca sempre fazer o seu melhor. A Evie cuida das pessoas ao seu redor. Tem uma paciência absurda com a amiga com quem divide o apartamento e com sua irmã, que eu achei a pessoa mais abusada do livro. Ela simplesmente joga as filhas gêmeas nas mãos da Evie quando quer, e desaparece. Sim, eu sei que ela está cansada. Mas ela poderia pedir ajuda, e não obrigar a irmã a ajudá-la sem aviso.

- Você diria que hoje foi um dia normal, tipo "não houve nada de anormal no comportamento de meus amigos e familiares?" - ele perguntou.
- É claro que foi normal. O que está sugerindo? - desafiei.
(...)
- Nada, querida. Nada - ele enfatizou, retirando o que disse mais do que depressa.

Eu gostei do Rob, depois o odiei, e ainda não sei o que sinto por ele agora. Pelo menos foi homem suficiente para não mentir sobre nenhuma de suas atitudes. Esse é um ponto muito positivo. 

As personagens desse livro não são muito normais... rs... Tem uma família de gregos que é bem engraçada. Aprontam a maior bagunça no bar que dirigem, em que a Evie trabalha eventualmente. E, de quebra, bagunçam bastante a vida dela também.

A história tem vários trechos divertidos, alguns trechos fofos. Mas eu esperava algo bem diferente. Acredito que alguém que leia sabendo o que vai encontrar tem mais chances de gostar de Aconteceu em Paris. Mais para o fim da história, o livro conseguiu despertar meu interesse. Mas, infelizmente, não foi o suficiente para me conquistar.

Resenha postada no skoob.

7 comentários:

  1. Nossa Ju, primeira resenha negativa sua que leio!! Sabe que, ao ler na sinopse o trecho "É verdade que você pode se incomodar com o comportamento de Evie quando ela descobre que Rob é muito rico, e pode até ser que você ache que Rob é exageradamente controlador" imediatamente associei a 50 tons de cinza. E olha que nem li nem 50 tons nem Aconteceu em Paris!! Mas só pela premissa erótica, já não me interessei. Acho que este é mais um querendo aproveitar a atual onda. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a divulgação desse livro também fiquei esperando um romance mega fofo, mas parece que não é bem assim, já vi outras resenhas dele e também foram negativas, e nossa Ju acho que se a autora tivesse trabalhado a capa e o título de forma mais coerente com o que ela escreveu, talvez nos surpreendêssemos com o livro!!! Então não pretendo lê-lo. rsrs!

    ResponderExcluir
  3. Esse já tava na mista lista pra ler. Achei a sinopse muito fofa e a capa também, parece filme! É a primeira resenha que leio, e é uma pena você não ter gostado, parece ser uma história legal mesmo. Ainda mais que fala sobre turismo, que eu amo de paixão.

    ResponderExcluir
  4. Devo dizer que é a primeira vez que leio uma resenha que sinto a sinceridade, com relação à esse livro. Já li várias resenhas positivas e comentários que exaltam esse livro e sempre torci o nariz, porque já não gostei do livro devido a sinopse, que de fato não me conquistou. Achei um livro um tanto quanto superficial, uma história meio nhé, e agora vendo sua resenha com várias críticas sobre ele eu constatei que minhas suposições estão corretíssimas. Soma-se também o fato de eu não ter gostado nadinha dessa capa, a arte não ficou legal, não gostei mesmo. Enfim Ju, é isso, parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Definitivamente, é um livro que não dá para se comprar pela capa. Estava numa livraria outro dia com um amiga conversando com uma representante de editora e um garota veio perguntar sobre o livro, minha amiga também está lendo o livro, por isso já avisou que não era o que parecia pela capa, a menina disse que não gostava de eróticos, mas resolveu levar mesmo assim, espero que ela não se arrependa, eu, sem dúvidas, me arrependeria.
    Quanto à história, acho que eu não gostaria, pois senti VA da personagem só com o que você falou, então não é um livro que me atrai.
    Parabéns pela resenha esclarecedora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Sua resenha me mostrou que o livro não era nada do que eu pensava, eu também esperava que fosse meloso demais, coisa que eu não gosto muito, a história dela é interessante mas não me atraiu principalmente pelo fato de seus defeitos (beber demais e mentir, por mais pequena que for a mentira) E o fato da relação deles ser mais pro lado físico. Acaba com o encanto do livro..

    ResponderExcluir
  7. Uma pena que o livro não tenha te conquistado, já tinha lido ótimas críticas a respeito desse livro e o mesmo já esta na minha lista de leitura a um tempinho. Vou tentar acelerar o processo de leitura para chegar logo 'Aconteceu em Paris', espero curtir a história de Evie e de seu par romântico e me emocionar com seus aprendizados ao longo dessa viagem e tentar gostar de Rob!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo