quinta-feira, 18 de abril de 2013

[Resenha] Os Segredos de Landara

Postado por Ju às 15:00
Livro 1 - Redescobrindo o Passado
Editora: Novo Século
Compre o e-book: Saraiva

Sinopse: Acordar em um lugar sujo e completamente estranho parece algo insano demais, principalmente quando uma jovem percebe que está dentro de uma prisão e não consegue se recordar nem mesmo de seu próprio nome. Completamente perdida, sua única escolha é tentar se comunicar com os outros encarcerados, como James, um antigo prisioneiro que parece saber muito sobre ela. A garota descobre que está em Landara, uma ilha que abriga criaturas incríveis e civilizações bem peculiares. Para desvendar os mistérios desse lugar, terá que encontrar Klaus Leone, um cientista genial que há tempos esconde algo que poderá mudar o futuro da ilha. E ao contar com a ajuda de diversos companheiros, acabará se apaixonando por um deles. As descobertas de seu passado e sobre este mundo aumentam a cada página e, de forma surpreendente, acabam alterando o rumo da viagem, obrigando-a a enfrentar situações que ela só acreditava ser possível em sonhos. O que esta extraordinária ilha tem de tão oculta? (retirada da contracapa do livro)

É assim mesmo que começa: uma garota acorda em um lugar estranho e nojento, presa, sem saber o motivo. Na verdade, ela não se lembra de nada, nem do seu próprio nome. Não tem a menor ideia do que pode ter feito para estar atrás das grades.

Dizem que a única coisa que não podem roubar de você é seu conhecimento... Bom, me enganaram! Foi exatamente isso que levaram de mim e, talvez, muito mais. Roubaram a minha própria identidade e principalmente a minha paz.

A garota misteriosa é interrogada, e é quando descobre as primeiras coisas sobre si mesma. Descobre que é uma cientista que criou várias coisas, e que suas invenções têm sido utilizadas, contra a sua vontade, em habitantes do lugar sobre o qual ela nada sabe. E, bem, elas têm sido usadas para enganar e controlar, e isso a garota não pode permitir. Começa a perceber que tem alguns poderes, e jura que salvará todos os seres que estão encrencados por sua causa. A coragem e a bondade presentes nela não foram embora junto com sua memória.

Na cela em frente à dela, está James. Um pirata de muitos e muitos anos de vida que lê mentes. Mas não naquele lugar. Ele explica à garota que, dentro do castelo em que estão presos, o poder de ninguém funciona. Ela decide que sairá de lá, custe o que custar.

Usando a última gota de uma poção que James possui, ela controla uma criatura que os ajuda a fugir, mesmo sem entender como exatamente fez isso. A partir daí, a garota e seus novos amigos terão que enfrentar várias aventuras para conseguir libertar os inocentes que estão encarcerados. E o desafio dela é ainda maior, pois terá que reaprender tudo sobre o mundo mágico que a abriga. E é fantástico aprender junto com ela.

Você está em Landara. Uma ilha extremamente grande que se movimenta pela terra, isso faz com que o nosso clima mude toda hora. Quem está dentro da ilha nunca sabe onde a ilha está, e quem está fora dela não consegue vê-la. (...) É uma forma de proteção para o nosso povo. Os humanos estão em maioria e queremos que eles continuem sem saber de nossa existência. (...) Um homem poderoso e louco deseja conquistar e controlar essa civilização perdida no mapa, essa civilização inexistente. Ele se chama Patrick e não vai parar até conseguir o que quer.

Vou tentar explicar para vocês como é composta essa civilização. Confesso que uma parte dela eu ainda não consegui entender direito.

Em Landara, há as criaturas, que são são sinceras, gratas e fiéis. Elas comandam Landara e seu equilíbrio. Pelo que entendi, foram os primeiros seres a habitar o lugar. Cada um tem um poder específico, e pode passá-lo a outro ser, se esta for a sua vontade.

Temos também os Homeáras, que são humanos que encontraram Landara e foram escolhidos pelas criaturas - receberam poderes delas e foi permitido que vivessem na ilha. Não há notícias disso ter acontecido num passado recente, todos acreditam que os Homeáras que habitam Landara são descendentes diretos dos humanos que  foram acolhidos há centenas de anos.

Por fim, temos os Mitceáras, e são eles que me deixam meio confusa... rs... Porque há Mitceáras de todos os tipos, desde os extremamente cruéis até os completamente gentis. Alguns se parecem com humanos, outros são os seres mais asquerosos que alguém pode imaginar. São divididos em vários povos, e cada povo tem um poder específico. Pelo que me parece, não têm a capacidade de dividir esse poder com outros.

Eu realmente me envolvi com a história. E gostei tanto da tal garota misteriosa que chorei bastante quando ela foi magoada por alguém. Fiquei muito triste com essa pessoa, e demorei a perdoá-la.

O livro tem capítulos curtos, que tornam a leitura rápida e agradável. Não consegui largá-lo antes de terminar. A personalidade das personagens é bem delineada, e eu gostei bastante de acompanhá-las em sua jornada.

Só teve uma coisa que não me agradou. A personagem principal tem a mania de dizer "Eu ri." a todo momento... no início até que foi legal, mas depois se tornou extremamente irritante.

Mesmo assim, eu adorei a leitura. Foi me dando um certo desespero quando percebi que o final do livro estava chegando, e que eu teria que esperar o próximo volume para saber o destino de todas aquelas pessoas que me conquistaram. Foi maldade. Espero que a continuação seja lançada logo para que eu tenha ao menos algumas respostas.

Obrigada, Bruna, pelo envio do exemplar para resenha. Amei conhecer o mundo que você criou e seus habitantes! =)

O lançamento oficial do livro será em São Paulo, no dia 25/04. Eu, infelizmente, não poderei comparecer. Mas deixo aqui o convite da Bruna para todos vocês.


9 comentários:

  1. Eu li outra resenha mas não me chamou tanto a atenção e não me deixou instigada a lê-lo. A sua, no entanto, me deixou super, mega, hiper curiosa. Amo mistério, amo ainda mais quando envolve criaturas diferentes com uma sociedade meio esquisita, estranha, que ao mesmo tempo encanta. Gostei muito da capa, trás um tom de mistério da estoria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Ju! Estou ansiosa para ler Os Segredos de Landara! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a história... mas não tenho paciência para cacoetes de personagens a menos que seja algo mais suave, no entanto, isso me parece a personalidade da autora dando as caras, então relevaria... muita vontade de ler ^^

    ResponderExcluir
  4. Me apaixonei pelo livro.

    Eu adoro fantasias e quero ler esse livro. Já imaginou acordar nessas condições??? Dá muito medo.

    Eu quero entrar nesse mundo - Landara - e conhecer mais sobre essas criaturas.

    E vou lá no skoob AGORA MESMO.:p

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o livro! Desde que vc fez aquela postagem dos lançamentos, eu ja havia me apaixonado por este livro, e agora depois de sua resenha amei mais ainda só pareceu um pouco chato a questão dela repetir "eu ri" o tempo todo...

    ResponderExcluir
  6. ah menina quando eu leio e vejo mt uma certa expressão ou frase várias vezes me incomoda olha

    ResponderExcluir
  7. achei bem legal o post, essa brincadeira de top comentarista ta ficando legal hehe
    boa sorte a todas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Eu vi este livro no Instagram de alguém e já imaginei que fosse alguma fantasia... mas... quantos seres! Eu me complico um pouco na hora de entender estes "mundos" que os autores criam, às vezes, mas depois de um tempo, deixo pra lá e sigo lendo rs (e espero que isso não me atrapalhe na hora de entender alguma coisa).

    Acho que a expressão "eu ri" faz mais sentido e é mais engraçadinha na internet, em comunicação escrita somente, não consigo imaginar isso em um diálogo (nem que seja com o leitor).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Fantasias... São o melhor tipo de leitura para quem quer viver em uma outra dimensão, imaginar tantas criaturas e pessoas diferentes dá muito trabalho, mas é uma delícia. Fiquei com muita vontade de ler este livro, mas vou continuar com minha política de só comprar com a série completa, pois sofro demais com as minhas séries em curso já!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo