
Título: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Tradução: Nelson Rodrigues Pereira Filho
Livro #1 do Ciclo A Herança
Editora: Rocco
Número de páginas: 480
Eragon é uma história repleta de ação, vilões e locais fantásticos, com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espada, inesperadas revelações e uma linda donzela. Inspirado em J.R.R. Tolkien, que criou idiomas para os diálogos de seus personagens, Paolini utiliza o norueguês medieval para a linguagem dos elfos e inventa expressões específicas para os anões e os urgals, de modo a dar veracidade ao lendário reino da Alagaësia, onde a guerra está prestes a começar. O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói. Involuntariamente, o jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. A Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? As escolhas de Eragon poderão salvar – ou destruir – o mundo em que vive.
Faz muito tempo que essa história me atrai. Quem frequenta o blog sabe que meu gênero preferido é fantasia, e nada me deixa mais feliz que um livro com dragões. Então claro que essa capa linda sempre me encantou. Vocês não têm ideia do nível da minha expectativa ao iniciar essa leitura. E o mais incrível de tudo foi que o autor conseguiu me surpreender demais. Me apaixonei pelo livro já no prólogo, e amei cada linha.
Eragon é um garoto de 15 anos que vive em um pequeno vilarejo. Na verdade, mora com o tio e o primo na casa mais afastada do povoado. Eles têm dificuldades constantes para se manter, mas isso não faz com que nosso protagonista seja menos feliz. Ele valoriza o que tem e está sempre disposto a fazer tudo o que puder para que a família sobreviva da melhor maneira possível.