terça-feira, 27 de agosto de 2013

[Resenha - Letra Impressa] Linhagens

Postado por Ju às 20:30
Título: Linhagens
Livro #2 da série: Uma Geração. Todas as Decisões.
Autora: Eleonor Hertzog
Editora: Letra Impressa

Sinopse: E se você descobrisse que a Terra guarda grandes segredos? E se esses segredos fossem poderosos o suficiente para modificar o rumo de nossas vidas? Laços se estreitam, conflitos irrompem. Erros foram cometidos e o tempo está acabando. Nada é o que parece ser. Segredos emergem de Casas e Linhagens. Peggy corre grandes riscos e as consequências das próximas decisões podem colocar tudo em jogo. Os Melbourne mais uma vez terão que provar sua capacidade de resolver problemas. As consequências de cada decisão afetarão o Universo inteiro. Caberá apenas a Uma geração... Todas as decisões! (Fonte: skoob)

Reli Cisne, o primeiro volume da série Uma Geração. Todas as Decisões., antes de começar a leitura de Linhagens. E, apesar de estar super enrolada com leituras e atrasada com prazos, e do Cisne ter singelas 832 páginas, não me arrependi nem por um momento. É claro que eu me lembrava do geral da história. Mas, como eu disse na resenha dele, é um livro com muita informação. E nada do que é falado nele é desnecessário. 

Linhagens ainda não foi publicado (será lançado na Bienal) e, na versão que eu li, o que vou citar não está presente; mas haverá um resumo do Cisne antes de começar a parte da história a que eu tive acesso. Acho que foi uma ótima ideia, porque não dá para aproveitar completamente Linhagens sem lembrar de alguns fatos principais do Cisne. Quem leu o resumo, já testemunhou que ficou ótimo. Mas, mesmo que eu tivesse tido acesso a ele, não abriria mão de embarcar na história completa mais uma vez. Espero que isso convença vocês do meu amor por essa série. Os "monstrinhos" da Eleonor (Eleonor, acho que eu gostei do apelido carinhoso que você deu pra eles... rs...) se tornaram essenciais na minha vida de leitora! E uma última coisa antes de começar a resenha de verdade... Eu achei Cisne mais perfeito ainda na releitura!!! *-*

Linhagens começa exatamente na parte em que o Cisne termina. E é ação desde a primeira página! O primeiro volume da série funcionou como uma apresentação de várias personagens. Não é que não tivesse ação, mas era bem mais descritivo. No início de Linhagens, uma coisa que Henry Melbourne leva o Cisne inteiro pra revelar, é dita logo no começo. Mas não acho que isso prejudique a leitura de ninguém. 

Não vou falar nada da história pra vocês, se quiserem saber do que se trata a série, deem uma olhada na resenha do Cisne, aqui (Na verdade, eu realmente preciso que vocês leiam a resenha. Por favor. Preciso que vocês saibam do que eu estou falando). Assim ninguém corre o risco de ficar sabendo de algo antes da hora. 

Sempre que um acontecimento do Cisne é importante para o completo entendimento de uma cena, ele é relembrado. Eu, que li os livros em seguida, percebia junto com as personagens o que quem não leu ou leu há mais tempo só vai entender depois que for explicado. Mas todo mundo vai entender, é o que importa. A série toda é imperdível, e está muito bem amarrada. Algumas vezes, uma única frase dita no volume anterior ganha sentido e se encaixa perfeitamente quando descobertas acontecem neste segundo volume. Eu me enchia de satisfação a cada vez que isso acontecia. 


Se alguém DIZ que não acredita numa coisa, pode ter acreditado ou não. Mas, quando alguém GRITA que não acredita numa coisa, é porque já acreditou pelo menos um pouquinho!

É super gratificante ler uma história que a gente sabe que foi muito bem pensada e repensada, planejada por um longo tempo e agora dividida com os leitores.


- As pessoas precisam sonhar, ainda que os sonhos sejam loucos.

Graças ao sonho de muito tempo da autora esses livros estão sendo publicados. Obrigada por sonhar, Eleonor. =)

Acho que preciso explicar o nome do livro para vocês. É uma tarefa difícil, mas preciso fazer uma tentativa... rs... Na história existem vários povos, de todas as partes do universo. E esses povos se organizam em Casas, que têm as suas Linhagens. É como se fossem "reinos", em que existem Senhores das Casas (que seriam os "reis"). Uma Casa, além de simbolizar um "reino" como um  todo, também é um espaço físico no qual vivem as pessoas responsáveis pela Linhagem. Ela tem inteligência, e capacidade para meio que "administrar" o espaço, pode se responsabilizar por quase todos os assuntos. Exceto pelas questões de responsabilidade exclusiva da Linhagem, que devem ser resolvidas apenas pelos Senhores. Assuntos muito importantes e tratados como extremamente secretos em que só os diretamente envolvidos podem se meter. Acredito que dizer mais do que isso me faria entregar spoilers.

Claro que a Eleonor, que está muito mais acostumada com esses mundos maravilhosos que ela criou, colocou uma explicação muito mais simples no apêndice... rs... 


Linhagens: dinastias de governantes; via de regra, possuem habilidades mentais superiores à média de sua raça. O título dos integrantes de uma Linhagem varia conforme o local. Podem ser chamados de Senhores, Reis ou Lordes, ou Mentores. 
(alterei um pouquinho a última frase)

Linhagens tem cenas bem tensas. É impressionante o poder da Eleonor de deixar o leitor com o coração na mão. E mais impressionante ainda é que, quando a gente começa a pensar que não vai mais conseguir suportar tanta aflição, ela faz alguma personagem dizer algo que nos faz rir, e assim podemos respirar e continuar a leitura. A aflição volta logo depois, rs, mas esse pequeno momento de descontração faz toda a diferença.

É claro que não é só de tensão com pequenas pausas que essa história vive. O livro tem partes muito descontraídas também. Todo mundo apronta, jovens e adultos. Eu confesso que o que mais me divertia era saber que alguém estava aprontando com Paul. Paul é alguém muito poderoso, e com muita responsabilidade. Ainda não entendi bem qual é a dele. 


Nem tudo que você não entende deixa de ter sentido por isso.

Ok, Peggy. Sei que existem motivos fortes pra ele ser seu tio preferido. Sim, eu converso com as personagens.

O que mais vocês vão encontrar? Confesso que me emocionei em algumas partes também. Os livros dessa série parece que têm vários gêneros dentro de uma mesma história. Viajar pelos vários mundos criados é mais que maravilhoso. E olha que falta muita coisa para ser apresentada aos leitores ainda.


(...) se pode construir mais com harmonia do que com rivalidade e desentendimento.

E sobre as personagens... Bom, a gente faz várias descobertas sobre elas em Linhagens. Personagens que parecem completamente odiosas à primeira vista, no Cisne, revelam que não são bem o que pensamos que elas são. Algumas das pessoas mais insuportáveis tornam-se muito queridas. Sabem aquilo de não julgar sem saber a história completa? Pois é. Confesso que eu julguei e quebrei a cara.


- Tem prisões que são invisíveis aos olhos, mas prendem mesmo assim.

Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a capacidade de renúncia que as personagens apresentam. É de deixar a gente de boca aberta as coisas que elas se dispõem a fazer pelos outros. Abrem mão do amor (em todos os sentidos que essa palavra pode ter) para fazer o que precisa ser feito, e não o que querem fazer (essa frase está sempre presente na história).


- A vida é feita de escolhas.
- E de consequências dessas escolhas.

Em Linhagens, a razão do nome da série - Uma Geração. Todas as Decisões. - fica bem mais claro.  O papel de alguns dos jovens começa a se revelar e posso dizer que eles precisam abraçar uma responsabilidade muito maior do que teria passado pela minha cabeça. É de espantar.

E gente, o final do livro é de deixar qualquer pessoa enlouquecida!!!! Socorro, Eleonor, cadê o resto??? Por favor, eu sei que demora um pouquinho pra escrever um livro, mas dá pra acelerar o processo?

Eu amei Linhagens, tanto quanto amei o Cisne. Não dá pra gostar mais de um deles. Essa série é muito especial na minha vida. Além de ser absurdamente gostosa de ler, o que me faz devorar livros gigantes em tempo recorde, ela ensina muito, faz a gente crescer como pessoa observando as atitudes das personagens. Isso não tem preço e, sinceramente, espero que um dia vocês tenham a felicidade de ler esses livros também.


Confie além dos olhos. Confie no que sente, não apenas no que vê.


13 comentários:

  1. Ai amiga, como você tem coragem hehe Por mais que muda a experiência, acho injusto com meu livros (os assuntos pendentes kkkk) reler outro, além de me sentir culpada, entro meio que em desespero pq minha fila só aumenta. =/
    Amei a resenha, vou dar uma chance para a série no futuro, quando tiver sido totalmente publicada, pois sei que quando você ama demais um livro, vale super a pena ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ju vc parece realmente amar essa serie, rrs, mas ela tbm parece ser ótima, eu li a resenha de cisne e nossa perfeito, eles são bem grossos, mas acredito que vale a pena cada minutinho dedicado, gostei dos trechos que vc retirou do livro, principalmente o último: Confie além dos olhos. Confie no que sente, não apenas no que vê. Sabe eu acho que vou fazer igual a Leiliane, esperar todos os livros serem publicados, porque eu me tremendamente torturada, quando tenho que esperar o próximo livro de uma serie, ansiosa para conhecer esse mundo fantástico!!!

    ResponderExcluir
  3. A história parece bem interessante, acho muito legal quando livros em série são bem feitos e encontramos ligações entre os livros. A história fica bem amarrada e gostosa de ler! Agora... 832 páginas, caramba! Vou lá ler a resenha de Cisne pra saber mais.
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii Juu!
    Eu fiz parceria com a Eleonor alguns dias atrás e estou lendo Cisne!
    É um livro...magnifico! Não tenho palavras para dizer o quanto estou gostando dele.
    E apesar de ser um livro Beeeem grande, não é cansativo em nada!
    Estou amando!
    Beijooos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!!
    Não conhecia esta série, mas me empolguei bastante com sua resenha!! Vou dar uma pesquisada em Cisne e me informar melhor.

    ResponderExcluir
  6. gostei.
    não sabia q era uma serie xp
    quem sabe eu não consigo logo o primeiro. xp

    ResponderExcluir
  7. Então Ju, não li cisne, li apenas sua resenha dele para ter um embasamento para ler a resenha de linhagens, e cara, a forma como você é apaixonada por essa série me deixa super curiosa para lê-la, e esses quotes que você deixou só aguçam a minha vontade, são realmente lindos! Super concordo com esses quotes, e eles também me fizeram parar e pensar um pouco, mais um fator pelo qual anseio ler o livro. Achei a capa do livro muito legal, mais um ponto positivo :) adorei a resenha Ju! claro que já adicionei aos desejados!

    ResponderExcluir
  8. A cada resenha que leio, cresce minha vontade de ler essa série!! Quero muito saber como a autora prende tanto os leitores em mais de 800 páginas, acho que até agora não vi ninguém dizendo que os livros são cansativos.
    O mundo criado pela Eleonor parece ser incrível e preciso conhecê-lo, não importa quando!
    Vi uma foto de vários exemplares dos dois na bienal e também os bottons que a autora vai dar aos leitores que compareceram e me deu um desejo de ter um daqueles monstrinhos pra chamar de meu!
    Os quotes são incríveis, cada um melhor do que o outro.
    Conversar com personagens, quem nunca?!

    ResponderExcluir
  9. Putz, tem que ter gostado muito de um livro pra reler um que tenha mais de 800 páginas! O pior é que quando passa um tempo que lemos um livro, se quisermos ler a sequência, é difícil de lembrar mesmo... Que bom que a história valeu a pena pra você, adorei as citações.

    ResponderExcluir
  10. Como ainda vou ler o primeiro livro da série, 'Cisne', não vou ler a resenha do segundo livro para não ter spoilers, espero que entenda o motivo.
    Já li a sinopse do primeiro livro e estou doida para ver quais são os segredos de Doris e Henry Melbourn e o qual será o papel tão decisivo de seus filhos na história! Já esta na minha lista de leitura a um tempinho, mas eu pretendo ler em breve \0/ !!!

    ResponderExcluir
  11. Que resenha enorme e completa!!!! rsrs.

    Que inveja de você por ter lido o livro antes mesmo do lançamento. Esse aí eu quero muuito. Estou lendo Cisnei e amandoooo. A Eleonor é muito querida e talentosa, merece muito sucesso.

    ;)
    A-M-E-I a história, principalmente por se passar próximo à minha querida cidade natal - Joinville.

    A história é mesmo completamente diferente. AMEI, AMEI e AMEI. Quero muito ler o livro que vai, com certeza, para os meus desejados.

    Fico imaginando se a história tem que ver com Joinville. Lá chove muito e se a história passasse lá teria muitoooos seres surgindo já que gostas por lá não faltam.

    Adoro quando uma história me deixa com o coração na mão. Ansiosa para ler.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li Cisne, mas todos falam muito bem do livro e tenho vontade de ler ele. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
  13. Ju, vou ser sincera, não li totalmente a resenha (pulando algumas partes) por que fiquei com medo de ter um pouco de spoiler, você lembra de eu te contar que havia ganhado o livro Cisne? Poisé eu comecei a leitura dele agora, e pretendo ler Linhagens se tudo der certo..
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo