terça-feira, 20 de novembro de 2012

[Resenha] Feios

Postado por Ju às 10:00

Título: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record

Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que a transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito. Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quando Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito - e, acredite, não é nada bonito. 

Tally Youngblood é uma garota de 15 anos que vive num mundo bem diferente. Sim, esta é mais uma distopia (adoro!) e, portanto, o mundo quase acabou devido à irresponsabilidade dos humanos. Eles criaram algo com que não puderam lidar e ficaram bem próximos de ser extintos. Mas isso não aconteceu e uma nova sociedade surgiu, uma sociedade em que todas as pessoas ganham um grande presente ao completar 16 anos: uma transformação completa, em que seu corpo é moldado para que tenham uma aparência perfeita.


- Claro. Até parece que as coisas eram maravilhosas quando todo mundo era feio. Ou será que você perdeu essa aula na escola?
- Eu sei, eu sei. Todo mundo julgava os outros pela aparência. As pessoas mais altas conseguiam empregos melhores, e o povo votava em certos políticos só porque eles não eram tão feios quanto a maioria. Blá, blá, blá.
- Isso aí. E as pessoas se matavam por coisas como uma cor de pele diferente. - Tally balançou a cabeça. Por mais que repetissem aquela história dezenas de vezes na escola, ela nunca tinha acreditado de verdade. - Então, qual é o problema de as pessoas serem mais parecidas agora? É o único jeito de tornar as pessoas iguais.


As crianças são separadas de seus pais aos 12 anos e transferidas para a Vila Feia, local em que passam a morar em alojamentos e a esperar ansiosamente pelo dia de seu aniversário de 16 anos. De lá, elas podem ver Nova Perfeição, o local em que os perfeitos recém-transformados residem. Ao contrário dos feios, que estudam e têm várias tarefas a cumprir, os perfeitos têm uma vida em que o único objetivo é a diversão. Não precisam se preocupar com nada e têm todos os seus desejos realizados. Então, porque alguém se recusaria a se tornar perfeito?


Claro que vários fatos são revelados no decorrer do livro. Conhecemos os rebeldes, os Enfumaçados, que só querem o direito de viver como bem entenderem. Querem envelhecer sem ter sua aparência modificada artificialmente. Para isso, estão dispostos a criar uma nova sociedade, sem confortos, utilizando os meios que a natureza lhes oferece para sobreviver. Aos poucos o autor revela que a aparência não é sua única - nem sua mais forte - motivação.

Tally é a personagem que mais se modifica no decorrer da história. Ela passa de uma garota mimada e iludida a alguém forte e capaz de lutar por seus ideais, e pelos ideais das pessoas que acaba por amar e admirar. 

O livro dá uma grande lição a todos nós e mostra, como toda distopia, as loucuras que a sociedade realiza a cada dia e que nós passamos a considerar normais. 

- O que havia neste lugar? - perguntou Tally.
- Acho que produziam jornais - disse David. - O jornal era como um livro, com a diferença de que você o jogava fora e comprava 
um novo no dia seguinte.
- Não brinca.
- É sério. E você achando que derrubávamos árvores à toa na Fumaça!

Pois é. Pobres árvores. Feios nos permite a reflexão em vários trechos, eu adorei a leitura. Faz parte de uma série de quatro livros, e estou ansiosa para começar a leitura do segundo, Perfeitos. E farei isso rápido porque neste fim de semana o autor estará em São Paulo, e eu quero participar do bate-papo sem risco de spoilers. Quem vai ao evento?


15 comentários:

  1. Livro bem interesante, E a resenha ficou legal.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!

    Todo mundo fala muito bem dessa série, mas não adianta, eu não consigo me interessar. Já tentei ler, mas abandonei o livro logo no começo, não me ganhou. Talvez daqui algum tempo eu tente outra vez, mas não garanto... rs. No entanto, estou doida pra ler Leviatã! Me parece ótimo!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga me recomendou esse livro,achei interessante demais!
    Vou comprar assim que possível :D

    ResponderExcluir
  4. Excelente resenha! Eu vou sem dúvidas e espero você na fila hehe
    Pena que só pode 3 livros =/
    Acho que serão: Perfeitos, Leviatã e Os Últimos Dias, mas ainda estou em dúvida quanto ao último.

    ResponderExcluir
  5. Uma das primeiras séries distópicas que li. Eu gosto desta série e só me falta ler o último volume dela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Que show! Amo o Scott Westerfeld e estou querendo ler esse livro a um tempo. Gostei muito da resenha e me deixou com mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar dessa série, e achei bastante interessante. Quero muito ler esse livro, mas falta dinheiro. Enfim, adorei a sua resenha, ficou incrível, parabéns.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive muita vontade de ler este livro. Sempre achei que se tratava de uma literatura meio "Futil" Mas lendo sua resenha ate que me empolguei para ler :D

    Beijos
    Dani - http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu li e gostei muito, realmente distopias me atraem. Scott me deixou louca em alguns momentos, mas isso que é o legal da história, fiquei realmente envolvida. *---*

    ResponderExcluir
  10. Eita outro livro desta serie rsrs mas não é que o primeiro parece bom?! Ja vi até surgir uma pontinha de interesse em mim! :)

    ResponderExcluir
  11. Eu sou fã da série, já li todos os livros e amei cada um deles, me envolvi completamente e me viciei na leitura... li Feios na época de lançamento e esperei anos pela continuação rsrsrs Céus, me viciei de tão borbulhante que achei o livro *-*

    ResponderExcluir
  12. essa serie me deixa mega curiosa naum li nenhum livro dela, mas ua resenha desperto meu interessae, gostei demais parece ser incrivel

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro distopia e estou doidinha para começar a ler essa série e espero que dê certo para começar em breve. ;)

    E até que não é ruim a ideia de ter uma transformação completa. :p

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Li Feios faz algum tempo e quero ler as continuações, mas não está na minha lista de maiores prioridades. Apesar de a história em si ser diferente de outras distopias, achei a narrativa do autor muito mecânica demais, não conseguiu me envolver.

    ResponderExcluir
  15. Oi

    Nossa faz um tempo que eu quero ler esse livro mas, de alguma forma, tinha esquecido dele. Estava aqui pensando em que livro ler depois de terminar os que tenho aqui, pensando que não queria começar nenhuma serie nova, mas agora visitando seu blog lembrei de Feios, com certeza é o próximo da minha lista.

    Theo / Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo