terça-feira, 5 de junho de 2012

[DL 2012] Resenha - A Máquina do Tempo

Postado por Ju às 10:00

Título: A Máquina do Tempo
Autor: H. G. Wells
Tradução: Braulio Tavares
Editora: Objetiva

Sinopse: Ao se lançar em sua máquina do tempo para o ano de 802.701 d.C., um cientista inglês encontra um mundo diferente do que esperava. Por um lado, não parece mais haver sofrimento nem as pragas que assolavam a sociedade, e uma nova espécie humana, os Elois, povoa a superfície verdejante do planeta. Mas, por outro, esse é um povo dócil e sem vontade própria, uma linhagem degenerada do que antes tinha sido uma sociedade avançada. E essa não é a única surpresa à espera do viajante. Nas entranhas da terra, vivendo no escuro e caçando os Elois nas noites sem luar, há uma outra ramificação dos humanos, malévola e ardilosa, à espreita para agarrá-lo assim que o sol se puser. (Retirada da orelha do livro)

Esta é uma leitura do Desafio Literário 2012.

Tema de junho: Viagem no tempo


A Máquina do Tempo foi o primeiro romance escrito por H. G. Wells, um jornalista que, na época, estava guardando a história para lançar um livro mais substancial no futuro mas que, frente a uma grande necessidade, acabou tendo que entregá-lo ao mercado da forma que foi possível. Transformou-se em um sucesso na época, devido à temática inovadora. É claro que hoje é comum ter obras tratando da viagem no tempo, mas esse livro foi escrito no final do século XIX.

Eu li esse livro sem expectativas... E acabei gostando! Não amei, não me apaixonei, mas gostei. O autor usa o tema pra mostrar o que pode acontecer com a humanidade num futuro distante, se o egoísmo e a ganância tiverem cada vez mais força.

O Viajante no Tempo (personagem principal da história) conta a alguns amigos que inventou uma máquina capaz de levá-lo a outras épocas. Pouco depois disso, ao finalizar a construção, resolve testá-la, e acaba no ano 802.701 d.C., em um mundo em que existem duas raças.

Nosso viajante esperava encontrar uma civilização altamente avançada, com intelecto super desenvolvido e utilizando a ciência de formas inimagináveis.

Ao invés disso, encontra um povo aparentemente pacífico e feliz, mas que não realiza nenhuma atividade intelectual - os Elois. Essa raça passa seus dias se divertindo pelos campos verdejantes e as noites com um medo que o viajante não consegue entender. Até que ouve falar dos Morlocks. Outra raça que se originou da humana e que é fonte de terror para os Elois.

O viajante faz várias suposições até chegar à sua conclusão final, simplesmente aterrorizante. Principalmente por fazer muito sentido. O livro põe a gente pra pensar, e vou encerrar a resenha com um trechinho pra vocês.

É uma lei da natureza, de que tantas vezes descuidamos: 
que a versatilidade intelectual é a nossa compensação 
por enfrentar as mudanças, os perigos, os problemas. 
Um animal em perfeita harmonia com seu ambiente 
é um mecanismo perfeito. A natureza nunca apela 
para a inteligência senão quando o hábito e o 
instinto são incapazes de resolver um problema. 
Não existe inteligência onde não existe 
mudança ou a necessidade de mudança.

8 comentários:

  1. Eu adoro livros sobre o assunto viajem do tempo, mexe demais com minha imaginação rsrsr. Excelente resenha. Beijos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    A resenha ficou ótima, esse deve ter sido um livro inovador para a época. Eu tô precisando de uma maquininha do tempo pra conseguir fazer minhas resenhas do desafio literário no prazo rsrsrs... perdi o prazo de maio, vamos ver se consigo em junho!
    Beijo... Elis Culceag. www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  3. Morlorcks? Será que ele se baseou na Bíblia? Lembrei-me do deus Moloque. Enfim, ao ler a sua resenha, fiquei interessada em ler o livro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. A resenha esta otima, e o titulo deste livro me lembrou um livro que li quando ainda era pequena kkk Eu ainda não o conhecia mas a historia me xamou atençao, espero que quando eu ler axe legal tbm..

    ResponderExcluir
  5. Para um livro antigo ele é bem excitante, gosto desse tipo de história que envolve viagens ao futuro... e quem não gostaria de saber coo vai ser o futuro? É um livro bem inspirador e da pra ver a imaginação do autor sobre o futuro...

    ResponderExcluir
  6. O que eu achei mais interessante da resenha foi essa raça que toca o terror nos Elois, oh Deus, como fiquei curiosa, meu cérebro até bolou um tipo de criatura noturna rsrsrs Fiquei interessada :)

    ResponderExcluir
  7. achei legal a resenha bem diferente, gostei bastante da capa lindinha

    ResponderExcluir
  8. Eu li essa sua resenha no skoob e adorei. Nunca li esse livro, mas tenho muita vontade.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo