sábado, 5 de maio de 2012

[Resenha] O Mundo de Vidro

Postado por Ju às 08:00


Título: O Mundo de Vidro
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71

Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.
Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/35030

O Mundo de Vidro é o primeiro livro de Maurício Gomyde, autor parceiro do blog.

Conta a história de Ele e Ela, um homem e uma mulher que podem representar qualquer um de nós.


Ela acredita que sua vida está perfeita. Mas em pouco tempo descobre que nem tão perfeita assim. E quando vem a primeira decepção, acaba por questionar muitas coisas.

Ele tem a mania de anotar frases que cria e julga geniais... rs... É um tanto quanto sem noção, mas já na primeira vez em que apareceu no livro, o considerei um romântico. Ele demora um pouquinho para perceber isso...

Ele se apaixona platonicamente por Ela, dá um jeito de conhecê-la e a partir daí muita coisa acontece, como em qualquer relacionamento. Mas eu não vou contar pra vocês que coisas são essas! rs


Como o Maurício também é músico, permite que isso faça parte da escrita. Tem várias referências e citações musicais no livro. Algumas que eu conhecia, outras que nunca tinha ouvido falar (música realmente não é o meu forte). É um diferencial do livro. Quando era citada uma música que eu conhecia (todas eram muito boas!) eu parava de ler e cantava um pouquinho... rs...

O autor usa um recurso da internet em algumas situações. Isso ficou marcado pra mim em uma cena específica, quando um policial grita com Ele. Pra mim as letras maiúsculas funcionaram perfeitamente. Eu quis matar o Tenente Sam Bernard,  do Batalhão de Infantaria Armada Até os Dentes, por gritar no meu ouvido (e não só por isso)

O Mundo de Vidro mostra também um livro dentro do livro. Ela recebe por e-mail capítulos enviados anonimamente. Eu, como Ela, amei os capítulos. Mágicos e super sensíveis. Alguns trechos do que Ela lê:

E foi assim que, neste dia, tocou suas mãos. (...) Aquele pequeno gesto tornar-se-ia eterno dentro dela. Jamais esqueceria dos dois ali, no escuro, fazendo de um simples toque uma troca de carinho, de amor, de vida. (p. 182)

... algumas vezes pegavam-se contando sobre os problemas fora do mundo que criaram. (...) Ajudavam-se, tentando fazer com que uma palavra ou um gesto clareasse as coisas, explicasse o que poderia parecer confuso, tornando a vida do outro um pouco melhor. (p. 216)

E que mundo de vidro é esse, afinal? É um mundo particular, que se forma quando duas pessoas se encontram e se desfaz a cada separação, para se formar novamente em um novo encontro. É um mundo criado por dois seres, e só para eles. Super romântico, né?

Esse livro tem mais de uma capa, dependendo da edição. Eu procurei até encontrar um com a capa que eu queria. E depois de lê-lo, acho que além de ela ser mais bonita, tem mais a ver com a história. A outra capa é essa aí ao lado. De qual vocês gostam mais?

Aliás, pesquisando mais um pouco, descobri que a diferença não é apenas a aparência externa. Esta edição logo aí em cima tem menos páginas do que a que eu possuo. Não sei se por conta da editoração ou porque algo foi acrescentado à história depois.

O livro tem umas tiradas engraçadíssimas, mas você vai entendê-las melhor se souber inglês. Ele não sabe, e muitas cenas hilárias surgem da falta de entendimento dele. 

O Mundo de Vidro é uma leitura leve e divertida. Estava precisando de um livro assim.

Assistam ao booktrailer no youtube, é fofo!! Ajudem a divulgar adicionando no skoob. E, se quiserem ter um na estante, é só acessar o site do autor para adquirir seu exemplar.

Gente, está rolando sorteio dos livros do autor!! Cliquem aqui para participar!! =)

17 comentários:

  1. Oi Ju!
    Adorei a sua resenha, super romântica, acho que você absorveu o clima do "Ele"! Não conhecia o livro, mas parece uma leitura adorável, vou adicionar nos meus desejados! Beijos... Elis.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  2. Oi flor. Que resenha bacana, já ouvi falar muito bem dos livros de Mauricio Gomyde, mas não li nenhum ainda. Beijos.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vim conhecer o seu blog!!! Excelente dica do Christian!
    Eu adorei :)
    Voltarei sempre!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da historia, vou colocá-lo na minha lista.
    Adorei o blog
    Bjs!
    http://oblogsentimentodomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!

    Adorei a sua resenha, já li esse livro e gosto muito dele, o Maurício conseguiu escrever tudo muito bem, os personagens são cativantes e a história é linda.

    Eu particularmente prefiro a capa verde, acho que tem tudo haver com o livro mesmo, não curto muito a outra não.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro, mas ainda ñ li. Ta lá parado no meio dos milhões que preciso ler. A maioria comenta que é um livro bem divertido e leve, espero poder lê-lo logo.

    *gostei mais da capa atual.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju
    Eu sou suspeita para falar de sua resenha, porque sempre gosto delas, e o autor do livro fala de música? Você sabe que eu também amo música, tenho um filho músico, foi a música que me uniu ao meu marido, então o livro deve ser muito interessante mesmo!
    Bjão e uma ótima semana.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu AMEI este livro... leitura leve e divertida, sem contar que o Mauricio Gomyde é um fofo ♥ Livro super indicado, adorei a resenha

    Beijos
    Dani - http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros onde me identifico com uma personagem! Não existe nada melhor do que se imaginar vivendo todos os momentos que a personagem vive, observando suas semelhanças com ela e como você faria escolhas e tomaria decisões parecidas. Enfim, o livro parece ser ótimo! Preciso ler um bom livro, bem leve e solto, só para distrair a cabeça e rir um pouco!

    ResponderExcluir
  10. Que nome interessante.. e a capa é tao fofa, A resenha esta otima e eu tenho que parar de ler suas resenhas Ju assim meus pais vao a falencia cada nova resenha que eu leio a minha lista de desejados só aumenta...

    ResponderExcluir
  11. Achei bem diferente, adorei a escolha dos nomes... bem criativo!!!
    Gostei muito do Ele por parecer ser meio genioso, mas sonhador^^
    A forma como o livro foi escrito e as referencias musicais chamaram a minha atenção, futuramente irei ler^^

    ResponderExcluir
  12. Genial! Bem diferente isso que Mauricio fez com o nome dos personagens. Leitor ter essa mania de já se colocar no enredo da história e um livro com uma temática assim fica mais divertido! Adorei a resenha e adoraria lê-lo também! haha

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li o livro mas tenho... já li O Rosto que Precede o Sonho, o autor é super talentoso *-* Nota 10 para o Maurício :D

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler algo do Maurício e estou querendo começar por esse livro aí.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, achei bem interesante e intrigante, a capa esta perfeita

    ResponderExcluir
  16. Ah, parece ser muito bonito *-*
    Gosto muito de livros assim de vez em quando, pra dar uma relaxada, principalmente depois de uma série de leituras mais "pesadas"...
    Lerei com certeza! =D

    ResponderExcluir
  17. O Mauricio Gomyde é, na minha opinião, um dos melhores autores brasileiros atualmente! Ele realmente sabe te envolver na história, e O Mundo de Vidro tem uma narrativa tanto romântica quanto engraçada muitas vezes. Além disso, adorei o recurso de tratar os personagens apenas com "Ele" e "Ela" pois, como você disse, poderia ser qualquer um de nós e torna a história mais real.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo